quinta-feira, 10 de maio de 2018

A ÉTICA CRISTÃ E DOAÇÃO DE ORGÃOS


Introdução: Não é própria do ser humano a ideia de doar, porem a lição que temos do Mestre, o Senhor Jesus Cristo é que: a demonstração do nosso amor está proporcionalmente ligada ao amor que temos ao nosso próximo. Assim sendo a doação de órgãos “expressa o verdadeiro amor cristão”. Em IJo.3.17,18 “Quem, pois tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos não amemos de palavras, nem de língua, mas por obra e em verdade”. Agrada a Deus que alguns dos irmãos cristãos sejam pobres para o exercício da caridade e amor daqueles que são ricos. Agrada ao mesmo Deus dar bens a alguns dos irmãos cristãos neste mundo para que possam exercitar a sua virtude em comunicar (em compartilhar) com os santos.
                              I.         DOAÇÃO DE ORGÃOS: CONCEITO GERAL
1)    Definição de transplante. É a substituição de um órgão enfermo por um saudável. A doação engloba basicamente a técnica de transplante e as pesquisas com células-tronco adultas embrionária. “As células tronco embrionárias são extraídas do doador na fase de mórula do zigoto. Essas são totipotentes e possuem grande capacidade de se transformar em outros tipos celulares, até mesmo de gerar um indivíduo por completo”. “como a Bíblia ensina que a vida está na fecundação Jr. 1.5”. A Ética Cristã desaprova o uso das células tronco embrionárias.
2)    O conceito de doação na Biblia. As Escrituras assevera que: “Bem – Aventurada coisa é dar do que receber At.20.35”. O Apostolo Paulo trabalhava para suprir as próprias necessidades; contudo, ele guardava um pouco do que recebia para aliviar os outros.
A reciprocidade estar no gesto de doar “dai e ser-vos-á dado Lc.6.38”. Se formos generosos Deus nos recompensará com a mesma medida. “Esta passagem encerra dois grandes aspectos da ética cristã”.
1) A ética cristã é positiva. Não consiste em não fazer coisas, e sim em fazer coisas. Jesus nos deu a Regra Áurea que nos ordena fazer a outros o que nós gostaríamos que outros nos fizessem.
2) A ética cristã está apoiada na coisa extra. Jesus descreveu os caminhos comuns da conduta consciente e logo os despediu com esta pergunta: "Que mérito têm?" Muitas vezes a pessoa diz ser tão boa como seus vizinhos. Provavelmente o sejam. Mas a pergunta de Jesus é a seguinte: "Quão melhores são que as pessoas comuns?" Não devemos nos comparar com nossos vizinhos; essa comparação pode ser muito adequada; devemos nos comparar com Deus; e nesta comparação todos nos encontramos em falta.

3)    A doação de si mesmo: pertencemos a Deus: Sl.116.12. “O que darei ao Senhor, por todos os beneficio que me tem feito? O Salmista fala de todos os seus benefícios, sensível a todas as misericórdias que recebeu de Deus. Não é que tenha pensado em retribuir proporcionalmente o que recebeu, mas gostaria de oferecer algo aceitável como reconhecimento de uma mente agradecida.
                                     II.         EXEMPLOS DE DOAÇÃO NA BIBLIA
1)    O Exemplo dos Galatas:  A igreja de da Galacia foi fundada por Paulo e na ocasião Paulo deixou transparecer que sofria de uma doença, doença essa que os historiadores e pesquisadores  não descobriram a ponto de afirmar qual era a doença que afligia o apostolo, em Gl, 4.13,14,15 parece ser uma doença nos olhos, quando Paulo dar testemunho dizendo que: se possível fora, arrancarieis os olhos, e mos daríeis.
2)    O desprendimento de Paulo 2Co,12.15 -  “Paulo fala aqui de suas várias formas de labor, incluindo o trabalho manual, realizado a fim de sustentar-se, e que haveria de caracterizar a sua permanência em Corinto. Paulo estava pronto para trabalhar e sofrer dificuldades”.
3)    A Suprema doação de Cristo. Jo. 10.18 – As Escrituras afirmam que essa doação estava fundamentada no seu amor para conosco. “Quando se defrontou com Pilatos, Jesus deixou bem claro que não era Pilatos quem o condenava, mas foi Jesus quem aceitava a morte (João 19:9-10). Jesus não foi uma vítima das circunstâncias. Não foi como um animal a quem se arrasta ao sacrifício contra sua vontade e que se debate nos braços do sacerdote sem saber o que acontece. Jesus entregou sua vida voluntariamente porque escolheu fazê-lo”.  “Não perdeu sua vida; entregou-a. Não o mataram; escolheu morrer. Não lhe foi imposto a cruz, aceitou-a voluntariamente, por nós”.
                                  III.         DOAR ORGAOS É UM ATO DE AMOR
1)    O principio da empatia e da solidariedade. A doação de órgãos pode ser definida por gesto de solidariedade, através da sensibilidade, quando uma pessoa tem a capacidade de sentir o que a outra estar sofrendo o ensinamento de Cristo foi; o que vós quereis que os homens vos faça assim façais a eles.
2)    O principio do verdadeiro amor. Mt.22.37-4 - Nosso amor a Deus deve manifestar-se em amor aos semelhantes. De fato, a única forma pela qual alguém pode demonstrar que ama a Deus é através de seu amor aos semelhantes. Mas devemos nos fixar na ordem em que aparecem os mandamentos; primeiro vem o amor a Deus e logo o amor aos semelhantes. “Só quando amamos a Deus sentimos o desejo de amar os semelhantes”. (Barclay).
Conclusão: Se você quiser se tornar um doador, a atitude mais importante é informar esse desejo a seus familiares uma vez que, após sua morte, eles decidirão sobre a doação.

PB RINALDO SANTANA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.