sábado, 5 de fevereiro de 2011

COMO PENSAR POSITIVAMENTE EM UM MUNDO NEGATIVO


Por Dr. Flauzilino Araújo dos Santos
Era uma vez um homem que vivia na beira de uma estrada e que vendia cachorro-quente.
Ele não ouvia bem, por isso não tinha rádio; ele tinha problemas com os olhos, por isso não lia jornais; mas ele vendia bons cachorros-quentes.
Colocava cartazes pela estrada fazendo propaganda da qualidade dos cachorros-quentes. Ele ficava na beira da estrada, oferecia o seu produto em voz alta, e o povo comprava.
Lentamente as vendas foram aumentando e, também, cada vez mais aumentava a compra de salsichas e pães. Também, comprou um fogão maior para atender os fregueses, e o negócio prosperava.
Ele conseguiu dar boa escola ao filho. Finalmente, o filho, já formado, voltou para casa a fim de ajudar o pai. Aí, então, uma coisa interessante aconteceu:
O filho falou para o pai: – Pai, então você não ouve rádio? Você não lê jornais? Há uma grande crise no mundo e a situação aqui no país é ainda pior. Tudo está indo de mal a pior!
E o pai pensou: ”Bom. Meu filho estudou, lê jornais, ouve rádio, vê televisão e só pode estar com a razão!”
O pai foi diminuindo as compras de salsichas e pães, tirou os cartazes de propaganda da estrada. Já não mais forçava as vendas em voz alta, abatido pelas notícias de crise e as vendas foram caindo.
Depois de um tempo, o pai falou para o filho: - É filho! Você estava certo! Nós estamos no meio de uma grande crise!
MORAL DA HISTÓRIA: Se você acredita que algo pode dar certo, com esforço, perseverança e acima de tudo, com fé em Deus, com certeza dará certo. Agora, se você se deixar influenciar por maus pensamentos e acreditar neles, a probabilidade de tudo dar errado é infinitamente maior.
A Bíblia registra uma máxima que diz “Como um homem pensa em seu coração assim ele é” (Provérbios 23:7). Em outras palavras dir-se-á que uma pessoa é literalmente aquilo que ela pensa.
Com a devida reserva ao racionalismo cartesiano, calha como luva a famosa frase de René Descartes (1596–1650): “Penso, logo existo”.
Como criar um padrão de pensamento positivo e seguir em frente sempre? Será que alguém pode manter-se blindado quando invariavelmente interagimos em um meio profundamente negativo? O que fazer para manter a grandeza e a pureza do pensamento?
Em primeiro, podemos assentar que um pensamento nobre não é coisa do destino ou da sorte, mas é o resultado do esforço contínuo em pensar retamente e da profunda associação com o poder sobrenatural e divino de nosso Pai que está nos céus.
Por outro, pelo mesmo processo, a manutenção de pensamentos negativos é resultado da inércia ou do acolhimento de idéias vis e desprezíveis.
Assim, pelo exercício da escolha certa o ser humano ascenderá à presença do Deus Todo-Poderoso. Em posição diametralmente oposta em virtude da aplicação incorreta do pensamento, esse mesmo ser humano poderá descer aos porões das dores e lamentações.
Caríssimo(a) Amigo(a): Esta mensagem tem por objetivo dizer a você que em Deus existem ferramentas emocionais e espirituais, por meio das quais é possível remodelar sua estrutura de pensamento, de sorte que seja restaurada e trazida à luz uma nova maneira de viver com alegria, força, inteligência, paz, fé, esperança e amor.
Não importa o quanto você esteja se sentindo enfraquecido e abandonado. Não importa, igualmente, que seus esforços tenham se mostrado negativos porque, no momento que você mais precisa de prudência, você não conseguiu exercer autocontrole e agora se sente algemado por sua própria impureza e fraqueza.
Sendo Deus o autor de nossas vidas e construtor de nossos destinos, Ele pode provar sem nenhuma margem de erro, que ao deixarmos que Ele cuide de cada circunstância por mais importante ou por mais inexpressiva que seja em nossas vidas; que se Ele puder cuidar, controlar e alterar nossos pensamentos, Ele vai mudar nossa estrutura de pensamento de negativo para positivo, e, ainda que seja necessário o exercício de paciência, pelos efeitos desse procedimento complexo, portas serão definitivamente abertas.
Evidentemente haverá uma força sobrenatural trabalhando a seu favor na renovação de sua mente e pensamentos, porém, é condição sine qua nom que haja cooperação humana a fim e que seja produzida a fé necessária para essa concretização. E a fé não surge automaticamente ou por meio do raciocínio humano ou da aplicação dos padrões naturais de pensamento; não.
A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus, de sorte que se não houver audição da Palavra, por conseqüência, não haverá fé, porque a fé vem pelo ouvir. Por outro lado, à medida que a pessoa se alimenta da Palavra de Deus, o alimentar-se da Palavra vai gerando uma fé que se agiganta e é capaz de mover montanhas.
Caríssimo(a) Amigo(a): Se você tem sido uma pessoa presa por pensamentos negativos, pensamentos de derrota, de medo e de pobreza; por complexos de inferioridade e de indignidade; por sentimentos de ciúmes, de ódio e de vingança, queremos propor a você  o desenvolvimento de um relacionamento com o Espírito Santo e esse relacionamento terá a força suficiente para reverter todo esse quadro de improdutividade torná-lo uma pessoa otimista e vencedora na vida.
Sim, realmente a Palavra de Deus tem esse efeito restaurador da mente e do coração do ser humano. É uma espécie de rompimento com o padrão natural pela renovação da mente, com habilitação a que a pessoa seja capaz de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (cf. Romanos 12:2).
“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. [...] O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém” (Filipenses 4:8,19 e 20).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.