domingo, 23 de dezembro de 2018

DOIS TIPOS DE SABEDORIA TG.3.13-18


Introdução: O rei Salomão pediu sabedoria para Deus. Tiago diz que podemos pedir sabedoria a Deus.
·        Champlin disse: A sabedoria é a princesa das virtudes;
·        Elizabeth George disse que há três passos para adquirirmos essa sabedoria:
O Primeiro Pedirmos;
O Segundo é pedirmos a Deus;
O terceiro é pedirmos com fé.
O que é sabedoria? Sabedoria é o uso correto do conhecimento. Uma pessoa pode ser culta e tola. Hoje se dá mais valor à inteligência emocional do que a inteligência intelectual. Uma pessoa pode ter muito conhecimento e não saber se relacionar com as pessoas. Ela pode saber muito e não saber viver com ela e com os outros.
Tiago está contrastando dois diferentes tipos de sabedoria: da terra e do céu. Qual sabedoria governa a sua vida?
I. O CONTRASTE SOBRE A ORIGEM – V. 15, 17a
Há uma sabedoria que vem do alto e outra que vem da terra. Há uma sabedoria que vem de Deus e outra engendrada pelo próprio homem.
A Bíblia traz alguns exemplos da tolice da sabedoria do homem:
1) A torre de Babel parecia ser um projeto sábio, mas terminou em fracasso e confusão;
 2) Pareceu sábio a Abraão descer ao Egito em tempo de fome em Canaã, mas os resultados provaram o contrário Gn 12:10-20;
3) O rei Saul pensou que estava sendo sábio que colocou a sua armadura em Davi;
4) Os discípulos pensaram que estavam sendo sábios quando despediram a multidão no deserto, mas o plano de Cristo era alimentá-la por meios deles;
1. A SABEDORIA DA TERRA – ELA É TERRENA, NATURAL (NÃO ESPIRITUAL) E DEMONÍACA.
a)     A sabedoria terrena – É a sabedoria deste mundo ICo.1.20-21. A sabedoria de Deus é tolice para o mundo e a sabedoria do mundo é tolice para Deus. A sabedoria do homem vem da razão, enquanto a sabedoria de Deus vem da revelação.
b)     A sabedoria natural – A palavra grega é psykikos. Essa palavra é traduzida por natural ICo 2.14; 15.44,46 como oposto de espiritual. Em Judas 19 essa palavra é traduzida como sensual. Essa sabedoria escarnece das coisas espirituais: não dá valor. Exemplo: O mundo está cada vez mais secularizado. As coisas de Deus não importam.
c)     A sabedoria demoníaca – Essa foi a sabedoria usada pela serpente para enganar Eva, induzindo-a a querer ser igual a Deus e fazendo-a descrer de Deus para crer nas mentiras do diabo. As pessoas hoje continuam crendo nas mentiras do diabo Rm.1.18-25.
2. A SABEDORIA DO ALTO – A verdadeira sabedoria vem de Deus, do alto, visto que ela é fruto de oração 1.5,
a)     Ela é dom de Deus 1.17. Essa sabedoria está em Cristo: Cristo é a nossa sabedoria ICo 1.30.
b)     Em Jesus nós temos todos os tesouros da sabedoria escondido Cl 2.3.
c)     Essa sabedoria está na Palavra, visto que ela nos torna sábios para a salvação IITm 3.15.
d)     Ela nos é dada como resposta de oração Ef.1.17; Tg 1.5.
II. CONTRASTE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS – V. 13-14, 17
Desde que as duas sabedorias procedem de origens radicalmente opostas, elas também operam em caminho diferentes.
1. As evidência da falsa sabedoria?
a)     Inveja amargurada v. 14,16 – Essa ambição está ligada ao 3.1, onde Tiago alertou para o perigo de se cobiçar ofícios espirituais na igreja.
                              I.           A sabedoria do mundo diz: promova a você mesmo. Você é melhor do que os outros.
                            II.           Os discípulos de Cristo discutiam quem era o maior dentre eles.
                          III.           Os fariseus usavam suas atividades religiosas para se promoverem diante dos homens Mt 6.1-18. A sabedoria do mundo exalta o homem e rouba a Deus da sua glória ICo.1.27-31.
                         IV.           O invejoso não se alegra com o triunfo do outro e alegra-se com o fracasso do outro.
                           V.           O invejoso se preocupa com sua posição, dignidade e direitos.
b)     Sentimento faccioso v.14b,16b – Há grandes feridas nos relacionamentos dentro das famílias e das igrejas.
                              I.           As pessoas são a seu favor ou então contra você. Paulo alertou em Fp. 2.3 sobre o perigo de estarmos envolvidos na obra com motivações erradas: vangloria e partidarismo.
                            II.           O outro vem antes do eu. Exemplo: Filipenses 2 mostra o exemplo de Cristo, Paulo, Timóteo e Epafrodito.
2. As evidências da verdadeira sabedoria?
a)     Mansidão v. 13 – Mansidão não é fraqueza, mas poder sob controle. A palavra era usada para um cavalo domesticado, que tinha o seu poder sob controle. Uma pessoa que não controle pessoal, não tem domínio próprio não é sábia. Mansidão é o uso correto do poder, assim como sabedoria é o uso correto do conhecimento.
b)     Pureza v. 17 – “Primeiramente pura” mostra a importância da santidade. Deus é santo, portanto, portanto a sabedoria que vem de Deus é pura. Ela é livre de impureza, mácula, dolo. A sabedoria de Deus nos conduz à pureza de vida. A sabedoria do homem conduz à amizade com o mundo.
c)      Paz v. 17 – A sabedoria do homem leva à competição, rivalidade e guerra Tg.4.1-2, mas a sabedoria de Deus conduz à paz. Essa é a paz produzida pela.
d)     Indulgência v. 17 – Essa característica da sabedoria do alto trata da atitude de não criar conflitos nem comprometer a verdade para manter a paz. É ser gentil sem ser fraco.
e)     Tratável v. 17 – É ser uma pessoa comunicável, de fácil acesso. Jesus era assim: as crianças, os enjeitados, os leprosos, os doentes, as mulheres, os publicanos, as prostitutas, os doutores tinham livre acesso a ele. A Bíblia, entretanto, fala de Nabal, um homem duro no trato com que ninguém podia ser comunicar.
f)       Plena de Misericórdia v. 17 – Essa sabedoria é controlada pela misericórdia. A parábola do bom samaritano nos exemplifica esse tipo de sabedoria: Para um samaritano cuidar de um judeu era um ato de misericórdia.
g)     Bons frutos v. 17 – As pessoas que são fiéis são frutíferas. Quem não produz frutos, produz galhos. A sabedoria de Deus é prática. Ela muda a vida e produz bons frutos para a glória de Deus.
h)      Imparcial v. 17 – Uma pessoa que não tem duas mentes, duas almas 1:6. Quando você tem a sabedoria de Deus você julga conforme a verdade e não conforme a pressão ou conveniência.
i)       Sem fingimento v. 17 – A palavra é sinceridade, sem hipocrisia. O hipócrita é um ator que representa um papel diferente da sua vida real. Ele fala a verdade em amor. Não existe jogo de interesse, política de bastidor.
III. CONTRASTE SOBRE OS RESULTADOS – V. 16,18
A origem determina resultados. A sabedoria do mundo produz resultados mundanos; a sabedoria espiritual, resultados espirituais.
1. A sabedoria do mundo produz problemas – v. 16b
a)     Inveja, confusão, e todo tipo de coisas ruins são o resultado da sabedoria do mundo.
b)      Muitas vezes, esses sintomas da sabedoria do mundo estão dentro da própria igreja Tg.3.12; 4.1-3; IICo 12:20.
c)     Pensamentos errados produzem atitudes erradas. Uma das causas do porquê deste mundo estar tão bagunçado é que os homens têm rejeitado a sabedoria de Deus.
d)     A palavra “confusão” significa desordem que vem da instabilidade. Essas pessoas são instáveis como a onda Tg.1.8.
e)      E indomáveis como a língua Tg.3.8.
f)        Essa palavra é usada por Cristo para revelar a confusão dos últimos dias Lc. 21.9. A sabedoria do mundo só produz coisa ruins.
2. A sabedoria de Deus produz bênçãos – v. 18
a)     Vida reta v. 13 – Uma pessoa sábia é conhecida pela sua vida irrepreensível, conduta santa.
b)     Obras dignas de Deus v. 13 – Uma pessoa sábia não apenas fala, mas faz.
c)     Fruto de justiça v. 18 – A vida cristã é uma semeadura e uma colheita.
d)     Nós colhemos o que semeamos.
e)     O sábio semeia justiça e não pecado.
f)       Ele semeia paz e não guerra.
Conclusão: Como poderemos conhecer uma pessoa sábia? Uma pessoa sábia é sempre uma pessoa humilde. Aquele que proclama as suas próprias virtudes carece de sabedoria. Como poderemos identificar uma pessoa que não tem sabedoria? Suas palavras e atitudes provocarão inveja, rivalidades, divisão, guerras.

PB. RINALDO SANTANA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.