sábado, 21 de abril de 2018

ÉTICA CRISTÃ E ABORTO



Introdução - O termo “aborto”: “a ação de expulsar do útero o produto da concepção” (Dicionário).
Neste estudo: ação premeditada. Aborto? Por que falar desta questão na igreja? O Dr. William Lane Craig responde: O sangue de milhões de crianças inocentes clama a Deus, e os cristãos, de todos os povos, não podem se atrever a tapar os ouvidos, tornando-se insensíveis em relação ao clamor deles”. Embora seja verdade que a iniquidade irá se multiplicar no mundo e o amor de muitos esfriará Mt 24.12, não podemos ter um olhar contemplativo e indiferente em relação à crescente iniquidade e ao arrefecimento do amor, especialmente quando milhões de vidas inocentes são descartadas anualmente em todo mundo. Vidas de nossas crianças!
A Bíblia ordena: “Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados” Pv 31.8. As crianças que são abortadas todos os anos, e aquelas que estão no “corredor da morte” em clínicas abortistas mundo afora, não podem se defender; elas precisam da nossa voz. Sim, a igreja precisa se envolver, e a Escola Dominical deve cumprir sua missão de agência educadora no reino de Deus!
·         Cerca de 2000 a.C – China – uso do mercúrio para induzir o aborto
·         1800 a.C. – Código de Hamurabi – proibição do aborto.
·         1550 a.C. – papiro Ebers, do Egito – orientações para induzir o aborto
·         Juramento de Hipócrates – “não ajudarei a uma mulher a buscar o aborto”.
Roma – técnicas de aborto. - Na antiga Roma o infanticídio era moral e legalmente aceito e o aborto era praticado. Era contudo, punível quando feito sem o consentimento do pai. A atitude permissiva de Roma mudou, quando a população começou a declinar, no segundo século depois de Cristo. Foi ainda em Roma que o aborto passou a ser considerado crime. Durante o governo de Sétimo Severo e de seu filho Caracola no século II a. C. foi que o aborto passou a ser causa de castigo.
·         Ética judaico-cristã – aborto = crime.
I. QUANDO INICIA A VIDA HUMANA?
·         muitas respostas: na concepção; na implantação do embrião na parede uterina; movimentação do bebê; nascimento.
·         Suprema Corte Americana (1973): bebês não nascidos não são legalmente pessoas a serem protegidas pela Constituição.
·         Jó 10.9-12; Sl 139.13-16; Sl 51.5; Lc 1.41
II. O PRINCÍPIO GERAL - Sendo a vida um dom de Deus e tendo ela dignidade que vem do próprio Deus, independente do estado em que esta vida se apresente ou do que ela pode oferecer à sociedade, a prática do aborto premeditado se constitui em uma ação basicamente contrária à vontade de Deus, constituindo-se em pecado contra o 5O mandamento: “Não matarás”.
Gostaria de te apresentar um conteúdo que pode lhe ajudar a melhorar suas aulas na Escola Bíblica Dominical. O curso produzido pela Universidade da Bíblia chama-se Formação de Professores para Escola Bíblica Dominical e tem matérias sobre a psicologia da educação cristã, didática, métodos de ensino. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.