sexta-feira, 10 de agosto de 2018

NÃO DEVEMOS FALTAR COM RESPEITO A UM IRMÃO

Introdução. Desrespeito significa a ausência de respeito desconsideração. Quando temos uma opinião muito forte sobre algum assunto, precisamos ter muito cuidado para não cair na porfia. Podemos ser insistentes, mas não podemos cair no desrespeito Pv.11.12. É muito importante ter cuidado com as palavras, para não provocar uma briga. Controlar o que dizemos nem sempre é fácil Tg.3.2. Se cairmos no pecado da porfia, devemos pedir perdão a Deus e à pessoa com quem brigamos. Deus sempre perdoa quem se arrepende. A porfia gera divisão, mas a igreja de Deus deve ser unida, evitando porfias. Em Rm.14.13-17, Paulo falou de coisas que não eram erradas em si, mas disse que é divisor e falta de amor insistir em exercer liberdades se elas farão um irmão tropeçar. Determinação egoísta em fazer o que queremos do modo que queremos, sem respeito para com as dúvidas honestas de nossos irmãos, reflete uma arrogância sem amor que inevitavelmente cria discórdia. O apostolo ensina que devemos buscar amorosamente entender nossos irmãos mais fracos e manter a paz com eles. “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras” Hb. 10,24 trata – se de, corrigir e repreender uns aos outros em humildade, com toda sinceridade avaliar, suas necessidades, suas fraquezas e tentações “Examinai tudo. Retende o bem” 1Ts.5.21, Devemos valorizar a pregação, devemos examinar as Escrituras, para provar se o que dizem é verdade ou não. 1Jo.4.1 provai se os espíritos são de Deus consideremos os seguintes pontos:
      I.           Cumpre-nos atender a essa ordem mediante o dom espiritual do discernimento de espíritos·, a maneira principal de detectar os espíritos: a igreja deveria orar, pedindo esse dom tão necessário.
    II.           Também podemos apelar para o raciocínio inteligente, inspirado pela maturidade espiritual.
  III.           O exame das doutrinas dos homens também é excelente método. A doutrina deles exalta à pessoa de Jesus Cristo ou se assemelha à doutrina dos gnósticos, que somente o degradava? No último caso, dificilmente as declarações proféticas de tais indivíduos podem proceder do Espírito de Deus, cuja finalidade é a de exaltar a Cristo. “ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar Jo.16:14. O Espirito glorificou a Cristo ao guiar seus seguidores à verdade como ela está em Jesus Ef. 4.21 Cristo é a substancia, o Mestre e o ambiente do ensino.
 IV.           Pelos seus frutos haveremos de conhecê-los. Mt.7.20. A religião tem o propósito de aproximar os homens entre si, não de separá-los. Deve uni-los em uma grande família, e não separá-los em grupos hostis. O ensino que sustenta o monopólio da graça ou a verdade por parte de uma Igreja ou uma seita, é um ensino falso, porque Cristo não deveu dividir, a não ser a unir aos homens. “Antes sede uns para com os outros benignos misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo Ef.4.32”.
Conclusão: A questão de obedecer é para todos, principalmente para quem já recebeu a Jesus como Senhor de sua vida e quem é membro de Igreja. Em Tg 2: 20 fala que a fé sem obras é morta, é inoperante, ineficaz e sem valor. Tem pessoas que afirmam que crêem, mas não tem testemunho de vida, são murmuradores, reclamões, você bem que tenta, mas não vê nada na vida delas.


PB. RINALDO SANTANA

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

COMO VENCER O INIMIGO 1Jo.2.14

I
Introdução: Para vencermos o maligno devemos ter conhecimento dele ou estar ciente de suas artimanhas. Para vencer o inimigo precisamos saber qual é a sua forma de atacar e as armas usadas. Mas, por que motivo? Para que possamos, pronta e eficazmente, defender-nos contra as suas investidas. Devemos também estar munidos Ef. 6.10.
1) Quem é o maligno ? Satanás, o adversário da nossa alma, acusador, diabo, Lucifer.
2) O que devemos fazer para vencê-lo?
a) Resisti-lo Tg. 4.7, 1Pd. 5.8 ,Ts. 5.6, Rm. 13.11,12
b) Vigiar e orar Mt. 26.41
c) Não dá lugar Ef. 4.27 - Não deis lugar ao diabo
3) Devemos lutar para vencer o inimigo
4) Quem vence é vitorioso
5) alguém pode ser vencido pelo o inimigo
Ex. Judas - Foi vencido
Jesus - Foi vencedor
6) Quem vence tem promessa de Deus
a) Comer da arvore da vida que está no meio da cidade de Deus  Ap. 2.7
b) Não provará a segunda morte V. 11
c) Receberá uma pedrinha branca e na pedrinha um novo nome V.17
d) Recebe uma estrela chamada estrela da manha V. 28
e) Terá poder sobre as nações V.26
f) será vestido de vestes brancas Ap. 3.5 e de maneira nenhuma será tirado o seu nome do livro da vida
g) Farei coluna no Santuário de meu Deus e jamais sairá A
p. 3.12 gravarei o nome de meu Deus sobre ele, o nome da cidade do meu Deus e o nome da nova Jerusalém vinda do meu Deus, o meu novo nome.
h) Concederá que se assente com ele no seu trono V. 21
i) Herdará todas as coisas Ap. 2.7
1- Serei seu Deus
2- Ele será meu filho
J) Para vencer o maligno se faz necessário
1- Nascer de novo 1Jo. 5.4
             2- Crer que Jesus é o filho de Deus  1Jo. 5.5
             3- Ter fé 1Jo. 5.4
 Conclusão: Devemos buscar a mais e mais procurar a conhece sobre o maligno pedir a Deus unção divina sobre nossa vida para sabermos lutar contra ele para não sermos vencidos.

PB. RINALDO SANTANA





segunda-feira, 6 de agosto de 2018

A SANTIDADE POSICIONAL EM CRISTO

Introdução: Na operação divina da conversão, a santidade de Cristo passa a ser a nossa santidade Cl 2.10; Hb 10.10,14 e Rm 8.2. Seus méritos são creditados à nossa conta. Estamos tratando da santificação posicional em Cristo, não da santificação progressiva, no viver diário do crente, como mostrada em 2 Coríntios 7.1 e Apocalipse 22.1.
A santificação posicional deve tornar-se experimental no viver diário do crente. A santificação é primeiramente interna, isto é, pureza interior, purificação do pecado, refletindo isso em nosso exterior, traduzido em separação do pecado e dedicação a Deus. É um termo ligado ao culto a Deus e consagração ao seu serviço, conforme se vê no livro de Levítico, através de pessoas e coisas, sacerdotes, templo, objetos etc. Quem pensa ser santo deve ser separado do mal e dedicado a Deus para seu uso. A santificação no coração é a nossa preparação para toda boa obra  2Tm 2.21. A santificação, como acabamos de ver, tem um lado posicional e outro prático: um santo viver.
A santificação pode ser plena em dois sentidos:
1) No sentido da obediência - obediência e plena consagração
2) No sentido da consagração - consiste em ser estabelecida, confirmada, preservada, continuada  em um estado de santificação ou de consagração plena a Deus
a) Sede santo em toda vossa maneira de viver - provisão plena para vencermos os três grandes inimigos de nossa alma : O mundo a carne e Satanás
1) O mundo: Porque todo aquele  que é nascido de Deus vence o mundo e esta é a vitória que vence o mundo a nossa fé 1 Jo. 5.4 ,5
2) A carne: Anda em espírito e não cumprireis a concupiscência da carne Gl. 5.16
3) Satanás: O escudo da fé com o qual podeis apagar todos os dardos inflamados do maligno Ef. 6.16 E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés Rm. 16.20
Meios pelos quais devemos receber a santificação
1- Por Deus - 1Ts. 5.23 todos aqueles que são santificados em Cristo serão preservados para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
2- Por Cristo- Jo. 17.19- e por eles mim santifico para que eles sejam santificados, 1- Co 1.2- Os crentes da igreja de Corinto eram santificados em Cristo, chamados santos.
3 – Pelo Espirito 2Ts. 2.13 – Salvação, em Santificação. O resultado disto é que a vida do homem já não pertence a este para dispor dela como quiser; pertence a Deus para que ele faça dela o que Ele quer.
4- Pela leitura da palavra de Deus  Jo. 5.39
Ex. o Eunuco At. 8.26-ss Através da leitura foi salvo
Jo.17.17 Santifica –os na verdade a tua palavra é a verdade
Hb.4.12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz
Sl. 1.2- Na tua lei medito dia e noite
Sl. 119.2- bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos
Sl. 119.9- O jovem purifica o caminho conforme a tua palavra
V- 11- Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti
V- 16 - Não me esquecerei da tua palavra
V- 25- Vivifica-me segundo a tua palavra
V- 28- A mina se consome de tristeza; mas a minha fortaleza está na tua palavra
V- 61- Bandos de ímpios me despojaram; apesar disso eu não me esqueci da tua palavra.
V- 72- Melhor para mim é a lei da tua boca do que inúmeras riquezas em ouro ou em prata
V- 103- Doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doce que o mel à minha boca
V- 105- Lâmpada para os meus é a tua palavra e luz para o meu caminho
V- 116- Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva.
Conclusão: Hb. 12.14- sem a santificação ninguém verá a Deus.

PB: Rinaldo Santana











sábado, 4 de agosto de 2018

CUIDADO COM A RAIZ DE AMARGURA HB.12.14,15


Introdução: Há pessoas que têm guardado mágoas em seus corações por muitos anos e estas mágoas criaram raízes profundas, ao longo desse tempo, assumindo parte ou totalidade do caráter e comportamento dessas pessoas. Rejeições e traumas são experiências dolorosas que criam o ambiente fértil para que raízes de amargura sejam geradas, com profundidade, nos corações das pessoas. E o que é raiz de amargura?
É sentir de novo todas as emoções ruins provocadas por uma mágoa guardada no coração e enraizada pelo tempo. É sentir profundamente, estar magoado, ofendido, ferido, afligido, triste, desgostoso, angustiado.
Ressentir é trazer á tona momentos ruins dolorosos, inacabados, uma sensação de amargura, raiva ou vingança. É ficar contemplando cenas de um passado doloroso, através de imagens mentais; Reviver com as mesmas sensações fatos que nos causaram mágoas.
Esses sentimentos ruins tendem a ficar escondidos no coração de tal maneira que as pessoas não percebem de imediato. Todos acham que está tudo bem, mas um dia os frutos amargos são produzidos e ninguém mais deseja estar próximo de uma pessoa com raízes de amargura.
1 – A amargura de Levi e de Simeão – Gn. 34
a)    A raiz de amargura faz brotar em nós o desejo de vingança Gn.34.14; 
b)    A raiz de amargura nos cega de tal maneira que não medimos o que fazemos G.34 25, 26; 
Ilustração: A mágoa plantada no coração é como um veneno que você toma e espera que o outro morra (mas quem está se envenenando é você!). Há pessoas que vivem no veneno. Li, já faz um bom tempo, sobre a história de Amós e Andy, apresentada num programa de televisão nos Estados Unidos. Andy estava muito chateado porque um colega sempre que o via dava-lhe um tapa no peito como forma de saudação. Aquilo deixava Andy furioso. Um dia ele teve a idéia de vingança e colocou uma bomba no peito, por baixo da roupa para destruir a mão do colega no momento que repetisse aquela brincadeira desagradável. O problema é que Andy esqueceu que não só a mão do colega seria destruída, mas o seu próprio coração e vida.
c)    A raiz de amargura nos leva a pensar que o que fazemos está certo Gn.34.31; 
d)    A raiz de amargura afeta a todos os que nos rodeiam Gn.34.30.
2 – A amargura de Simeão – At. 8: 23
a)    O desejo de figurar, de anelar cargos na igreja, termina gerando amargura. O humilde não se amargura e serve o que Deus lhe dá At. 8.18,19. 
b)    A inveja gera amargura para com os líderes, os irmãos, e até mesmo com Deus At.8.23.
3 – As Consequências da amargura:
a)    A alma amarga impede que entendamos os verdadeiros propósitos de Deus em determinadas situações; 
b)    A alma amarga contamina a outros. Por meio de suas palavras o amargurado busca adeptos à sua causa. E quem se une é seu amigo e quem não se une é seu inimigo Pv.26:21; Tg.3:5-6. 
c)    A alma amargurada dá lugar ao diabo Ef.4:26-27 . Uma das coisas que tem que desaparecer da nossa vida é a amargura. A amargura (pikria). Os gregos definiam este termo como ressentimento prolongado; é o espírito que rechaça a reconciliação. Muitos de nós encontramos forma de nutrir nossa cólera, de mantê-la abrigada, de "incubar" os insultos, injúrias e desprezos que sofremos. Quanto mais pensamos nestas coisas, mais profundamente se arraigam. Todo cristão faria bem em pedir a Deus que o ensine a esquecer. (Barclay).
d)     A alma amargurada pode afetar a saúde Tg.3:5-6.
4 – Como se libertar da amargura:
a)    Reconhecer que o que estamos sentindo é pecado e arrepender-nos de senti-lo Hb.12:14; 
b)    Não justificar que temos razão para sentir-nos assim, nem por isso deixa de ser pecado; 
c)    Perdoar ao ofensor como Deus nos perdoou Ef.4:31-32; Mt.18:23-35; 
d)    Se a pessoa não reconhece a sua falta, devemos fazer cumprir a nossa parte com amor, perdoando-lhe e pedindo-lhe perdão.
Conclusão: Todo sentimento contrário à vontade de Deus, expresso em sua Palavra, deve ser eliminado da nossa vida para que o projeto de Jesus se cumpra em nós, e sejamos vitoriosos.

PB. RINALDO SANTANA

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

A TERRA E SUA PLENITUDE É DO SENHOR SL.24


Introdução: Classificado como Salmo Messiânico, o salmo vinte e quatro tem sido visto como litúrgico,  pois celebra a entrada no santuário. Crê-se que no contexto da liturgia dos cultos dos Hebreus, esse seja um dos salmos que fosse entoado por um coro postado nos portões do Templo.
O Salmo faz parte de um grupo de 11 salmos que eram usados nos cultos dos Hebreus: 24, 50, 68, 81, 82, 95, 108, 115, 121, 132 e 134.
Na maioria dos salmos de David, o salmo inicia-se com o título Mizmor LeDavid, ou “Cântico de David”. Em raras exceções, como o Sl.101 e o 24, por exemplo, o início do salmo é LeDavid Mizmor, ou “De David, um Cântico”. Há uma diferença entre “Cântico de Davi” e “De Davi, um Cântico”. O significado é bem profundo.
Segundo os sábios do judaísmo, Davi cantava e tocava, com o intuito de elevar-se e obter inspiração, a partir disso, ele compunha maravilhosos louvores,  estes são conhecidos no mundo todo e esses salmos foram intitulados “Cântico de Davi”. Mas, às vezes, Davi, através do isolamento e da meditação, atingia certo grau de inspiração. Dessa inspiração compunha mesmo sem cantar. Estes cânticos traziam o título “De David, um Cântico”, pois a inspiração veio à Davi antes da música.
Todos os salmos são belíssimos, e é interessante saber mais sobre a forma como que eles foram compostos, isso ajuda a compreender melhor o real significado do Salmo e a mensagem nele contido e nos aproxima mais do autor/compositor, dando um clima intimista ao estudo à execução deste louvor.
Salmo 24 foi composto por Davi assim que o terreno para o Templo Sagrado foi comprado, e ele levantou um altar para oferecer sacrifícios de agradecimentos, como podemos ler em II Samuel 24:18-25. Este Salmo faz parte dos Cânticos Diários: é o cântico para ser cantado no primeiro dia da semana, o domingo.
Três partes dividem o Salmo 24: a primeira fala da obra da Criação e reforça que tudo pertence a Ele; a segunda nos mostra os requisitos para estar diante do altar de Deus; a terceira exalta a Grandeza do Sagrado diante do Templo. Assim encontramos no salmo 24 três motivos para louvar a Deus:
1º Motivo: Tudo pertence a Deus v.1
a)    Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
b)    Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. Davi fala que toda a Criação pertence ao Criador
c)    O salmista é enfático ao declarar: "Do Senhor é a terra e a sua plenitude...!" v. 1.
d)    O motivo é evidente: tudo pertence ao Senhor porque tudo foi criado por Ele, e por Ele tudo subsiste! v. 2.
e)     "Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez" Jo 1:3.
2° Motivo: Só os servos de Cristo subirá ao monte do SENHOR V.3
a)    Este Salmo complementa a ideia do Salmo 15 ao demonstrar quem pode estar no santo lugar de Deus. Porém, o Salmo 24 demonstra que as mesmas qualidades anunciadas pertencem aos filhos de Deus.
b)    As perguntas do verso 3 são as mesmas que abrem o Salmo 15: "Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?" v. 3.
c)     “As características daquele que subirá ao monte que pertence ao Senhor, e que se assentará no lugar que lhe é próprio, vem no verso seguinte: Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente" v. 4.
d)    Todos os homens nasceram de Adão, e, portanto, nenhum deles nasceu puro de coração, pois em iniquidade foram formados e em pecado foram concebidos Sl 51:5.
e)    Não há dentre os nascidos de mulher alguém que seja justo e puro de coração, pois todos se desviaram e tornaram-se culpáveis e imundos diante de Deus Rm 3:9- 18.
f)      Quando o salmista especifica que Cristo receberá de Deus a 'bênção' e a 'justiça', isto demonstra que tais bênçãos são concedidas somente por direito. A retidão e integridade de Cristo concedeu-lhe o direito de receber bênçãos e delicias perpetuamente à direita do Pai Sl 16:11.
g)    Deste ponto em diante o salmista passa a descrever os co-herdeiros com Cristo". Até o verso 5 o salmista profetizou acerca de Cristo, e no verso 6 ele profetizou acerca dos filhos de Deus gerados em Cristo. Ele demonstra sua fé, dizendo a Deus que aquela geração seria a geração que teria tais condições. E a nossa geração, como está?
h)    "Tal é a geração daqueles que o buscam..." v. 6. Da mesma forma que Jesus declarou ser limpo de mãos e puro de coração, os que creem em Cristo conforme a Escritura também são limpos de mãos e puros de coração.
i)      Da mesma forma que Cristo é, são os cristãos aqui neste mundo: "Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo" I Jo 4: 17. “O apóstolo João ao escrever este versículo tinha em mente o que Davi profetizou acerca da nova geração e da nova condição que teriam aqueles que cressem em Cristo, o Deus de toda a terra v. 1”.
j)      A geração dos que buscam a Deus através de Cristo são qual Cristo é! Estes são nascidos da água e do Espírito, e portanto, são filhos de Deus Jo 3: 5. Deus é luz, e os que são nascidos de Deus são luz Ef 5: 8.
k)    Da mesma forma que Cristo andou entre os homens com um coração humilde e manso, os que aprenderam dele também são mansos e humildes no intimo: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" Mt 11: 29.
l)      Todos quantos buscam a face do Deus de Jacó, que Cristo manifestou aos homens Jo 1: 18, são geração do Senhor, filhos do Altíssimo I Jo 3:1-2; Gl 3:26. Nasceram da semente incorruptível, que é a palavra de Deus, e são novas criaturas em Cristo Jesus II Co 5: 17.
3° Motivo: Cristo é o Rei da Glória V.8
a)    Observemos o que diz os seguintes versos: "Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra" Pv 31: 23.
b)     "Quando eu saía para a porta da cidade, e na rua fazia preparar a minha cadeira..." Jó 29:7. Quando o Salmista clama: "Levantai, ó portas as vossas cabeças..."v. 7, ele profetizou acerca dos poderosos (príncipes, juízes, magistrados, anciões, nobres) que exercem domínio e juízo entre os homens.
c)    Quando os homens, na época de Jó, viam-no aproximar-se da "porta" da cidade, ou seja, do lugar próprio aos que exerciam a liderança na antiguidade, eles de pronto preparavam a cadeira (lugar) para Jó se assentar. Os jovens deixavam o recinto, os príncipes nada diziam  e os velhos colocavam-se e permaneciam em pé em sinal de reverência Jó 29:7-10.
d)    O rei Lemuel deixou registrado que a mulher, quando cheia de virtudes, faz com que o seu marido assuma posição de destaque às portas da cidade, assentando-se entre os anciões da terra Pv 31:23. Ou seja, o 'assentar-se' à porta em Provérbios 31:23 é o mesmo que a 'cadeira preparada' no livro de Jó 29:7.
e)    O lugar onde os magistrados, príncipes, sábios, se reuniam na antiguidade era denominado de "portas". As portas eram vetadas as pessoas comuns do povo. Somente os que exerciam influência na sociedade é que poderiam ter acesso ao local denominado "portas".
f)      Assim, o verso 7 do Salmo 24 refere-se ao domínio eterno de Cristo,quando na segunda vinda, como filho de Davi, Rei e Senhor de toda a terra. De igual modo, ele já se assentou na condição de Senhor nos céus.
g)    "Levantar" é sinal de reverência e admiração, ou seja, quando o salmista profetiza: "Levantai, ó portas, ...", ele diz para que os que exercem domínio levantem-se em reverência àquele que subiu ao monte do Senhor e que se assentará para reinar no seu Santo monte! É um ato semelhante ao recomendado por Davi: "beijai o Filho" Sl 2:12.
h)    Enquanto que 'beijar o Filho' é um reconhecimento da divindade de Cristo, 'levantai' refere-se ao ato reverente dos que exercem domínio quando Cristo se assentar para reger com vara de ferro as nações Salmo 2: 9. É o mesmo que dizer: Levantem-se e reverenciem o Rei da Glória, pois ele entrou e se assentou entre as nações para exercem o domínio.
i)      Além de Jesus exercer o domínio entre os homens, Ele exercerá o domínio sobre os principados e as potestades celestiais Ef 3:10, e por isso o Salmo diz: "... levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória" v. 7.
j)       As "entradas eternas" (portas) diz de um reino que não é deste mundo onde Cristo exercerá domínio para sempre. "As portas" diz do governo humano, e os "portais eternos" do governo celestial. Cristo é poderoso em batalhas (forte e poderoso) e Ele mesmo conquistará os reinos e o domínio sobre toda a terra com mão poderosa. Ele se assentará para dominar a todos os povos "Quem é esse Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra" v. 8.
k)      O rei da Glória é o mesmo que está entronizado entre os  serafins, pois Ele é o Senhor dos Exércitos v. 1.

Conclusão: Os versos 1 e 2 demonstram a quem pertence a terra e porque pertence a Ele o domínio "Do Senhor é a terra, pois ele a fundou..." vs. 1 e 2. A terra pertence ao Senhor porque Ele a estabeleceu.
As primeiras perguntas indaga sobre quem se assentará no santo lugar, o monte santo do Senhor v. 3, e completa-se com o segundo ciclo de perguntas: "Quem é o rei da glória?" v. 8.
O rei da glória que entrará e assentará diante dos que O reverenciam (cabeças) levantando-se, é Cristo Jesus, o Senhor. Ele é o Senhor de toda a terra v. 1, Aquele que é limpo de mãos e puro de coração v. 4, o Rei da Glória v. 8!
Portanto louvemos sempre a esse Rei da Glória, pois “fica-lhe bem o cântico de louvor” Sl. 147.1. Engrandeçamos o nome de Adonai Tzevaot, o Eterno dos Exércitos, pois Ele é o Rei da Glória!

PB.RINALDO SANTANA



quinta-feira, 26 de julho de 2018

O QUE É IGREJA SEGUNDO A BÍBLIA


Introdução: A Bíblia destaca vários pontos básicos sobre o que é a Igreja, dos quais podemos citar como exemplo:
      I.           A Igreja é a família de Deus Jo. 10.16, Somos irmãos em Cristo.  Tratamos uns aos outros como membros da mesma família: Não repreendas ao homem idoso, antes exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos; às mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, com toda a pureza 1 Tm 5.1,2. Será que eu e você tratamos a nossa igreja local como nossa família?  Sentimos saudades quando precisamos nos ausentar das suas reuniões por um período?  Amamos nossos irmãos de fato?  Apoiamos os ministérios da igreja como atividades da nossa família?  Acolhemos pessoas novas como receberíamos visitas em casa? Fazemos sacrifícios em nome do amor pelos irmãos necessitados da família da fé Gl 6.10, assim como faríamos para nossos próprios familiares? Porque somos filhos do mesmo pai Ef. 2.18, a família de Deus na terra 3.15, 4.6, 1Pd. 5.2-4.
    II.           A Igreja é o templo do Espírito Santo 1Co. 3.16. Para Paulo a Igreja era o templo de Deus porque era a sociedade em que o Espírito de Deus habitava. Como disse Origens mais tarde: "Somos acima de todo o templo de Deus quando nos preparamos para receber o Espírito Santo." Mas, se os homens introduzirem discórdia, luta e divisões na sociedade e na comunidade da Igreja destroem o templo de Deus.
  III.           A Igreja é a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo exclusivo de Deus 1Pd. 2.9; 5:13. Quando falamos de relacionamento de homens para com Deus, existem pelo menos três povos sobre a terra. Primeiro: O povo que não quer saber de Deus. João 5.40 diz: ...contudo não quereis vir a mim para terdes vidas... Segundo: O povo que diz ser de Deus, mas não é. Tito 1.16 diz:...professam conhecer a Deus, mas negam-no pelas suas obras, sendo abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra... E o terceiro grupo, é o povo exclusivo de Deus, conforme 1Pd.2.9.
 IV.           A Igreja é o Corpo de Cristo, a Noiva do Cordeiro Ef. 1.22,23, Na Bíblia, a igreja é chamada de o corpo de Cristo para explicar nossa união com Cristo e uns com os outros. Assim como todas as partes do corpo estão ligados e trabalham juntas, os cristãos devem trabalhar unidos para a obra de Deus. Assim como a cabeça comanda o resto do corpo, Jesus comanda a igreja. Ap.19.7, 21.2,9-27. A noiva é semelhante ao noivo. Por isso, está escrito em 1 Pedro 1.15: «Mas, como é Santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda vossa maneira de viver.» Noiva de Cristo são aqueles que vão brilhar com uma clareza, pureza e santidade, assim como ele, que a chamou, é santo. «É-lhe dado vestir-se de puro linho fino. Porque o linho fino são as obras justas dos santos.» Ap. 19,8. A Noiva de Cristo está se preparando para ele, o noivo. Cada segundo que ela tem na terra, ela usa para se preparar para seu noivo. Seu vestido de linho fino não lhe é dado durante a festa de casamento, mas é algo que ela mesma se teceu, andando em justiça, enquanto ela estava aqui na terra.
   V.           A Igreja pertence a Deus e foi comprada com o sangue de Cristo Mt. 16.18. “Resgatada pelo seu próprio sangue At. 20.28”, Ef. 3:21, 5.25, 1Tm. 3.15,  Hb. 9.12.
 VI.           A Igreja é gloriosa, irrepreensível, sem mácula, sem ruga e vestida de justiça pelos méritos de Cristo Ef. 5.27. No lado espiritual, podemos entender que a mesma preocupação que as noivas têm com a sua vestimenta, a noiva de Cristo deve ter para o que está denominado na bíblia de “as bodas do cordeiro”. Sabemos, porém que nada corruptível, nem carne e nem sangue pode herdar o reino dos céus. Então como escolher e como zelar pelas nossas vestimentas espirituais? O primeiro passo está descrito em Ap. 3.5 – “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” Em primeira instância, somos presenteados com as vestes celestes (ou de salvação) pela graça e misericórdia de Deus no ato em que recebemos a salvação em Cristo Jesus. Ap. 19.8.
VII.           A Igreja revela a multiforme sabedoria de Deus Ef. 3.10. dois motivos para o mistério de cristo:
a)    A sabedoria de Deus ser experimentada pela a Igreja Ef. 3.10b.
b)    A  sabedoria de Deus ser exibida pelos anjos Ef. 3.10a.  
VIII.           A Igreja é perseguida pelos ímpios, mas guardada por Deus At. 8.1-3. A perseguição fez com que os cristãos ficassem dispersos, mas o interessante é que aonde os cristãos chegavam anunciavam a palavra de Deus e na medida, que a igreja se dispersava o evangelho se expandia At.8.4, muitas vezes precisamos deixar a zona de conforto para que haja um avanço na obra que Deus tem nos confiado.
Conclusão: A igreja de Cristo foi o grande projeto de Deus para a formação de uma família para si IICo.6.18, Ef.1.3-5

PB. RINALDO SANTANA