quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ESCOLA DOMINICAL A MELHOR ESCOLA DO MUNDO

A Escola Bíblica Dominical tem como meta o ensino da Palavra de Deus. Conforme Marcos Tuler a Escola Biblica Dominical é a maior agencia de ensino da igreja. Ultimamente temos visto e ouvido de muito descaso nesta área por parte de algumas denominações. Preocupados com o esvaziamento da escola bíblica, muitos grupos tem conclamado congressos e simpósios para tratar do assunto, com vistas a ter-se uma sensível melhora nesta área. Sabemos que os problemas na área da Escola Bíblica Dominical são muitos e envolvem muitas questões. A freqüência à escola dominical tem caído muito nos últimos anos e de acordo com os dados estatísticos, se acha em torno de 50 a 60% de freqüentadores assíduos. A qualidade do ensino tem caído quase na mesma proporção. É preciso motivar as pessoas para que realmente sintam necessidades da busca de conhecimento da Palavra. Devemos dar prioridade ao ensino bíblico em nossas igrejas. Há igrejas evangélicas que tem substituído os assuntos inerentes a Bíblia por assuntos seculares, o que tem se tornado em instrumento de desmotivação de parte considerável dos membros, que preferem unicamente o estudo da Palavra.

10 SUGESTÕES PARA O MELHORAMENTO NA ESCOLA BIBLICA DOMINICAL

·         Querem melhorar, Isso decididamente.

·         Poder melhorar. Ter possibilidades.

·         Saber melhorar. Saber como proceder.

·         Nós mesmos melhoramos, individualmente. A escola somos nós.

1.      O Professor deve conhecer todos os seus alunos pelo nome;

2.      Lembrar o aniversário de cada aluno durante a semana e parabenizá-lo durante a aula;

3.      Envolver todos os alunos durante a aula;

4.      Visitar o aluno em falta;

5.      O professor deve colocar uma caixa de sugestão, para que os alunos depositem sugestões ou até mesmo reclamações;

6.      Sempre que for possível fazer um sorteio entre os alunos, (Exemplo, uma caneta);

7.      Fornecer variedades para manter o interesse do aluno;

8.      Criar atividade que combine com o nível de maturidade dos alunos;

9.      Incentive os seus alunos estudar a lição em casa;

10.   Domine o conteúdo da Lição.

A tarefa de um obreiro juvenil é exigente – mas também recompensadora. Em geral, a imagem pública das igrejas é freqüentemente a de uma organização voltada a reabilitar as pessoas em dificuldades – recuperação de vícios, traumas, desordem moral.
Mas a sua influência sobre a vida de jovens tem, muito provavelmente, sido ainda maior. A reputação de ser um serviço de socorro na base de um precipício é bem real, mas uma quantidade bem maior de jovens tem sido direcionada para os caminhos cristãos por meio dos obreiros da juventude. 
Cada jovem impactado pelo evangelho é um a menos na beira do precipício. Ganhar uma criança ou um jovem para Cristo significa uma vida completa e incólume a ser apresentada a Ele. O que é muito melhor do que tentar consertar, mas tarde, as peças quebradas. 
Pela EBD, passarão novos líderes, crianças e jovens hoje que serão adultos amanhã, e que serão nossos representantes na escola, na igreja, no governo e nas instituições. O que dissermos ou ensinarmos a elas, hoje, influenciará o futuro de nossa nação. 
Fonte de Pesquisa:
MANUAL DE ESCOLA DOMINICAL - Antonio Gilberto
MANUAL DO PROFESSOR DA ESCOLA DOMINICAL – Marcos Tuler
DISCURSOS DIDATICOS PARA A ESCOLA DOMINICAL – Marcos Tuler
SOCORRO! MEUS ALUNOS SUMIRAM! – Ray Johnston


 

 

2 comentários:

  1. A paz do Senhor,
    Obrigado por seguir meu blog, eu
    não poderia deixar de fazer o mesmo.
    Vamos interagir.

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão Rinaldo sou católico e acompanho o dia a dia no evangelho, acredito que a Escola Biblica Dominical é de grande importância não so para jovem, criança mas tambem para os adultos, tendo em vista que nós devemos viver a palavra e devemos entende-la bem.

    Por exemplo, o pequeno erro que as pessoas cometem ao enterpretarem o trecho de 1jo 5:19 dizendo o mundo jas "DO" maligno, quando o correto o mundo jas "NO" maligno. vejamos que a lingua portuguesa é bem clara a palavra "DO" dita erroneamente, representa um Pronome possessivo, posse, propriedade e este mundo foi criado por Deus e é de sua propriedade.
    Ja a Palavra "NO" representa o adverbio de lugar, localização e aquilo que esta em um lugar nao nao indica quem é o dono.
    portanto todos somos filhos de Deus e estamos somente a mercê do maligno, porisso de vemos viver a palavra para que possamos estar vivendo em Cristo e não no maligno. A Escola Dominical ensina nos a entendermos tambem estas difereças.

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.