domingo, 22 de novembro de 2009

PASSANDO PELO VALE


Introdução: Quando falamos em vale logo pensamos nas dificuldades em nossa vida, lugar de peleja.Muitas vezes Deus nos permite passar pelo vale, para reconhecermos que somos dependente dele.
       Porque não lembrar do Salmos 23,4? Vale da Sombra da morte? Mas é no vale que recebemos de Deus muitas experiências.

 Em Israel existe, literalmente, um Vale da Sombra da Morte. É um desfiladeiro íngreme, profundo e estreito. A luz solar só atinge a sua base quando se encontra diretamente acima do vale, ao meio-dia. No restante do dia, o fundo desse vale permanece na sombra. Davi, provavelmente, passou com seu rebanho por esse vale da sombra da morte durante a juventude. Na Bíblia, o termo vale também é usado com referência aos tempos difíceis da nossa vida. Josué menciona o Vale da Calamidade. O Salmo 84 menciona o Vale das Lágrimas. Oséias menciona o Vale da Aflição. Em hebraico, essa expressão usada por Davi significa, na realidade, o Vale da Escuridão Profunda. Mas se, em vez de olhar para baixo, às dificuldades, você fixar o olhar em cima, não haverá de desfalecer no caminho e logo verá que Jesus estende a mão para ajudar. Você só terá então de dar-Lhe a mão em singela confiança e deixar que Ele o guie. Ao se tornar confiante, aumentará sua esperança. ...

"Você achará ajuda em Cristo para a formação de um caráter firme, simétrico e belo. Satanás não pode tornar de nenhum efeito a luz que irradia de um caráter assim. Deus nos deu Seu melhor dom, sim, Seu Filho unigênito, para, revestindo-nos de Sua própria perfeição de caráter, elevar-nos, enobrecer-nos e habilitar-nos para o lar em Seu reino"

Deus leva Ezequiel ao Vale.( Ez. 37:1 )
•O contexto é de desolação. O povo está no exílio.
•Ezequiel 20: 32 diz que eles não criam mais em Deus.
•Ezequiel 37:11 e Ezequiel 37: 2. Ossos, não apenas secos sequíssimos.

1.1 (E me levou o Senhor), esta foi à direção de Deus para Ezequiel.
•Diante das pressões do mundo, vem o desânimo.
•Vale a pena ser um crente? Sentimos-nos como ossos secos.
•Em Deus está toda a nossa esperança.
•Ezequiel 37:1 - 2. "Veio sobre mim a mão do Senhor”

 Quantas vezes somos direcionadas por Deus ao vale para vermos a sua glória e nós não entendemos, quando José filho de Jacó teve a revelação de Deus que seu Pai, mãe e irmãos se encurtariam a ele, Deus cumpriu, mas primeiramente ele passou pelo vale para ver as promessas se cumprirem.
1)      A visão do Vale
Um vale cheio de ossos (Ez. 37:1)
2)      Deus coloca Ezequiel em prova
Uma pergunta: Poderão viver estes ossos. (Ez 37:3)
Uma resposta sábia: Tu o sabes ó Deus (Ez. 37:3)

 Ezequiel podia olhar para a sua estrutura e dizer
     É impossível, mas creio que naquele momento ele olhou para o céu, contemplando a um Deus criador e disse: Tu o sabes ó Deus!

    3)   Nosso Deus é o Deus que vivifica.

•Ezequiel 37: 6 “... e poreis o espírito e vivereis "
•Ilustração. Livro: Esgotamento Espiritual. Nós é que ficamos esgotados. Deus jamais

•Para a frieza, o desânimo, o remédio é uma ação do Espírito Santo.
Quantas vezes nas dificuldades, nas lutas, perseguições fazemos como o Profeta Elias (toma a minha vida Senhor IReis 19:4 ) e não confiamos no Deus que nós servimos, mas é hora de confiar Deus tem vitória para nos dar.
 Deus usa a Ezequiel para cumprir o seu propósito
 Profetiza sobre esses ossos (Ez. 37:4)

Esta foi a mensagem de Deus a Ezequiel, Deus queria usar o profeta para operar o milagre.
Se você está passando pelo vale, não se desespere, mas confie que Deus permitiu você entrar no vale para te dar uma experiência profunda com ele
 Os vales são inevitáveis. Ao longo da vida, teremos nossos momentos de aflições. Jesus afirmou isso. "No mundo, passais por aflições" João 16:33. Não precisamos nos surpreender quando alguma coisa acontecer, não devemos perder a esperança, mas  acreditar que Deus não nos ama.                                                          
Conclusão: Assim como Ezequiel obteve esta experiência, você também pode ter esta experiência com Deus, ministrando com autoridade você vai ver tudo ao seu redor mudar. Glória Deus. Deus da esperança. Deus do impossível. Deus que vivifica. Deus que fala e cumpre. Vamos deixar este Deus, o único Deus, ser o nosso Deus.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.