segunda-feira, 6 de agosto de 2018

A SANTIDADE POSICIONAL EM CRISTO

Introdução: Na operação divina da conversão, a santidade de Cristo passa a ser a nossa santidade Cl 2.10; Hb 10.10,14 e Rm 8.2. Seus méritos são creditados à nossa conta. Estamos tratando da santificação posicional em Cristo, não da santificação progressiva, no viver diário do crente, como mostrada em 2 Coríntios 7.1 e Apocalipse 22.1.
A santificação posicional deve tornar-se experimental no viver diário do crente. A santificação é primeiramente interna, isto é, pureza interior, purificação do pecado, refletindo isso em nosso exterior, traduzido em separação do pecado e dedicação a Deus. É um termo ligado ao culto a Deus e consagração ao seu serviço, conforme se vê no livro de Levítico, através de pessoas e coisas, sacerdotes, templo, objetos etc. Quem pensa ser santo deve ser separado do mal e dedicado a Deus para seu uso. A santificação no coração é a nossa preparação para toda boa obra  2Tm 2.21. A santificação, como acabamos de ver, tem um lado posicional e outro prático: um santo viver.
A santificação pode ser plena em dois sentidos:
1) No sentido da obediência - obediência e plena consagração
2) No sentido da consagração - consiste em ser estabelecida, confirmada, preservada, continuada  em um estado de santificação ou de consagração plena a Deus
a) Sede santo em toda vossa maneira de viver - provisão plena para vencermos os três grandes inimigos de nossa alma : O mundo a carne e Satanás
1) O mundo: Porque todo aquele  que é nascido de Deus vence o mundo e esta é a vitória que vence o mundo a nossa fé 1 Jo. 5.4 ,5
2) A carne: Anda em espírito e não cumprireis a concupiscência da carne Gl. 5.16
3) Satanás: O escudo da fé com o qual podeis apagar todos os dardos inflamados do maligno Ef. 6.16 E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés Rm. 16.20
Meios pelos quais devemos receber a santificação
1- Por Deus - 1Ts. 5.23 todos aqueles que são santificados em Cristo serão preservados para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
2- Por Cristo- Jo. 17.19- e por eles mim santifico para que eles sejam santificados, 1- Co 1.2- Os crentes da igreja de Corinto eram santificados em Cristo, chamados santos.
3 – Pelo Espirito 2Ts. 2.13 – Salvação, em Santificação. O resultado disto é que a vida do homem já não pertence a este para dispor dela como quiser; pertence a Deus para que ele faça dela o que Ele quer.
4- Pela leitura da palavra de Deus  Jo. 5.39
Ex. o Eunuco At. 8.26-ss Através da leitura foi salvo
Jo.17.17 Santifica –os na verdade a tua palavra é a verdade
Hb.4.12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz
Sl. 1.2- Na tua lei medito dia e noite
Sl. 119.2- bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos
Sl. 119.9- O jovem purifica o caminho conforme a tua palavra
V- 11- Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti
V- 16 - Não me esquecerei da tua palavra
V- 25- Vivifica-me segundo a tua palavra
V- 28- A mina se consome de tristeza; mas a minha fortaleza está na tua palavra
V- 61- Bandos de ímpios me despojaram; apesar disso eu não me esqueci da tua palavra.
V- 72- Melhor para mim é a lei da tua boca do que inúmeras riquezas em ouro ou em prata
V- 103- Doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doce que o mel à minha boca
V- 105- Lâmpada para os meus é a tua palavra e luz para o meu caminho
V- 116- Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva.
Conclusão: Hb. 12.14- sem a santificação ninguém verá a Deus.

PB: Rinaldo Santana











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.