terça-feira, 1 de maio de 2018

SANTA CEIA, UM MOMENTO DE REFLEXÃO



Introdução: A Santa Ceia foi instituída por Jesus Cristo na noite que foi traído por Judas. A Santa Ceia vai muito além de uma simples reunião onde se come um pedacinho de pão e bebe um pouquinho de suco de uva. Além de ser uma recordação é um momento de fortalecimento na fé de cada um dos membros do corpo de Cristo. É um momento único, especial e deve ser tratada com toda a nossa adoração. A Santa Ceia é o momento de reflexão espiritual, no qual podemos expor cinco pontos importantes:
1.    Memorial Lc.22.19; Memorial quer  dizer trazer a lembrança. O que nós devemos lembrar:
A.   Devemos lembrar da sua vida
                                            I.         Viveu uma vida de obediência a vontade do seu pai.
                                          II.         Viveu de acordo com o cumprimento das Escrituras
B.   Devemos lembrar da sua morte
                                             I.         Ele não é apenas o bom pastor, mas também o cordeiro de Deus imolado por nossos pecados Mt. 26.30-32
                                            II.         Ele não é apenas o sumo sacerdote que oferece o sacrifício, mas também o único e perfeito sacrifício pelos nossos pecados Hb.9.11-12
2.    Preparação ICo. 11.26 – 28 qualquer Ceia do Senhor envolve a observação de três coisas:
A.   O proposito
                                          I.         Retrospectiva – Serve como um olhar para trás: A cruz v.26a;
                                        II.         Introspectiva – Serve como um olhar interior: A Consciência v.28;
                                      III.         Perspectiva – Serve como um olhar para frente: A coroa v.26b.
B.   Penalidade
Qualquer crente que participa de forma indigna é culpado e corre o risco de receber punição 11.27,29,30
                                          I.         Comer e beber o juízo de Deus 11.27-29
                                        II.         Receber justiça divina na forma de doença física 11.30a
                                      III.         Receber justiça divina na forma de morte física e ou espiritual 11.30b
C.   O proveito
                                          I.         Pode ser útil no julgamento pessoal 11.31,32;
                                        II.         Pode ser útil na comunhão 11.33,34;
3.    Perseverança Jo.6.56 - Quem come o meu corpo e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
                                        I.         Jesus diz que é o pão da vida Jo. 6.43-51;
                                      II.         Jesus diz que qualquer que deseja a vida eterna deve espiritualmente comer da sua carne e beber do seu sangue. Jo.6.53-59.
4.    Comunhão At. 2.42;
A.    Estudo Bíblico 2.42a;
B.    Oração e adoração 2.47a;
C.   Solidariedade e cuidado 2.44,46c,47b;
D.   A Ceia do Senhor 2.42c,46b;
E.    Sinais e prodígios 2.43
5.    Renovação da aliança com Deus Lc. 22.19,20
A.   O Pão – isso é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isso em memoria de mim Lc.22.19 – “O pão que comemos durante o sacramento é comum, mas, para aquele que tem um coração que sente e compreende, é o próprio corpo do Cristo”.
B.   O Calice – Este é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós Lc.22.20 - O que Jesus disse foi o seguinte: "Com minha vida, e com minha morte, ornei possível uma nova relação entre vocês e Deus. Vocês são pecadores é certo. Mas porque eu morri por vocês, Deus já não é mais seu inimigo e sim seu amigo”.
C.   Jesus disse: "Fazei isto em memória de mim." Sabia quão facilmente a mente humana esquece. Os gregos tinham uma frase que usavam para descrever o tempo; diziam: "O tempo apaga todas as coisas", como se a mente do homem fosse um quadro-negro, e o tempo fosse uma esponja que podia limpá-lo. Jesus estava dizendo: "Com a pressa e a pressão das coisas vocês me esquecerão”. O homem esquece porque é fraco e não porque queira fazê-lo.
Conclusão: Há muita responsabilidade para aqueles que participam da Mesa do Senhor. É necessário que você faça um exame introspectivo, antes de comer o Pão e beber o “Cálice”.
 Caso você não está disposto a perdoar seu irmão e insistir em tomar a Ceia do Senhor, todas as maldições citadas poderão cair sobre sua vida.
O melhor não é deixar de participar da Ceia do Senhor, pois quem assim faz, Jesus disse que não tem parte com Ele, Jo 6.53, “Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente”.

PB. RINALDO SANTANA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.