domingo, 23 de dezembro de 2018

DOIS TIPOS DE SABEDORIA TG.3.13-18


Introdução: O rei Salomão pediu sabedoria para Deus. Tiago diz que podemos pedir sabedoria a Deus.
·        Champlin disse: A sabedoria é a princesa das virtudes;
·        Elizabeth George disse que há três passos para adquirirmos essa sabedoria:
O Primeiro Pedirmos;
O Segundo é pedirmos a Deus;
O terceiro é pedirmos com fé.
O que é sabedoria? Sabedoria é o uso correto do conhecimento. Uma pessoa pode ser culta e tola. Hoje se dá mais valor à inteligência emocional do que a inteligência intelectual. Uma pessoa pode ter muito conhecimento e não saber se relacionar com as pessoas. Ela pode saber muito e não saber viver com ela e com os outros.
Tiago está contrastando dois diferentes tipos de sabedoria: da terra e do céu. Qual sabedoria governa a sua vida?
I. O CONTRASTE SOBRE A ORIGEM – V. 15, 17a
Há uma sabedoria que vem do alto e outra que vem da terra. Há uma sabedoria que vem de Deus e outra engendrada pelo próprio homem.
A Bíblia traz alguns exemplos da tolice da sabedoria do homem:
1) A torre de Babel parecia ser um projeto sábio, mas terminou em fracasso e confusão;
 2) Pareceu sábio a Abraão descer ao Egito em tempo de fome em Canaã, mas os resultados provaram o contrário Gn 12:10-20;
3) O rei Saul pensou que estava sendo sábio que colocou a sua armadura em Davi;
4) Os discípulos pensaram que estavam sendo sábios quando despediram a multidão no deserto, mas o plano de Cristo era alimentá-la por meios deles;
1. A SABEDORIA DA TERRA – ELA É TERRENA, NATURAL (NÃO ESPIRITUAL) E DEMONÍACA.
a)     A sabedoria terrena – É a sabedoria deste mundo ICo.1.20-21. A sabedoria de Deus é tolice para o mundo e a sabedoria do mundo é tolice para Deus. A sabedoria do homem vem da razão, enquanto a sabedoria de Deus vem da revelação.
b)     A sabedoria natural – A palavra grega é psykikos. Essa palavra é traduzida por natural ICo 2.14; 15.44,46 como oposto de espiritual. Em Judas 19 essa palavra é traduzida como sensual. Essa sabedoria escarnece das coisas espirituais: não dá valor. Exemplo: O mundo está cada vez mais secularizado. As coisas de Deus não importam.
c)     A sabedoria demoníaca – Essa foi a sabedoria usada pela serpente para enganar Eva, induzindo-a a querer ser igual a Deus e fazendo-a descrer de Deus para crer nas mentiras do diabo. As pessoas hoje continuam crendo nas mentiras do diabo Rm.1.18-25.
2. A SABEDORIA DO ALTO – A verdadeira sabedoria vem de Deus, do alto, visto que ela é fruto de oração 1.5,
a)     Ela é dom de Deus 1.17. Essa sabedoria está em Cristo: Cristo é a nossa sabedoria ICo 1.30.
b)     Em Jesus nós temos todos os tesouros da sabedoria escondido Cl 2.3.
c)     Essa sabedoria está na Palavra, visto que ela nos torna sábios para a salvação IITm 3.15.
d)     Ela nos é dada como resposta de oração Ef.1.17; Tg 1.5.
II. CONTRASTE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS – V. 13-14, 17
Desde que as duas sabedorias procedem de origens radicalmente opostas, elas também operam em caminho diferentes.
1. As evidência da falsa sabedoria?
a)     Inveja amargurada v. 14,16 – Essa ambição está ligada ao 3.1, onde Tiago alertou para o perigo de se cobiçar ofícios espirituais na igreja.
                              I.           A sabedoria do mundo diz: promova a você mesmo. Você é melhor do que os outros.
                            II.           Os discípulos de Cristo discutiam quem era o maior dentre eles.
                          III.           Os fariseus usavam suas atividades religiosas para se promoverem diante dos homens Mt 6.1-18. A sabedoria do mundo exalta o homem e rouba a Deus da sua glória ICo.1.27-31.
                         IV.           O invejoso não se alegra com o triunfo do outro e alegra-se com o fracasso do outro.
                           V.           O invejoso se preocupa com sua posição, dignidade e direitos.
b)     Sentimento faccioso v.14b,16b – Há grandes feridas nos relacionamentos dentro das famílias e das igrejas.
                              I.           As pessoas são a seu favor ou então contra você. Paulo alertou em Fp. 2.3 sobre o perigo de estarmos envolvidos na obra com motivações erradas: vangloria e partidarismo.
                            II.           O outro vem antes do eu. Exemplo: Filipenses 2 mostra o exemplo de Cristo, Paulo, Timóteo e Epafrodito.
2. As evidências da verdadeira sabedoria?
a)     Mansidão v. 13 – Mansidão não é fraqueza, mas poder sob controle. A palavra era usada para um cavalo domesticado, que tinha o seu poder sob controle. Uma pessoa que não controle pessoal, não tem domínio próprio não é sábia. Mansidão é o uso correto do poder, assim como sabedoria é o uso correto do conhecimento.
b)     Pureza v. 17 – “Primeiramente pura” mostra a importância da santidade. Deus é santo, portanto, portanto a sabedoria que vem de Deus é pura. Ela é livre de impureza, mácula, dolo. A sabedoria de Deus nos conduz à pureza de vida. A sabedoria do homem conduz à amizade com o mundo.
c)      Paz v. 17 – A sabedoria do homem leva à competição, rivalidade e guerra Tg.4.1-2, mas a sabedoria de Deus conduz à paz. Essa é a paz produzida pela.
d)     Indulgência v. 17 – Essa característica da sabedoria do alto trata da atitude de não criar conflitos nem comprometer a verdade para manter a paz. É ser gentil sem ser fraco.
e)     Tratável v. 17 – É ser uma pessoa comunicável, de fácil acesso. Jesus era assim: as crianças, os enjeitados, os leprosos, os doentes, as mulheres, os publicanos, as prostitutas, os doutores tinham livre acesso a ele. A Bíblia, entretanto, fala de Nabal, um homem duro no trato com que ninguém podia ser comunicar.
f)       Plena de Misericórdia v. 17 – Essa sabedoria é controlada pela misericórdia. A parábola do bom samaritano nos exemplifica esse tipo de sabedoria: Para um samaritano cuidar de um judeu era um ato de misericórdia.
g)     Bons frutos v. 17 – As pessoas que são fiéis são frutíferas. Quem não produz frutos, produz galhos. A sabedoria de Deus é prática. Ela muda a vida e produz bons frutos para a glória de Deus.
h)      Imparcial v. 17 – Uma pessoa que não tem duas mentes, duas almas 1:6. Quando você tem a sabedoria de Deus você julga conforme a verdade e não conforme a pressão ou conveniência.
i)       Sem fingimento v. 17 – A palavra é sinceridade, sem hipocrisia. O hipócrita é um ator que representa um papel diferente da sua vida real. Ele fala a verdade em amor. Não existe jogo de interesse, política de bastidor.
III. CONTRASTE SOBRE OS RESULTADOS – V. 16,18
A origem determina resultados. A sabedoria do mundo produz resultados mundanos; a sabedoria espiritual, resultados espirituais.
1. A sabedoria do mundo produz problemas – v. 16b
a)     Inveja, confusão, e todo tipo de coisas ruins são o resultado da sabedoria do mundo.
b)      Muitas vezes, esses sintomas da sabedoria do mundo estão dentro da própria igreja Tg.3.12; 4.1-3; IICo 12:20.
c)     Pensamentos errados produzem atitudes erradas. Uma das causas do porquê deste mundo estar tão bagunçado é que os homens têm rejeitado a sabedoria de Deus.
d)     A palavra “confusão” significa desordem que vem da instabilidade. Essas pessoas são instáveis como a onda Tg.1.8.
e)      E indomáveis como a língua Tg.3.8.
f)        Essa palavra é usada por Cristo para revelar a confusão dos últimos dias Lc. 21.9. A sabedoria do mundo só produz coisa ruins.
2. A sabedoria de Deus produz bênçãos – v. 18
a)     Vida reta v. 13 – Uma pessoa sábia é conhecida pela sua vida irrepreensível, conduta santa.
b)     Obras dignas de Deus v. 13 – Uma pessoa sábia não apenas fala, mas faz.
c)     Fruto de justiça v. 18 – A vida cristã é uma semeadura e uma colheita.
d)     Nós colhemos o que semeamos.
e)     O sábio semeia justiça e não pecado.
f)       Ele semeia paz e não guerra.
Conclusão: Como poderemos conhecer uma pessoa sábia? Uma pessoa sábia é sempre uma pessoa humilde. Aquele que proclama as suas próprias virtudes carece de sabedoria. Como poderemos identificar uma pessoa que não tem sabedoria? Suas palavras e atitudes provocarão inveja, rivalidades, divisão, guerras.

PB. RINALDO SANTANA


domingo, 16 de dezembro de 2018

O PODER DO EVANGELHO RM.1.16


Introdução: A “não vergonha” de Paulo a respeito do Evangelho está ligado ao fato dele não se negar a pregar em Roma, pelo contrário, ele estava disposto a ir para lá, ou para qualquer lugar. Pois cria fortemente que essa boa nova específica sobre o filho era o poder de Deus para salvar qualquer pessoa, em qualquer lugar, Jerusalém, ou Roma, judeu, ou grego. O Evangelho é o Poder de Deus!!!
A Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Por que: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele em quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: “Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!… E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” Rm.10.11-15, 17.
Existem três tipos de comportamento de determinados cristãos:
1.     Os que se envergonham do evangelho
a)     Alguns que se dizem evangélicos, mas não tem coragem e se envergonham de anunciar o evangelho Mc.8.38 “qualquer que… se envergonhar e das minhas palavra, também o filho do homem se envergonhará dele;
b)     Outros dizem não ter conhecimento da palavra e por isso não anuncia o evangelho Mt.22.29
2.     Os que envergonham o evangelho
a)     Diz-se evangélico, mas utilizam o evangelho como marketing para conquistar a confiança de pessoas de boa fé;
b)     Porém continuam praticando todos os tipos de atrocidade com a bíblia debaixo do braço de palito e gravata são verdadeiros lobos no meio das ovelhas;
c)      Escandalizam a obra de Deus e os não evangélicos tomam antipatia às praticas de alguns que envergonham o evangelho, Mt. 7.15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Mt. 13.24-43; 18.7.
3.     Os que não se envergonha do evangelho
a)     Muitos não têm vergonha de falar de Jesus para o próximo;
b)     Anunciar a mensagem poderosa do evangelho, dizer ao caído que Deus tem poder para levantá-lo. Rm. 10:15 “Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas”, Sl.126.6;
c)     O apóstolo Paulo, mostra que o Evangelho deve ser pregado para a glória de Deus, mesmo que desagrademos os homens, devemos pregar o Evangelho com compaixão pelas almas, Jesus se compadecia pelas pessoas. Mr. 6:34, Mt. 23.37, Is. 52.7;
 Vejamos o evangelho como poder de Deus:
       I.           O evangelho é poder de Deus para nós, que somos salvos ICo.1.18;
     II.           O evangelho é poder de Deus para nós que pregamos ICo.1.23;
   III.           O evangelho é poder de Deus e sabedoria, para os que são chamados ICo.1.24;
  IV.           O evangelho é poder de Deus para produzir o novo nascimento IPd.1.23;
    V.           O evangelho é poder de Deus para conferir graça At.20.24;
  VI.           O evangelho é poder de Deus para gerar fé Rm.10.17;
VII.           O evangelho é poder de Deus para purificar a igreja Ef.5.26,27;
VIII.           O evangelho é poder de Deus para dar proteção Ef.6.17;
  IX.           O evangelho é poder de Deus que dar plenitude de bênçãos Rm.15.29.
Conclusao: A mensagem do evangelho é boas-novas para todos os que creem nele. Conta-nos que Deus nos amou de tal maneira que enviou seu próprio filho para morrer em nosso lugar. Isto é o que significa verdadeiro amor! O mundo fala muito sobre amor, mas não conhece o seu verdadeiro poder, mas através do poder do evangelho recebemos as suas eternas bênçãos.

PB. RINALDO SANTANA

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

SETE PENSAMENTO QUE DEVEMOS PENSAR

Introdução:  Paulo orienta os filipenses a manterem suas mentes em coisas boas. Estamos ligados o tempo todo! É informação de todos os lados. Recebemos informações consciente e inconscientemente, e essas, por sua vez, interferem no nosso dia a dia, na nossa cosmovisão, nos nossos valores, juízos e preconceitos.
Problemas, todos nós temos, mas como agir com eles é o diferencial de cada um.
Maus Pensamentos, quem nunca teve? Todos nós já passamos por algum momento difícil e que pensamos mal. É triste ver a enorme quantidade de pessoas que sofrem com isso, enquanto que de outro lado muitos acham que isso é besteira, é coisa sempre para médicos e nunca para Deus! E é um baita erro pensar que tudo é normal, e que não há nada de espiritual nisso. Vejamos como se proteger de maus pensamentos na mensagem de hoje. A bíblia nos mostra, que satanás pode influenciar pessoas ICr 21:1, colocando pensamentos como se estivesse falando ao pé do ouvido!
Ilustração: Certa vez ouvi alguém dizer, que os maus pensamentos são como os pássaros, que voam sobre nós, mas não podemos deixar que façam um ninho em nossa cabeça. Esta simples ilustração revela uma profunda verdade. Literalmente precisamos ‘espantar’ qualquer pensamento ruim e não permitir que se aninhem sobre nós.
Satanás entrou na mente de Eva, e levou ela a pecar Gn 3:1. Mas quando ele tentou entrar na mente de Cristo, foi atingido por uma espada afiada, a palavra de Deus Mt.4.4,7,10.
1)     TUDO QUE É VERDADEIRO  FP.4.8a
a)     Os juízos do Senhor são verdadeiros Sl.19.9;
b)     Todos os seus mandamentos são verdadeiros Sl.119.86;
c)     Todas as suas obras são verdadeiras Dn.4.37;
2)     TUDO QUE É RESPEITAVEL FP.4.8b
a)     Os homens sejam respeitáveis Tt.2.2;
b)     As mulheres sejam respeitáveis Itm.3.11;
c)     Devemos respeitar os lideres ITs.5.13.
3)     TUDO QUE É JUSTO IJO.3.7; TG.5.16
a)     Quem pratica a justiça é justo como ele é IJo.3.7;
b)     A oração do justo vale muito em seus efeitos Tg.5.16.
4)     TUDO QUE É PURO ITS.5.22
a)     Abster – se do mal ITs.5.22;
b)     O mandamento do Senhor é puro Sl.19.8
5)     TUDO QUE É AMAVEL EF.5.2
a)     Seguir Cristo em amor Ef.5.2a;
b)     Como também Cristo vos amou Ef.5.2b.
6)     TUDO QUE É DE BOA FAMA MT.4.23-25
a)     A fama de Jesus;
b)     A boa fama não tem preço Pv.22.1;
c)     A fama de Salomão foi até aos ouvidos da rainha de Sabá IICr.9.6;
d)     A fama de José foi reconhecida por Faraó Gn.41.38,39;
e)     A boa fama de Jesus Mc.1.28.
7)     TUDO O QUE É LOUVOR SL.35.28
a)     Deus é digno de louvor Dt.10.21;
b)     Devemos louvar ao Senhor com hinos Ef.5.19;
c)     Todo o ser que respira louve ao Senhor Sl.150.6.
Conclusão: A reputação espiritual é vista do mesmo modo, e tem tudo a ver com a reputação moral, são requisitos essenciais, sobretudo indispensáveis em todas as áreas da vida. Porem para adquiri-la se faz necessário ter uma conduta plausível e abalizada na palavra de Deus.  Na vida quem possui será bem sucedido, pois o sucesso da vida espiritual depende muito do procedimento humano. “Portai – vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem a igreja de Deus”. ICo.10.32.

PB. RINALDO SANTANA

sábado, 8 de dezembro de 2018

O "PORÉM" DE NAAMÃ II RS. 5.1-16


Introdução: 1 – O homem Naamã (aparência x essência) 5.1 Naamã era grande perante os outros. Tinha autoridade, posição, títulos, riqueza, poder e glória humana, “porém leproso”. O “porém” desvaloriza tudo o que foi dito antes. Na intimidade ele sabia que era um enfermo. Suas roupas militares eram bonitas, talvez repletas de medalhas, mas, por baixo delas, sua carne apodrecia.
a)     Como as pessoas nos vêem? Será que estamos sendo vistos com um, porém, muitas vezes há crentes que são desvalorizados pela sua maneira de ser, pela sua maneira de agir, de falar, de se comportar, qual o, porém da sua vida que tá lhes desvalorizando?
b)      Como nós nos vemos?
c)     Como Deus nos vê?
d)     Qual o Porem que tem tirado o valor cristão da vida de muitos crentes?
1)     O porem da fofoca? É crente, mas é fofoqueiro IITm.2.16, “evita os falatórios profanos”;
2)     O porem da inveja? É crente, mas é invejoso Pv.14.30 “…a inveja apodrece os ossos”;
3)     O porem da ganancia? É crente, mas é ganancioso ITm.6.10 “O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal”
4)     O porem da imoralidade? É crente, mas é imoral ICo.6.18,19 o nosso corpo é morada do Espirito Santo… não podemos profanar a moradia do Espirito Santo;
5)     O porem da falsidade? É crente, mas é falso Lc.14.57 "Não pratiquem extorsão nem acusem ninguém falsamente.
2- A lepra - símbolo do pecado. Naquela época, a lepra era uma doença incurável, bem como contagiosa, degenerativa e mortal. Ninguém podia ajudar Naamã. Assim também, só Deus pode resolver os maiores problemas do homem: o pecado, a separação de Deus e a perdição eterna. A lepra de Naamã não devia estar em estado avançado, pois ele ainda trabalhava e vivia com a família, mas sua expectativa era de perda total. O leproso ia perdendo tudo e se isolando. Perdia a família, os bens, os membros do corpo. Apodrecia vivo e, por fim, morria. O pecado faz assim com o homem Rm.6.23.
Os Siros, numa das suas investidas, havia levado presa uma menina Israelita, uma menina que ficou a serviço da mulher de Naamã
VEJAMOS AS LIÇOES QUE ESSA MENINA NOS TRAZ
a)     Longe de casa;
b)      Tendo de aprender uma nova língua, uma nova cultura;
c)     Vivendo na incerteza se um dia retornaria a sua família;
d)     Disse ela a sua senhora: Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria! Pois este o curaria da sua lepra;
e)      Dentro daquela casa ela percebeu que nem tudo ia bem;
f)        Naamã é leproso;
g)     Ela compartilha uma mensagem de esperança – o profeta do meu Deus pode curar o seu marido. IIRs.5.3 Conhecemos o restante da história. Naamã desce sete vezes às águas do Rio Jordão e fica totalmente curado da lepra.
1 – AS ADVERSIDADES SÃO OCORRÊNCIAS NEM SEMPRE PROVOCADAS POR NÓS MESMOS, MAS MESMO NÃO SENDO PROVOCADAS ELAS NOS LEVAM AO SOFRIMENTO E AO EXPERIMENTO DA DOR.
a) A menina não foi responsável pelo seu cativeiro;
b) Foi a miséria e a desumanização da raça humana que a colocou naquela posição;
c) Muitas vezes não controlamos o nosso redor.
2 – O DESAFIO QUE CADA UM DE NÓS TERÁ DE ENFRENTAR É JUSTAMENTE COMO REAGIR DENTRO DA ADVERSIDADE.
a) Podemos reagir de forma vingativa e temos justificativas para tal ato - a menina encontraria aqui a sua vingança.
b) Podemos reagir de forma neutra - eu sofro o meu problema e o outro sofre o problema dele. Cada um na sua
c) Podemos ser uma benção mesmo que isso seja um grande sacrifício. Ela compartilhou uma informação que aquele homem mesmo rico e poderoso não possuía
d) A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniências, mas como ele se matem em tempos de controvérsia e desafio (Martin Luther King Jr).
3 – A NOSSA MANEIRA DE REAGIR NA ADVERSIDADE PODE TRANSFORMAR O CONTEXTO EM QUE VIVEMOS.
a) Naamã ficou curado da sua lepra, física.
b) Naamã ficou curado da sua lepra espiritual. Ele queria pagar pela sua benção e o profeta não aceitou.
“Ao que disse Naamã: Seja assim; contudo dê-se a este teu servo terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor IIRs 5.17
c) Muitas vezes somos levados à adversidade para ali encontrar alguém que de outra forma jamais encontraríamos
d) Na adversidade nós amamos, porque Deus nos amou primeiro.
4 – NOSSAS AÇÕES NA ADVERSIDADE, AINDA QUE NÃO TENHAMOS CONSCIÊNCIA DELAS, PODERÃO ULTRAPASSAR AQUELE MOMENTO.
a) A menina abençoou Naamã e sua família .
b) Se nós voltarmos para Deus, sem nos rebelarmos contra nossa ferida, estaremos permitindo que ele a transforme em bem ainda maior (Henri Nouwen).
c) Foi um dos episódios que Jesus usou quando iniciou o seu ministério. Lc. 4.27
Conclusão: Quando conhecemos o agir de Deus nada abala a nossa fé. Evitamos mergulhar mais em Deus, evitamos obedecê-lo porque achamos as suas igrejas "contaminadas". Ora por preconceitos, ora por dúvidas sobre a conduta dos líderes evitamos nos relacionar com o Senhor. Seja o rico, intelectual, pobre, criança, mulher, seja quem for Deus vê igualmente. Os nossos títulos para nada nos servem quando, diante do Senhor, estivermos. Aprendamos amados, a viver uma vida diferente e agradável diante de Deus e dos homens, pois a nossa sociedade está muito rasa nos seus conceitos e modo de viver. Façamos a diferença, pois fomos chamados por Jesus para temperarmos a terra (Vós sois o sal da terra!)

PB. RINALDO SANTANA



terça-feira, 4 de dezembro de 2018

PORQUE DEVEMOS ORAR


Introdução: Nenhum relacionamento profundo e duradouro é construído sem que haja comunicação. A oração é o meio pelo qual nós nos comunicamos com Deus. Na parábola do juiz iníquo, o Senhor Jesus nos ensina sobre uma das coisas mais importantes de uma vida de oração, a persistência. Ele nos mostra que não podemos desanimar na oração ainda que, as circunstâncias ao nosso redor “gritem o contrário”. O Senhor Jesus Cristo dá o exemplo através de uma parábola que fala sobre como a persistência pode ser recompensadora. Esse ensinamento é revelado pelo Evangelho de Lc. 18. 1 – 8. Em Mt. 7.7,8. Jesus provinha de uma nação que amava a oração. Os rabinos judeus haviam dito algumas das coisas mais formosas que ninguém jamais haja dito com respeito à oração. "Deus está tão perto de suas criaturas como a orelha está perto da boca." "Os seres humanos dificilmente podem escutar a duas pessoas que falam com mesmo tempo, mas Deus é capaz de nos ouvir cada um de nós, mesmo que todo mundo clame a ele em um mesmo momento". "O homem se molesta quando o chateiam os pedidos de seus amigos, mas no caso de Deus, cada vez que alguém eleva para ele suas necessidades, mais o ama." (Barclay).
Certa vez perguntaram a certo pastor qual o segredo do seu sucesso e ele respondeu,  primeiro oração, segundo oração e terceiro oração, se todos nós orássemos todos os dias a igreja seria mais produtiva, mais dinâmica e mais forte. Orar  é se colocar nas mãos de Deus para que Ele cumpra a sua vontade na terra.
1.     DEVEMOS ORAR PORQUE É NOSSO DEVER LC.18.1, GN.18.25
a)     Orar sempre e nunca desfalecer Lc.18.1b
b)     Orar sem cessar ITs. 5.18
2.     DEVEMOS ORAR PORQUE É MANDAMENTO BIBLICO CL.4.2
a)     Perseverai em oração Cl.4.2a
b)     Velando nela com ações de graças Cl.4.2b
3.     DEVEMOS ORAR PORQUE DEIXAR DE ORAR ENTRISTECE A DEUS IS.64.6,7
a)     Quando não oramos Deus esconde de nós o seu rosto Is.64.7b
b)     Faz-nos derreter, por causa das nossas iniquidades Is.64.7c
4.     DEVEMOS ORAR PORQUE É MEIO DE ALCANÇAR BENÇÃOS MT.7.11, TG.4.2,3
a)     Deus ama nos dar as suas bênçãos Mt.7.11
b)    Combateis  e guerreais e nada tens, porque não pedis Tg.4.2b
c)     Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para gastardes em vossos deleites Tg.4.3
5.     DEVEMOS ORAR PORQUE É ESSENCIAL PARA NOSSAS VITORIAS EF.6.18
a)     Tres coisas concernentes a oração:
                                      I.           Deve ser constante. Deve-se orar em todos os momentos da vida. ITs.5.17 Talvez a maior falha da vida cristã seja que frequentemente tendemos a orar só nas grandes crises da vida. Só pela oração diária o cristão torna-se forte cada dia;
                                    II.           Tem que ser intensa. Não tem que ser sonolenta, mas sim perseverante. Exige concentração. Uma oração frouxa não leva a parte alguma; exige a concentração em Deus de todas as faculdades;
                                  III.           Não deve ser egoísta; deve abranger a todo o povo consagrado de Deus. Os judeus diziam: "Que o homem se una em suas orações com a comunidade". Penso que frequentemente oramos por nós mesmos e muito pouco por outros. Devemos aprender a orar tanto e tão intensamente pelos outros como por nós.
6.     DEVEMOS ORAR PORQUE DEIXAR DE ORAR É PECADO ISM.12.23
a)     Quem sabe fazer o bem e não faz comete pecado Tg.4.17;
b)     Para Samuel seria um pecado contra o Senhor, não orar por Israel ISm.12.23.
7.     DEVEMOS ORAR PORQUE CRISTO NOS  DEU EXEMPLO HB.5.7
a)     Jesus Cristo com grande clamor e lagrimas orou em suplicas Hb.5.7a.
b)     É através da oração que vemos a gloria de Deus Jo.17.24.
Conclusão: Se Jesus o filho de Deus vivia em constante oração, quanto mais nós seres humanos, precisamos sim de viver uma vida de constante oração.

PB.RINALDO SANTANA