sábado, 23 de agosto de 2008

VENCENDO AS TENTAÇÕES

"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar". - I Coríntios 10 :13.
Definimos tentação como uma atração para fazer o que é mal na esperança de obter o prazer ou o lucro, não importando as conseqüências disso.

Na luta do cristão contra o diabo, o principal campo de batalha é a tentação. Precisamos vencer o inimigo superando as tentações. Não estamos sós, contudo. Jesus tornou-se um homem, foi tentado como somos, obteve a vitória, assim mostrando como nós podemos triunfar sobre Satanás ( Hebreus 2:17-18; 4:15). É essencial, portanto, que analisemos cuidadosamente de que forma Jesus venceu.
Embora Jesus foi tentado várias vezes, ele enfrentou um teste especialmente severo logo depois que foi batizado. Lucas recorda este evento (Lucas 4:1-13), mas seguiremos a história conforme Mateus a conta: "A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome" (Mateus 4:1-2). Pelo fato que foi o Espírito que levou Jesus para o deserto mostra que Deus pretendia que Jesus fosse totalmente humano e sofresse tentação. Note estas três tentativas de Satanás para seduzir Jesus.
Falar em tentação é falar em um impulso íntimo dirigido para o pecado, originado dos instintos inferiores ou da malignidade do tentador. Também podemos dizer que é a indução para o mal, por sugestões do diabo ou da sensualidade.
A verdade é que Deus, na pessoa de Jesus viveu a humanidade e proporcionou meios para que a tentação não seja maior do que qualquer ser humano possa suportá-la. Talvez o maior problema esteja em se focar a tentação e não a raiz da mesma, assim já perdendo terreno até mesmo no tratamento com a mesma.
Por mais forte que possa ser a tentação, ela não passa de uma bem engenhosa mentira proposta pelo seu arquiteto, ou seja pelo diabo.
Note que não encontramos em toda a Bíblia, algum versículo dizendo para fugirmos da tentação, no entanto, encontramos orientação para fugirmos até da APARÊNCIA DO MAL (que muitos não observam) e resistir ao diabo.
A questão do mal é uma situação tão traiçoeira, que somos orientados a fugir até mesmo de sua aparência. Não é nem do mal em si, mas da aparência - percebem ? - I Tessalonicenses 5:22.
O outro conselho é resistir AO diabo, e ele fugirá de vós - Tiago 4:7. Muitos estão resistindo ao diabo, mas se fartando com os dividendos que ele oferece, então a vida se torna bastante complicada.
Para se resistir ao diabo, existe um pré-requisito - sujeitar-se a Deus. Aqui está o fio da meada ou a chave do sucesso. Sujeição total a Deus.
Tenho certeza que você já foi tentado em algo, e tentou resistir ao pensamento, chegando à conclusão de que não funciona, pois ao se ater novamente a situação, lá estava o pensamento mais firme e forte do que antes...Isso porque resistir "pensamentos" não funciona. Só se coroa um rei, quando outro foi destronado. Só se vence um pensamento, colocando-se outro no lugar. É como você mudar de canal em sua TV. Só entra um canal, se você desistiu do outro....
Na mente está o nosso maior campo de batalhas, e é ali que se ganha ou se vence, porém, atendo-se ao verdadeiro inimigo e combatendo-o da maneira correta.
O que prende a nossa atenção, certamente nos prende. Não é assim, quando você está lendo um livro, ou assistindo a um filme ?
Temos o mando de decidir o que de fato prenderá nossa atenção. Se algo que vem de Deus ou algo que vem do inimigo.
Sujeitando-nos, portanto a Deus, Ele nos capacitará para resistirmos a coisa certa, que é o diabo, então poderemos exercer a autoridade que já nos foi outorgada pelo Senhor - (Efésios 1:21) e assim, ele - o diabo - verdadeiramente fugirá de nós com toda sua tralha, e não teremos espaço em nossa mente para nem mesmo a aparência do mal, que dirá a tentação de forma concretizada.
Isso exige de nós que sejamos praticantes e não somente ouvintes da Palavra, pois se tal acontece, enganamos a nós mesmos.
Eis por que: ”O diabo tenta, mas o Senhor sustenta”.
1. Encare a realidade da situação. Diga a Deus exatamente como se sente (Fp 4.6; Hb 4.16, 7.25). Ele não ficará espantado e até respeitará sua sinceridade. Foi ele quem nos criou com anseios emocionais profundos e intensos desejos físicos. Ele conhece a nossa estrutura.

2. Reconheça que a tentação é temporária.

3. Veja o que as Escrituras ensinam. A Palavra de Deus é nossa melhor defesa contra Satanás e suas artimanhas, uma das quais é encher-nos de dúvidas quanto às boas intenções de Deus para nós e fazer-nos pensar que somos exceções à sua lei. Nosso conhecimento da Palavra de Deus bem como a fé que depositamos nela nos protegem da derrota e destruição. O próprio Jesus respondeu às tentações de Satanás com a Palavra escrita. (Para saber mais sobre o plano de Deus, leia 1 Coríntios 6, 7.24, 2 Coríntios 7.1, e 1 Tessalonicenses 4.3.)

4. Resolva obedecer a Deus. Não importa a intensidade de seu desejo.

5. Não de "lugar à carne". Não se coloque voluntariamente numa situação em que terá plenas condições de liberdade e privacidade para ceder à tentação.

6. Saiba com certeza que você pode vencer as tentações. Não importa a intensidade dela, não temos que ceder. Juntamente com cada tentação, Deus nos dá um "livramento" (1 Co 10.13). Creio que esse "livramento" é o poder do Espírito Santo - o Espírito de Cristo que habita em nós. "O Cristo que conheceis não é um ser fraco, indiferente ao que se passa dentro de vós, mas é uma força que dentro de vós vem a agir formidavelmente." (2 Co 13.3) A satisfação sexual, ao contrário do que propaga o mundo, não é inevitável, nem essencial a um bom relacionamento amoroso.

7. Agradeça a Deus porque ele compreende as dificuldades por que você está passando. Ele partilha de nossa "natureza física comum", e "por virtude do Seu próprio sofrimento, sob a tentação, pode socorrer os que estão expostos à tentação". (Hb 2.14 e 18) Até mesmo o apóstolo Paulo teve que renegar a si próprio para aprender a confiar em Deus, e não em si mesmo. (2 Co 1.9.)

8. Permita que Deus restaure o seu espírito abatido. Depois da tentação de Jesus, vieram os anjos e o serviram. O mesmo aconteceu a Elias, depois de haver fugido desalentado. 0 Senhor nos abençoa da mesma forma, em nossas tentações. Não permita que Satanás o prejudique nem à pessoa que você ama com incriminações ou acusações pela tentação. Em vez disso, busque a melhor coisa de Deus (isto é, obedeça à sua vontade revelada em sua Palavra, que proíbe a infidelidade) para os dois, pois "... Deus é a resposta cabal às nossas mais profundas e ardentes aspirações". (1 Co 6.13)

9. Não procure suportar seu sofrimento sozinho. Procure uma pessoa, um amigo, um conselheiro, em quem possa confiar, e que possa ajudá-lo a entender seus próprios sentimentos, pensamentos e ações. Essa pessoa pode ajudá-lo a compreender suas reações, e auxiliá-lo a reforçar sua decisão de obedecer a Deus. "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados." (Tg 5.16.)

10. Procure um relacionamento melhor com seu cônjuge, se é casado. Procure, de maneira ativa, consolidar bem o seu relacionamento conjugal, pois até mesmo um bom casamento pode ficar debilitado por falta de apoio emocional.

11 comentários:

  1. Bom dia irmão, gostei muito desta palavra, pois, estou precisando muito da graça de Deus em minha vida, tenho passado muitas provações e tentações em minha vida conjugal, recentemente meu marido me deixou, arrumou uma amante, depois se arrependeu e voltou para mim, mas, desde então estou magoada, e tentando esquecer o que ele me fez, mas no meu trabalho, tem um homem muito bonito o qual admiro muito, ele ás vezes faz insinuações e demonstra interesse por mim... tenho orado ao Senhor para me livrar desta tentação, e espero acabar com esta atração dentro de mim. Amo meu esposo, mas estou ferida, por tudo que ele me fez... PRECISO DE ORAÇÃO E ORIENTAÇÃO. AGRADEÇO A DEUS POR TODAS AS BENÇAOS. OBRIGADA E FIQUEM COM DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia...Creio que Deus já está trabalhando na minha vida. Sou casada e vivo um vida sexual frustrada. Meu marido não corresponde aos meus desejos e nem supre minhas necessidades sexuais. já estamos a 5 anos com esse problma até que recentemente apareceu um irmão da igreja casado, querendo me ajudar. me seduziu com palavras carinhosas e estou lutando pra não cair em tentação. Sei que Com Deus posso todas as coisas e no meu coração tenho o firme propósito de não ceder e não pecar. mas está dificil. Orem por mim.

    ResponderExcluir
  3. IRMAOS gRAÇA E PAZ MEU NOME É PAULO CESAR PC_TEMPO_3@HOTMAIL.COM SE ALGUEM QUISER ME ADD PODE FICAR A VONTADE. SOU TRES LAGOAS MS e trabalho com adolecentes na igreja o Senhor tem sido comigo e tem me ajudado a vencer meus desejos e situações carnais, tenho 22 anos e sempre tive dificuldade nas areas sexuais mais - um dia o Senhor resolveu operar- cai e estava no altar do Senhor - nao enxergava o quanto sujo estva ..2 samuel cap 12 nos vemos isso acontecer com Davi . irmaos e irmas em anônimo tenho exemplos de pessoas que foram escolhidas e que tb pecaram, somos pecadores mais o Sangue de Jesus que nos lava de todo pecado quando arrependidos.E assim Deus usou uma irma de fora da igreja o inimigo so estava esperando Deus falar vai. mais Deus teve misericordia e graça pela minha vida aquele dia artaves de um telefonema essa irma que a muito tempo nao via .. disse que tinha algo para me dizer da parte de Deus ( como nos vemos o profeta natã no caso de davi) Irmaos e Irmas Somos fracos pecadores por nósd mesmo mais Jesus em Metheus cap 4 passou por tentações e sabemos que ele suportou todas resistiu a todas sitiu na pele todas.
    e nos mostrou que poderiamos passar por todas
    Efésios 4 diz para revestirmos da armadura de Deus para que quando Chego o dia mal nao soframos,nao sejamos atingidos por nenhum dardo imflamado do maligno.
    o inimigo nao brinca de ser inimigo e quer fazer de tudo para destruir seu casamento irma Neide - e vc irma anonimo tb lançando setas para vcs tb entrarem em adulterio e assim depois sendo depresadas e as brechas acumulando em seus corações destruindo suas vidas.
    Espero porder ter ajudado com meu testemunho
    nao tem sido facil mais o Espirito Santo o nosso consolador e Jesus que esta no trono que ouve e recebe nossas orações atraves do espirito santo co gemidos enesprimiveis esta conosco e luta por nósd . so temos que tomar uma posição e chorarr simm .. mais ao pés do nosso Jesus e pedir e reconhecer que sozinhos (as) nós nao conseguimos processeguir.

    oro por vcs
    obrgado ao blog por terem a visão do Senhor de edificar e abençoar muitas vidas atraves da internet ...
    que a paz esteja com tdos

    ResponderExcluir
  4. deus e o dono do nosso trono entao nao trque deus por nada

    ResponderExcluir
  5. Olá ....

    Gostei muito da palavra ,mais preciso de uma orientação de vocês e acho que podem me ajudar.Tenho 22 anos e namoro a 5 meses com um rapaz,somos cristãos e na época que nos conhecemos estávamos afastados da igreja há um certo tempo, sendo assim tinhamos uma vida sexual "normal",ou seja a prática do adultério,sexo fora do casamento ,mais assim que retornamos há igreja graças a DEUS ,começamos a nos preocupar com essa questão pois nossos corações sinceramente deseja fazer as coisas de acordo com a lei de DEUS, mais o inimigo é tão ardiloso que sabe exatamente as nossas fraquezas e nos tenta dia e noite,confesso que já caimos na armadilhas do diabo,mas depois vem o arrependimento,por favor me deem orientações para que possamos passar por esses desafios.

    ResponderExcluir
  6. Bom irmão meu caso é bastante complicado, pois eu aceitei a Cristo a um ano, porem a algo em minha vida que esta me afastando de Crito, e algo que está me deixando louco. Eu tenho imensos dejesos homossexuais e isso me deixa perturbado, e para me livrar desses desejos eu procuro a masturbação como uma via para tirar esse desejo fisico da mente...Eu já não sei o que fazer eu tenho vergonha de me abrir com meu pastor ou com um amigo eu estou condenado ao inferno! Esse é meu destino eu tenho certeza disso, por favor ore por mim.Eu não consigo mais orar, e não consigo ir a igreja e ficar de cabeça erguida pois não tenho coragem de olhar na face do Pai eu estou entrando em depresão não consigo ter um relação legal com minha familia e amigos eu estou derrotado irmão.

    ResponderExcluir
  7. Não desista meu caro irmão anônimo! Deus é contigo, clame a Ele e Ele vai te ajudar. Todos esses pensamentos são malignos. Vc não está derrotado, o Senhor pode mudar a tua história, creia nisto. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sei que é difícil, para este irmão acima que não quis se identificar.pois sei que o inimigo sabe todas as nossas fraquezas,e ele quando sabe nosso ponto fraco ele coloca uma cunha que vai se abrindo devagarinho,quanto mais lugar agente der mais espaço ele tem para nos destruir.é por isso que nós temos que vestir a armadura Deus,para podemos ficar firmes contra as ciladas do diabo.
      leia efésios cap. 6 versos 10 por em diante,que o amado vai ter vitoria.

      Excluir
  8. Estudo maravilhoso;ponto e sobre ponto texto se ser isolados;
    parabéns!aprendi muito com sua mensagem.

    ResponderExcluir
  9. orem por mim amados de Deus, meu nome é jouberto josé de almeida

    ResponderExcluir
  10. Obrigada por essas palavras de conforto e encorajamento,o inimigo não só tenta destruir nossa vida espirtual como tbém a nossa familía, O senhor Jesus é quem nos da forças para suportamos as investidas temos que esta em comunhão com Deus para não sermos vencidos pelas ciladas ardilosas do inimigo.

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.