segunda-feira, 17 de setembro de 2018

A NOSSA VIDA PERTENCE A DEUS


Introdução: Estamos no mês de setembro, o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.
Segundo a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP), há 25 vezes mais tentativas. São 830 brasileiros que buscam a morte todos os dias, o que dá uma média de uma pessoa a cada dois minutos.
Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Campanhas, caminhadas, palestras, autoajuda, tudo isso contribuem para uma prevenção considerada diante de tal situação. Mas nada podemos considerar tão valioso como a ajuda do alto. Em João 10.10: Jesus disse: "Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância". Nas Escrituras, há seis relatos de suicídios: Abimeleque Jz 9: 54, Saul ISm 31: 4, o escudeiro de Saul ISm 31: 4-6, Aitofel IISm 17: 23, Zinri IRs 16: 18 e Judas Mt  27:5.cada um deles foi homem vil, mau e pecador.
Uma cartilha sobre suicídio do Centro de Valorização da Vida diz: “Pessoas de todas as idades e classes sociais cometem suicídio. A cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo, totalizando quase um milhão de pessoas todos os anos. Estima-se que de 10 a 20 milhões de pessoas tentam o suicídio a cada ano. De cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo sérias consequências difíceis de serem reparadas.”
A Escritura ensina que cada vida é preciosa aos olhos de Deus Is. 43:4, pois todos os seres humanos foram criados à Sua imagem e semelhança Gn. 1:26. O ato de tirar intencionalmente a vida de alguém sempre foi visto como um grave pecado Gn.4:8-12; Êx. 20:13; Dt 5:17. Aquele que comete suicídio mata a si mesmo, cometendo, portanto, uma terrível afronta à imagem do Seu Criador que lhe deu a vida Gn.9:6.
Para negar as evidências bíblicas e conceder falso consolo aos familiares enlutados, muitas pessoas mencionam o nome de Sansão, afirmando que ele cometeu suicídio e não foi para o inferno, pois, em Hb.11:32, ele é listado na “Lista dos Heróis da Fé” como alguém que alcançou a salvação (isso, de certa forma, até mesmo encoraja outros a cometerem suicídio também). Mas o caso de Sansão e diferente: Ele não se suicidou egoistamente. Ele fez um ato sacrificial, pois, ao empurrar as colunas do templo para ele vir abaixo, ele matou muitos filisteus, que eram inimigos de Israel e de Deus, e por isso Deus permitiu e lhe deu forças para executar o plano Jz.16:21-31. Portanto, não podemos usar o caso à parte de Sansão para justificar o suicídio. A sua motivação se parece muito com a de Jesus, que disse: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos” Jo. 15:13. O próprio Jesus deu a Sua vida em sacrifício, sujeitando-Se à morte para cumprir o plano de Deus e abençoar muitas vidas. Sansão morreu pela causa de seu povo contra um terrível inimigo. Portanto, a ação de Sansão está mais para sacrifício do que para suicídio. Apesar de todos os pecados que ele cometeu em sua fase de rebeldia, ele figura entre os heróis da fé em Hb. 11:32 pelo ato de ousadia que fez e pela mudança de vida mesmo que por pouco tempo. Já os suicidas egoístas Saul ISm. 31:4-5, Aitofel IISm.17:23 e Zinri IRs.16:18 não são citados como bons exemplos, o que mostra que existia claramente na mente dos autores bíblicos essa ideia da diferença entre a morte deles.
Veja ainda que o princípio que fundamenta o fato de que não podemos tirar a nossa própria vida é o de que, principalmente para nós, cristãos, nossa vida está em total dependência do Senhor e somente Ele deve saber o momento em que deixaremos esta vida e passaremos para a Eternidade. Devemos permitir que Deus exerça a sua soberania quanto ao tempo da nossa vida e da nossa morte.
Há algumas razões pelas quais o ser humano não deve cometer o suicídio:
1.    Não vos vingueis a vós mesmos Rm.12.19
2.    Porque de Deus é toda alma Ez.18.4
3.    Porque o Senhor tira a vida e a dar ISm.2.6
4.    Porque Deus é o autor da vida Gn.2.7
5.    Porque o ser humano foi criado a imagem de Deus Gn.1.26.
        6.    O que cabe a cada ser humano é se conservar IJo.5.21
As causas para esse atentado contra a vida são várias, tais como: a depressão e o isolamento, a bipolaridade, a perda de um relacionamento significativo, sentimentos passionais, violência doméstica, drogas, motivações de cunho religioso, entre outras. Por essa razão, não podemos concluir que todas as pessoas que cometem suicídio têm distúrbios mentais.
Conclusão: Nós precisamos estar atentos às pessoas que deixam pistas em suas falas – por exemplo, “Não aguento mais”, “Minha vida está sem sentido”, “Eu queria morrer” – ou ainda em seus comportamentos, como tomar uma dose exagerada de remédios, provocar cortes nos pulsos ou outros ferimentos. portanto se você está sofrendo sintomas desta natureza busque a Deus ..., pois ELE é rico em perdoar Is.55,6,7. existem recursos legítimos para você sair desta fase ruim e que devem ser usados como benção da providencia de deus. Valorize relacionamentos saudáveis, busque ajuda, rompa o silencio, retire essa casca grossa que encobre suas feridas e aceite ser tratado com a graça de Deus.
I- A GRAÇA QUE PRODUZ VIDA EF.2.1-3,5
a)    Antes a morte espiritual, agora, porém a vida de Cristo Gl. 2.19-20;
b)    Antes o governo do mundo, carne e do diabo, que produz morte, agora o domínio de Deus que gera a vida Jo.10.10;
c)    Antes filhos da ira e mortos no pecado, agora filhos da graça da vida por meio de Cristo Tt.2.11-14.
II- A GRAÇA QUE PRODUZ AMOR Ef.2.4-6
a)    Um amor que repousa na riqueza maravilhosa e misericordiosa de Deus Jo.15.13;
b)    Um amor que é caracterizado por uma firme causa Jo. 3.16;
c)    Um amor que muda a condição de morto para vivo e nos posiciona juntamente com Cristo IPd.1.3-5.
III- A GRAÇA QUE PRODUZ SALVAÇÃO Ef.2.7-8 a
a)    Salvação que aponta claramente para o tempo da glorificação I Co. 2.9;
b)    Salvação que está alicerçada na imensa bondade de Deus em Cristo Rm. 2.3-4;
c)    Salvação que se baseia num favor não merecido Rm. 3.23-24.
IV- A GRAÇA QUE PRODUZ FÉ Ef.2. 8-10
a)    v  A fé é o meio pelo qual se compreende e usufrui da graça, não existe graça sem fé Hb.10.38.
b)    A fé é também um dos elementos principais do dom de Deus não tendo o homem mérito nenhum na sua atividade por meio de obras Jd. 3;
c)    Portanto a fé gera um coração piedoso que é inclinado a afazer boas obras como resultado do exercício da graça Tg. 2.18-20.

PB. RINALDO SANTANA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.