domingo, 14 de fevereiro de 2010

NÃO DEIXE A LUZ SE APAGAR 1 SM. 3.1-4

Introdução: No templo do Senhor os sacerdotes tinham algumas tarefas importantes para cumprir além de ministrar os sacrifícios, as ofertas e a adoração era também sua função cuidar que o fogo aceso sob o altar não se apagasse e que os candelabros ou candeeiros permanecessem acesos durante o dia e noite, esses candeeiros eram feitos de ouro batido, com sete braços e dentro desses braços que eram ocos era colocado azeite e na ponta de cada braço um pavio que produzia luz após aceso, então cuidar desses candelabros era primordial fazendo o abastecimento de azeite e trocando sempre que necessário o pavio. À luz das escrituras veremos que lâmpada é símbolo de verdade, de transparência, de segurança e sobre tudo do Espírito de Deus em nossas vidas.
1. O Candelabro
• Feito de ouro batido (Ex 25:31)Para ser o portador da chama é necessário ser precioso diante de Deus
• Tinha condutores internos intercalados. Os braços por onde circulava o azeite tinha que estar desobstruídos ou limpos, e eram intercalados entre si, assim deve estar o portador da luz divina, limpo de toda maldade e pecaminosidade e intercalado ou unido com os demais braços do candelabro.
2. O Combustível
• O combustível era azeite. Para o candelabro ficar aceso é preciso no reservatório azeite, assim também deve ser o cristão para ser a luz do mundo deve ter uma reserva de azeite na vida.
• O azeite. O azeite é produzido pela prensagem do fruto da oliveira, não é moído, nem ralado é “prensado”. Jesus no getsêmani, quando orava diz a Palavra de Deus que saia do seu corpo sangue no lugar de suor, certamente Jesus estava sendo prensado contra a sua vontade, estava naquele momento produzindo combustível para permanecer aceso nas horas em que ficaria na cruz. Às vezes para produzirmos luz de nós mesmos temos que ser prensados por Deus contra nossa vida carnal.
3. A lâmpada acesa
• Lâmpada acesa produz:
- Luz, que ilumina toda a casa,traz a tona tudo o que estiver desarrumado.
- Serve como condutora para o caminho. Sl 119.105
- Na luz podemos ver defeitos e imperfeições que não vemos no escuro, com a luz as trevas se desfazem.
• Lâmpada apagada produz:
- Escuridão que enegrece todo o entendimento, esconde todos os erros de uma vida, nos faz errar o caminho.
- Nas trevas não vemos nem erros nem defeitos na verdade não vemos nada.
4. Antes que a lâmpada se apague.
• O tempo de reavivar a sua vida espiritual é hoje.
• O tempo de adquirir azeite é hoje também, através da meditação na Palavra de Deus, oração, jejum e momentos de adoração àquele que tem azeite pra tua vida.
• Um dia a lâmpada vai se apagar e ai não resta-nos mais nada a não ser lamentação e dor.
Deus sempre chama alguém, antes que a lâmpada se apague.
Aos cristãos que lutaram muitas batalhas pela causa do Mestre. Aos que sofreram e suportaram as maiores perseguições. Aos que resistiram ao Dia Mau sem negar a fé. E hoje sofrem por ver a situação se deteriorando, a nova geração se afastando dos princípios imutáveis da Santa Palavra de Deus. Deixem-me consolar-vos o coração com esta palavra: Deus não vai deixar a lâmpada se apagar.
Deus vai chamar e levantar alguém neste tempo e vai chamar:

a. Para um ministério eficaz
b. Para uma pregação contundente
c. Para uma conduta exemplar
d. Para enfrentar a frieza espiritual
e. Para conduzir as pessoas de volta a Deus.

5. Não brinque com Deus para que a lâmpada não se apague.
- O rei Davi foi um grande conquistador como sabemos, erra guerreiro temido na batalha, valente, corajoso e gostava de demonstrar nas guerras que era mesmo um valente. Diz a bíblia que já estando o rei Davi em idade avançada houve uma guerra entre os filisteus e Israel, e Davi não pensando duas vezes tomaram um cavalo, pegou sua espada, seu escudo e sua lança e foi pra peleja, porem nesta batalha Davi caiu do cavalo diante de um gigante dos filisteus, e nos diz a Palavra que um destes gigantes pegando a sua lança iria cravá-la no peito de Davi que não tinha como se defender do ataque, mas um dos valentes de Davi, entrou na frente feriu o gigante e o matou, tomou o rei nos braços e o levou para o palácio fazendo uma grande advertência "Porém, Abisai, filho de Zeruia, o socorreu, e feriu o filisteu, e o matou. Então os homens de Davi lhe juraram, dizendo: Nunca mais sairás conosco à peleja, para que não apagues a lâmpada de Israel." (II Samuel 21. 17)
Alguns dirão que Davi demonstrou ser valente, corajoso, mas quero salientar que Davi não precisava mais ir para frente de batalha, que não era mais necessário que ele provasse nada a ninguém, ou seja, será que Davi não foi no mínimo irresponsável?
• Amados, a luz no templo do Senhor faz alusão à própria presença de Deus em nós. Não permitamos que essa presença tão preciosa se esvaia de nossas vidas por causa do pecado... Arrependamo-nos e busquemos a face do Senhor, pois é chegada a hora... antes que a luz se apague.

Um comentário:

  1. Primeiramente ao adentrar nesta página reconheço seu valor e a importância de seu autor para a nobre causa do Senhor Jesus Cristo.
    Dito isso, quero convidar você que está lendo estas minhas palavras, a prestar um pouco mais de atenção as revelações do Espírito Santo Verdadeiro em nossos dias.
    Por se tratar de um assunto de interesse universal, pediria sua amável atenção, em uma breve, mais com certeza, produtiva visita ao nosso blog, onde estão depositadas Revelações do Senhor Jesus Cristo, para as quais peço encarecidamente que nos ajude a divulgar. Pois estamos vivenciando um memento muito sensível da palavra profética. Desde já suplico as bênçãos do Pai, do Filho e do Espírito Santo Verdadeiro sobre todo aquele que atender esse nosso chamado em nome do Senhor Jesus Cristo. Clique em martins111 - João Joaquim Martins. OU http://joaorevela.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.