terça-feira, 8 de julho de 2008

O CATOLICISMO ROMANO

1- Começo da Degeneração
Durante os primeiros três seculos da Era Cristã, a perseguição à igreja verdadeira ajudou a manter a sua pureza, preservando-a de lideres maus ambiciosos. Nessa época, ser cristão significava um grande desafio, e aqueles que fielmente seguiam a Cristo sabiam que tinham suas cabeças a prêmio, pois eram rejeitados e perseguidos pelos poderosos. Só realmente os salvos se dispunham a pagar o preço.

Graças à tenacidadee coragem dos pais da igreja e dos famosos apologistas Cristãos, o combate da Igreja a s heresias que surgiram nessa época resultou numa expressão mais clara da teologia Cristã.

Logo no inicio do Seculo IV, Constatino ascendeu ao posto de imperador. Isso parecia ser o triunfo final do Cristianismo, mas, na realidade, produziu resultados desastrosos dentro da igreja. Em 312, Constatino apoiou o Cristianismo e o fes religião oficial do Imperio Romano. Proclamando a simesmo benfeitor do Cristianismo formando um concilio. Nesse Concilio foi estabelecido "Credo dos Apóstolos".

2- Causa da Decadência da Igreja
A decadência doutrinária, moral e espiritual da igreja, começou quando milhares de pessoas foram por ela batizadas e recebidas como membros, sem terem experimentado uma real conversão bíblica. Verdadeiros pagãos que eram, introduziram-se no seio da igreja trazendo consigo os seus deuses, que, segundo eles, eram o mesmo Deus adorado pelos Cristãos.

Nesse tempo, homens ambiciosos e sem temosr a Deus começaram a buscar cargos na Igreja como meio de obter influencia social e politica, ou gozar dos privilégios e dos sustentos que o Estaddo garantia tantos quantos fizessem parte do clero. Deste modo, o formalismo e as crenças pagãs iam-se infiltrando na Igreja até o nivel de paganizá-la completamente.

3- Raizes do Papado e da Mariolatria
Desde o ano 200 a.C. até o ano 276 da Nossa Era, os imperadores romanos haviam ocupado o posto e o titulo de sumo Pontifece da Ordem Babiblonica. Depois que o imperador Graciano se negara a lidaerar essa religião não-cristã, Dâmasco Bispo da Igreja Cristã em Roma, foi nomeado para esse cargo no ano 378.

Imediatamente depois deste acontecimento, começou-se apromover a adoração a Maria como Rainha do ceu e a mae de Deus.

Enquanto se desenvolvia a adoração a Maria, os cultos da Igreja de Roma perdiam cada vez mais os elementos espirituais e a perfeita compreensão das funçoes sobrenatuaris da graça de Deus.

O sacerdote, o altar, a missa e as imagens de escultura assumiram papel de prepoderância no culto. "Logo Deus deixou de ser o centro das atenções" . A autoridade era centralizada numa igreja dita infalivel e não na vontade de Deus

4- O Cisma Entre o Oriente e o Ocidente
O Cisma entre o Oriente e o Ocidente logo se tornou evidente. O rompimento final aconteceu, em 1054, com a Igreja Ocidental, ou Romana, sediada em Roma,. então capital do Inperio, por parte da igreja Oriental, ou Ortodoxa, que assim se separou da Igreja Romana, ficando sediada em Constatinopla, hoje Istambul, na Turquia. A igreja Oriental guardou a primazia sobre os patriarcados de Jerusalém, Antioquia e Alexandria.

Desde ai, a Igreja Romana nitidamente desviada dos principios ensinados por Jesus no seu Evangelho esteve num barco a deriva, sem saber onde aportar, até que veio a reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero. Foi mais um cisma na já combalida Igreja Romana.

Fonte
CPAD- Seitas e Heresias
Dc José Rinaldo de Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.