domingo, 4 de fevereiro de 2018

CRISTO: O SUMO SACERDOTE SUPERIOR

Introdução: O autor de Hebreus deseja demonstrar a superioridade do sacerdócio de Jesus sobre o de Arão e, assim, ele afirma a superioridade de Melquisedeque sobre Levi. Ele o faz, em parte, observando que Melquisedeque abençoou Abraão (o menor é abençoado pelo maior) e que Abraão, que tinha as promessas, pagou dízimo a Melquisedeque. Num sentido figurado, Levi, descendente de Abraão, também pagou dízimo a Melquisedeque, através de Abraão.
Para que Jesus fosse um sacerdote, o sacerdócio tinha que ser mudado. Desde que o sacerdócio e a lei de Moisés estavam intimamente ligados, se o sacerdócio for mudado, então a lei também precisa ser mudada (7:12,18-19). Aqueles que querem viver sob a lei de Moisés, hoje em dia, desligam-se do sacerdócio de Jesus porque ele não pode ser sacerdote sob essa lei! O sacerdócio de Jesus é, então, uma garantia de que uma lei (ou aliança) melhor foi estabelecida (7:20-22).
Por que alguém haveria de querer voltar à Velha Lei e ao sacerdócio levítico? Jesus é um Sumo Sacerdote superior. Ele foi feito sacerdote pelo poder de uma vida infindável, e não através de um mandamento carnal (a Lei de Moisés). Diferente dos sacerdotes levíticos, que eram incapazes de continuar a servir por causa da morte, Jesus vive sempre para fazer intercessão por nós. Jesus foi feito sacerdote através do imutável juramento de Deus.
Os sacerdotes levíticos eram fracos porque pecavam assim como os homens pelos quais eles faziam intercessão. Jesus, contudo, é santo, imaculado e separado dos pecadores. Ele não tem que fazer oferenda por si mesmo, como os sacerdotes levíticos tinham que fazer. De muitas maneiras, Jesus é verdadeiramente o sumo sacerdote superior!
Ele nos lembra de que o próprio Jesus não era estranho ao sofrimento como filho de Deus:
    1.   Ele era maior que os profetas e os anjos;
    2.   Ele entrou na humanidade para sofrer em nosso lugar;
    3.   Através de sua perseverança, ele se tornou nosso Sumo Sacerdote.
DUAS QUALIFICAÇÕES SE FAZ NECESSÁRIAS A UM SUMO SACERDOTE:
    1.   Compassivo, manso e paciente Lv.4;
    2.   Designado por Deus Hb.5.4-8
a)   Somente Cristo é chamado de Filho de Deus Hb.5.5;
b)   Somente Cristo recebeu o Sacerdócio Eterno Hb. 5b;
c)    Somente Cristo ofereceu a Deus no Getsêmane a Deus “orações e suplicas ao que o podia livrar da morte” Hb.5.7-8.  “Jesus nosso Sumo Sacerdote, em tudo foi superior e mais e haver sido enviado do céu para essa missão. “Sendo ele cem por cento homem e cem por cento Deus, reunia em si todas as qualidades de um Sumo Sacerdote”.
Conclusão: Entretanto a diferenças principais que distingue o Sacerdócio de Jesus do Sacerdócio de Aarão.
1.   Embora Jesus fosse tentado em tudo, como nós somos. Ele pecou;
2.   Como um Sacerdote sem pecado, Jesus não tinha de oferecer Sacrifícios por si mesmos como Aarão fazia;
3.   Jesus não pertencia ao Sacerdócio Levítico, dos descendentes de Levi, mas é filho de Deus, e Sacerdote para sempre “segundo a ordem de Melquesedeque”;
4.   Jesus foi Perfeito e tornou-se, para aqueles que nele creem a fonte da eterna salvação.

Fonte de pesquisa:
BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL
A ESSENCIA DO NOVO TESTAMENTO
COMENTARIO JUDAICO DO NOVO TESTAMENTO
PB. RINALDO SANTANA


sábado, 27 de janeiro de 2018

JESUS É SUPERIOR A JOSUÉ - O MEIO DE ENTRAR NO REPOUSO ETERNO

 Introdução: O princípio do descanso é a fé. Foi verdade para os israelitas quando entraram em Canaã, e é verdade para os crentes hoje em dia. O descanso da fé tem ambos, um significado presente e um significado futuro. Salmo 95:7-11 foi usado para mostrar como ambas, advertência e promessa, foram relacionadas com o descanso de Israel em Canaã. A entrada na terra prometida estava condicionada à obediência.
         I JESUS PROVEU UMA MENSAGEM SUPERIOR A DE JOSUÉ
Segundo a interpretação tradicional, em suceda parecer que algum de vós tenha falhado, fica evidente que o propósito do autor da Epístola foi impedir que os leitores deixassem de atingir o descanso prometido. Contudo, o texto também poderia ser traduzido como: “Para que algum de vós náo suponha que chegou tarde demais”; então, o alvo do autor da Epístola aos Hebreus seria mostrar aos cristãos judeus que eles não estavam atrasados, pois o descanso de Deus ainda aguarda o Seu povo. Existe aqui, também, um tom geral de cautela e solicitude, implicando que tampouco é tarde demais para ser excluído do repouso cristão da fé, como foi para a geração de israelitas pós- êxodo na antiguidade.
A palavra euaggellion (eüayyéÀLOv), evangelho, é usada em dois sentidos. O sentido primário é boas novas, ou seja, boas notícias-, o secundário é boas-novas da salvação, que entendemos como o evangelho, a mensagem pregada por Cristo. Náo pode haver dúvida de que, no texto acima, o significado é o primário. Além disso, o verbo [foram anunciadas] é empregado no perfeito, o que indica a continuação da mensagem e não um simples anúncio dela no passado. Portanto, devemos depreender dessa passagem de Hebreus que fomos agraciados, como o povo de Israel, com as boas notícias de um repouso prometido.
II JESUS PROVEU UM DESCANSO SUPERIOR AO DE JOSUÉ
Só a fé permite a entrada neste descanso de Deus cujas obras foram concluídas desde a fundação do mundo (Hb 4.3c). Não pode referir-se, portanto, ao descanso de Canaã, pois foi repetido o juramento à primeira geraçáo de israelitas que saiu do Egito de que esta não entraria na terra da promessa (Hb 4.3b ara). O descanso d a féé um repouso pessoal, espiritual, da alma em Deus, e é prometido como herança a todos os que são filhos dele pelo novo nascimento — uma segunda crise definida na vida dos verdadeiros cristãos. Muitos supõem que esta doutrina seja peculiar da tradição wesleyana, porém comentadores das várias denominações têm, em seus estudos exegéticos, defendido as mesmas grandes verdades. Disse, por exemplo, John Owen, antigo escritor e enérgico calvinista:
O descanso mencionado (Hb 4.1) não pode ser o descanso do céu e da glória, como alguns têm afirmado, equivocando-se inteiramente quanto ao argumento do autor da Epístola, que é a superioridade de Cristo sobre Moisés. O descanso ao qual se alude neste trecho é aquele a que os crentes têm acesso por meio de Jesus Cristo, neste mundo.
III JESUS PROVEU UMA ORIENTAÇÃO SUPERIOR A DE JOSUÉ
A oferta do descanso foi reforçada pela referência à palavra de Deus, isto é, referência a Cristo como a Palavra viva e à revelação, ou a palavra escrita. Cinco afirmações foram feitas em relação à palavra de Deus (logos tou theou): (1) ela é viva; (2) ela é a palavra do poder, ou da energia criadora; (3) ela penetra, fazendo separação até entre os relacionamentos mais íntimos; (4) ela é o juiz dos pensamentos mais íntimos; e (5) ela é o agente pelo qual Deus trata diretamente com a criatura. Desse modo a palavra de Deus revela o homem todo, particularmente em relação às atitudes do coração, e sua fé, essa fé que o capacitará a entrar no repouso. A palavra de Deus examina, julga e adverte o cristão a que viva santamente e creia.
O Escritor aos Hebreus continua expondo alguns pontos importantes:
                       I.         Os crentes estão atualmente no processo de entrar no descanso Hb. 4.3a
                     II.         Este descanso tem, contudo, que ser alcançado, visto que os Israelitas no deserto falharão em alcança-lo, e nem mesmo Josué os conduziu a sua totalidade.
                   III.         Este descanso cuja totalidade ainda está para se cumprir, é semelhante ao descanso  de Deus Hb. 4.3,4,910, está relaciona à Mt. 11.28, e com a promessa de Cristo de descanso para aqueles que se chegam a ele. 
Conclusão: para entrarmos no descanso temos que obedecer a palavra de Deus e não desanimar, como os Israelitas, que por conta do desanimo, desobediência, infidelidade, murmuração e incredulidade, muitos perderam de entrar no descanso, conosco não diferente, assim nos alerta o escritor aos Hebreus.
Fontes de pesquisa:
DICIONARIO BIBLICO  WYCLIFFE
COMENTARIO JUDAICO DO NOVO TESTATEMENTO
COMENTARIO DA CARTA AOS HEBREUS – (Moody)
A EXCELENCIA DA NOVA ALIANÇA EM CRISTO – COMENTARIO        EXAUSTIVO DE HEBREUS

PB. RINALDO SANTANA



quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

MISSÕES NO CORAÇÃO DE DEUS

Introdução: A palavra “MISSÃO” vem do verbo latim Mito, que significa ENVIAR. No Novo Testamento, esta palavra vem do grego APOSTELLO, que tem o mesmo significado em sua essência. No entanto, este termo “MISSÃO/MISSÕES” só chamou a atenção da igreja Cristã a partir do século XVI período este quando a reforma protestante começou a investir na obra da evangelização mundial. Quando falamos de MISSÃO e MISSÕES, o conceito que todos têm é que não passam de duas palavras sinônimas, diferentes só porque uma é singular e a outra é plural. Só que pelo raciocínio missiológico estas palavras são distintas e tem conceitos bem distintos, apesar de serem bastante ligadas uma com a outra. Veja agora seus conceitos: MISSÃO – trata-se do desígnio bíblico, completo da Igreja de Jesus Cristo. Este é um termo vasto que inclui o ministério voltado para cima, para dentro e para fora da IGREJA. É A igreja enviada (PEREGRINA, ESTRANGEIRA, TESTEMUNHA, PROFETICA, SERVA, COMO SAL E LUZ E ETC...), neste mundo. Já MISSÕES pode ser definido como um termo específico e especializado. Refere-se ao envio de pessoas autorizadas para áreas além das fronteiras da Igreja do Novo Testamento e sua imediata influência cristã para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo em áreas destituídas deste, com objetivo de levar o Evangelho de Cristo para alcançar aqueles que não têm Cristo, estabelecendo o funcionamento e multiplicação de trabalhos missionários locais que irão cultivar o CRISTIANISMO neste país.
Segundo o professor Rui de Souza Josgrilberg, no livro Nós e a Missão, “A missão é a razão principal da existência da comunidade de fé... Tudo o que se faz na comunidade é feito em função da Missão.” Neste sentido, toda a ação da Igreja, seus planejamentos e objetivos devem girar em torno da missão. O que implica em dizer que fazer missões é ser enviado; "Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio a vós" Jo. 20:21. Primeiramente ao mundo. Johannes Blauw, em a Natureza Missionária da Igreja, diz que "Não há outra Igreja, que não a Igreja enviada ao mundo". Fomos enviados para que nos identifiquemos com outras pessoas, pois de fato o que Jesus fez foi se identificar conosco assumindo nossos pecados, experimentando nossa fraqueza, sendo tentado e morrendo a nossa morte. Em segundo lugar, se compreendermos a missão de Jesus corretamente, vamos descobrir que ele veio ao mundo também com a missão de servir. Charles Van Engen ao citar Dietrich Bonhoeffer diz, "a Igreja existe para a humanidade no sentido de ser o corpo espiritual de Cristo e - a semelhança de Jesus - é enviada como serva". Mc. 10:45 diz que "o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". A nossa missão como a dele deve ser uma missão de serviço. É a tarefa primordial de todo cristão. É o cumprimento da grande comissão dada por Jesus Cristo em Mt. 28.19-20a, “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”. Missões é o trabalho de proclamar o evangelho a quem não conhece, é cumprir o ide imperativo de nosso Senhor e salvador Jesus cristo “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura Mc.16.15.  Toda igreja evangélica fala de missões. Mas, onde está missões? Nos livros da biblioteca? Na cabeça dos lideres? Nas colunas do jornal da denominação? Nas colunas dos jornais de maior circulação do estado? “Missões nasceu no coração de Deus”. Deus quer colocar missões dentro de nosso coração. “a obra missionaria é a tarefa principal da igreja de Deus aqui na terra”. “Missões é muito mais do que um culto ou uma  conferencia missionaria”. Missões é o amor profundo pelas almas”.

Onde a paixão por Deus for fraca, o zelo pelas missões será fraco. As igrejas que não estão centradas na exaltação da beleza de Deus raramente se inflamam por um desejos fervente de “anunciar entre as nações a sua gloria” Sl.96.3. Proclamar o evangelho ao mundo é o absoluto dever como também o nobre privilegio da igreja na face da terra. A igreja missionaria que tem a missão de enviar missionários deve estar consciente da dimensão do que é fazer missão em um país estrangeiro.

“Deus confiou a igreja a missão de evangelizar o mundo, como dizia John Wesley: “Tua única tarefa na terra é esta: ganhar almas”. Da maneira que nasceu no coração de Deus, se faz necessário que dia a dia cresça no coração da igreja e produza frutos. O melhor caminho para se fazer missões é o que segue a orientação bíblica. Como veremos a seguir: O nascedouro das missões bíblicas foi em Jerusalém At.11.19. A igreja vem cumprindo seu papel reprodutivo através dos séculos.
1.   Deus amou todo o mundo e por isso decidiu estabelecer para ele um plano missionário, que tem como ponto fundamental o sacrifício de Jesus. Jo. 3:16. Talvez o mais conhecido versículo da Bíblia, algumas curiosidades alguém ousa ter referente ao mesmo: 1. O evangelho em miniatura, 2. Texto áureo da Bíblia. Pontos importantes em Jo. 3.16:
I.         Deus, o maior ser, o maior doador;
II.         Amou, o maior sentimento;
III.         O mundo, o maior grupo;
IV.         De tal maneira, o maior grau;
V.         Que deu, o maior ato;
VI.         O seu filho unigênito, a maior dadiva;
VII.         Para que todo aquele, a maior oportunidade;
VIII.         Que nele, a maior atração;
IX.         Crer, a maior simplicidade;
X.         Não pereça, a maior promessa;
XI.         Mas, a maior diferença;
XII.         Tenha, a maior certeza;
XIII.         A vida eterna, a maior possessão,
“Harry Moorechouse, certa vez pregando,  sobre  o grande versículo do amor Jo.3.16” Disse: “O homem que não tem alguém que o ame, nem mãe, nem esposa, nem filhos, nem irmãos, pertence a classe dos que se suicidam. Há uma coisa que atrai mais que tudo, e isto é o amor”.
ILUSTRAÇÃO FUMANDO A BÍBLIA - Um evangelista estava vendendo exemplares do Novo Testamento em certa região do Zimbábue, na África. Um dos que passavam, de forma hostil, lhe disse: - “Se você me der esse livro, vou enrolar as paginas dele e usa-las para fazer os meus cigarros”. O evangelista, então, respondeu com muita sabedoria: -“Esta bem, mas pelo menos prometa-me que você ira ler cada uma das paginas do livro antes de fuma-la”. O homem achou engraçado mas concordou. O cristão lhe deu o Novo Testamento e se foi. Anos depois, Gaylord Kambarani, Secretario Geral da Sociedade Bíblica do Zimbabue, foi participar de uma convenção da Igreja Metodista daquele pais. Sentado no auditorio, ficou muito surpreso quando o orador apontou para ele lá da frente e disse: “Este homem nao se lembra de mim, mas quinze anos atras ele tentou vender-me um Novo Testamento”. Como eu não quis compra-lo, ele me deu de presente - apesar de eu lhe ter dito que iria usar as paginas para fazer cigarros. A verdade e que eu fumei Mateus, Marcos, Lucas, mas quando cheguei a Joao 3.16, nao consegui fumar mais: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.Jo. 3.16  Minha vida se transformou naquele momento. Hoje esse homem e um evangelista de tempo integral. Dedica toda a sua vida a mostrar aos outros o caminho da salvação que ele encontrou na Palavra de Deus.
A causa única da salvação é o amor de Deus revelado em Jo. 3.16. O evangelho de João enfatiza o amor mutuo de Deus entre o pai e o filho, por exemplo:
1.   O Pai ama seu Filho, que é verdadeiramente obediente Jo.10.17.
·      A obediência do filho é o motivo do mutuo amor do pai.
2.   O Pai ama seu Filho profundamente e confia tudo a ele Jo.3.35.
a)   A confiança mutua entre pai e filho, levou-o ao pai entregar tudo ao filho;
b)   Por isso que Jesus deve tornar-se cada vez maior, enquanto isso devemos tornarmos cada vez menor.
3.   O Pai ama o Filho eternamente Jo.17.24.
a)   Amor antes da fundação do mundo;
b)   Ele pede que a igreja desfrute a gloria de Cristo nos céus para sempre.
4.   O Filho ama tanto o Pai que ele obedece ao mandamento do Pai de sacrificar a sua vida pelo mundo Jo.14.31.
a)   Amor sacrificial;
b)   O amor de Cristo nos constrange IICo.5.14a;
c)    O amor de Cristo revelado la na cruz do calvário nos reconciliou;
d)   Esse amor vem do coração e vai além da razão. É derramado em nossos corações pelo Espirito Santo que recebemos quando cremos em Jesus Rm.5.5, Jo.7.37-39
2.   As bases do plano missionário de Deus tanto podem ser encontradas na chamada de Abraão, Gn. 12:3
1)   A OBEDIENCIA INCONDICIONAL A DEUS
I.         Vs 1 “Disse Deus a Abraão sai” Vs. 4 “partiu pois Abraão como o Senhor lhe ordenara”;
II.         Aparentemente partiu sem saber para onde ia Hb.11.8;
III.         Uma pessoa chamada por Deus, para uma missão deve haver por parte dela obediência incondicional a vontade de Deus
2)   RENUNCIAS DE POSSESSÕES MATERIAIS E HUMANAS
I.         Vs. 1 “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai…” Abraão deveria deixar, terra, pai, mãe e parente;
II.         Aquele que é chamado pelo Senhor deve estar disposto a “perder tudo” Lc.14.33.
3)   BENÇÃO OU MALDIÇÃO PARA AQUELES QUE CRUZAM À FRENTE
I.         Vs 3 abençoarei aqueles que te abençoarem e maldiçoarei aqueles que te maldiçoarem;
II.         Bênção é vida com Deus, maldição é morte sem Deus Dt. 30.19;
III.         Como missionários, ou servos de Deus, ou levamos benção, ou distribuímos maldição.
4)   RECEBIMENTO DE BENÇÃO VINCULADA À PROPRIA MISSÃO
I.         Vs 3 “Farei de ti uma grande nação” quatro pontos importantes:
a)   Através de Abraão, surgiria uma grande nação. Mesmo sendo ameaçado, pelo próprio Deus, quando pediu o sacrifício de Isaque, Abraão creu, não duvidou Hb.11.17-19. 17,“Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. 18 Sendo lhe dito: Em Isaque será chamado a tua descendência, considerou que Deus era poderoso, para até dentre os mortos o ressuscitar; 19 E dai também em figura ele recobrou;
b)   Abraão seria abençoado em todos os sentidos:
a.   Ele foi “chamado amigo de Deus Tg.2.23”
b.   Ele foi “chamado o pai na fé de todos os crentes Gl.3.7,8”;
c.    Foi interprete da vontade de Deus Gn.18.17”.
3.   Na própria criação do primeiro homem, posto que se possa entender um autêntico plano Missiológico nas primeiras declarações proferidas pelo criador. Deus disse: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra”, Gn. 1:28
a.   A sua descendência deveria estender-se aos cantos mais remotos da terra e continuar até os tempos mais derradeiros;
b.   A frutificação e o progresso dependem da benção de Deus.
Conclusão: Todo o missionário chamado para fazer missão, precisa entender que o seu sucesso está em fazer a vontade de Deus.


PB. RINALDO SANTANA

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

MISSÕES NO CORAÇÃO

Introdução: Missões é o trabalho de proclamar o evangelho a quem não conhece, é cumprir o ide imperativo de nosso Senhor e salvador Jesus cristo “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura Mc.16.15.  Toda igreja evangélica fala de missões. Mas, onde está missões? Nos livros da biblioteca? Na cabeça dos lideres? Nas colunas do jornal da denominação? Nas colunas dos jornais de maior circulação do estado? “Missões nasceu no coração de Deus”. Deus quer colocar missões dentro de nosso coração. “a obra missionaria é a tarefa principal da igreja de Deus aqui na terra”. “Missões é muito mais do que um culto ou uma  conferencia missionaria”. Missões é o amor profundo pelas almas”.
Onde a paixão por Deus for fraca, o zelo pelas missões será fraco. As igrejas que não estão centradas na exaltação da beleza de Deus raramente se inflamam por um desejos fervente de “anunciar entre as nações a sua gloria” Sl.96.3. Proclamar o evangelho ao mundo é o absoluto dever como também o nobre privilegio da igreja na face da terra. A igreja missionaria que tem a missão de enviar missionários deve estar consciente da dimensão do que é fazer missão em um país estrangeiro.

“Deus confiou a igreja a missão de evangelizar o mundo, como dizia John Wesley: “Tua única tarefa na terra é esta: ganhar almas”. Da maneira que nasceu no coração de Deus, se faz necessário que dia a dia cresça no coração da igreja e produza frutos. O melhor caminho para se fazer missões é o que segue a orientação bíblica. Como veremos a seguir: O nascedouro das missões bíblicas foi em Jerusalém At.11.19. A igreja vem cumprindo seu papel reprodutivo através dos séculos.

PB. RINALDO SANTANA

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

TRÊS NIVÉIS DE ORAÇÃO

Introdução. “A oração é a expressão mais intima da vida cristã, o ponto alto de toda experiência religiosa genuinamente espiritual”. Todos nós sabemos da importância da oração. Mas nem todos estão satisfeitos com a sua vida de oração. Tudo o que a gente puder saber e melhorar sobre a oração, é válido. A oração se aprende com a prática, mas um pouco de conhecimento sempre ajuda a evoluir.
A oração não deve ser vista apenas como um recurso para pedir a Deus,  algo que necessitamos. Também não devemos orar apenas como um tempo de preparação para alguma coisa. Não oramos pelo trabalho. A oração é um trabalho.
A oração deve ser vista também como um recurso que  Deus usa para interagir com o homem  aqui na terra. A oração não libera apenas a bênção, ela libera o governo de Deus aqui na terra. A oração não serve apenas para buscar o favor de Deus; oração é para buscar o próprio Deus. A oração, ela não só traz a resposta de Deus; ela traz a presença de Deus.
O valor da  oração não está no discurso em si, mas está na fé, na intensidade, na confiança e no entendimento como se ora. Nós vamos saber falar com Deus, se compreendermos melhor a nossa posição diante dEle. À medida que vamos crescendo na fé, no conhecimento da Palavra, nas experiências com Deus, vamos aprimorando  também a maneira de orar. Vamos alcançando níveis mais altos de oração, sem nunca ignorar o primeiro nível.
  1.  DEUS COMO CENTRO DAS NOSSAS ORAÇÕES. Sl.100.1,2,4 - Entrar em um relacionamento com Deus em: “ações de graças, louvor e adoração”. Jesus ensinou a importância deste relacionamento na oração em Mt. 6.9-13
a)    Fé 6.9a “Pai nosso que está nos céus”.
b)    Adoração 6.9b “Santificado seja o teu nome”.
c)    Expectativa 6.10a “Venha o teu reino”.
d)    Submissão 6.10b “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”.
e)    Petição 6.11 “O pão nosso de cada dia nos dá hoje”.
f)      Confissão 6.12a “E perdoa-nos as nossas dividas”.
g)    Compaixão 6.12 “Assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores”. “Ver também 14,15”.
h)    Dependência 6.13a “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”.
i)      Reconhecimento 6.13b “porque teu é o reino e o poder, e a gloria, para sempre. Amém”. 
·       Meu relacionamento com o Pai revela:
a)    A minha origem  e o meu destino. Eu vim do Pai e volto para Ele.
b)    A minha identidade. Eu me pareço com o meu Pai.
c)    A minha  dependência  dele. O que eu tenho vem dele.
d)    A minha  confiança  nele. Se eu faço alguma coisa, é por causa dele.
2  2. NÓS MESMOS COMO CENTRO DAS NOSSAS ORAÇOES MC. 11.24
a)    Crer é a chave para oração
b)    Todas as nossas petições devem ser feitas em nome de Jesus Jo.15.16;
c)    Para que tudo seja segundo a vontade de Deus 1Jo.5.14.
Embora falando com Deus, o foco é a nossa necessidade, porem devemos confessar as nossas culpas. “Confesso a minha culpa, angustiado estou por causa do meu pecado Sl.38.18”
    3. OS OUTROS COMO CENTRO DAS NOSSAS ORAÇÕES Ef.6.18 – 20
a)    18a Orar é muito importante na luta contra o pecado e os poderes do diabo Tg.4.7, 1Pd.5.8,9;
b)    18b Todo tipo: Publica, Privado, como igreja e oração familiar;
c)    18c Gr. “deesis”, suplica, pedidos contínuos e fortes até que seja respondida Lc. 18,1-8;
d)    18d Sem isto, a oração e a armadura cristã serão ineficazes Mc. 13.33, Rm 12.12.
e)    19a Três razões para orar pelos pregadores:
1)    Para inspiração;
2)    Por ousadia na pregação;
3)    Pela clareza da pregação do evangelho.
Conclusão: Hc.3.2 Precisamos fazer a oração do profeta  Habacuque, ele  fez esta oração a séculos atrás, mas esta simples oração tem causado efeito até os dias de hoje. Que nós possamos orar com a mesma fé de Habacuque


DC. RINALDO SANTANA