quinta-feira, 12 de maio de 2016

OS FILHOS DE DEUS SÃO GUIADOS PELO ESPIRITO DE DEUS (Leitura diária quarta-feira Rm 8.14)



Introdução: Os seres humanos não têm privilégio maior que se tornarem filhos de Deus. Este ponto não é disputado por aqueles que professam afeição por Jesus como o Cristo. Aqueles que acreditam na Bíblia como a palavra inspirada por Deus concordam em relação à necessidade de serem “filhos de Deus mediante a fé. Sabemos que os filhos de Deus são “co-herdeiros com Cristo” Rm. 8:12-17. Os filhos de Deus têm o direito de clamar “Aba, Pai” Rm. 8:15; Gl. 4:6. Estes filhos devem receber a “glória a ser revelada” Rms 8:18-19. Graças a Deus que podemos ser seus filhos! O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Rm.  8:16, É o Espirito Santo que habita no crente como filho de Deus, a fim de leva-lo a pensar, falar e agir de conformidade com a palavra de Deus.
     I.        Orienta o crente, principalmente, por impulsos que:
A.  São exortações interiores para o crente cumprir a vontade de Deus e mortificar as obras pecaminosas do corpo Rm 8.13;
B.  Estão sempre em harmonia com as Escrituras 1co. 2.12,13;
C.  Visam e dar orientação na vida Lc. 4.1;
D.  Opõem-se aos desejos pecaminosos oriundos das tendências naturais do crente Gl. 5.17,18
E.  Tem a ver com a culpa do pecado, o padrão da justiça de Cristo e o juízo divino contra o mal Jo. 16.8-11;
F.   Exortam o crente a perseverar na fé e o advertem contra a apostasia da sua fé em Cristo Rm 8.13;
G.  Enfraquecem a medida que o crente deixa de obedecer aos apelos do Espirito Rm. 1.28, Ef. 4.17;
H.  Resultam em morte espiritual quando rejeitado Rm. 8.6,13
I.     Resulta em vida espiritual e em paz quando obedecido Gl. 5.22,23;
   II.        Os avisos ou a voz interior do Espirito vêm através de:
A.  Ler a palavra de Deus Jo. 14.26; 15.7,26, 2Tm. 3.16,17;
B.  Orar fervorosamente Rm. 8.26;
C.  Ouvir a pregação e ensino sadios e santos 2Tm. 4.1,2;
D.  Exercitar as manifestações do Espirito 1Co. 12.7-10;
E.  Acatar os conselhos de pais cristãos e lideres espirituais fidedignos Ef. 6.1, Cl. 3.20.
Conclusão: que possamos a cada dia buscar ao Senhor, meditar na sua palavra, ter ansiedade para ouvir os ensinos santos, exercitar as manifestações do Espirito Santos em nossas vidas e acatar os conselhos dos pais e lideres espirituais.

Fonte de Pesquisa:
Biblia de Estudo Pentecostal
Dc. Rinaldo Santana 
 

quarta-feira, 11 de maio de 2016

FOMOS COMPRADOS POR BOM PREÇO VIVAMOS ENTÃO PARA DEUS (Leitura diária de terça-feira) 1 Co. 6.20



Introdução: “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, 1 Pedro 1:18,19” “os comprou e pagou o preço Deus fez isso com a morte de Cristo na cruz 1Co. 7.23, At. 20.28, Ef. 1.7 todas as bênçãos que recebemos do pai, recebemo-las em Cristo. Somos abençoados nele. Paulo destaca quatro bênçãos gloriosas procedentes de Jesus Cristo. Aqui a atenção desviada do ceu para a terra, do passado para o presente e, em certo sentido do pai para o filho:
I.        Jesus Cristo nos Redimiu Ef. 1.7a
a)   Um dia ele nos reunirá em seu nome Ef. 1.9,10
b)   Por que Jesus fez isso? Ef. 1.11,12, para que pudéssemos louvar a Deus.
II.            Jesus Cristo nos perdoou Ef. 1.7b. O perdão dos nossos pecados segundo a riqueza da sua graça. Não há qualquer acusação registrada contra nós.
III.        Jesus Cristo nos revelou a vontade de Deus Ef. 1.8-10 “Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Ef. 1:8-10
IV.        Jesus Cristo nos fez Herança Ef. 1.11,12 Nele também fomos feitos herança, predestinados conforme o proposito daquele faz todas as coisas segundo o desígnio da sua vontade, a fim de sermos para o louvor da sua gloria, nós que antes havíamos esperado em Cristo . Em Cristo temos uma linda herança 1 Pd. 1.1-4.
Conclusão: O sangue de Jesus Anulou a nossa dívida que tínhamos com o inimigo, e anulou também a sentença de culpa que todos nós tínhamos com Deus pai, porque, antes estávamos separados da comunhão com o Pai, mais agora, Jesus através do seu sangue, nos uniu novamente a comunhão com Deus.

Fonte de pesquisa:
Bíblia de Estudo Matthew Henry
Comentário Expositivo de Efésios Rev. Hernandes Dias Lopes
A Bíblia em Esboços
Dc. Rinaldo Santana

NOSSO CORPO É MORADA DO ESPIRITO SANTO (Leitura diária segunda-feira) 1Co.6.19



Introdução: O apostolo Paulo apresenta no capitulo oito de Romanos princípios que rege a vida de todos aqueles que foram alcançados pela graça: viver em novidade de vida, uma vez que o consolador, o Espirito Santo passou a morar em nossa vida. Aqueles que já experimentaram o novo nascimento tem uma nova maneira de viver. “Portanto” esse “portanto” tem peso; ele resume os sete primeiros capítulos e significa: “por causa da pessoa de Jesus e de tudo que ele fez na historia em favor dos pecadores”.  O crente tem uma nova posição e podemos listar alguns pontos desta posição:
1.   O Crente está em Cristo Rm. 8.1
a)   O Milagre (8.1a): Os crentes não recebem condenação e foram libertos do pecado e da morte.
b)   Os meios (8.2,3 b): Isto foi concretizado não através da lei de Moisés, mas pela a morte de Cristo.  
Na primeira epistola de Paulo aos Coríntios ele faz alusão ao corpo do crente como templo do Espirito Santo. “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espirito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos”. Não devemos profanar o templo de Deus, nem prostitui-lo e oferece-lo o uso e serviço de uma meretriz. O templo do Espirito Santo deve permanecer santo. Paulo os adverte para controlar o seu corpo em todas as áreas.
       I.        Com relação à comida 6.12-13a: em suma não deixe a comida controla-lo;
     II.        Com relação a questões de ordem sexual 6.13-18: Devemos fugir da imoralidade sexual;
Conclusão: Não somos donos de nós mesmos, e, portanto, não devemos usar-nos de acordo com nosso próprio prazer, mas de acordo com a sua vontade, e para a sua gloria, de quem somos e a quem servimos.

Fonte de Pesquisa:
A BIBLIA EM ESBOÇOS
BIBLIA DE ESUDO MATTHEW HENRY 
COMENTARIO JUDAICO DO NOVO ESTAMENTO 
Dc. Rinaldo Santana

sexta-feira, 29 de abril de 2016

A GRAÇA É RESULTADO DA MISERICORDIA DE DEUS (Leitura diária sexta-feira) Ef. 2.8



Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.”

INTRODUÇÃO: De acordo com dictionary.com o termo “misericórdia” pode ser definido como tendo uma disposição de compaixão ou tolerância (a abster-se de alguma coisa).

Paulo disse: “Agradeço a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu força, que me considerou fiel, designando-me para o seu serviço mesmo que eu era uma vez um blasfemo, perseguidor, e um homem violento, me foram concedida misericórdia, porque eu atuei na ignorância e incredulidade” 1 Tm. 1:12-13;(NVI);

De acordo com dictionary.com “graça” é definida como a manifestação de favor por um superior. Também pode ser definido como o dado de graça, favor imerecido e amor de Deus. Em poucas palavras, a graça é conseguir o que você não merece.

A graça de Deus é imerecida; é dada gratuitamente por Deus, embora você não mereça. Um exemplo da graça de Deus é o dom da vida eterna.

 Não merecemos nada de Deus. Deus não nos deve nada. Qualquer coisa boa que tivermos em nossas vidas é um resultado da graça de Deus Ef. 2.5. Graça que os salva é a merecida bondade de Deus, e o favor de Deus. Deus nos dá coisas boas que não merecemos e que nunca poderíamos ganhar por nós mesmos. Lm. 3.23 “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;” “Cada vez que acordamos, devemos agradecer porque nosso contrato com a vida foi renovado, tendo como fiador a misericórdia”.  Resgatados do julgamento pela misericórdia de Deus, a graça é tudo o que recebemos além dessa misericórdia Rm. 3.24. A graça comum refere-se à graça soberana que Deus concede a toda a humanidade independentemente da sua posição espiritual diante dele, enquanto que a graça salvadora é a dispensa especial da graça pela qual Deus soberanamente concede imerecida assistência divina sobre os seus eleitos para a sua regeneração e santificação.
Misericórdia e graça são mais bem ilustradas na salvação disponível através de Jesus Cristo. Merecemos o julgamento, mas se recebermos Jesus Cristo como o nosso Salvador, recebemos a misericórdia de Deus e somos libertos desse julgamento. Em vez de julgamento, pela graça recebemos a salvação, perdão dos pecados, vida abundante Jo. 10.10. vida abundante é vida eterna sem morte, ou medo da morte, vida e muito mais, uma eternidade no céu, o lugar mais maravilhoso que se possa imaginar Ap. 21-22. Por causa da misericórdia e graça de Deus, nossa resposta deve ser cair de joelhos em adoração e ação de graças. Hb. 4:16 declara: "Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade."

“Cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno.” Hb. 4:16 A nossa tarefa é obter a misericórdia e encontrar a graça, para nos ajudar em tempo de necessidade.
Apesar de muitos entenderem os termos ‘graça’ e ‘misericórdia’ como sinônimos, eles possuem significados bem distintos. Ambas são encontradas no mesmo endereço: o trono da graça. Ora, se o trono é da graça, concluímos que esta tenha primazia sobre a misericórdia. Porém, para achar a graça, primeiro tem-se que obter a misericórdia. É como um protocolo. Para chegar ao rei (graça), é necessário agendar antes uma audiência com o Primeiro Ministro (misericórdia).


Fonte de Pesquisa:
 Bíblia de Estudo Matthew Henry
A Essência do Novo Testamento
Comentário de Efésios Hernandes Dias Lopes

Dc. Rinaldo Santana