Introdução
- O termo “aborto”: “a ação de
expulsar do útero o produto da concepção” (Dicionário).
Neste estudo: ação premeditada.
Aborto? Por que falar desta questão na igreja? O
Dr. William Lane Craig responde: “O sangue de milhões de crianças inocentes clama a Deus, e os cristãos,
de todos os povos, não podem se atrever a tapar os ouvidos, tornando-se
insensíveis em relação ao clamor deles”. Embora seja verdade que a iniquidade irá se multiplicar no mundo
e o amor de muitos esfriará Mt 24.12, não podemos ter um olhar contemplativo e
indiferente em relação à crescente iniquidade e ao arrefecimento do amor,
especialmente quando milhões de vidas inocentes são descartadas anualmente em
todo mundo. Vidas de nossas crianças!
A Bíblia ordena: “Erga a voz em favor dos que não
podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados” Pv
31.8. As crianças que são abortadas todos os anos, e aquelas que estão no
“corredor da morte” em clínicas abortistas mundo afora, não podem se defender;
elas precisam da nossa voz. Sim, a igreja precisa se envolver, e a Escola
Dominical deve cumprir sua missão de agência educadora no reino de Deus!
·
Cerca
de 2000 a.C – China – uso do mercúrio para induzir o aborto
·
1800
a.C. – Código de Hamurabi – proibição do aborto.
·
1550
a.C. – papiro Ebers, do Egito – orientações para induzir o aborto
·
Juramento
de Hipócrates – “não ajudarei a uma mulher a buscar o aborto”.
Roma – técnicas de aborto. - Na
antiga Roma o infanticídio era moral e legalmente aceito e o aborto era
praticado. Era contudo, punível quando feito sem o consentimento do pai. A
atitude permissiva de Roma mudou, quando a população começou a declinar, no
segundo século depois de Cristo. Foi ainda em Roma que o aborto passou a ser
considerado crime. Durante o governo de Sétimo Severo e de seu filho
Caracola no século II a. C. foi que o aborto passou a ser causa de castigo.
·
Ética
judaico-cristã – aborto = crime.
I.
QUANDO INICIA A VIDA HUMANA?
·
muitas
respostas: na concepção; na implantação do embrião na parede uterina;
movimentação do bebê; nascimento.
·
Suprema
Corte Americana (1973): bebês não nascidos não são legalmente pessoas a serem
protegidas pela Constituição.
·
Jó
10.9-12; Sl 139.13-16; Sl 51.5; Lc 1.41
II.
O PRINCÍPIO GERAL - Sendo
a vida um dom de Deus e tendo ela dignidade que vem do próprio Deus,
independente do estado em que esta vida se apresente ou do que ela pode
oferecer à sociedade, a prática do aborto premeditado se constitui em uma ação
basicamente contrária à vontade de Deus, constituindo-se em pecado contra o 5O
mandamento: “Não matarás”.
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Universidade da Bíblia chama-se Formação de Professores para Escola Bíblica
Dominical e tem matérias sobre a psicologia da educação cristã, didática,
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