segunda-feira, 1 de março de 2010

MUSICA SANTA OU PROFANA???


Este mês de março resolvi postar um pouco sobre musicas trazendo este tema “MUSICA SANTA OU PROFANA?”. É importante ressaltar que não sou músico, mas admiro muito, pois a musica é uma mensagem cantada e fácil de atrair o publico ouvinte.
Afasta de mim o estrepito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras. Antes, corra o juízo como as águas; e a justiça, como ribeiro perene. Am. 5.23,24.
Existem conflitos entre criatividade e a santidade. Talvez Aristóteles tenha se referido a isso quando afirmou que “emoções de toda espécie são produzidas pelas melodias e pelo ritmo. Através da musica, por conseguinte, o homem costuma experimentar as emoções certas...”
Os lideres devem estar atentos. Quando os músicos da igreja começar a se apresentarem como “estrelas” da igreja, eles terão que orientar com base na palavra de Deus que “Ele, Jesus”, é a estrela da manhã. Há uma diferença entre os verdadeiros adoradores e os artistas, enquanto os artistas procuram a se apresentarem e serem vistos os adoradores, adoram em espírito e em verdade, deixando que Cristo apareça e seja exaltado através do seu louvor. “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber, gloria, honra e poder, porque todas as cousas tu criaste, sim por tua vontade vieram a existir e foram criadas.” 5.13 “Aquele que está sentado no trono e ao cordeiro, seja o louvor e a honra, e a gloria, e o domínio pelos séculos.” 
Combater o espírito do mundo afeta a maneira de muitos músicos. Hoje muitos dos nossos cantores se inspiram nos “astros” da musica mundana, e copiam suas gírias. Muitas vezes isso tem transformado culto de adoração em shows atraentes, revelando assim as suas criatividades, e transformando púlpitos em plataformas de artistas, ao invés de autoridade e poder de Deus, fama e glorias para si.
Temos diante de nós o desafio de lutar contra o espírito do mundo. Não podemos esquecer de que Herodes foi comido de vermes porque não deu glórias a Deus At. 12.23.
Se Satanás não consegue nossa adoração, faz de tudo para corrompê-la ou desviá-la de seu alvo, foi assim com os anjos no céu, ele tentara todos que estavam em seu comando. E todos foram expulsos juntamente com ele. 
Hoje através de radio, televisão, internet, revista, cinema etc. É impossível evitar tal influência, pois através da tecnologia tornou-se penetrante, porem a palavra de Deus nos adverte que somos a luz do mundo. “Vós sois a luz do mundo” Mt. 5.14, “portanto, como luz que somos temos o dever de influenciar o mundo através do nosso testemunho”, conforme Isaias 55.4, “Eis que o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos”.
“Escrevei para vós outros este cântico e ensinai-o aos filhos de Israel: ponde-o na sua boca, para que este cântico me seja por testemunha contra os filhos de Israel. E, quando o tiverem alcançado muitos males e angustias, então, este cântico responderá contra ele por testemunha, pois a sua descendência, sempre, o trará na boca... Assim, Moisés, naquele mesmo dia, escreveu este cântico e o ensinou aos filhos de Israel.” Dt.31.19,21, 22”. 
Podemos fazer um questionamento: Como seria a musica desses cânticos? Será que era rápida? Será que era lenta? A verdade é que quando lemos todo o capitulo 32 podemos descobrir que existia uma melodia melancólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.