segunda-feira, 10 de setembro de 2018

A BENÇÃO DA UNIDADE DA IGREJA


A unidade da igreja depende do amor em nossa conduta 1Co 13.1-9: O apostolo fala sobre a excelência do amor, Para estar em unidade, é preciso falar a mesma linguagem e ter o mesmo parecer. Não é suficiente falar a mesma coisa, mas é preciso pensar a mesma coisa. Se todos estiverem unidos, não haverá restrições, nenhum impedimento e tudo que intentarem fazer vai acontecer.
“Rogo-vos irmãos, pelo nome do nosso senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes sejais inteiramente UNIDOS e na mesma disposição mental e no mesmo parecer”. I Co. 1.10.
Pv. 6.16-19 afirma que existem seis coisas que o Senhor aborrece e a sétima ele abomina… A sétima é contenda entre os irmãos (separação, discórdia, falta de unidade). Se Deus abomina a contenda, porque pessoas provocam a falta de unidade, então devem se esforçar para promover a unidade.
A Bíblia diz que um pode colocar mil para correr e dois podem perseguir dez mil Dt. 32.30. Gosto desse tipo de matemática! Em função de a bênção de Deus residir na unidade e de Sua presença estar com aqueles que concordam no Seu nome, o inimigo trabalha diligentemente para dividir as pessoas, gerar conflitos nos relacionamentos e manter as pessoas em divergência umas com as outras. Precisamos entender o poder da unidade e da concordância, e necessitamos exercitar esse poder falando com Deus e ouvindo a Sua voz junto com os outros.
A unidade da Igreja surge da unidade de nosso Deus Ef.4.4-6 Nestes três versículos encontramos sete vezes a palavra “um”. Três vezes faz referência à Trindade (um só Espírito, um só Senhor Jesus, e um Só Deus e Pai de todos); e as outras quatro vezes dizem respeito à nossa experiência cristã, que, evidentemente, está diretamente relacionada às três pessoas da Trindade. Vamos resumir assim:
1) Há um só corpo porque há um só Espírito;
2) Há uma só esperança, uma só fé e um só batismo porque há um só Senhor;
3) Há uma só família cristã, que abrange a todos, porque há um só Deus e Pai, “o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos”.
​A unidade cristã tem a sua origem em possuirmos um só Pai, um só Salvador, um só Espírito que habita em nós. Ou seja, não é possível obter unidade se negarmos a Trindade, até porque os três são um. 1Jo 5:7.
A unidade da Igreja é enriquecida pela adversidade de dons 1Co.12.4,27,28: A ideia de Paulo nesta seção é sublinhar a unidade essencial da Igreja. A Igreja é o corpo de Cristo e a característica de um corpo é que cada parte do mesmo realiza sua própria função para o bem da totalidade. Mas unidade não significa uniformidade, portanto, dentro da Igreja há distintos dons e distintas funções; mas cada um deles é um dom do mesmo Espírito, e cada um deles está destinado não para a glória do membro individual da Igreja, mas para o bem da totalidade. Há partes do corpo que nunca se veem, mas que sua função é mais importante que a de qualquer um; há pessoas que servem na Igreja em formas que não lhes dão publicidade, mas sem seus serviços a Igreja não poderia continuar adiante.
Mas no final Paulo vai passar a falar de um dom mais grandioso que qualquer outro. O perigo reside sempre em que aqueles que têm dons distintos diferem uns de outros, estorvando o trabalho efetivo do corpo. Só uma coisa pode unir a Igreja em uma unidade perfeita: o amor. “Barclay”.

PB. RINALDO SANTANA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.