
A Bíblia diz que somos ovelhas (Sl 23). “Neste Salmo o Pastor é descrito vivendo com as ovelhas - amando-as, guiando-as e protegendo-as. O relacionamento entre o pastor e as ovelhas é um belo retrato do amor de Deus por seu povo. Jesus usou esse mesmo símbolo para ilustrar seu amor por nós, prometendo até entregar sua vida por nós Jo. 10.15. Quando nos entregamos a Jesus, o Bom Pastor, passamos a experimentar um cuidado todo especial dEle para conosco.
- Nada nos faltar... - Nos deitar em pastos verdejantes... - Guiar-nos as águas tranqüilas... - Refrigerar nossa alma... - Nos guiar pelas veredas da justiça por amor do Seu nome...
Ez 34:31 Vocês, minhas ovelhas, ovelhas da minha pastagem, são o meu povo, e eu sou o seu Deus. Palavra do Soberano, o Senhor.
JESUS SE DECLARA O BOM PASTOR (João 10:11 a 14)
Explique aos seus discípulos que neste texto ocorre algo pouco comum em Jesus: a referência elogiosa a ele mesmo (vs. 11 e 14). A razão para que duas vezes o Senhor se referisse a Ele mesmo como o bom pastor é a necessidade de que nós o reconheçamos assim!
Neste texto Jesus explica duas características que distinguem o Bom Pastor:
O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas (v. 11): Em contrapartida, o mercenário, que somente pensa nos benefícios pessoais, deixa as ovelhas à mercê do lobo (v. 12). Jesus não é como um pastor mercenário, que foge deixando as ovelhas em perigo (v. 13), mas verdadeiramente se importa com o bem estar de Suas ovelhas (veja o v. 10).
O Bom Pastor tem comunhão (intimidade) com as ovelhas (v. 14): Um bom pastor dos tempos do AT e do NT era aquele que se tornava íntimo do rebanho, a tal ponto de conhecer pessoalmente cada ovelha e de ser reconhecido por elas. Sua voz se tornava inconfundível para as ovelhas (vs. 3 e 4).
O Bom Pastor livra as ovelhas dos perigosos lobos e dos ladrões. Os versos 8 em diante contém referências a salteadores, mercenários e lobos. Jesus se referiu aos falsos profetas e ao próprio Satanás com estes termos. Pois o Senhor se apresentou como uma porta por onde as ovelhas podem entrar em encontrar refúgio seguro (leia de 7 a 9).
O Bom Pastor ensina o caminho seguro para suas ovelhas (vs. 27,28): Elas me seguem, diz o Senhor. E para as ovelhas que o seguem, o Senhor promete: elas jamais perecerão e ninguém poderá rouba-las de mim. Faça uma leitura do Salmo 23 com seus discípulos e destaque o cuidado pastoral que Deus exerce sobre seu povo: suprindo, conduzindo, protegendo, confortando
Reflexão da manhã de 13/10/2008
Dc José Rinaldo de Santana
Fonte de pesquisa
Dicionário Wycliffe e Bíblia de Estudo Profética
Ola querido irmão, a paz do nosso Senhor,
ResponderExcluirA palavra sobre sermos ovelhas sempre me toca muito. Ser ovelha é acreditar inteiramente no pastor. Aceitar-se impossibilitado de cuidar-se sozinho e se deixar cuidar. É maravilhoso fazer isso. Deixar-se cuidar pelo Senhor e andar em pastos verdejantes, como diz o Salmo.
Deus o abençoe,
Carol
www.carolcarolo.wordpress.com
Graça e paz,
ResponderExcluirEm João capitulo 10 de 1-16,Jesus falu sobre si mesmo como sendo o bom pastor, um lider que guuia o seu povocomo um pástor guia as suas ovelhas. Os profetas do Antigo Testamento usaram essa metáfora muitas vezes, como Mois´ Nm 27.15-17 e Ezequiel Ez 34.1-10
1)Trabalha por amor as ovelhas
2)Tem amor pelas ovelhas
3)Dá a sua vida pelas ovelhas
4)Serve a seu Senhor com fidelidade
5)Alimenta as ovelhas
6)Toma cuidado delas com carinho
7)Guia as ovelhas com sabedoria
Em Cristo
Dc José Rinaldo de Santana