sábado, 21 de abril de 2018

ÉTICA CRISTÃ E ABORTO



Introdução - O termo “aborto”: “a ação de expulsar do útero o produto da concepção” (Dicionário).
Neste estudo: ação premeditada. Aborto? Por que falar desta questão na igreja? O Dr. William Lane Craig responde: O sangue de milhões de crianças inocentes clama a Deus, e os cristãos, de todos os povos, não podem se atrever a tapar os ouvidos, tornando-se insensíveis em relação ao clamor deles”. Embora seja verdade que a iniquidade irá se multiplicar no mundo e o amor de muitos esfriará Mt 24.12, não podemos ter um olhar contemplativo e indiferente em relação à crescente iniquidade e ao arrefecimento do amor, especialmente quando milhões de vidas inocentes são descartadas anualmente em todo mundo. Vidas de nossas crianças!
A Bíblia ordena: “Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados” Pv 31.8. As crianças que são abortadas todos os anos, e aquelas que estão no “corredor da morte” em clínicas abortistas mundo afora, não podem se defender; elas precisam da nossa voz. Sim, a igreja precisa se envolver, e a Escola Dominical deve cumprir sua missão de agência educadora no reino de Deus!
·         Cerca de 2000 a.C – China – uso do mercúrio para induzir o aborto
·         1800 a.C. – Código de Hamurabi – proibição do aborto.
·         1550 a.C. – papiro Ebers, do Egito – orientações para induzir o aborto
·         Juramento de Hipócrates – “não ajudarei a uma mulher a buscar o aborto”.
Roma – técnicas de aborto. - Na antiga Roma o infanticídio era moral e legalmente aceito e o aborto era praticado. Era contudo, punível quando feito sem o consentimento do pai. A atitude permissiva de Roma mudou, quando a população começou a declinar, no segundo século depois de Cristo. Foi ainda em Roma que o aborto passou a ser considerado crime. Durante o governo de Sétimo Severo e de seu filho Caracola no século II a. C. foi que o aborto passou a ser causa de castigo.
·         Ética judaico-cristã – aborto = crime.
I. QUANDO INICIA A VIDA HUMANA?
·         muitas respostas: na concepção; na implantação do embrião na parede uterina; movimentação do bebê; nascimento.
·         Suprema Corte Americana (1973): bebês não nascidos não são legalmente pessoas a serem protegidas pela Constituição.
·         Jó 10.9-12; Sl 139.13-16; Sl 51.5; Lc 1.41
II. O PRINCÍPIO GERAL - Sendo a vida um dom de Deus e tendo ela dignidade que vem do próprio Deus, independente do estado em que esta vida se apresente ou do que ela pode oferecer à sociedade, a prática do aborto premeditado se constitui em uma ação basicamente contrária à vontade de Deus, constituindo-se em pecado contra o 5O mandamento: “Não matarás”.
Gostaria de te apresentar um conteúdo que pode lhe ajudar a melhorar suas aulas na Escola Bíblica Dominical. O curso produzido pela Universidade da Bíblia chama-se Formação de Professores para Escola Bíblica Dominical e tem matérias sobre a psicologia da educação cristã, didática, métodos de ensino. 



quarta-feira, 18 de abril de 2018

DEUS NOS CONHECE ANTES MESMO DE SERMOS FORMADOS


Deus é grandioso, incompreensivelmente grande, em cada atributo. O salmista diz que Seu entendimento é infinito. Sl. 147:5.
a)    Ele conta e dá nome as estrelas Sl. 147.5a;
b)    Ele tem poder absoluto sobre os céus Sl. 147.5b. “Davi menciona tal poder como um testemunho que demonstra a grandeza de nosso Senhor”.
O conhecimento de Deus é chamado de onisciência, que significa que Seu saber é universal, abrangendo todas as coisas, todas as pessoas, e todos os acontecimentos. A diferença aqui entre Deus e o homem é notável. O homem conhece pouco, pois seu entendimento se obscureceu com o pecado.
At.15,8:9 – “Deus, que conhece os corações, demonstrou que os aceitoudando-lhes o Espírito Santo, como antes nos tinha concedido. Ele não fez distinção alguma entre nós e eles, visto que purificou os seus corações pela fé”.
Deus conhece o nosso coração e sempre nos purifica de todo o mal e pecado. Ele nos aceita como somos e nos transforma de acordo com a sua vontade e tempo, não coloca diferença entre uns aos outros, pois, nos ama, nos protege e nos perdoa de modo igual através da fé.
Deus nos molda e nos guia dia após dia através do Espírito Santo que habita em nós e que nos foi concedido a cada um no seu devido tempo e momento.
Sl.139,23 – Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coraçãoprova-me, e conhece os meus pensamentos.
·       O Salmista reconhece o conhecimento de Deus: ele deseja que Deus o coloque à prova e aponte qualquer coisa que ofenda Deus.
Deus conhece o seu coração melhor do que você e sonda-o constantemente, porém, também conhece todos os seus pensamentos e coloca-os em prova quando preciso para te abençoar sem medida.
Saiba que Deus realmente te entende indiferente das situações/circunstâncias que se encontre, os seus sentimentos e pensamentos mais ocultos.
Jr.1.5 – “Antes que te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísse da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta”.
·       O chamado original Jr. 1.4,5 : Jeremias é escolhido por Deus antes de seu nascimento.

PB. RINALDO SANTANA



DEUS É QUEM CONCEDE VIDA AO SER HUMANO



Gn. 2.7 “E formou o Senhor Deus do pó da terra e soprou em seus narizes o folego de vida; e o homem foi feito alma vivente”.
“Na sua mão está a alma de tudo quanto vive, e o espirito de toda carne humana” Jó.12.10
A biologia mostra que, com a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, começa a existir um novo ser vivo.
A ciência garante hoje que a vida começa com a fusão do espermatozoide e o óvulo, chamada de “fecundação” (do latim “fecundare”, fertilizar).
Este pequeno ser vivo já pertence à espécie humana. Não é simplesmente uma célula que contém toda a informação genética que o identificará sempre e o programa de vida de que precisa para se desenvolver até a etapa adulta; é muito mais: é um corpo em desenvolvimento. O zigoto é um vivente da espécie dos seus progenitores, com toda a dignidade que corresponde a cada uma das pessoas.
O zigoto é pessoa porque é um corpo humano. E a dimensão corporal é um elemento constitutivo da pessoa humana. Ou seja, um ser humano não somente tem um corpo, mas é o titular do seu corpo. Cada um se identifica com a estrutura biológica e ao mesmo tempo o corpo é sinal da presença da pessoa. Cada vida humana é a vida de um sujeito ao longo da trajetória temporal de crescer, amadurecer, envelhecer e morrer.
Para a Igreja, vida é o encontro de um óvulo e um espermatozoide e, portanto, não há qualquer diferença entre um zigoto de 3 dias, um feto de 9 meses e um homem de 90 anos.
O Salmista nos dá a entender que: “O embrião e o feto são um ser humano”, no Salmos 139. 15 – “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia”.


PB. RINALDO SANTANA

segunda-feira, 16 de abril de 2018

JERUSALEM CELESTIAL A CIDADE PERFEITA



Introdução: A Bíblia fala de uma cidade perfeita, a Jerusalém Celestial. Imagine uma linda cidade. Com tudo o que um bom município precisa para funcionar bem. Ruas bonitas, iluminadas, água de qualidade, educação, saúde, segurança pública, abundância de alimentos, etc.
De todas as cidades que já tenhamos visto nada se compara à bela cidade descrita na Palavra de Deus, onde os salvos irão morar.
·         Quando João tentou descrever a glória da cidade, a única coisa que pôde fazer foi falar em termos de pedras preciosas, como quando tentou descrever a presença de Deus no trono Ap 4:3;
·         A glória de Deus habitava no santo dos santos no Tabernáculo e no Templo. Agora, a glória de Deus habita nos crentes. Mas a igreja glorificada, a noiva do Cordeiro, terá sobre si a plenitude do esplendor de Deus. A shekiná de Deus vai brilhar sobre ela eternamente;
·         Assim como a lua reflete a luz do sol, a igreja vai refletir a glória do Senhor.
 Essa glória é indescritível 21:11, como indescritível é Deus Ap 4:3. A igreja é bela por fora. Ela é como a noiva adornada para o seu esposo. Não tem rugas. Suas vestes estão alvas.
 Exemplo: O tabernáculo: coberto de ouro puro!
·         Toda cidade tem sua feira livre, onde se vende frutas verduras e todos os tipos de alimentos, e demais mercadorias para suprir as necessidades dos habitantes, mas a cidade celestial ela é abastecida por “O rio da vida e a arvore da vida, que produz doze frutos, mensalmente” fica no meio da praça, para todos e também gratuita.
·         Você gostaria de morar em uma cidade perfeita? A resposta eu sei. “Claro que é sim”. Para ir morar nesta cidade é necessário:
1.    Aceitar Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador e Senhor da sua vida;
2.    Viver na presença de Deus em constante oração e aprendendo da sua palavra;
3.    Buscar uma vida de Santidade, livrando-se de seus pecados e cada dia pela conversão;
4.    Pedindo perdão e perdoando as pessoas que te ofendem, pois lá não há lugar para magoa;
5.    Se prepare a cada momento para a volta do Senhor Jesus, ou ao seu encontro com ele.
Conclusão: Sua naturalidade terrena é a cidade que nasceu, mas sua naturalidade espiritual é esta Cidade Celestial. “Mas a nossa pátria está nos céus, donde aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo”, Fp. 3.20; “Mas a Jerusalém que é de cima é livre, a qual é mãe de todos nós” Gl. 4.26.  

PB. RINALDO SANTANA

domingo, 15 de abril de 2018

ÉTICA CRISTÃ E OS DIREITOS HUMANOS


INTRODUÇÃO Uma das características centrais do cristianismo bíblico é a dignidade atribuída ao ser humano. A demonstração máxima da dedicação divina à humanidade é o fato de Deus ter-se feito homem (Jo. 1.1,14). Por isso, na lição de hoje, dando continuidade aos estudos sobre ética cristã, nos voltaremos para a importância dos cristãos defenderem os direitos humanos, não apenas por meio de palavras, também em atitudes. A princípio, iremos destacar o princípio dos direitos humanos, em seguida, nos voltaremos para o papel desses na Bíblia, e por fim, ressaltar a atuação da igreja na defesa dos direitos humanos
1. A ORIGEM DOS DIREITOS HUMANOS
Os Direitos Humanos remetem à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, promulgada pela primeira vez em 1789, na França. Ela é resultante do Iluminismo, que pretendia, por meio da razão, defender os direitos inalienáveis da pessoa humana. Um documento exponencial que reflete essa defesa é a Declaração de Independência dos Estados Unidos. Ela assume que “todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre esses estão: a vida, a liberdade e a busca pela felicidade”. A Declaração do Homem e do Cidadão tornou-se um documento histórico, e um divisor de águas, passando a ter alcance universal. Em dezembro de 1948, após a Segunda Guerra Mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou uma Declaração Universal dos Direitos Humanos, reconhecendo os direitos fundamentais e universais do ser humano. Mais especificamente no Brasil, após o processo de democratização, principalmente depois das torturas do período da Ditatura Militar, fez-se necessário que se pautasse a luta pelos direitos humanos. Os Direitos Humanos devem ser preservados indistintamente, a pessoa humana deve ter seus direitos garantidos, e o direito de defesa deve ser mantido até as últimas instâncias, resguardando a presunção da inocência. Não podemos deixar de destacar que alguns servos de Deus foram injustamente incriminados, alguns deles condenados entre os pecadores, como aconteceu com Jesus (Lc. 22.37), e o próprio Apóstolo Paulo, mesmo sendo cidadão romano (At. 16.19-23).
2. OS DIREITOS HUMANOS NAS ESCRITURAS
As Escrituras são criteriosas na preservação dos direitos humanos, desde os tempos da Antiga Aliança. A preservação da vida humana e a manutenção dos seus direitos fundamentais estão elencados no Pentateuco (Ex. 22; Dt. 6). Ninguém deveria ser julgado injustamente, as testemunhas deveriam ser fieis, os juízes deveriam agir com retidão, e não poderiam atribuir valoração demasiada, além do que fora estabelecido para a pena. A justiça desigual era comum nos tempos dos profetas, por esse motivo Isaias chama a atenção dos juízes: “ai dos juízes injustos e dos que decretam leis injustas, que não deixam haver justiça para os pobres, para as viúvas e para os órfãos” (Is. 10.1). Os evangélicos precisam se dedicar um pouco mais a leitura dos profetas, e reconhecerem que há espaço para a denúncia da injustiça. Devemos defender principalmente os direitos dos pobres, para que esses possam defenderem-se das acusações que lhes são atribuídas. Em um país com desigualdade social gritante, os ricos corruptos podem pagar advogados, e alguns deles são soltos imediatamente após a prisão, a maioria deles sequer é presa. Enquanto isso, os mais pobres “apodrecem” em prisões que a ninguém reforma, não passam de depósitos de pessoas, “fábricas” de delinquentes. A esse respeito, devemos lembrar que Paulo foi acoitado e punido injustamente, sendo criminalizado tão somente porque pregava o evangelho de Jesus Cristo. Dependendo dos padrões sociais de justiça, qualquer pessoa que defenda um pensamento diferenciado da maioria poderá ser criminalizada. Por isso, precisamos ter cuidado para resguardar sempre o direito pleno à defesa. Paulo defendeu seu direito de defesa, ao ser acoitado sem ser ouvido, como era de praxe a um cidadão romano (At. 22.25-29). Não há respaldo bíblico para o jargão que circula na sociedade, inclusive entre alguns cristãos que “bandido bom é bandido morto”. Qualquer pessoa deve ter seu direito de defesa preservado, e após ser julgada deverá responder justamente pelos seus delitos.
3. A IGREJA E OS DIREITOS HUMANOS
O papel da Igreja, na defesa dos direitos humanos, é o de reconhecer que o ser humano, independentemente da sua condição socioeconômica, é valioso aos olhos de Deus. Tiago denunciou o favoritismo dentro e fora da igreja (Tg. 2.1), sobretudo em relação àqueles que nada têm. Os direitos humanos exigem um posicionamento equilibrado da igreja, a defesa que tanto o rico quanto o pobre tenham tratamento igualitário. Isso tem a ver também com os direitos trabalhistas, reformas têm sido aprovadas a fim de garantir a concentração cada vez maior de riqueza, e a condição servil de muitos trabalhadores, em alguns casos eles sequer têm a garantia dos seus salários, atitude já denunciada por Tiago (Tg. 5.4-6). A preocupação com aqueles que estão encarcerados também deve estar na pauta da Igreja, precisamos visitar aqueles que se encontram nessa condição, e conduzi-los ao evangelho de Jesus Cristo (Hb. 13.3). Não importa o que essa pessoa tenha feito no passado, existe sempre a possibilidade de arrependimento, e de dedicação da vida ao Senhor Jesus. Há vários obreiros nas igrejas cristãs que outrora estavam entregues à criminalidade, mas foram resgatados das trevas pela graça maravilhosa de Jesus. É preciso também considerar que algumas dessas pessoas, mesmo sendo responsáveis pelos seus atos, também foram influenciadas por um sistema injusto, que as mantem abaixo da linha da pobreza, e não lhes dá igualdade de oportunidades. Não eximimos as pessoas da responsabilidade, mas também não podemos deixar de ter uma visão mais ampla, e considerar que as condições sociais também determinam as atitudes dos seres humanos, sobretudo quando há baixo investimento social em educação, e poucas oportunidades de trabalho.
CONCLUSÃO: Não podemos ter a ilusão de que teremos um estado cristão (II Cr. 7.14), Israel foi a única nação teocrática, no contexto das Escrituras, e essa voltará a assumir esse papel no futuro, quando Jesus vier para reinar. A nação de Deus nos dias atuais é a Igreja (I Pe. 2.9), e essa deve influenciar positivamente a sociedade, buscando garantir os direitos humanos. Como enfatizamos anteriormente, a plenitude da justiça acontecerá somente no plano escatológico, por enquanto devemos nos posicionar sempre para que o Estado esteja a serviço de todos, principalmente daqueles que mais precisam.

BIBLIOGRAFIA
KAISER JR, W. C. O cristão e as questões éticas da atualidade. São Paulo: Vida Nova, 2015.
PLATT, D. Contracultura. São Paulo: Vida Nova, 2016.

sábado, 14 de abril de 2018

SOCIEDADE BÍBLICA REALIZA VIAGEM COM "BARCO DA BÍBLIA" PARA ALCANÇAR 3 MIL PESSOAS NA AMAZÔNIA


Um a das iniciativas mais significativas da Sociedade Bíblia do Brasil pretende alcançar cerca de 3 mil pessoas que vivem na região da Amazônia, através da Palavra de Deus. Para isso, a entidade colocou em prática o projeto  “Luz na Amazônia II”, onde é utilizado um barco que vai navegar por nove municípios dos estados do Pará e Amapá.No “Barco da Bíblia”, como também é chamado o projeto, há apresentações culturais, como o “Museu da Bíblia”, onde os ribeirinhos e moradoras das regiões próximas de onde o barco fica ancorado, podem conhecer maiores detalhes sobre o livro que é considerado um best-seller por excelência no mundo inteiro.
A viagem começou no dia 02 de abril e vai até 03 de junto. No barco, além da Bíblia, são ofertadas outras literaturas que envolvem o tema bíblico. A intenção é disponibilizar ao público uma compreensão maior sobre o surgimento da fé cristã. O horário de abertura do “Barco da Bíblia” é de 08 às 20h.
Confira abaixo a programação da viagem com os locais onde barco será ancorado:
Abril

03: Curralinho (PA)
07: Portel (PA)
14: Porto de Moz (PA)
18: Vitória do Jari (AP)
21: Laranjal do Jari (AP)
28: Macapá (AP)
Maio
21: Anajás (PA)
25: Breves (PA)
30: São Sebastião de Boa Vista (PA)
Junho
03: Belém (PA)
A oportunidade dos moradores entrarem em contato com o “Barco da Bíblia” também possibilita a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) conhecer melhor o perfil do público nessas regiões, suas dúvidas e necessidades, permitindo a entidade traçar novas estratégias para atingir um público ainda maior, bem como adequar o tipo de material que poderá ser mais adequado às necessidades da população.
Além de distribuir exemplares da Bíblia, o projeto “Luz na Amazônia II” também realiza ações sociais, como a oferta de consultas na área de saúde e outras orientações ao público. Em 2014 o projeto visitou oito cidades e distribuiu 15 mil obras da Palavra de Deus.


segunda-feira, 9 de abril de 2018

RELATIVISMO É PECADO


 Introdução: Relativismo é uma corrente de pensamento que questiona as verdades universais do homem, tornando o conhecimento subjetivo.
O ato de relativizar é levar em consideração questões cognitivas, morais e culturais sobre o que se considera verdade. Ou seja, o meio que se vive é determinante para construir essas concepções.
A relativização é a desconstrução das verdades pré-determinadas, buscando o ponto de vista do outro. Aquele que relativiza suas opiniões é aquele que acredita que existem outros tipos de verdade, de perspectivas para as mesmas coisas, e que não há necessariamente certo ou errado.
“Porquanto escrito está: sede Santo porque eu sou Santo”IPd.1.16, mesmo vivendo em uma sociedade perversa, temos que ser puro e viver como sal e luz Mt. 5.13,14.
A palavra de Deus nos orienta a vivenciarmos os valores éticos do Reino. O Salmista no Salmo primeiro nos alerta: Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu  prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite.
Rejeitemos a relativização dos valores éticos morais, culturais e sociais, para vivermos de acordo com a palavra de Deus, para não sermos enganados pelas muitas filosofias mundanas, precisamos conhecer a palavra de Deus. Conhecer envolve: Meditar. Ler, Estudar e Viver a Palavra. Precisamos vigiar , pois o diabo quer nos destruir sedes sóbrios vigiai porque o diabo vosso adversário anda em derredor bramando como um leão buscando a quem possa tragar IPd.5.8.
Como todo pecado traz consequências o relativismo tem também as suas consequências: a falta de valores éticos morais são muitas  e todas maléficas. Vejamos algumas:
1.   A falta de Santidade: A santidade continua e continuará sendo indipensavel ao crente Hb. 12.14;
2.   Desestruturação familiar: A família vem divergindo muito dos padrões divinos e Biblicos. Se ela vai mal a sociedade também decai. O divorcio, o adultério, a traição vem destruindo muitos lares.
a)   Não podemos deixar de confrontar os nosos filhos com a verdade, lembra do Sacerdote Eli. ISm.3.13. Pv. 22.6
3.   Uma Sociedade centrada no homem: Is. 14.12-15, A sociedade moderna tem como base a ideia que “o homem é a medida de todas as coisas”. Ele é o centro por esta razão, age e pensa como Satanas. Sabemos que o homem foi criado por Deus logo, ele não é maior do que o criador.
Conclusão: A inversão de valores, tem destruído muitas famílias que não teem buscado na palavra de Deus fundamentos sólidos para viverem uma vida de acordo e conforme a vontade de Deus. A palavra de Deus tem os valores absolutos que servem de referencias para a humanidade.

PB RINALDO SANTANA



segunda-feira, 2 de abril de 2018

QUATRO CHAMADAS DO SENHOR JESUS CRISTO


Introdução: Jesus ao iniciar seu ministério, começou a chamar pessoas, começando pelos doze apóstolos, esses chamados para missões especificas, para serem cooperadores no seu ministério. “Porem as quatro chamadas” a que nos referimos aqui são destaques na vida de cada pessoa. Chamadas especificas para: a Salvação, para aprender, para seguir e para permanecer em Jesus eternamente.
1."Vinde a Mim". - Mat. 11:28. Eu sou o Redentor.
a)   Jesus convida os cansados e oprimidos a descansar nele
2. "Aprendei de Mim". - Mat. 11:29. Eu sou o Ensinador.
a)   Jesus convida a todos aprender com
b)   Aprender a ser manso e humilde de coração
3. "Vinde após Mim". - Mat. 4:19. Eu sou o Mestre.
a)   Jesus faz dos pescadores de peixe pescadores de almas
4. “Permanecei em Mim". – Jo. 15:4. Eu sou a Vida.
a)   Devemos permanecer nele
Conclusão: os convites de Jesus Cristo, são convites gloriosos, não se deve rejeitar os seus convites.

PB. RINALDO SANTANA