sexta-feira, 10 de agosto de 2018

NÃO DEVEMOS FALTAR COM RESPEITO A UM IRMÃO

Introdução. Desrespeito significa a ausência de respeito desconsideração. Quando temos uma opinião muito forte sobre algum assunto, precisamos ter muito cuidado para não cair na porfia. Podemos ser insistentes, mas não podemos cair no desrespeito Pv.11.12. É muito importante ter cuidado com as palavras, para não provocar uma briga. Controlar o que dizemos nem sempre é fácil Tg.3.2. Se cairmos no pecado da porfia, devemos pedir perdão a Deus e à pessoa com quem brigamos. Deus sempre perdoa quem se arrepende. A porfia gera divisão, mas a igreja de Deus deve ser unida, evitando porfias. Em Rm.14.13-17, Paulo falou de coisas que não eram erradas em si, mas disse que é divisor e falta de amor insistir em exercer liberdades se elas farão um irmão tropeçar. Determinação egoísta em fazer o que queremos do modo que queremos, sem respeito para com as dúvidas honestas de nossos irmãos, reflete uma arrogância sem amor que inevitavelmente cria discórdia. O apostolo ensina que devemos buscar amorosamente entender nossos irmãos mais fracos e manter a paz com eles. “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras” Hb. 10,24 trata – se de, corrigir e repreender uns aos outros em humildade, com toda sinceridade avaliar, suas necessidades, suas fraquezas e tentações “Examinai tudo. Retende o bem” 1Ts.5.21, Devemos valorizar a pregação, devemos examinar as Escrituras, para provar se o que dizem é verdade ou não. 1Jo.4.1 provai se os espíritos são de Deus consideremos os seguintes pontos:
      I.           Cumpre-nos atender a essa ordem mediante o dom espiritual do discernimento de espíritos·, a maneira principal de detectar os espíritos: a igreja deveria orar, pedindo esse dom tão necessário.
    II.           Também podemos apelar para o raciocínio inteligente, inspirado pela maturidade espiritual.
  III.           O exame das doutrinas dos homens também é excelente método. A doutrina deles exalta à pessoa de Jesus Cristo ou se assemelha à doutrina dos gnósticos, que somente o degradava? No último caso, dificilmente as declarações proféticas de tais indivíduos podem proceder do Espírito de Deus, cuja finalidade é a de exaltar a Cristo. “ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar Jo.16:14. O Espirito glorificou a Cristo ao guiar seus seguidores à verdade como ela está em Jesus Ef. 4.21 Cristo é a substancia, o Mestre e o ambiente do ensino.
 IV.           Pelos seus frutos haveremos de conhecê-los. Mt.7.20. A religião tem o propósito de aproximar os homens entre si, não de separá-los. Deve uni-los em uma grande família, e não separá-los em grupos hostis. O ensino que sustenta o monopólio da graça ou a verdade por parte de uma Igreja ou uma seita, é um ensino falso, porque Cristo não deveu dividir, a não ser a unir aos homens. “Antes sede uns para com os outros benignos misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo Ef.4.32”.
Conclusão: A questão de obedecer é para todos, principalmente para quem já recebeu a Jesus como Senhor de sua vida e quem é membro de Igreja. Em Tg 2: 20 fala que a fé sem obras é morta, é inoperante, ineficaz e sem valor. Tem pessoas que afirmam que crêem, mas não tem testemunho de vida, são murmuradores, reclamões, você bem que tenta, mas não vê nada na vida delas.


PB. RINALDO SANTANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.