sexta-feira, 3 de agosto de 2018

A TERRA E SUA PLENITUDE É DO SENHOR SL.24


Introdução: Classificado como Salmo Messiânico, o salmo vinte e quatro tem sido visto como litúrgico,  pois celebra a entrada no santuário. Crê-se que no contexto da liturgia dos cultos dos Hebreus, esse seja um dos salmos que fosse entoado por um coro postado nos portões do Templo.
O Salmo faz parte de um grupo de 11 salmos que eram usados nos cultos dos Hebreus: 24, 50, 68, 81, 82, 95, 108, 115, 121, 132 e 134.
Na maioria dos salmos de David, o salmo inicia-se com o título Mizmor LeDavid, ou “Cântico de David”. Em raras exceções, como o Sl.101 e o 24, por exemplo, o início do salmo é LeDavid Mizmor, ou “De David, um Cântico”. Há uma diferença entre “Cântico de Davi” e “De Davi, um Cântico”. O significado é bem profundo.
Segundo os sábios do judaísmo, Davi cantava e tocava, com o intuito de elevar-se e obter inspiração, a partir disso, ele compunha maravilhosos louvores,  estes são conhecidos no mundo todo e esses salmos foram intitulados “Cântico de Davi”. Mas, às vezes, Davi, através do isolamento e da meditação, atingia certo grau de inspiração. Dessa inspiração compunha mesmo sem cantar. Estes cânticos traziam o título “De David, um Cântico”, pois a inspiração veio à Davi antes da música.
Todos os salmos são belíssimos, e é interessante saber mais sobre a forma como que eles foram compostos, isso ajuda a compreender melhor o real significado do Salmo e a mensagem nele contido e nos aproxima mais do autor/compositor, dando um clima intimista ao estudo à execução deste louvor.
Salmo 24 foi composto por Davi assim que o terreno para o Templo Sagrado foi comprado, e ele levantou um altar para oferecer sacrifícios de agradecimentos, como podemos ler em II Samuel 24:18-25. Este Salmo faz parte dos Cânticos Diários: é o cântico para ser cantado no primeiro dia da semana, o domingo.
Três partes dividem o Salmo 24: a primeira fala da obra da Criação e reforça que tudo pertence a Ele; a segunda nos mostra os requisitos para estar diante do altar de Deus; a terceira exalta a Grandeza do Sagrado diante do Templo. Assim encontramos no salmo 24 três motivos para louvar a Deus:
1º Motivo: Tudo pertence a Deus v.1
a)    Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
b)    Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. Davi fala que toda a Criação pertence ao Criador
c)    O salmista é enfático ao declarar: "Do Senhor é a terra e a sua plenitude...!" v. 1.
d)    O motivo é evidente: tudo pertence ao Senhor porque tudo foi criado por Ele, e por Ele tudo subsiste! v. 2.
e)     "Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez" Jo 1:3.
2° Motivo: Só os servos de Cristo subirá ao monte do SENHOR V.3
a)    Este Salmo complementa a ideia do Salmo 15 ao demonstrar quem pode estar no santo lugar de Deus. Porém, o Salmo 24 demonstra que as mesmas qualidades anunciadas pertencem aos filhos de Deus.
b)    As perguntas do verso 3 são as mesmas que abrem o Salmo 15: "Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?" v. 3.
c)     “As características daquele que subirá ao monte que pertence ao Senhor, e que se assentará no lugar que lhe é próprio, vem no verso seguinte: Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente" v. 4.
d)    Todos os homens nasceram de Adão, e, portanto, nenhum deles nasceu puro de coração, pois em iniquidade foram formados e em pecado foram concebidos Sl 51:5.
e)    Não há dentre os nascidos de mulher alguém que seja justo e puro de coração, pois todos se desviaram e tornaram-se culpáveis e imundos diante de Deus Rm 3:9- 18.
f)      Quando o salmista especifica que Cristo receberá de Deus a 'bênção' e a 'justiça', isto demonstra que tais bênçãos são concedidas somente por direito. A retidão e integridade de Cristo concedeu-lhe o direito de receber bênçãos e delicias perpetuamente à direita do Pai Sl 16:11.
g)    Deste ponto em diante o salmista passa a descrever os co-herdeiros com Cristo". Até o verso 5 o salmista profetizou acerca de Cristo, e no verso 6 ele profetizou acerca dos filhos de Deus gerados em Cristo. Ele demonstra sua fé, dizendo a Deus que aquela geração seria a geração que teria tais condições. E a nossa geração, como está?
h)    "Tal é a geração daqueles que o buscam..." v. 6. Da mesma forma que Jesus declarou ser limpo de mãos e puro de coração, os que creem em Cristo conforme a Escritura também são limpos de mãos e puros de coração.
i)      Da mesma forma que Cristo é, são os cristãos aqui neste mundo: "Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo" I Jo 4: 17. “O apóstolo João ao escrever este versículo tinha em mente o que Davi profetizou acerca da nova geração e da nova condição que teriam aqueles que cressem em Cristo, o Deus de toda a terra v. 1”.
j)      A geração dos que buscam a Deus através de Cristo são qual Cristo é! Estes são nascidos da água e do Espírito, e portanto, são filhos de Deus Jo 3: 5. Deus é luz, e os que são nascidos de Deus são luz Ef 5: 8.
k)    Da mesma forma que Cristo andou entre os homens com um coração humilde e manso, os que aprenderam dele também são mansos e humildes no intimo: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" Mt 11: 29.
l)      Todos quantos buscam a face do Deus de Jacó, que Cristo manifestou aos homens Jo 1: 18, são geração do Senhor, filhos do Altíssimo I Jo 3:1-2; Gl 3:26. Nasceram da semente incorruptível, que é a palavra de Deus, e são novas criaturas em Cristo Jesus II Co 5: 17.
3° Motivo: Cristo é o Rei da Glória V.8
a)    Observemos o que diz os seguintes versos: "Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra" Pv 31: 23.
b)     "Quando eu saía para a porta da cidade, e na rua fazia preparar a minha cadeira..." Jó 29:7. Quando o Salmista clama: "Levantai, ó portas as vossas cabeças..."v. 7, ele profetizou acerca dos poderosos (príncipes, juízes, magistrados, anciões, nobres) que exercem domínio e juízo entre os homens.
c)    Quando os homens, na época de Jó, viam-no aproximar-se da "porta" da cidade, ou seja, do lugar próprio aos que exerciam a liderança na antiguidade, eles de pronto preparavam a cadeira (lugar) para Jó se assentar. Os jovens deixavam o recinto, os príncipes nada diziam  e os velhos colocavam-se e permaneciam em pé em sinal de reverência Jó 29:7-10.
d)    O rei Lemuel deixou registrado que a mulher, quando cheia de virtudes, faz com que o seu marido assuma posição de destaque às portas da cidade, assentando-se entre os anciões da terra Pv 31:23. Ou seja, o 'assentar-se' à porta em Provérbios 31:23 é o mesmo que a 'cadeira preparada' no livro de Jó 29:7.
e)    O lugar onde os magistrados, príncipes, sábios, se reuniam na antiguidade era denominado de "portas". As portas eram vetadas as pessoas comuns do povo. Somente os que exerciam influência na sociedade é que poderiam ter acesso ao local denominado "portas".
f)      Assim, o verso 7 do Salmo 24 refere-se ao domínio eterno de Cristo,quando na segunda vinda, como filho de Davi, Rei e Senhor de toda a terra. De igual modo, ele já se assentou na condição de Senhor nos céus.
g)    "Levantar" é sinal de reverência e admiração, ou seja, quando o salmista profetiza: "Levantai, ó portas, ...", ele diz para que os que exercem domínio levantem-se em reverência àquele que subiu ao monte do Senhor e que se assentará para reinar no seu Santo monte! É um ato semelhante ao recomendado por Davi: "beijai o Filho" Sl 2:12.
h)    Enquanto que 'beijar o Filho' é um reconhecimento da divindade de Cristo, 'levantai' refere-se ao ato reverente dos que exercem domínio quando Cristo se assentar para reger com vara de ferro as nações Salmo 2: 9. É o mesmo que dizer: Levantem-se e reverenciem o Rei da Glória, pois ele entrou e se assentou entre as nações para exercem o domínio.
i)      Além de Jesus exercer o domínio entre os homens, Ele exercerá o domínio sobre os principados e as potestades celestiais Ef 3:10, e por isso o Salmo diz: "... levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória" v. 7.
j)       As "entradas eternas" (portas) diz de um reino que não é deste mundo onde Cristo exercerá domínio para sempre. "As portas" diz do governo humano, e os "portais eternos" do governo celestial. Cristo é poderoso em batalhas (forte e poderoso) e Ele mesmo conquistará os reinos e o domínio sobre toda a terra com mão poderosa. Ele se assentará para dominar a todos os povos "Quem é esse Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra" v. 8.
k)      O rei da Glória é o mesmo que está entronizado entre os  serafins, pois Ele é o Senhor dos Exércitos v. 1.

Conclusão: Os versos 1 e 2 demonstram a quem pertence a terra e porque pertence a Ele o domínio "Do Senhor é a terra, pois ele a fundou..." vs. 1 e 2. A terra pertence ao Senhor porque Ele a estabeleceu.
As primeiras perguntas indaga sobre quem se assentará no santo lugar, o monte santo do Senhor v. 3, e completa-se com o segundo ciclo de perguntas: "Quem é o rei da glória?" v. 8.
O rei da glória que entrará e assentará diante dos que O reverenciam (cabeças) levantando-se, é Cristo Jesus, o Senhor. Ele é o Senhor de toda a terra v. 1, Aquele que é limpo de mãos e puro de coração v. 4, o Rei da Glória v. 8!
Portanto louvemos sempre a esse Rei da Glória, pois “fica-lhe bem o cântico de louvor” Sl. 147.1. Engrandeçamos o nome de Adonai Tzevaot, o Eterno dos Exércitos, pois Ele é o Rei da Glória!

PB.RINALDO SANTANA



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