sábado, 17 de janeiro de 2009

JOSUÉ LIDERA ISRAEL NA TRAVESSIA DO RIO JORDÃO (subsidio da lição 3)

Josué é escolhido por Deus e assume a liderança de Israel. Agora, cabe a ele preparar o povo para atravessar o Jordão e caminhar para a conquista da terra. Era preciso que o povo participasse dos desafios que lhes eram impostos, pois eles mesmos seriam os beneficiados. Quem quer ter a posse de uma terra deve atravessar o rio que está no caminho.
Santificação. A liderança era pra organizar e conduzir o povo, e este deveria se santificar. Para que pudessem atravessar o Jordão, deveriam abster-se de fazer coisas que desagradavam a Deus. Pessoas santas, com todas as suas limitações, herdariam a Terra Prometida pelo Senhor. A santificação serviu como um pré-requisito para que outros milagres acontecessem.
Deus confirma a liderança de Josué. “Hoje começarei a engradecer-te perante os olhos de todo Israel, para que saibam que como fui com Moisés, assim serei contigo”. Js 3.7º Deus que elege um líder é o mesmo que confirma. Há um ditado em nossos dias que exagera ao desprezar a preparação pessoal e coloca mãos de Deus toda a responsabilidade de formação de um líder. “Deus não chama os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Em parte é um erro. Se Josué não fosse um combatente não teria técnica para derrotar os amalequitas, cuidar da segurança do Tabernaculo, nem espionar a Terra Prometida.
Deus não tem por costume trabalhar com pessoas que ficam esperando as bênçãos dele caírem do céu, e não se preparam para fazerem a sua obra. Ele confirmou a liderança de Josué diante de todo o povo quando passaram a seco pelo Jordão. A confirmação de Deus não nos isenta de buscar a preparação adequada para servi-lo no ministério que ele designou. Quem quer ser um excelente profissional deve estudar e se preparar, e o mesmo deve acontecer para aqueles que desejam servir melhor ao Senhor.
O milagre acontece. Quando os sacerdotes molharam seus pés na água do rio Jordão, o milagre aconteceu. As águas pararam de correr, e apesar de o Jordão estar em cheia, todo povo o passou. Deus confirmou sua presença com Josué por meios de sinais bem visíveis ao povo. Aquele era o primeiro sinal de que Deus estava abençoando a liderança do sucessor de Moisés.
A participação dos Sacerdotes. Os Sacerdotes tiveram uma participação grandiosa na passagem do rio Jordão. Eles se submeteram a ordem de Josué ( um líder não-sacerdote). Carregaram a arca da aliança até o rio. Esperaram no meio do rio, já seco, que todos os Israelitas passasem. E só saíram de lá quando José ordenou.
Esses homens merecem o louvor por sua obediência. Nem sempre os Sacerdotes desejam obedecer a lideres leigos, mas devemos nos lembrar que o povo passou pelo Jordão porque esses homens de Deus obedeceram Josué, o líder ordenado por Deus. Quando ministros trabalham com lideres leigos, fieis a Deus, milagres acontecem.
Fonte Ensinador Cristão

9 comentários:

  1. gostei da lição conveso que devemos primeiro santificar sempre para conseguirmos suportar as dificuldades as provações....que Deus abançoe o seu trabalho e os propositos ministerias...A paz do senhor a todos....

    ResponderExcluir
  2. ...parabens pelo conteúdo o evangelho precisa mesmo ser mais divulgado ainda ..o senhor te abençoe

    ResponderExcluir
  3. ESTA PALAVRA FOI DE MUITA BENÇÃO NA MINHA VIDA POIS FOI DAI Q DEUS ME USOU NA MINHA IGREJA.NA ASSEMBLEIA DE DEUS CAMPO DE MADUREIRA EM BRAZABRANTES-GOIAS BRASIL.

    ResponderExcluir
  4. FIQUEI FELIZ COM A LIÇÃO. SABEMOS QUE A OBEDIÊNCIA É A CHAVE DA VITÓRIA NAS NOSSAS VIDAS.FIQUE COM A PAZ DO SENHOR!

    ResponderExcluir
  5. Diac. francisco 19 setembro de 2012 21;49

    Esta palavra nos mostra como devemos ser mais obediente ha DEUS para obtermos ha vitória em nossas vidas .fique na paz do SENHOR

    ResponderExcluir
  6. atitude e acima de tudo fé em Deus!!

    ResponderExcluir
  7. Uma benção! Glória a Deus por isso..

    ResponderExcluir
  8. Lindo de mais eu aprendi muito com essa palavra Josué além de obediente ele creu no chamado dele...então vejo que DEUS ele fala de várias maneiras não basta obedecer tem que crer, porque se Josué tivesse a dúvida ardendo o seu coração sobre o seu ministério será que ele atravessaria o rio jordão?

    ResponderExcluir
  9. Por alguns tempos tenho lido essa passagem tão maravilhosa, mais hoje eu pude enxerga-la de uma outra forma, quando foi relatado sobre que Deus não escolhe os capacitados ele capacita os escolhidos, é a mais pura verdade, temos que nos preparar pra tudo aquilo que o Senhor tem reservado para nos, e não ficarmos desapercebido esperando que as bençãos caiam do céu, Gloria a Deus...

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.