segunda-feira, 3 de setembro de 2018

A CURA DA ALMA


Introdução: A mente é o maior campo de batalha entre o homem e satanás. As forças malignas tentam se aproximar o máximo de nossa mente, lançando setas para alterar nossas emoções e personalidade e tentar determinar o que devemos sentir, pensar, ser e agir. Com isso, eles tentam controlar nossa vontade própria, substituindo-as pelas deles. Cura interior é a cura de nosso homem interior: da mente, emoções, lembranças desagradáveis, sonhos. É o processo pelo qual, por meio da oração, somos libertos de sentimentos de ressentimento, rejeição, auto Piedade, depressão, culpa, medo, tristeza, ódio, complexo de inferioridade, autocondenação e senso de desvalorização, etc. Em Rm. 12.2, lemos o seguinte: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente..." A cura interior é a renovação de nossa mente. Lamentavelmente, muitas pessoas estão doentes em seu interior! E como existem pessoas doentes deixando outras doentes também! Porque a doença da alma, quando não é tratada, contamina outros ao redor... são muito críticas, pessimistas, não está bom, tendentes a sempre ver, pensar e sentir o pior, são pessoas sempre doentes. Pedem conselhos, mas nunca colocam em prática? ... são pessoas desconfiadas, inseguras... Que fisicamente estão bem desfrutam de ótima saúde, mas estão doentes por dentro. 
EXISTE CURA PARA ALMA DOENTE!
“É Ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças.” Sl 103.3
“Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas.” Sl 147.3
I. Existem dois grupos de doentes da alma:
1. Os que admitem; São dois grupos:
a)      Os que admitem e nada fazem, para mudar a situação;
b)      Os que admitem e buscam ajuda
c)      Os que buscam ajuda, geralmente o fazem...
        I.           Buscando ajuda na Psiquiatria. A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer "arte de curar a alma". A Psiquiatria é o ramo da medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças mentais, sejam eles de cunho orgânico ou funcional, tais como depressão, doença bipolar, esquizofrenia e transtornos de ansiedade. A meta principal é o alívio do sofrimento psíquico e o bem-estar psíquico. A própria psiquiatria admite: “Muitas doenças psiquiátricas ainda não tem cura.” A efetividade do tratamento também varia em cada paciente. Existe uma grande diferença entre doença EMOCIONAL e ESPIRITUAL.
A psiquiatria não tem poder para curar a alma humana de problemas gerados pela ausência de Deus!
      II.           Buscando ajuda Espiritualista: Vivemos num país religioso desde suas raízes e do seu descobrimento. Este “mix” de religiões tem gerado pessoas cada vez mais DOENTES!
Passe magnético, água fluidificada, aromaterapia, terapia com florais, terapia de vidas passadas, banho de descarrego (Banho de sal grosso), fez yoga, cromoterapia, e nada adianta...
A espiritualidade sem Jesus não tem poder para curar a alma humana de problemas gerados pela ausência de Deus!
     III.           Buscando ajuda Religiosa: Não falta religião no mundo! Hinduísmos, xintoísmo, budismo, judaísmo, islamismo, cristianismo, catolicismo, até ateísmo. São tantos “ismos” Religião não salva, não cura, não restaura a vida das pessoas! Mas pode deixar doente e até matar. A religião, em especial neste início de século tem sido a 4ª maior causa de morte do mundo (Sendo superada apenas pelas doenças, miséria e catástrofes naturais). Os três caminhos sempre num primeiro momento parecem ser bons, mas os 3 podem NÃO RESOLVER, OU PIORAR, GERAR AINDA MAIS PROBLEMAS.
Então o que fazer? Buscar diretamente a Deus, através de Jesus. Decisão pessoal e genuíno arrependimento!
2. Os que ignoram: Só o fato de ignorar faz com que aumente o sofrimento levando-os a depressão e até mesmo ao suicídio.
Passos para tratar a alma ferida:
1. ORAR ENTREGANDO TUDO PARA DEUS,
a)      Abrir o coração para Deus: Sl.147.3
b)      Sl.37: 5 - Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.
c)      A oração feita com fé, nunca ficará sem resposta!
2. LOUVAR A DEUS POR TODAS AS SITUAÇÕES: O ditado popular diz: “quem canta seus males espanta”, mas a verdade, porém, “É que quem louva, seu trauma estanca e os males espanta.”
a)      Louve a Deus por Sua santidade, misericórdia e justiça 2 Cr. 20:21, Sl. 99:3-4.
b)      Louve a Deus por Sua graça Ef.1:6.
c)      Louve a Deus por Sua bondade Sl. 135:3.
d)      Louve a Deus por Sua benevolência Sl. 117.
e)      Louve a Deus por Sua salvação Ef.2:8-9.
3. ESPERAR EM DEUS: Sl. 37.5 “Ponha a sua esperança em Deus”. Ele diz à sua alma: “Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença”. Sl.71:14 -Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais.
“Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”. At. 4:12. Mas somente em Jesus há salvação. Se entregue a Jesus, deixe que Ele cure a sua alma, sare as suas feridas, perdoe seus pecados e lhe dê a salvação!
4. CONFIAR DE TODO SEU CORAÇÃO: Sl.37.11 “Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” É entregar tudo. Decisão pessoal e imediata!!! A ansiedade gera uma série de doenças da alma. A entrega é a melhor decisão. Você precisa de Deus, você precisa de Jesus, entregue sem reservas sua vida confiando plenamente em sua providência. “É melhor buscar refúgio no SENHOR do que confiar nos homens.” – Sl 118.8
ConclusãoORAR, LOUVAR, ESPERAR E CONFIAR. O salmista no Salmo 42, estava com a alma amargurada; mas ele tomou 4 atitudes para curar a sua alma: Ele orou a Deus... Ele louvou a Deus... Ele esperou em Deus e confiou plenamente em Deus.
“Mas para vocês que me obedecem, nascerá o sol da justiça, trazendo com ele a salvação. Vocês serão libertados e saltarão de alegria.” Ml 4.2 – Bíblia Viva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.