domingo, 25 de junho de 2017

AS TEMPESTADES DO MAR DA VIDA

INTRODUÇÃO: Nesta passagem das Escrituras, encontramos os discípulos de nosso Senhor presos nas garras de uma tempestade feroz. Eles se envolveram nessa tempestade por terem sido ordenados pelo Senhor para atravessar o Mar da Galileia. Esses homens estavam na vontade do Senhor e, no entanto, nós os vemos lutando contra a tempestade. Por mais que tentassem, no entanto, parece que eles eram incapazes de fazer qualquer progresso. O vento era contrário. Estes 12 homens estavam presos em uma tempestade e eram incapazes de sair. Enquanto vemos tudo de maneira limitada Deus vê o todo, nós vemos um barco no meio de uma tempestade, Deus vê homens aprendendo a dominar o medo e confiar em Seu poder. Deus usa situações difíceis para nos ensinar a caminhar neste mundo. As tempestades da vida não anulam a bondade de Deus. Não haveria o arco-íris sem a tempestade, nem o dom das lágrimas sem a dor. Só conseguimos enxergar a majestade dos montes quando estamos no vale. Só enxergamos o brilho das estrelas quando a noite está trevosa É das profundezas da nossa angústia que nos erguemos para as maiores conquistas da vida. William Hendriksen, analisando este texto, diz que podemos sintetizá-lo em seis pontos básicos:
1.    Uma noite a bordo;
2.    Uma tempestade furiosa;
3.    Um clamor desesperado;
4.    Um milagre impressionante;
5.    Uma reprovação amorosa;
6.    Um efeito profundo.
I.               COMO SÃO AS TEMPESTADES DA VIDA
Em primeiro lugar, as tempestades da vida são inesperadas. William Barclay diz que o Mar da Galiléia era famoso por suas tempestades. É um lago de águas doces, de 21 quilômetros de comprimento por 14 de largura, há 220 metros a baixo do nível do Mar Mediterrâneo e é cercado de montanhas por três lados, que têm até 300 metros de altura. Os ventos gelados do Monte Hermon 2.790m, coberto de neve durante todo o ano, algumas vezes, descem com fúria dessa região alcantilada e sopram com violência, encurralados pelos montes, caindo sobre o lago, encrespando as ondas e provocando terríveis tempestades. Mt. 24:7. As tempestades da vida são também inesperadas: é um acidente, uma enfermidade, uma crise no casamento, um desemprego. As tempestades não mandam telegrama. As aflições e as tempestades da vida fazem parte da jornada de todo cristão. 
Em segundo lugar, as tempestades da vida são perigosas. Mateus diz que o barco era varrido pelas ondas Mt. 8:24. Marcos diz que se levantou grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água Mc. 4:37. Lucas diz que sobreveio uma tempestade de vento no lago, correndo eles o perigo de soçobrar Lc. 8:23. As tempestades da vida também são ameaçadoras. Elas são perigosas. São verdadeiros abalos sísmicos e terremotos na nossa vida. 
Em terceiro lugar, As tempestades da vida são inadiministráveis. Elas são maiores do que nossas forças. Os discípulos se esforçaram para contornar o problema, para saírem ilesos da tempestade. Mas eles nada puderam fazer para enfrentar a fúria do vento. Seus esforços não puderam vencer o problema. Eles precisaram clamar a Jesus. Certa feita, Josafá, rei de Judá, foi encurralado por três inimigos que se armaram até os dentes para atacar Jerusalém. Mandaram-lhe um recado insolente, dizendo que o rei não podia escapar de suas mãos. Josafá teve medo, pôs-se a buscar a Deus e decretou um jejum em toda a nação. Então, Josafá orou e disse: “Ó Deus não há em nós força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós e não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos estão postos em ti” 2 Cr 20:12. 
Em quarto lugar, As tempestades da vida são surpreendentes. Elas podem transformar cenários domésticos em lugares ameaçadores. O Mar da Galiléia era um lugar muito conhecido daqueles discípulos. Alguns deles eram pescadores profissionais e conheciam cada palmo daquele lago. Muitas vezes eles cruzaram aquele mar lançando suas redes. Ali era o lugar do seu ganha pão. Mas agora, estão em apuros. Ainda hoje, há momentos em que as crises maiores que enfrentamos nos vêm daqueles lugares onde sentíamo-nos mais seguros.
II. OS CONFLITOS QUE ENFRENTAMOS NAS TEMPESTADES DA VIDA
1.    Como conciliar a obediência a Cristo com a tempestade Mc. 4:35.
A.    Os discípulos entraram no barco por ordem expressa de Jesus e mesmo assim, enfrentaram a tempestade.
B.    Eles estavam no centro da vontade de Deus e ainda enfrentaram ventos contrários.
C.   Eles estavam onde Jesus os mandou estar, fazendo o que Jesus os mandou fazer, indo para onde Jesus os mandou ir e mesmo assim, enfrentaram uma terrível borrasca.
D.   Você tem sofrido oposição e perseguição por ser fiel a Deus. Tem perdido oportunidade de negócios por não transigir. Tem perdido concorrências em seus negócios por não dar propina.  
2.    Como conciliar a tempestade com a presença de Jesus 4:35, 36. O fato de Jesus estar conosco não nos poupa de certas tempestades.
A.    Ser cristão não é viver numa redoma de vidro, numa estufa espiritual. O céu não é aqui.
B.    Jesus foi a uma festa de casamento e mesmo ele estando lá, faltou vinho. Um crente que anda com Jesus pode e muitas vezes enfrenta também terríveis tempestades.
C.   A tempestade ajudou os discípulos a entenderem que podemos confiar em Jesus nas tempestades da vida. 
3.    Como conciliar a tempestade com o sono de Jesus. Talvez o maior drama dos discípulos não foi a tempestade, mas o fato de Jesus estar dormindo durante a tempestade.
A.    Na hora do maior aperto dos discípulos, Jesus estava dormindo.
B.     Às vezes, temos a sensação de que Deus está dormindo. O Salmo 73 fala sobre o sono de Deus. Aquele que não dormita nem dorme, às vezes, parece não estar atento aos dramas da nossa vida e isso gera uma grande angústia em nossa alma.
III. AS GRANDES PERGUNTAS FEITAS NAS TEMPESTADES DA VIDA
1. Mestre, não te importa que pereçamos Mc. 4.38
 Em tempos de doença, perigo de morte, desastres naturais, catástrofes, terremotos, guerras, comoção social, tragédias humanas, explode do nosso peito este mesmo grito de medo e dor: “Mestre, não te importa que pereçamos?” Mc 4:38. Mateus registra: “Senhor, salva-nos! Perecemos!” Mt 8:25. Lucas diz: “Mestre, Mestre estamos perecendo!” Lc 8:24. 
Quantas vezes, nas tempestades avassaladoras da vida também encharcamos a nossa alma de medo. Não há Deus como o nosso que trabalha para aqueles que nele esperam. Ele trabalha no turno da noite preparando algo melhor e maior para a nossa vida. Quando ele permite a tempestade é porque está desejoso de nos ensinar profundas lições de vida.
2. Por que sois assim tímidos. Por que não tendes fé Mc. 4.40
A.    Em primeiro lugar, a promessa de Jesus Mc.4:35. Jesus havia empenhado sua palavra a eles: “passemos para a outra margem”.
B.    O destino deles não era o naufrágio, mas a outra margem.
C.   O Senhor vela pela sua palavra em a cumprir. Quando ele fala, ele cumpre.
D.   Promessa e realidade são a mesma coisa. A Palavra de Jesus, as promessas de Jesus não podem ser frustradas. São planos são perfeitos. Pode passar o céu e a terra, mas as palavras do Senhor não passarão.
E.    Para ele não há impossíveis. Ele caminha sobre as ondas. Ele põe termo à guerra. Ele salva o perdido, cura o enfermo, levanta o caído e faz novas todas.
F.    Em segundo lugar, a presença de Jesus Mc. 4:36. É a presença de Jesus que nos livra do temor.
G.    Davi diz que ainda que andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum Sl 23:4. Não porque o vale seria um caminho seguro. Não porque a circunstância era fácil de enfrentar, mas porque a presença de Deus era o seu amparo. A presença de Deus nas tempestades é nossa âncora e nosso porto seguro.
H.    Quando precisássemos cruzar os rios caudalosos eles não nos submergiriam. Quando tivéssemos que entrar nas fornalhas acesas da perseguição e do sofrimento, a chama não arderia em nós, porque Deus estaria conosco Is 43:1-3.
I.      Jesus disse aos seus discípulos: “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” Mt 28:20. Os discípulos se entregaram ao medo porque esqueceram-se de que Jesus estava com eles. O Rei do céu e da terra estava no mesmo barco e por isso, o barco não podia afundar. O criador do vento e do mar está conosco, não precisamos ter medo das tempestades. 
4.    Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem Mc. 4
 Conclusão: Jesus é perfeitamente Deus Mc. 4:39. Ele é o criador, sustentador e o interventor na natureza. O vento ouve a sua voz. O mar se acalma quando ele fala. Todo o universo se curva diante da sua autoridade. Ele é o verdadeiro Deus. É ele quem livra o seu povo e acalma as nossas tempestades. É ele quem acalma os terremotos da nossa alma. Antes eles estavam amedrontados pelo vento, agora estão cheios de temor pelo Senhor do vento. Agora eles estão cheios de temor e admiração diante do poder de Jesus.
A quem você teme: as circunstâncias ou o Senhor das circunstâncias?
DC. RINALDO SANTANA








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.