domingo, 18 de setembro de 2011

SOCORRO AOS NECESSITADOS I


Introdução: como seguidores de Cristo Jesus, devemos lembrar que ele nos deu exemplo como vivermos em meio à sociedade. Foi em meio às pessoas que ele transformou a sociedade e o mundo. Pregava, ensinava, curava os enfermos, libertava os oprimidos pelos demônios e compadecia-se dos que tinham fome.  Mt. 11.19 A igreja deve promover o socorro aos necessitados, visando a ação social e não o assistencialismo.
Ilustração: Tarde da noite, muitos anos atrás, um casal de idade encaminhou-se ao encarregado da portaria no turno da noite, em um hotel de terceira categoria em Filadélfia.
- O senhor teria um quarto onde pudéssemos passar a noite? Já andamos por toda a cidade procurando um lugar onde hospedar-nos, e nada encontramos. Por favor, não nos diga que não tem um quarto onde possamos pernoitar.
- Bem - respondeu o encarregado. - Não tenho um único quarto disponível no hotel, mas podem ficar no meu próprio quarto. Não é tão bom como alguns outros quartos, mas é limpo e para mim será um prazer recebê-los como hóspedes.
- Que Deus o abençoe - suspirou a esposa.
Na manhã seguinte, na hora do desjejum, o marido pediu que um dos garçons chamasse o funcionário da noite. Queria tratar de um assunto importante com ele. Quando este chegou, o marido agradeceu-lhe a bondade e pediu que ele se assentasse.
- Eu sou John Jacob Astor - informou o hóspede. - O senhor é uma pessoa nobre demais para passar o resto de sua vida como porteiro noturno de um hotel de terceira categoria. O que acharia de ser o gerente geral de um grande, belo e luxuoso hotel na cidade de Nova Iorque?
- Isso é maravilhoso demais! - gaguejou o homem.
E assim a bondade de um obscuro funcionário do período noturno de um hotelzinho foi recompensada quando ele se tornou o gerente geral do famoso Hotel Waldorf-Astoria.
Nosso verso faz alusão à hospitalidade demonstrada por Abraão aos três viajantes que na verdade eram anjos. Sim, a bondade compensa. Mas o pagamento nem sempre é recebido nesta vida. Em muitos casos, o dia do pagamento não chegará antes daquele dia em que Jesus dirá: "Vinde, benditos de Meu Pai! entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome e Me destes de comer; tive sede e Me destes de beber; era forasteiro e Me hospedastes; estava nu e Me vestistes; enfermo e Me visitastes; preso e fostes ver-Me." S. Mat. 25:34-36.
Conclusão: Necessitamos do socorro divino. Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? o meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra!. Sl. 121. 1,2.

1- A importância com a obra de assistência social At. 4.32,34,35.
a.     Por causa da condição extraordinária em Jerusalém, a igreja tinha de suprir as necessidades de muitos pobres, entre eles muitas viúvas que se amparavam na cidade santa;
b.     Só os necessitados recebiam e os sem necessidades eram os que davam.
2- A Igreja Primitiva foi o padrão At. 6.1-6
a.     Escolheu pessoas para fazer a obra social na igreja , Os “diáconos”, pessoas de boa reputação, de bom testemunho , Cheios do Espirito Santo;
b.     “O Senhor não deseja que a igreja alivie os sofrimentos dos pobres entre seu povo como se faz em dar comida a um cão e lugar para ele dormir”.
3- Jesus é o modelo Mt. 14.13-21, At. 10.2 “Jesus ver a necessidade e o anelo da alma”.
a.     “Sentiu a fome de Nicodemos”;
b.     “Sentiu a Sede da Mulher Samaritana”;
c.      “Compartilhou com a miséria do paralitico em Betesda”;
d.     “Compreendeu o anelo de Zaqueu”.
4- Deve ser um dos alvos fundamentais da igreja Ef. 2.10.
a.     As boas ações são resultado da salvação Cl. 1.10 elas não levam a salvação, mas é um ato dos salvos.
b.     Uma pessoa mostra que é justa pelas coisas que faz Tg. 2.24
5- A pratica das boas obras é uma sequência da salvação 2Co. 9.8 , Cl. 1.10
·        As boas obras são feitas para agradar a Deus por amor e são as consequências da verdadeira fé, posta em prática.
6- A fé sem a pratica das obras é morta Tg. 2.14,17,26
7- Deus reconhece nossas obras
Conclusão: “A igreja de Cristo tem a responsabilidade de proclamar e demonstrar as virtudes do Reino de Deus a toda criatura IPd. 2.9, “como igreja de Deus, temos uma missão a cumprir junto à sociedade como sal da terra e luz do mundo Mt. 5.13,14. Nossa missão é transformá-la através do Evangelho de Cristo.

 Rinaldo Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.