domingo, 9 de setembro de 2018

TRÊS NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA


Introdução: A consciência ensina a viver de acordo com o que é bom e certo, evitando o que é ruim e errado. Quando alguém faz o que é certo, fica tranquilo, mas quando faz algo errado, a consciência o deixa inquieto, ansioso. A consciência trabalha com nossos pensamentos nos orientando o que é melhor Is.30.21. “e os teus ouvidos ouvirão a palavra que está detrás de ti…” (A voz da consciência) Este é um recurso que Deus nos deu para sabermos quando estamos certos ou errados, e uma oportunidade para fazer a escolha certa, pois seria injusto se errássemos sem saber At. 17.30. “Deus não tende o tempo da ignorância”
A finalidade da consciência: “Enquanto calei os meus pecados envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque tua mão pesava dia e noite sobre mi, e o meu vigor se tornou uma sequidão de estio” Sl.32.3,4. Burns, um estudioso da Biblia escreve sobre esses versciculos: “O salmista fala de maneira muito franca sobre a sua grande luta interior”. Ele estava consciente de que havia cometido vários pecados graves, e sabia que somente uma confissão plena diante de Deus poderia liberta-lo de seu fardo. A solução é tão simples. Em Sl. 32.5 “Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; tu perdoaste a iniquidade do meu pecado” Sl.32.5  
Todos nós temos consciência de certo e errado e esta, nós a alcançamos de três formas:
1) NATURALPv. 20.11. A consciência está em nós como um instinto natural para sabermos quando estamos agindo por mau ou não  Tg. 1.13-15.
2) ADQUIRIDAAt. 17.30. Estamos sempre aprendendo e através do conhecimento nos tornamos cientes do que é certo Ec. 5.6, livrando- nos da ignorância do pecado. Através da Palavra de Deus adquirimos conhecimento da”verdade e a verdade voz libertará” Jo. 8.32.
3) ESPIRITUALI Co. 2.14. Nós cristãos temos a presença do Senhor conosco, o conselho do Espírito Santo em nós Jo. 16.8-11, temos a consciência mais aberta  para entender de Deus e os erros do mundo Pv. 28. 5.
Conclusão: Deus colocou a consciência em nós fazendo a funcionar como acusador e como canal através do qual ele fala conosco. Mas a consciência pode ser manipulada e, em casos extremos, usada pelo próprio Diabo. Por isso é vitalmente importante sabermos a quem nos consciência está sujeita e a quem ela deve ser submissa. Dietrich Bonhoeffer disse: “nossa consciência deve ser dominada unicamente por Jesus Cristo”. Crescemos com a consciência natural de nossas intenções certas ou erradas, depois vamos aprendendo e adquirindo melhor conhecimento até que quando nos convertemos, recebemos a inspiração de Deus para discernimento espiritual.

PB. RINALDO SANTANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.