terça-feira, 6 de janeiro de 2009

PORQUE DEVEMOS CONHECER A DEUS

I - Introdução: As pessoas procuram Deus por vários motivos. Alguns pensam que Deus os vai dar uma vida realizada com propósitos. Outros querem alivio da sua dor e outros são curiosos e querem descobrir a verdade.Deve estar consciente das suas motivações - por exemplo, se quisesse mais felicidade mas depois de encontrar a Deus a vida se tornasse difícil. Sentia-se decepcionado? Os cristãos muitas vezes dizem que Deus lhes dá gozo e propósito mas também a maioria confessa que existem alturas de dificuldade.Então, é uma boa pergunta. O que é que eu espero de Deus e, por outro lado, o que é que Deus me oferece?A medida que lê a Bíblia, a palavra de Deus, vai descobrir quanto Ele já deu mas Ele nem sempre lhe vai dar exactamente o que espera. Por isso faça tudo para encontrar a Deus e deixe que Ele decida o melhor para sua vida. Ele ama-o e quer abençoar a sua vida mas não exija coisas que Ele não lhe quer dar.Deus quer ser uma presença poderosa na sua vida, não apenas uma ideia na sua mente. Muitas pessoas não estão dispostas a deixar uma actividade que sabem ser não do agrado de Deus. Deus vai aceitá-lo como é mas Ele quer transformar a sua vida e quer que você Lhe dê permissão para o tornar a pessoa que Ele quer.
Exemplo de quem não conhece a Deus Jz 2.10,11, ex, Farao,
Geralmente nós encontramos na Bíblia: “O Senhor conhece o caminho dos justos” (Salmo 1:6a); “Ele que conhece os segredos dos corações” (Salmo 44:21) e “Ele conhece a nossa estrutura” (Salmo 103:14), dando prova de que Deus nos conhece muito bem, mas será que nós, também o conhecemos assim, tão bem?Na verdade pouco conhecemos sobre Deus, pois nossa mente finita e humana não consegue, por mais que se esforce, compreender o que seja Deus em toda a sua plenitude.Em Mateus, 22:29 lemos: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”.
II – Quem é Deus:A Pequena Enciclopédia Bíblica, de O. S. Boyer, afirma: “Deus é o ser existente por si mesmo, infinito, supremo, criador e conservador do universo.” (Pág. 195).O Apóstolo Paulo disse: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis são os seus caminhos” (Romanos 11:33).
III – O Que Sabemos de Deus, por seus atributos:
1) Que Deus é Amor (1ª João 4:8);Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
2) Que Deus é Espírito (João 4:24);Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
3) Que Deus é Eterno (Deuteronômio 33:27 );O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti, e dirá: Destrói-o.
4) Que Deus é Todo-Poderoso (Apocalipse 1:8);Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
5) Que Deus é Imutável (Tiago 1:17);Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
6) Que Deus é Onipotente (Mateus 19:26);E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
7) Que Deus é Onipresente (Salmo 139:7-10);Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao Céu, látu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar. Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
8) Que Deus é Onisciente (Salmo 139:1-4);Senhor, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e meu levantar, de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces.
9) Que Deus é Perfeito (Mateus 5:48);Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos Céus.
10) Que Deus é Único (Marcos 12:29);E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
IV – Ou, ainda, conhecer a Deus, através de seu caráter:
1. Deus é bom - Lucas 18:19
2. Deus é Fiel - 1ª Coríntios 10:13
3. Deus é Misericordioso - Salmo 78:38
4. Deus é justo - Isaías 45:21
5. Deus é Santo - Isaías 6:3
V - As Vantagens de Conhecer a Deus
1. Quem conhece a Deus tem paz e bom ânimo, não desanima, pois conhece as virtudes do Deus Todo-Poderoso e do seu imenso amor por nós, relativizando os problemas quotidianos. (João 16:33)Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
2. Quem conhece a Deus tem a ousadia e a alegria de Deus, combustíveis inerentes ao Deus que é o criador de tudo o que há, de todas as coisas. (Neemias 8:10)Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força..
V – Conclusão:Os Cristãos crêem não de maneira vaga ou distante em um deus, mas especificamente no Deus a quem Jesus Cristo chamava de Pai e que com Ele era um. Os ensinamentos da Bíblia a respeito de Deus são os que vimos nos capítulos III e IV deste Estudo, com ênfase na sua santidade na sua perfeição e no seu poder, mas que não podemos olvidar de sua graça, misericórdia e bondade que são as razões de não sermos consumidos.Ele, o Deus da Bíblia, esta perto de nós em nossa vida diária e se relaciona conosco de maneira pessoal. Ele é o criador do universo. Enviou-nos Jesus, o Filho de Deus, que gostava de ser chamado de o Filho do Homem, para enfatizar sua dupla natureza, que veio ao mundo para cumprir seu plano eterno de salvação da humanidade. Tudo isto foi planejado por Deus, revelando-se ao homem na busca de resgatá-lo. Deus chama para si mesmo o cuidado para conosco: “E o Senhor nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos, que temêssemos ao Senhor, nosso Deus, para o nosso perpétuo bem, para nos guardar em vida, como no dia de hoje” (Deuteronômio 6:24).
Primeira mensagem pregada pelo Diácono José Rinaldo de Santana no ano de 2009, dia 03/012009, no povoado Lagoa do Rancho na Assembléia de Deus

2 comentários:

  1. uma das principais coisas que devemos destacar tambem é,que devemos conhecer a Deus para simplismente torna-lo conhecido

    ResponderExcluir
  2. Que benção esse blog, a cada dia mim chego mais perto de Deus por isso preciso conhece-lo no meu maximo, pq é minha fortaleza, meu sustento, minha alegria,
    meu consolo, minha vida... A te Senhor a minha Gratidão, mesmo não sendo merecedora, sendo tão falha e pecadora desde a antiguidade, mesmo assim nunca mim desamparou, te amuu Senhor.
    "Assembléia de Deus Teixeira de Freitas - BA Pastor Presidente Otavio Luiz de Almeida Rendeiro"

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.