domingo, 4 de fevereiro de 2018

CRISTO: O SUMO SACERDOTE SUPERIOR

Introdução: O autor de Hebreus deseja demonstrar a superioridade do sacerdócio de Jesus sobre o de Arão e, assim, ele afirma a superioridade de Melquisedeque sobre Levi. Ele o faz, em parte, observando que Melquisedeque abençoou Abraão (o menor é abençoado pelo maior) e que Abraão, que tinha as promessas, pagou dízimo a Melquisedeque. Num sentido figurado, Levi, descendente de Abraão, também pagou dízimo a Melquisedeque, através de Abraão.
Para que Jesus fosse um sacerdote, o sacerdócio tinha que ser mudado. Desde que o sacerdócio e a lei de Moisés estavam intimamente ligados, se o sacerdócio for mudado, então a lei também precisa ser mudada (7:12,18-19). Aqueles que querem viver sob a lei de Moisés, hoje em dia, desligam-se do sacerdócio de Jesus porque ele não pode ser sacerdote sob essa lei! O sacerdócio de Jesus é, então, uma garantia de que uma lei (ou aliança) melhor foi estabelecida (7:20-22).
Por que alguém haveria de querer voltar à Velha Lei e ao sacerdócio levítico? Jesus é um Sumo Sacerdote superior. Ele foi feito sacerdote pelo poder de uma vida infindável, e não através de um mandamento carnal (a Lei de Moisés). Diferente dos sacerdotes levíticos, que eram incapazes de continuar a servir por causa da morte, Jesus vive sempre para fazer intercessão por nós. Jesus foi feito sacerdote através do imutável juramento de Deus.
Os sacerdotes levíticos eram fracos porque pecavam assim como os homens pelos quais eles faziam intercessão. Jesus, contudo, é santo, imaculado e separado dos pecadores. Ele não tem que fazer oferenda por si mesmo, como os sacerdotes levíticos tinham que fazer. De muitas maneiras, Jesus é verdadeiramente o sumo sacerdote superior!
Ele nos lembra de que o próprio Jesus não era estranho ao sofrimento como filho de Deus:
    1.   Ele era maior que os profetas e os anjos;
    2.   Ele entrou na humanidade para sofrer em nosso lugar;
    3.   Através de sua perseverança, ele se tornou nosso Sumo Sacerdote.
DUAS QUALIFICAÇÕES SE FAZ NECESSÁRIAS A UM SUMO SACERDOTE:
    1.   Compassivo, manso e paciente Lv.4;
    2.   Designado por Deus Hb.5.4-8
a)   Somente Cristo é chamado de Filho de Deus Hb.5.5;
b)   Somente Cristo recebeu o Sacerdócio Eterno Hb. 5b;
c)    Somente Cristo ofereceu a Deus no Getsêmane a Deus “orações e suplicas ao que o podia livrar da morte” Hb.5.7-8.  “Jesus nosso Sumo Sacerdote, em tudo foi superior e mais e haver sido enviado do céu para essa missão. “Sendo ele cem por cento homem e cem por cento Deus, reunia em si todas as qualidades de um Sumo Sacerdote”.
Conclusão: Entretanto a diferenças principais que distingue o Sacerdócio de Jesus do Sacerdócio de Aarão.
1.   Embora Jesus fosse tentado em tudo, como nós somos. Ele pecou;
2.   Como um Sacerdote sem pecado, Jesus não tinha de oferecer Sacrifícios por si mesmos como Aarão fazia;
3.   Jesus não pertencia ao Sacerdócio Levítico, dos descendentes de Levi, mas é filho de Deus, e Sacerdote para sempre “segundo a ordem de Melquesedeque”;
4.   Jesus foi Perfeito e tornou-se, para aqueles que nele creem a fonte da eterna salvação.

Fonte de pesquisa:
BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL
A ESSENCIA DO NOVO TESTAMENTO
COMENTARIO JUDAICO DO NOVO TESTAMENTO
PB. RINALDO SANTANA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.