quinta-feira, 12 de agosto de 2010

CRÊ SOMENTE


“Introdução: O termo “crer” é usado para traduzir o termo hebraico aman, que significa “construir ou apoiar”, “permanecer firme ou fiel” confiar, “ficar firme”; e também o termo grego pisteuo, que significa “depositar a confiança em”, comprometer; ou mais raramente o termo peithoma, um termo passivo que significa “consentir, confiar”, “ter confiança em”, “ser persuadido”.
Quando usando tendo Deus ou Cristo como seu objeto, crer significa três coisas:  
I.            Consentir com a verdade do que Ele diz ou tornar conhecido 
II.            Recebê-lo e confiar nele pessoalmente 
III.            Comprometer-se com Ele em obediência At. 16.31
Por isso devemos crer:
1- Nas promessas de Deus
a) Ao seu povo Ex. 7.1-4, Jz. 6.14,16
2- Nas suas palavras Lc. 5.5, Mt. 8.5,  Jo. 8.14
3- Na esperança da sua palavra 2 Cr. 20.15, 2Cr.32.1-20, Jó. 19.25; 42.2

Conclusão: Conforme o texto bíblico a confiança em Deus é suficiente para a solução de todo e qualquer problema.

Rinaldo Santana

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

EXEMPLOS DE DEUS


O Propósito dos tipos para nossa vida é mostrado em 1 Coríntios 10. 1-13. Enquanto lê, note que são usadas duas vezes a palavra “Exemplo” (aqui, “tipos”). Observe como Deus usa os incidentes na vida dos Israelitas para nos ensinar.
“Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo o mar todos foram batizados, assim na nuvem, como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual, e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo. Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão porque ficaram prostrados no deserto. Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más como eles cobiçaram. Não façais, pois idolatras, como alguns deles; porquanto está escrito: o povo assentou-se para comer e beber, e levantou-se para divertir-se. E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram num só dia vinte e três mil. Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram, e perceberam pelas mordeduras das serpentes. Nem murmureis como alguns deles murmuraram, e foram destruídos pelo exterminador. Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos, e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem o fim dos séculos tem chegado. Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia. Não sobreveio nenhuma tentação que não fosse humana, mas Deus é fiel, e não permitirá que sejais tentados alem das vossas forças; pelo contrario, juntamente com a tentação, vos proverá livramento de sorte que possais suportar.
Qual o tipo de Cristo nesta passagem? E quais as lições de Deus para você”.
Extraído do Livro AMADOS DO CORAÇÃO DE DEUS
Rinaldo Santana   

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

LEVANTA-TE

Introdução: Para cada posição que o ser humano estiver o Senhor Deus tem uma palavra de despertamento “Levante-te”.
1- Ao doente - Levanta-te toma a tua cama e anda Lc. 5.24
2-Ao orgulhoso - Levanta-te e desce a casa do oleiro Jr. 18
3- Ao pregador - Levanta-te e vai Jn. 3.2
4- Ao faminto - Levanta-te, e come 2 Rs. 19.7
5- Ao parado - Levanta-te e anda Mq. 2.10
6- Ao ouvinte - Levanta-te e falarei contigo Ez. 2.1
7- Ao espiritual - Levanta-te e resplandece Is. 60.1
8- A igreja - levanta-te, amiga minha formosa minha e vem Ct. 2.10
Conclusão: Ainda que você esteja de pé e se sinta bem firmado a palavra de Deus nos orienta da seguinte maneira: Aquele que pensa estar em pé veja que não caia 1Co. 10.12    

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

PORQUE DEVEMOS ORAR


Introdução: a oração na vida do crente é essencial. A terminologia da oração é rica e variada na Bíblia Sagrada. O termo geral hebraico é tepilla, de uma forma o verbo palal; o termo grego é proseuche, onde o passivo médio é proseceuchomai. A idéia básica da palavra grega é a intercessão, e da palavra grega é voto, mas essa etimologia não é mais o determinante de seu significado. As duas podem ser usadas de forma abrangente para qualquer tipo de solicitação, intercessão ou ações de graças. Vejamos então algumas razões porque devemos orar:
1- Porque a oração abre portas;
a)   Da evangelização Mt. 9.37,38
·       Na expansão do reino – a seara é realmente grande
·       Na expansão do ministério – Rogai, pois, ao Senhor da Seara, que mande ceifeiros para sua seara.
b) Da renovação da igreja At. 4.31
c) Da saúde física e espiritual Tg. 5.14
d) Dos segredos de Deus Jr. 33.4
e) Das dificuldades Jo. 16.24
f) Das prisões At. 12.5-11
2- Porque através da oração, Deus faz conforme a nossa palavra Ex. 8.30,31
3- Porque é uma maneira de servir a Deus Lc.2.37,38
4- Porque é uma ordem divina 1Tm2.1
5- Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Senhor 1Tm. 2.1,3.
Conclusão: A oração e o alimento da nossa fé. A falta de oração demonstra a falta de fé. Podemos demonstrar a a nossa fé diante de Deus através da oração. Por isto, que Deus nos encontre sempre perante Seu trono, pois temos um Sumo Sacerdote no céu que pode se identificar com tudo o que passamos Hb. 4:15-16. Temos Sua promessa de que “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” Tg 5:16-18

Rinaldo Santana

sexta-feira, 30 de julho de 2010

AINDA NÃO É O FIM


Estamos vivendo os momentos finais aqui nesta terra, em meio as catástrofes, violências, doenças que a medicina desconhece o diagnostico. Parece ser o "Fim dos Tempos". Veja a indicação de Jesus em Mateus 24:5-8 “Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores.” Um aumento de falsos messias, um aumento de guerras e aumento em fomes, pragas, desastres naturais: estes são “sinais” do fim dos tempos. Mas mesmo nesta passagem, entretanto, estamos sendo advertidos. Não devemos nos deixar enganar Mt. 24:4, pois estes acontecimentos são apenas o “princípio de dores” Mt.  24:8, e o fim dos tempos ainda está por vir Mt. 24:6. Diante de tudo isto se vê com base Bíblica que se aproxima seis grandes eventos na seguinte ordem.
1 – O arrebatamento  - Evento em que Deus remove todos os crentes da face da terra antes do derramamento da sua ira,   ITs. 4.14-17; 5.9 I Co. 15.51-53.
2 – O Juizo de Cristo – Os crente serão recompensados por suas boas ações ICo. 3.11-15, 2Co. 5.9-11.
3 – A grande Tribulação – Um período de sete anos de morte e destruição sem precedentes será vivida por aqueles deixados na terra Mt. 24,3-28, Mc. 13.3-23, Lc. 21.7-24, Ap 6.1-19;21
4 – O Retorno de Cristo – Jesus voltará à terra depois da conclusão da tribulação Mt. 24.29-31; Mc. 13.24-27, Lc. 21.25 – 28.
5 – O Reino Milenar – Um período de mil anos de paz sobre a terra que será governada pelo próprio Cristo Mt. 25.31-40, Ap 20.1 – 6
6 – O Julgamento do grande Trono Branco/ O Reino eterno – Os crentes permanecerão com Cristo enquanto os não crentes serão julgados e lançados ao inferno Mt. 25.41 – 46 Ap 20.11; 22.5
 Em Cristo
Rinaldo Santana

quarta-feira, 28 de julho de 2010

O QUE É LOUVOR? 1

1-Qual o significado de louvor?
O louvor no Antigo Testamento é basicamente definido por três palavras:
-          Barak (bendizer)
-          Yadah (dar graças)
-           BALAL (Aleluia- Louvai ao Senhor)
   2- A quem devemos louvar?
·          Somente ao Senhor nosso Deus
·          Não devemos louvar a nós mesmos 2 Co. 10:12
   3- Porque devemos louvar?
·          Porque Deus é bom 1 Cr. 16:34
·          Para exaltar o poder de Deus Sl. 21:13; 103:1-5
·          Para que os demônios saiam 1 Sm. 16:22-23
·          Para se fazerem conhecidas as obras de Deus Sl. 105:1-3
·          Para nos apresentarmos ao Senhor Sl. 100:2
·          Porque Deus habita nos louvores Sl. 22:
   4- O que acontece quando louvamos?
·          O inferno estremece e os demônios se abalam 1Sm 16:22-23
·          Nosso coração se enche de alegria Sl. 100:1-2
   5- Como devemos louvar?
·          Voluntariamente Jz 5:2
·          Com instrumentos e cânticos Sl. 33
·          Com palmas e voz de triunfo Sl. 47:1
·          Louvai com danças Sl 150:4
·          Em Ações de Graças Sl. 147:7
·          Com sacrifícios, que é o fruto dos lábios que confessam o seu nome Hb. 13:15
·          No seu santuário Sl. 150
·          De todo o meu coração Sl. 9:1-2

   6- Quando devemos louvar?
·          A todo tempo Sl. 34:1 
   7- Quem deve louvar?
       Eu e você Sl. 71:22
·          Os anjos Sl 148:2
·          Os astros celestes Sl. 148:3
·          Tudo o que vive Sl. 150:6
8- E se eu e você não quiser louvar?
   as pedras clamarão em nosso lugar Lc. 19:36-4
  :Conclusão: Devemos não nos deter nos vários motivos que temos para louvar a Deus. “Eles são muitos: o nosso amor a ele, o seu cuidado e fidelidade para conosco”.
   
  Rinaldo Santana




 

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O QUE É LOUVOR?


Introdução- O ser humano foi criado para viver uma vida de adoração e louvor a Deus. ``Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor Sl. 150.6``. Apresentar-se diante de Deus deve ser com louvor: “Entrai pelas portas dele, com louvor e em seus átrios, com hinos.” Sl 100.4, É glorificar a Deus por todas as coisas, sabendo que tudo contribui para o nosso bem.   Romanos 8:28 Porém, em muitas ocasiões, os cânticos são sobre pessoas e não sobre Deus. Quando isto acontece, não é um louvor a Deus.

Posso cantar e não louvar, como posso louvar e não ser através da música.  Estamos vivendo uma realidade que Israel viveu no tempo do profeta Ezequiel, Ez. 33:31-33, ou seja, a adoração  pela técnica, ritmo e etc.  Mas, nem sempre estamos dispostos  a praticar a mensagem  cantada, ou seja, o fruto desejado por Deus.
Em muitos “hinos” o centro do louvor é o homem e não Deus. Diversos “hinos”, você não sabe se é uma declaração a Deus ou a uma pessoa amada.
Vários “hinos”, não aparecem nenhum dos nomes: Deus, Jesus, Cristo, Espírito Santo, Jeová, Senhor.
Músicos e cantores, muitos deles você não sabe se são adoradores ou artistas da música.
Em várias igrejas, o tempo dedicado ao “louvor” é muito superior ao tempo para a pregação da Palavra.
No Brasil, já surgiram os milionário$ da chamada “música gospel”.
Conforme o dicionário Bíblico Wycliffe, o louvor a Deus é uma das características mais típicas da piedade bíblica. Desde o cântico de Moisés Ex. 15. 1-19, o Senhor foi louvado pelos seus atos redentores, mas, a sistematização do louvor Israelita é atribuída a Davi.

A Bíblia relata que um espírito maligno atormentava o rei Saul. O que nos chama atenção é que seus servos conheciam perfeitamente o poder da musica, pois disseram “... busquem um homem que saiba tocar harpa... então, ele a dedilhara, e te acharas melhor... Davi tomava a harpa e dedilhava; então Saul sentia alivio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele 1Sm 16.16,23. A musica foi um paliativo para Saul.

Há quem diga para os chineses a musica era a base de tudo. O estado das pessoas está relacionado ao que a nação ouve. Se a musica é boa o povo é bom; se for pornográfica, o povo será sensual. “A musica de uma civilização era melancólica, romântica? Nesse caso, o próprio povo seria romântico. Mudar o estilo de musica ouvida pelo povo levaria inevitavelmente a uma mudança do próprio estilo de vida.

Vemos então a grande influencia que tem a musica. A igreja deve entoar cânticos de comunhão para que haja união entre os seus membros. Asaph escreveu este hino

Eu sei que foi pago um alto preço
Para que contigo eu fosse um, meu irmão!
Quando Jesus derramou sua vida,
Ele pensava em ti, ele pensava em mim,
Pensava em nós.
E nos via redimidos por seu sangue
Lutando o bom combate do Senhor
Lado a lado trabalhando,
Sua igreja edificando e
E rompendo as barreiras pelo seu amor.
E, na força do Espírito Santo,
Nós proclamamos aqui
Que pagaremos o preço de
Sermos um só coração no Senhor.
E por mais que as trevas militem
E nos tentem separar,
Com nossos olhos em Cristo,
Unidos iremos andar!

Esse é apenas um dos muitos cânticos de unidade, amor e comunhão que quebram as barreiras entre as pessoas, motivando-as a servir umas as outras.

Fonte de pesquisa: João A. de Souza Filho  - Ministério de Louvor REVOLUÇÃO NA VIDA DA IGREJA.

Rinaldo Santana

sexta-feira, 23 de julho de 2010

RECEBENDO A PALAVRA COM MANSIDÃO



Introdução: Rfs sobre mansidão Sf. 2.3, Gl. 5.22,23 Cl. 3.12,13, "Tendo vós recebido a Palavra que de nós ouvistes, que provém de Deus, a acolhestes não como simples ensino de homens, mas sim como... a Palavra de Deus” 1Ts 2:13 NKJV.
1- Porque muitos não recebem a palavra com mansidão
a) Orgulho
·        Ex. O rei Acabe 1 Rs. 19.- morreu
·        O rei Uzias 2 Cr. 26.16 - ficou leproso
b) Posição Eclesiástica
·        Ex. O Sacerdote Eli - 1 Sm. 2.27 - Ouviu relachadamente 1 Sm.3.1, Cp. 4.1ss
2 - Exemplo de quem recebeu a palavra com mansidão
a) Ezequias 2Rs. 20- teve 15 anos de vida acrescentados
b) A Mulher Cananéia Mt. 15.21 ss
c) Davi 2Sm. 12..13
3- Deus tem bênçãos para todos que recebem a palavra com mansidão
a) At. 2.41 – foram batizados
b) 1Tss.2.13 – Recebe de bom grado como palavra de Deus
c) Quem recebe a palavra com mansidão é cumpridor da palavra Tg. 1.21
Conclusão: Jesus o maior exemplo de mansidão em Mt. 11. 29 aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. Fp. 2.5- 11- De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Rinaldo Santana

quinta-feira, 22 de julho de 2010

GUNNAR VINGRE E DANIEL BERG NO BRASIL

Enquanto o avivamento conquistava terreno e dominava a vida religiosa de Chicago, fatos de alta importância envolveram dois jovens suecos residentes nos Estados Unidos, que em breve teriam suas vidas intimamente ligadas à História das Assembléias de Deus do Brasil.
Na cidade de South Bend, no Estado da Indiana, morava um pastor batista que se chamava Gunnar Vingren. Atraído pelos acontecimentos do avivamento em Chicago, o jovem originário da Suécia foi a essa cidade a fim de saber o que realmente estava acontecendo ali. Diante da demonstração do poder divino, ele creu e foi batizado com o Espírito Santo.
Pouco depois, Gunnar Vingren participou de uma convenção de igrejas batista, em Chicago. Essas igrejas aceitaram o Movimento Pentecostal. Ali ele conheceu outro jovem sueco que se chamava Daniel Berg. Esse jovem fora batizado com o Espírito Santo. Após uma ampla troca de informações, experiências e idéias, Daniel Berg e Gunnar Vingren descobriram que Deus os estava guiando numa mesma direção, isto é: o Senhor desejava enviá-los com a mensagem do Evangelho a terras distantes, mas nenhum dos dois sabia exatamente para onde seriam enviados.
Algum tempo depois, Daniel Berg foi visitar o pastor Vingren em South Bend. Durante aquela visita, quando participavam de uma reunião de oração, o Senhor lhes falou, através de uma mensagem profética, que eles deveriam partir para pregar o Evangelho e as bênçãos do Avivamento Pentecostal. O lugar tinha sido mencionado na profecia: Pará. Nenhum dos presentes conhecia aquela localidade. Após a oração, os dois jovens foram à biblioteca a procura de um mapa que lhe indicasse onde o Pará estava localizado. Foi quando descobriram que se tratava de um Estado do Norte do Brasil. Aqueles dois jovens missionários suecos sentiam arder em seus corações o entusiasmo e o zelo pela causa de Cristo. Eram tochas daquela mesma fogueira que começara arder em Chicago.
A chamada foi confirmada onde quer que se reuniam para orar nesse sentido, não uma vez, mas durante três dias seguidos. Tratava-se de uma chamada de fé. Pois só exercitando a fé eles poderiam deixar tudo para trás e sair rumo ao desconhecido. Não tinham qualquer promessas de sustento, quer de igrejas, quer de particulares, mais tinham o coração cheio de confiança em Deus, e isso lhes proporcionava mais segurança do que qualquer promessa humana que por acaso lhes tivesse sido feita.
8 Os primeiros frutos
No dia 5 de Novembro de 1910, a bordo do navio Clemente, os missionários deixaram a frígida Nova Iorque com destino à cálida Belém do Pará. As atividades missionárias de nossos irmãos se iniciaram ali mesmo, a bordo do navio, entre tripulantes e passageiros. Eles distribuíram folhetos; falaram a Palavra de Deus e testificaram a todos. Claro está que nem todos receberam a mensagem, porém os missionários tiveram o privilégio de ver um tripulante se converter, o qual depois, foi batizado nas águas, e manteria mais tarde contato com os missionários por correspondência. Era o primeiro fruto da missão dos dois servos de Deus, e mais uma prova de que o Senhor estava com seus servos.
No dia 19 de Novembro de 1910, em um dia de sol causticante dos trópicos, os dois missionários desembarcaram em Belém. Não possuíam eles amigos ou conhecidos nesta cidade. Não traziam endereço de alguém que os acolhesse ou orientasse. Vinham unicamente encomendados à graça de Deus.
Carregando suas malas, enveredaram por uma rua. Ao alcançarem uma praça, sentaram-se em um banco para descansar; e aí fizeram a primeira oração em terras brasileiras. Oraram por um povo que lhes era desconhecido, mas que já amavam, e pelo qual estavam dispostos a sacrificar-se.
9 Semeado pela nação brasileira o fogo pentecostal
9.1 Amazonas - Severino Moreno de Araújo, foi quem levou a mensagem pentecostal mais para o norte. E em 1º de Janeiro de 1918 foi considerada a data de fundação da Assembléia de Deus em Manaus.
9.2 Rondônia ? o ano de 1922 assinala a fundação da Assembléia de Deus na cidade mais importante da região que naquela época, pertencia ao Amazonas: Porto Velho. A data de registro é 28 de Fevereiro; entre os fundadores da Assembléia de Deus em Porto Velho estava um dos primeiros missionários vindos da América do Norte seu nome Paul John Aenis.
9.3 Maranhão ? foi no ano de 1921 que Deus enviou a mensagem pentecostal ao Estado. O trabalho teve início na capital São Luiz. Procedente do Estado do Pará, a mensagem foi trazida pelo pastor Clímaco Bueno Aza, cidadão colombiano que se convertera ao Evangelho em Belém, e ali fora ordenado ministro do Evangelho em 10 de Março de 1918. Clímaco foi o pioneiro do Movimento Pentecostal em terras maranhenses.
9.4 Piauí ? No dia 8 de junho de 1927 ocorreram os primeiros movimentos dos mensageiros pentecostais em Teresina. Não se sabe ao certo se nesta data houve cultos na capital do estado, mas sabe-se que a visita de Raimundo Prudente de Almeida a cidade, teve como objetivo anunciar a mensagem de Cristo, a mensagem pentecostal.
9.5 Ceará ? Não foi qualquer missionário, nem mesmo qualquer obreiro credenciado quem levou a mensagem pentecostal ao estado do Ceará, nem sequer foi um varão, e sim uma mulher humilde, mas fervorosa e destemida, que recebera e aceitara a mensagem pentecostal quando estava em Belém do Pará e desejou que seus parentes que viviam no Ceará também conhecessem as Boas Novas. No ano de 1914 a irmã Maria Nazaré partiu para a serra de Uruburetama.
9.6 Rio Grande do Norte - As atividade dos primeiros crentes na cidade de Natal tiveram como resultado a conversão de muitas pessoas que foram alcançadas pelo poder de Deus. Os cultos começaram a serem realizados em casas particulares e o número de convertidos aumentava dia a dia. Para batizá-los, por solicitação dos irmãos de Natal, a Assembléia de Deus de Belém enviou, no ano de 1918, o pastor Adriano Nobre, que iniciou a Igreja em Natal.
9.7 Paraíba ? Embora não seja possível determinar o dia exato em que os arautos pentecostais chegaram à Paraíba, sabe-se, contudo, que foi em 1918 que o trabalho das Assembléias de Deus se iniciou naquele estado. Na capital, o evangelho chegou em 1920, trazido por Francisco Felix e sua esposa.
9.8 Pernambuco ? Graças à larga visão espiritual da igreja em Belém do Pará, que o evangelho chegou à Recife. No ano de 1916 Adriano Nobre foi enviado com o objetivo de testificar de Jesus e verificar as possibilidades de estabelecer um trabalho de evangelização na capital de Pernambuco.
9.9 Alagoas ? No dia 21 de agosto de 1915, a bordo de um navio do Lloyd Brasileiro, chegava a Maceió o missionário Otto Nelson com a incumbência divina de anunciar a mensagem pentecostal àquele lugar.
9.10 Sergipe ? A primeira cidade a receber o evangelho completo foi a capital Aracaju. O primeiro pregoeiro das verdades bíblicas foi o Sargento Ormínio, membro da Assembléia de Deus em Belém do Pará, que servia ao exército brasileiro. Fruto de sua pregação, diversas pessoas aceitaram a Cristo. Para batizá-las comunicou-se com a igreja em Maceió, Alagoas; esta comissionou o pastor João Pedro da Silva, que em 1928 batizou os primeiros novos convertidos.
9.11 Bahia ? As primeiras atividades do trabalho pentecostal no Estado da Bahia começaram na antiga cidade de Canavieiras, no sul do estado. No ano de 1927, nesta cidade, o primeiro batismo nas águas foi realizado pelo pastor João Pedro, porém, quem primeiro anunciou a mensagem pentecostal foi Joaquina de Souza Carvalho, que ao vir morar em Canavieira, começou a falar a respeito da salvação.
9.12 Espírito Santo ? Os primeiros arautos pentecostais que chegaram à cidade de Vitória foram Galdino sobrinho e sua esposa, em 1922. Em 1924 Daniel Berg chegou na cidade. Realizou os primeiros cultos na rua Santo Antônio, no centro da cidade. Após alguns meses, o missionário Daniel deixou a cidade sem ter estabelecido um trabalho. Não se sabe se alguma pessoa se converteu. Em 1928, chegaram à Vitória, sete membros da Assembléia de Deus de Aracaju, Sergipe que logo iniciaram a evangelização pessoal, com resultados surpreendentes. Deus converteu várias pessoas. No ano de 1929 os crentes pediram à igreja em Sergipe que lhes enviasse um pastor para organizar o trabalho e doutrinar os novos convertidos. No dia 9 de maio chegava à cidade o pastor João Pedro da Silva que realizou o primeiro batismo nas águas em 8 de junho de 1930.
9.13 Rio de Janeiro - No ano de 1925, logo após a sua organização, a Assembléia de Deus no Rio de Janeiro passou a atender a cidade de Niterói. Em agosto de 1926, proveniente de Santos, chegava à Niterói João Corrêa da Silva e esposa para dirigirem o trabalho.
9.14 Guanabara ? no final de 1923, moravam no Rio de Janeiro alguns irmãos que tinham vindo do Pará, estes realizaram os primeiros cultos pentecostais, antes mesmo da organização da igreja. Algum tempo depois, chegou ao Rio de Janeiro, proveniente do Norte, Heráclio Menezes, que se hospedou na casa da família Brito, onde fundou uma escola dominical, domingo à tarde e aos sábados à noite realizava cultos de oração, por não haver pregador. No dia 30 de abril de 1924, na rua Senador Alencar, resolveram organizar a Assembléia de Deus do Rio de Janeiro sob o pastorado de Adriano Nobre e João do Nascimento.
9.15 Minas Gerais ? No mês de fevereiro de 1927 chegava a Belo Horizonte o pastor Clímaco Bueno Aza. Não havia pentecostais ali. Aza foi morar na rua Peçanha, esquina da rua Paraíso. Ali foram realizados os primeiros cultos e se converteram as primeiras pessoas. Dali estendeu-se a obra pentecostal para todo o estado.
9.16 São Paulo ? após 15 anos de a mensagem pentecostal ter chegado ao Brasil, São Paulo foi alcançado pela chama que já havia se alastrada inclusive pelos estados do Sul. Em 15 de novembro de 1927 chegava à cidade de São Paulo o missionário Daniel Berg e esposa, com o objetivo de anunciar as boas novas na metrópole paulista. Os primeiros cultos foram realizados em uma casa alugada na vila Carrão e assistidos por duas ou três pessoas. No dia 4 de março de 1928 foi efetuado o batismo dos primeiros novos convertidos.
9.17 Paraná ? A data de 19 de outubro de 1928 assinala a chegada a Curitiba, do pastor Bruno Skolimowski. Pela direção de Deus, pregou aos poloneses na sua própria língua, em razão do grande número desses que ali viviam e não falavam português. Após um ano, o pastor Bruno passou a pregar também aos brasileiros, sem deixar de pregar aos poloneses aos domingo à tarde.
9.18 Santa Catarina ? A primeira pessoa residente em Santa Catarina a manter relações com a Assembléia de Deus no estado do Pará foi João Karkle, que morava em Criciúma. Desde 1924 ele recebia literatura pentecostal e o jornal Boa Semente. Em 1923, Gunnar vingren esteve em Santa Catarina. Fora informado de que o movimento pentecostal estava atuando nesse estado, mas encontrou apenas feitiçaria e baixo espiritismo. Voltou sem estabelecer trabalho.
9.19 Mato Grosso ? O norte do estado do Mato Grosso recebeu a mensagem pentecostal no ano de 1923. O evangelho foi levado através das fronteiras com o Estado do Amazonas pelos pioneiros pentecostais que percorriam os imensos rios e intermináveis seringais amazonense. O responsável foi Elói Bispo de Sena que iniciou pela cidade de Generoso Ponce. Apesar do primeiro registro referir- se a Elói, sabe-se que ele fora visitar um núcleo naquele local, mas não sabe-se exatamente quem levou a mensagem pela primeira vez e que, portanto, o evangelho realmente chegara ao norte do Mato Grosso no ano anterior:1922.
9.20 Goiás ? Foi a última unidade da Federação a receber a mensagem pentecostal. Somente em 1936 registrou-se oficialmente a presença de mensageiros pentecostais ali. O diácono da igreja em Madureira Antônio Moreira foi designado por Paulo Leivas Macalão a dirigir o trabalho. Os primeiros cultos realizados em Goiânia foram realizados no bairro de Botafogo, na casa de um irmão, no mês de dezembro de 1936.
9.21 Rio Grande do Sul ? As atividades da Assembléia de Deus no Estado iniciaram-se no dia 15 de abril de 1924, com o primeiro culto pentecostal na cidade de Porto Alegre. O missionário responsável foi Gustavo Nordlund e família. Ele chegou ao estado em 2 de fevereiro de 1924.
Na quinta-feira, 21 de novembro de 1946, a família Taranger embarcou em um DC3 no aeroporto do Rio de Janeiro com destino a Porto Alegre, fazendo escala em São Paulo e Curitiba. Quando chegaram a Porto Alegre, foram recebidos pelos missionários Gustavo e Herberto Nordlund e, com muita alegria no coração, Nils e Gustavo viram realizado o desejo manifesto em 1938, na Suécia, quando Nils havia expressado sua chamada para a obra missionária e Gustavo pediu-lhe que, se fosse ao Brasil viesse ajudá-lo no Rio Grande do Sul.
Nesse período, Herberto havia alugado um sobrado, na rua larga, hoje Santa Cecília, nº 281 e cedeu para Nils morar juntamente com ele e sua família.
Nils começou a participar dos cultos, cantando e tocando seu acordeão e sendo interpretado quando pregava por Gustavo ou Herberto. Logo que chegou a Porto Alegre, Nils procurou aprender a língua portuguesa de forma correta; por isso, contratou uma professora que era nora do pastor Derli Chaves, da igreja Metodista que também foi presidente da Câmara de Vereadores e Prefeito da Capital Gaúcha.
Quando Nils chegou ao Rio Grande do Sul, o irmão Gustavo Nordlund era o responsável pelo trabalho de todo o Estado e fazia visitas periódicas às igrejas. Mas ele havia determinado que o pastor Herberto atenderia a fronteira e o pastor Olavo Nunes atenderia a serra. As primeiras igrejas na fronteira estavam localizadas em Itaqui, São Borja, Uruguaiana, Alegrete, Quaraí e Itacurubi. Na serra eram Passo Fundo, Nonoai, Palmeira das Missões, Boi Preto e Cruz Alta.
A Assembléia de Deus tornou-se grande em toda a parte. As reuniões gerais ocorriam duas vezes por ano, como se fossem Convenções. Os assuntos administrativos eram muito pouco tratados, para que não tirassem o tempo do estudo da Palavra e da Oração. Durante o dia, eram realizados os Estudos Bíblicos, e, à noite, ocorriam os cultos de avivamento. Eram uma semana de festa espiritual e muitos milagres, e maravilhas aconteciam, e Jesus batizava centenas com Espírito Santo, pois os momentos de Oração eram indispensáveis antes de qualquer reunião, e a freqüência era maciça. Essas reuniões eram abertas ao público, mas só eram consagrados ao pastorado, irmãos de tempo integral na obra. A igreja não admitia pastor com atividade paralela ao ministério.

Rinaldo Santana