sábado, 16 de outubro de 2010

A ORAÇÃO SÁBIA ( Lição de Nº 3)


INTRODUÇÃO: Nesta lição iremos estudar a respeito de Salomão, o edificador do templo, suas orações, e, em especial, a sábia oração de dedicação do templo ao Senhor. Traz-nos lições para aplicação em nossas vidas, a fim de vivermos sabiamente na presença de Deus. Sabendo como podemos nos comunicar com o Criador de maneira sabia
O PERFIL DE SALOMÃO: Salomão, cujo nome em hebraico é Lugar do Senhor, foi o terceiro rei de Israel; décimo filho de Davi o segundo que este teve com Bate-Seba. O nascimento de Salomão havia sido profetizado por Natã II Sm. 7.12,13; I Cr. 22.8-10. Ele nasceu em Jerusalém, e denominado, pelo profeta Jedidias, de “amado do Senhor” II Sm. 5.14; 12.24,25. Quando Davi se encontrava adiantando em anos, Adonias, o filho do rei, quis reinar em seu lugar I Rs. 1.5. Natã, porém, procurou Bate-Seba, a rainha, a fim de que essa fizesse lembrar ao rei da sua promessa em relação a Salomão, enquanto futuro sucessor do trono. Através da intercessão de Bate-Sabe, Davi apressou-se em ungir Salomão, seu filho, como sucessor imediato do reino. Um dos destaques do reinado de Salomão foi a edificação do templo, desejo antigo do seu pai Davi I Rs. 5.6; II Cr. 2-4. Essa tarefa foi empreendida através de um grande número de operário, o madeiramento foi preparado antes de ser levado até ao mar, sendo posteriormente conduzido em navios até Jope, e deste porto até Jerusalém, num percurso de aproximadamente 64 km I Rs. 5.9. Para a construção desse templo foram nomeados vários oficiais, 3.300 I Rs. 5.16, com 550 chefes I Rs. 9.23, entre os quais, 250, eram nativos israelitas II Cr. 8.10. Os fenícios atuaram intensamente na construção do templo dos tempos de Salomão, através do rei Hirão, que recebia, de Israel, trigo, cevada, vinho e azeite I Cr. 2.10; Ez.. 27.17; At. 12.20. Esse templo estava direcionado para o Oriente e tinha aproximadamente 27 metros de comprimento, 9 de largura, 13,5 de altura.
1. VIVENDO A DIFERENÇA
1.   O lar de Salomão. 3 Marcas triste no lar de Salomão.
                               I.            Incesto entre Tamar e Amom 2Sm. 13. 1-17;
                           II.            O assassinato de Amom 2Sm. 13 .23-29;
                       III.            A Rebelião de Absalão (usurpação do trono de Davi) 2Sm. 15. 1-8; Salomão foi um homem de oração.
Encontramos, no Antigo Testamente, várias orações de Salomão. O registro mais antigo das orações de Salomão se encontra em I Rs. 3.5-9, o Senhor aparece a Salomão, de noite em sonhos e disse-lhe que pedisse o que quisesse. Salomão respondeu que “um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?”. Do mesmo modo, o Senhor, nos dias de hoje, nos instrui a pedir Mt. 7.7. E João diz que devemos confiar que se pedirmos alguma coisa segunda a Sua vontade Ele nos ouve I Jo. 5.14. Mas nem todos sabem pedir sabiamente, conforme pediu Salomão, antes pedem mal, para gastarem em seus deleites Tg. 4.3. A preocupação de Salomão não era com seus interesses pessoais, mas com o bem-estar do povo israelita, por isso essa oração pareceu bem aos olhos do Senhor v. 10, que lhe deu não apenas entendimento, mas também riqueza (v. 11-14). Deus é cativado por uma petição destituída de egoísmo, voltada menos para si mesmo, e mais para Deus e o próximo. Salomão, diferentemente de muitos líderes dos dias de hoje, não considerou o povo como propriedade sua, mas de Deus, assumindo o lugar de um pastor subordinado, disposto a cumprir a vontade de Deus e trabalhar em favo daquele povo v. 7,8. A oração é fundamental para quem exerce posição de liderança, tal como Samuel, o líder não pode pecar, deixando de interceder pelo povo diante do qual ministra I Sm. 12.23.
2. Salomão e o altar de Deus: Apesar de Salomão ter vivido as tristes experiências em seu lar, fez a diferença edificando-se no altar do Senhor.
3. A oração de Salomão na inauguração do Templo: Após a conclusão do templo, que durou sete anos, Salomão solicitou aos sacerdotes que colocassem a arca do Senhor no santuário que se chamava o Lugar Santíssimo I Rs. 8.6. Quando os sacerdotes se afastaram do santuário, uma nuvem encheu o lugar, em seguida, Salomão fez uma oração de dedicação do Templo ao Senhor I Rs. 8.22, sendo essa uma das mais longas registradas na Bíblia. Inicialmente, o rei pede ao Senhor que honre sua palavra que havia dado a Davi e que ouvisse sua oração (v.22-30). Em seguida faz sete pedidos:
1) quando um homem for obrigado a prestar algum juramento, então ouve do céu e age (v. 31,32);
2) quando o povo de Israel confessar o seu pecado, então ouve do céu e perdoe o seu pecado (v. 33,34);
3) quando se converterem do seu mau caminho, porque os afligiste, então ouça do céu e perdoa-lhes o pecado (v. 35,36);
4) quando o povo tiver fome, ou praga, e voltar-se para ti em oração, então retribui a cada um segundo o seu coração (v. 37-40); 5) quando um estrangeiro chegar e orar voltado para o templo, por causa do Teu grande nome; então faça tudo o que ele clamar a ti (v. 41-43);
6) quando enviares o Teu povo à guerra, e eles orarem, então ouve do céu e sustenta a causa deles (v. 44,45);
 7) quando forem levados ao cativeiro, se abandonarem o seu pecado, e orarem, então lhes perdoa o pecado (v. 46-51).

CONCLUSÃO
A oração de Salomão, por ocasião da dedicação do Templo do Senhor, é sábia porque o patriarca israelita, ao invés de tributar glória e honra a si mesmo, adora a Deus, reconhecendo que somente o Senhor é Grande. Isso é evidenciado em sua posição na oração, de mãos estendidas para o céu (v. 22), de joelhos diante do altar (v. 54). Através dessa oração Salomão ressalta a soberania de Deus, e, ao mesmo tempo, sua incapacidade e total dependência de Deus (v. 27).

Fonte de Pesquisa: 
Teologia do Antigo Testamento
O Espirito Santo nos ajuda a orar
Familia EBD 

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

10 RAZÕES PORQUE TODO CRISTÃO DEVE FREQUENTAR A EBD

1. Por causa da enorme e crescente necessidade de genuíno e sadio alimento espiritual que só pode ser obtido pelo estudo claro, metódico, continuado e progressivo da Palavra de Deus;
2. Porque a EBD é a própria igreja crescendo e desenvolvendo-se através do estudo da Palavra de Deus;

3. Porque os objetivos da EBD são os mesmo objetivos da Igreja e, se eles forem alcançados na vida dos alunos, tudo se transformará na vida da igreja local;

4. Porque a qualidade da EBD determina a qualidade e o nível espiritual da igreja local;

5. Porque é na EBD que homens, mulheres, jovens, adolescentes e crianças adquirem uma fé mais robusta e madura, e, assim, estarão prontos e mais aptos a desempenharem suas atividades na obra de Deus;

6. Porque a EBD desenvolve a espiritualidade e o caráter dos crentes;

7. Porque a EBD é um dos meios de evangelização que a igreja possui, ou seja, pode-se evangelizar na Escola e através dela. Além disso, é onde o crente aprende a amar e cooperar com a obra missionária;

8. Porque a EBD é o lugar para a descoberta, motivação e treinamento de novos talentos;

9. Porque a EBD reúne a família: pais e filhos fortalecem o relacionamento, as crianças crescem na disciplina do Senhor e os casais aperfeiçoam a vida conjugal;

10. Porque a EBD é uma fonte de avivamento espiritual para a igreja, pois, onde a Palavra de Deus é ensinada e praticada, o avivamento acontece

Autoria desconhecida

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ESCOLA DOMINICAL A MELHOR ESCOLA DO MUNDO

A Escola Bíblica Dominical tem como meta o ensino da Palavra de Deus. Conforme Marcos Tuler a Escola Biblica Dominical é a maior agencia de ensino da igreja. Ultimamente temos visto e ouvido de muito descaso nesta área por parte de algumas denominações. Preocupados com o esvaziamento da escola bíblica, muitos grupos tem conclamado congressos e simpósios para tratar do assunto, com vistas a ter-se uma sensível melhora nesta área. Sabemos que os problemas na área da Escola Bíblica Dominical são muitos e envolvem muitas questões. A freqüência à escola dominical tem caído muito nos últimos anos e de acordo com os dados estatísticos, se acha em torno de 50 a 60% de freqüentadores assíduos. A qualidade do ensino tem caído quase na mesma proporção. É preciso motivar as pessoas para que realmente sintam necessidades da busca de conhecimento da Palavra. Devemos dar prioridade ao ensino bíblico em nossas igrejas. Há igrejas evangélicas que tem substituído os assuntos inerentes a Bíblia por assuntos seculares, o que tem se tornado em instrumento de desmotivação de parte considerável dos membros, que preferem unicamente o estudo da Palavra.

10 SUGESTÕES PARA O MELHORAMENTO NA ESCOLA BIBLICA DOMINICAL

·         Querem melhorar, Isso decididamente.

·         Poder melhorar. Ter possibilidades.

·         Saber melhorar. Saber como proceder.

·         Nós mesmos melhoramos, individualmente. A escola somos nós.

1.      O Professor deve conhecer todos os seus alunos pelo nome;

2.      Lembrar o aniversário de cada aluno durante a semana e parabenizá-lo durante a aula;

3.      Envolver todos os alunos durante a aula;

4.      Visitar o aluno em falta;

5.      O professor deve colocar uma caixa de sugestão, para que os alunos depositem sugestões ou até mesmo reclamações;

6.      Sempre que for possível fazer um sorteio entre os alunos, (Exemplo, uma caneta);

7.      Fornecer variedades para manter o interesse do aluno;

8.      Criar atividade que combine com o nível de maturidade dos alunos;

9.      Incentive os seus alunos estudar a lição em casa;

10.   Domine o conteúdo da Lição.

A tarefa de um obreiro juvenil é exigente – mas também recompensadora. Em geral, a imagem pública das igrejas é freqüentemente a de uma organização voltada a reabilitar as pessoas em dificuldades – recuperação de vícios, traumas, desordem moral.
Mas a sua influência sobre a vida de jovens tem, muito provavelmente, sido ainda maior. A reputação de ser um serviço de socorro na base de um precipício é bem real, mas uma quantidade bem maior de jovens tem sido direcionada para os caminhos cristãos por meio dos obreiros da juventude. 
Cada jovem impactado pelo evangelho é um a menos na beira do precipício. Ganhar uma criança ou um jovem para Cristo significa uma vida completa e incólume a ser apresentada a Ele. O que é muito melhor do que tentar consertar, mas tarde, as peças quebradas. 
Pela EBD, passarão novos líderes, crianças e jovens hoje que serão adultos amanhã, e que serão nossos representantes na escola, na igreja, no governo e nas instituições. O que dissermos ou ensinarmos a elas, hoje, influenciará o futuro de nossa nação. 
Fonte de Pesquisa:
MANUAL DE ESCOLA DOMINICAL - Antonio Gilberto
MANUAL DO PROFESSOR DA ESCOLA DOMINICAL – Marcos Tuler
DISCURSOS DIDATICOS PARA A ESCOLA DOMINICAL – Marcos Tuler
SOCORRO! MEUS ALUNOS SUMIRAM! – Ray Johnston


 

 

terça-feira, 5 de outubro de 2010

A ORAÇÃO NO ANTIGO TESTAMENTO


A ORAÇÃO NO PENTATEUCO
A terminologia da oração é rica e variada na Bíblia Sagrada. O termo geral hebraico é tripilla, de uma forma do verbo palal; o termo grego é proseuche, onde o passivo médio é proseuchomai. A idéia básica da palavra é intercessão, e da palavra grega é o voto, mas essa etimologia não é mais o determinante de seu significado. As duas palavras podem ser usadas de forma abrangente para qualquer tipo de solicitação, intercessão ou ações de graças.
Não havia a exigência de uma postura para o exercício da oração e, na maioria das vezes, as orações eram feitas em pé, por exemplo, I Sm. 1.26; a grande oração da sinagoga hebraica deveria ser chamada de “oração em pé” (Amidah). Entretanto, em certas ocasiões as pessoas oravam ajoelhadas IRs. 8.54 ou prostradas IRs.18.42, com as mãos estendidas 1Rs. 8.22,54 ou levantadas Sl. 63.4, ITm. 2.8. Essas orações eram feitas de frente para o templo porque era o lugar onde Deus havia dito que estaria o seu nome I Rs. 8.29,30. Após a destruição do templo, as vezes as orações eram feitas em direção a Jerusalém Dn 6.10
A Oração - A oração é uma comunicação multifacetada entre os crentes e o Senhor. Alem de palavras como "oração" e "orar", essa atividade é descrita como invocar a Deus Sl 17.6. Invocar o nome do Senhor Gn 4.26, clamar ao Senhor Sl 3.4, levantar nossa alma ao Senhor Sl 25.1, buscar ao Senhor Is 55.6, aproximar-se do trono da graça com confiança Hb 4.16 e chegar perto de Deus Hb 10.22.

COMO ORAR
 Orar não faz parte da vida do homem natural. Quando não oramos quem fica prejudicada é a Vida de Deus em nós, que fica sem alimento. Essa vida nasce em nós, quando recebemos o novo nascimento, quando nascemos da água e do Espírito Jo 3:5, 6.
Como essa vida é nova para nós, que agora andamos em novidade de vida Rm 6:4, também precisamos aprender a alimentá-la. Como nascemos da água e do Espírito, o próprio Espírito intercede por nós, porque não sabemos orar como convém Rm 8:26. Andemos no Espírito Gl 5:16 e alimentemos a Vida de Deus que está em nós.
Os discípulos de Jesus pediram para Ele ensiná-los a orar, porque eles também não sabiam:

Orar não pode ser visto como ato de penitência para meramente subjugar a carne. Em nenhum momento a Bíblia traz esta ênfase. Oração não é castigo (assim como a leitura das Escrituras), idéia que alguns pais equivocadamente passam para os filhos, quando os ordena a orar como disciplina por alguma desobediência. Eles acabam criando uma verdadeira repulsa à vida de oração, desconhecendo o verdadeiro valor que ela representa para as suas vidas, por terem aprendido pela prática a reconhecê-la apenas como meio de castigo pessoal. Ao contrário, se aprenderem que orar é ato que eleva o espírito e brota de maneira espontânea do coração consciente de sua indispensabilidade, como ensina a Bíblia, saberão cultivar a oração como exercício de profunda amizade com Deus que resulta em crescimento espiritual Cl 1:9 " Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual;". De igual modo, o mesmo acontecerá conosco. .  
 De todas as personalidades do Antigo Testamento que se ocuparam em oração ao Senhor, podemos fazer notório a Moisés.
O Salmo 90, a oração de Moisés nos deixa bem claro o contraste entre a imortalidade divina e a fragilidade humana
 Davi esclarecido pelo Espírito Santo orou dizendo: “Faze-me conhecer, Senhor, o meu fim e a medida dos meus dias, qual é, para que eu sinta quanto sou frágil.”
 Deus faz o homem tornar ao pó, enquanto chama à existência uma outra geração. Enquanto inúmeras gerações passam, Deus é de eternidade a eternidade Deus.
 A vida humana é breve, semelhante a um sono, ou a breve período de correntes de águas depois de um temporal. É semelhante a erva que cresce de madrugada, porém, cortada ao entardecer.
 Quando o povo de Deus, caminhando pelo deserto, se dirigia para o Monte Sinai, repentinamente os guerreiros amalequitas saíram do deserto e atacaram a retaguarda da enorme caravana do povo de Deus.  Os hebreus tinham poucas armas e nenhuma experiência de guerra.  Moisés, depois de um breve planejamento, subiu ao cume de um morro vizinho e levantou seus braços em oração, enquanto Josué e suas tropas saiam para enfrentar o inimigo. Rapidamente os amalequitas retrocederam em retirada.  Mas pelo cansaço, Moisés abaixou os braços.   Imediatamente, foram os hebreus que saíram em retirada.
 Arão e Hur haviam acompanhado a Moisés ao monte para orar.  Quando notaram a diferença que fazia a oração de Moisés, aproximaram-se dele e sustentaram ao alto seus braços para que pudesse seguir orando.  A oração fez uma grande diferença!
 H. M. S. Richards comentou: “A oração é a crença cristã de que mais se fala, mas a que menos se pratica”.
Moisés era um lide acostumado a orar, é importante quando um líder está em constante oração, oxalá que todos os lideres espirituais estivessem a oração como prioridade em sua vida.
É imperativo que nós aprendamos a orar eficazmente por nossos líderes - nas igrejas, organizações e nos movimentos de oração.

A ORAÇÃO E OS PROFETAS
A oração na vida dos profetas era de grande importância. Os profetas recebiam da oração luz e força para exortar o povo à fé e à conversão do coração. Entravam numa grande intimidade com Deus e intercedia pelos irmãos, aos quais anunciavam tudo o que viram e ouviram da parte do Senhor. Elias é o pai dos profetas, isto é, dos que procuram o Rosto de Deus. No Monte Carmelo, obtém o regresso do povo à fé, graças à intervenção de Deus, a quem suplica: «Responde-me Senhor, responde-me!» 1 Re 18,37.
 A oração do Profeta Elias
“Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e meteu o seu rosto
entre os seus joelhos. E disse ao seu moço: Sobe agora e olha para a banda do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então, disse ele: Torna lá sete vezes. E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva te não apanhe. E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro e foi para Jezreel”. 1Rs 18.42b-45
A Oração do profeta Habacuque
Ouvi Senhor, a tua palavra, e temi; aviva ó Senhor, a tua obra, no meio dos anos, no meio dos anos a notifica. Na ira lembra-te da misericórdia. Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas: Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.
VEJAMOS TRÊS PONTOS IMPORTANTES NA ORAÇÃO DE HABACUQUE:
1- O profeta orou ao Senhor, apresentando o seu temor, ao seu Deus. A Palavra nos exorta, a temermos ao nosso Deus, pois, o temor à Deus é o princípio da sabedoria;
2- Ele intercede pelo povo, por seus pecados, por suas ofensas ao Todo-poderoso. Judá estava prestes a conhecer a ira de Deus. Mui grande era a sua apostasia...
3- Habacuque, ora à Deus com sinceridade e humildade e diz: "Eu não ti sirvo com visão em víveres, fazendas, ou qualquer riqueza; ainda que não haja flores, anunciando os frutos futuros; nem possamos usufruir dos frutos presentes; ainda que o que espero... não aconteça, não chegue; mesmo que as Tuas promessas,Senhor, sejam para minha posteridade, tal qual, fizeste com Moisés; ou ainda, que os campos não produzam nenhum mantimento; e não haja carne de ovelhas ou de vacas... Mesmo assim, Te exaltarei, pois, és o Deus da minha salvação.
Que possamos ser e exercer uma fé, tal qual o profeta. Aprendamos a ser fiés no pouco, para que o Senhor nos honre com o muito.
A oração do profeta Eliseu No reinado de Israel 2 Rs 6.8-23. Sua dificuldade era que a cada passo, o rei de Israel, avisado por Eliseu, se antecipava e impedia o ataque.
O rei sírio, então, promove um cerco à cidade de Dotã, tentando prender o profeta. Quando o discípulo de Eliseu se levantou e saiu da casa, viu o cerco formado por fortes tropas, cavalos e carros. Ao responder a exclamação estupefata do moço, o profeta “... respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles" 2Rs 6.16. O relato nos edifica com algumas lição. Ambos estavam  vivendo um momento de crises V. 4 ss O alvo do cerco era Eliseu, que recebia do Senhor a revelação que salvara Israel do ataque do inimigo. Este cerco pode representar o “... pecado que tenazmente nos assedia..." Hb 12.1; o diabo, que como um leão “... ruge procurando alguém para devorar" 1Pe 5.8; os mais diversos problemas que nos afligem, assim, como também, as dificuldades no desempenho dos dons e ministérios e no realizar a obra que nos empenhamos.

Fonte de Pesquisa:
TEOLOGIA DO ANTIGO TESTAMENTO
Eugene H. Merrill
INTIMIDADE COM DEUS NO TEMOR DO SENHOR
De Joy Dawson
A DIVINA REVELAÇÃO DA ORAÇÃO
De Mary K. Baxter & George G. Bloomer
Dicionario Biblico Wycliffe
Charles F. Pfeiffen

 Rinaldo Santana