terça-feira, 31 de março de 2009

UMA IGREJA FERVOROSA, MAS NÃO ESPIRITUAL (subisidio da lição)

Corinto era um importante centro cosmopolita, localizado no sul da Grecia moderna, a cerca de 80 quilometros a oeste de Atenas. Devido a sua localizaçao portuaria importante, Corinto se tornou uma das maiores e mais ricas cidades do Imperio Romano e um ponto turistico para muitos viajantes de todo o mundo. Sua sociedade multicultural fazia de Corinto um Centro estrategico de influencia para o evangelho. Por volta de 52-53 d. C ., Paulo estabeleceu igreja nessa cidade, durante sua segunda viagem missionaria At. 18. Enquanto em Efeso, no decorrer de sua terceira viagem missionaria At. 19, Paulo soube que a congregação de Corinto estava profundamente dividida. Em resposta a essas divisoes e por causas das influencias da sociedade pagã, Paulo enviou o jovem Tito a Corinto (crca de 56 d. C. com primrira epistola de instruçao, advertencia e encorajamento a uma vida piedosa. A primeira parte Caps 1-6 lida com divisoes e conduta imoral, enquanto a parte final caps 7-15 responde a perguntas sobre casamento, consumo de carne oferecida a idolos, o apostolado de Paulo e a ceia do Senhor. Dons espirituais são explicados nos capitlos 12 e 14, com a descriçao do amor no capitulo 13 como o maior de todos os dons. Paulo descreve a primeira ressureiçao e o arrebatamento cap. 15.
O que devemos saber de inicio sobre a Igreja Corintia?
Neste começo de Trimestre, vale apena ressaltar alguns aspectos sobre a Igreja Corintia para que possamos fazer um studo proveitoso. 1º e 2º Corintios são cartas respostas adiversos assuntos, com recomendaçoes e ordenanças apostolicas, e cada topico questionado e respondido começa com a expressao “ e quanto a” ( no grego peri dei ), o que facilita a compreensao geral do texto.
Em relaçao ao contexto, a congregação Corintia era, como se depreende uma igreja fevorosa, mas a Biblia deixa bem claro que esse grupo não era tão espiritual. A ideia de uma igreja espiritual costuma ser associada com a imagem de uma instituiçao que possua a pratica da diversidade de dons espirituais. Entretanto o fervor não pode ser entendido apenas com a quantidade de dons manifestos em uma congregaçao, pois uma pessoa que não possua dons espirituais pode ter uma comunhão fervorosa com Deus e ser dinamica nos trabalhos congregacionais. A ausencia de espiritualidade por parte dos crentes corintios não foi refletida na variedade de dons, mas nos excesso de orgulho, que os fazia ser presunçosos, divisionistas e rebeldes. Alguns de seus membros achavam-se superiores aos outros porque eram partidarios de um grande lider da igreja. Outros se achavam mais importantes por absterem-se de relaçoes sexuais no casamento, outros se achavam mais espirituais, por não comerem carne que era vendida no mercado. Havia entre eles até mesmo pessoas que negavam a ressurreiçao. Estas cartas de Paulo são um tanto energicas, pois aqueles crentes precisavam de respostas as diversas questões e entender que a pratica dos dons espirituais deviam estar acompanhados de uma espiritualidade sincera e coerente com a humildade cristã. Somos advertidos tambem que, no tocante aos dons espirituais, Paulo não desmotiva a igreja a que os ultilize, mas que o busque e ultilize com sabedoria e moderação. E uma igreja que possua, em nossos dias, os dons espirituais, não deve ser considerada uma igreja problematica (como pensam alguns), pois hoje temos um exemplo descrito nas Sagradas Escrituras de que é possivel existir uma igreja abundante na ultilização dos dons espirituais e ser cheia de espiritualidade e amor.
É digno de nota que esta igreja, apesar de seus problemas, existia em um local altamente secularizado e urbano, chamado por Donald S. Metz “a fosse do mundo”. Corinto Possuia um teatro com capacidade para 18 mil pessoas sentadas e atraía “negociantes, vagabundos, caçadores de dotes e os que buscavam prazer... A gentalha do mundo estava lá... Canalhas que achavma a vida desconfortavel em suas proprias cidades se dirigiam a Corintio. O porto agitado era notoriamente mais imoral que que qualquer outro do imperio romano ...”. Foi em um ambiente como esse que Deus plantou sua igreja e modificou diversas pessoas.


Fonte: Ensinador Cristão

Um comentário:

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.