quarta-feira, 9 de junho de 2010

VENHA A NÓS O TEU REINO


Não nos contemos quando pedimos. Entramos na sala do trono de Deus com uma bolsa cheia de pedidos – promoções desejadas, aumentos, carro novo que queremos e as prestações pagas. Fazemos, no geral, nossas orações do mesmo jeito que pedimos um hambúrguer na lanchonete. “vou querer um problema resolvido e duas bênçãos, sem rolos, por favor,”.
         Mas tal complacência parece inapropriada na capela de oração. Aqui estamos perante o Rei dos reis. O aumento ainda é necessário e a promoção ainda é desejada, mais é por ai que começamos?
         Jesus mostra como começar. “quando você ora, faça assim nosso pai que está no céu, santificado seja o teu nome. Venha a nós o teu reino”.
         Quando pede “Venha a nós o teu reino”, você está convidando o Messias a entrar em seu mundo. “Venha, meu rei! Estabeleça seu trono em nossa terra. Esteja presente em meu coração. Esteja presente em meu escritório. Entre em meu casamento. Seja o Senhor da minha família, meus medos e minhas duvidas”. Esse não é um pedido fraco; é um forte apelo a Deus para ocupar todos os cantos da sua vida.
         Quem é você para pedir tal coisa? Quem é você para pedir a Deus que controle seu mundo? Você é o filho dele, caramba! Então peça com confiança: “Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, afim  de que recebamos misericórdia e encontremos graça que nos ajude no momento da necessidade Hb. 4.16  
Rinaldo Santana
Fonte: Max Lucado – GENTE COMO A GENTE Pg 176

segunda-feira, 7 de junho de 2010

O QUE A MÍDIA DEFENDE

Nas últimas semanas, a mídia secular brasileira começou uma campanha em prol da aprovação do projeto de lei que tramita no Congresso Nacional objetivando instituir em nosso país o combate à chamada “homofobia”. O referido projeto é reprovado por evangélicos e católicos conservadores justamente porque, na prática, fere a liberdade religiosa e de expressão. Simplesmente, se aprovado como está, pregar que homossexualismo é pecado ou não permitir carícias entre homossexuais em lugares públicos (como templos, por exemplo) levará crentes à cadeia. E isso não é nenhum exagero.
Na Suécia, onde uma lei contra homofobia similar à brasileira já foi aprovada, pastores já foram presos por pecar que homossexualismo é pecado. Um deles foi entrevistado pelo Mensageiro da Paz à época: o pastor pentecostal Ake Green. No Reino Unido, onde recentemente uma lei idêntica também foi aprovada, quatro pastores já foram para a cadeia. Dois nos últimos dois meses (ver matéria da seção Avanços, Sinais & Descobertas desta edição). Ainda no Reino Unido, um psicólogo foi demitido por não aceitar dizer a pacientes homossexuais que homossexualismo não é nada demais. Aliás, aqui mesmo, no Brasil, mesmo sem o tal projeto ter sido aprovado, a psicóloga evangélica Rosângela Justino, do Rio de Janeiro, foi forçada a parar de atender a homossexuais que a procuravam pedindo ajuda para deixar o homossexualismo. Muitos deles estavam conseguindo deixar a prática após as sessões, mas o Conselho Federal de Psicologia não quis saber e foi dura com a psicóloga. Ou seja: homossexual não tem direito de deixar o homossexualismo. Tem que ser homossexual mesmo. É isso que está sendo imposto e que se pretende normatizar via legislação.
Apesar desse absurdo, a mídia secular brasileira, impressa e televisiva, está se empenhando pela aprovação do tal projeto, ignorando propositalmente ou não as consequências de sua aprovação. Se há algum tempo esteve meio que muda quanto a esse assunto, agora escancaradamente manifesta-se pró-aprovação do projeto de lei contra a “homofobia”, mesmo com pesquisas mostrando que a maioria esmagadora dos brasileiros considera o homossexualismo pecado e antinatural.
Em abril, a Rede Globo de Televisão, principal rede televisiva do país, em seus programas jornalísticos e no “Programa do Jô”, entrevistou pessoas ligadas ao Movimento Homossexual que defendem e defenderam o projeto. Agora, a principal revista semanal do país, a “Veja”, defendeu a prática homossexual como normal, sadia, natural, apresentou como bons exemplos sociais jovens e adolescentes que “curtem” o homossexualismo, inclusive com aprovação dos pais, e defendeu como sendo preconceito a não aceitação do homossexualismo como algo natural.
A Palavra de Deus é clara e já antevia esse tempo em que estamos vivendo: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; (...) os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem”, Rm 1.25-32.

Fonte: mpaz@cpad.com.br

domingo, 23 de maio de 2010

VASOS DE BARRO NAS MÃOS DE DEUS


Introdução: Os escritores bíblicos utilizaram muitas figuras para transmitir ensinamentos espirituais. Utensílios domésticos, como os vasos de barro, foram citados inúmeras vezes. Objetos assim, presentes em todas as casas, tornavam-se bons recursos didáticos, facilitando a compreensão de muitas lições para todos. Em muitos textos, o homem é comparado ao vaso, visto que ambos são feitos do barro Sal.31.12; vaso quebrado. Em outros, a própria nação de Israel é representada dessa forma Jr.18.1-6; 19.1,10 11; Is.30.14. Os.8.8. O oleiro se torna uma figura do próprio Deus. "Ó Senhor, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos". Is.64.8.
O apóstolo Paulo citou os vasos algumas vezes em suas epístolas. Para ele, todas as pessoas eram ou poderiam vir a ser vasos Rm.9.21de honra ou desonra. Afinal, ele mesmo foi nomeado como um "vaso escolhido" pelo Senhor At.9.15. Entre suas instruções ao jovem líder Timóteo, lemos: "De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra." II Tm.2.21.
Quando Eliseu operou o milagre da multiplicação do azeite da viúva, ele pediu que se trouxessem muitas vasilhas vazias IIRs.4. Se fosse hoje, traríamos muitas panelas de alumínio, ou de ferro, mas, naquele tempo, eram vasos de barro. O azeite só parou de jorrar quando os vasos acabaram. Embora Deus pudesse agir de tantas outras maneiras, ele decidiu usar os vasos que estivessem disponíveis. Assim também, ele deseja nos encontrar à sua disposição para que milagres aconteçam.
O Material barro. O barro, entretanto, encontrado no melhor equilíbrio entre suas porções de terra e água, torna-se matéria prima para que o oleiro realize sua arte com liberdade e satisfação. Precisamos aceitar o trabalho de Deus em nós, recebendo de bom grado o que sabemos ser a sua vontade para as nossas vidas. Não podemos rejeitar o que vem de Deus. Deixando de lado a murmuração, o questionamento e a rebeldia, aceitemos o trabalho do oleiro.
A Fabricação. "Desce à casa do oleiro e lá te farei ouvir as minhas palavras." Jr.18.2.
O barro, que para muitos pode não ter valor, é visto de outra forma pelo oleiro, que nele consegue vislumbrar o objeto que pode ser fabricado. Deus vê em nós tudo àquilo que podemos ser desde que estejamos em suas mãos. Talvez, ninguém lhe tenha como útil, e até te discrimina como frágil e inútil Deus te ver como vaso: a) Vaso para honra Rm 9.21, b) Vaso escolhido At 9.15, c) Vaso de misericórdia Rm 9.22.  No momento presente, talvez ainda não tenhamos a forma desejada pelo Senhor, mas, se nos deixarmos moldar, a obra iniciada será concluída Fp.1.6.
Quantas vezes nos sentimos amassados também? Somos atribulados, provados, pressionados. Estamos sendo moldados. É um processo de transformação para que sejamos o que o Senhor planejou para nós, ainda que não possamos compreender plenamente os seus métodos e propósitos.
"Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes"? Is.45.9; Rm.9.20; Is.29.16).
Quando termina a fase de modelagem, começa a secagem. O vaso é colocado em algum lugar, quem sabe? No estaleiro! Onde deverá ficar o tempo necessário. Ele não está sendo moldado nem utilizado. Parece que foi esquecido, mas o oleiro sempre está atento. Não se preocupe. Pode parecer que tudo esteja concluído ou até mesmo perdido, mas não está.
Antes de ser utilizado, o vaso ainda precisa passar pelo fogo para adquirir resistência e impermeabilidade.
"Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse" IPd.4.12.
Quantas vezes desejamos ser usados pelo Senhor! Queremos estar em constante atividade, mas somos colocados para esperar e passamos por tribulações inexplicáveis. Tudo faz parte do processo de formação. Devemos mesmo é esperar na vontade do Senhor. Experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Rm 12.2) ...
Entre a chamada e o cumprimento da missão, existe um processo de preparação, sem a qual não estaremos aptos para fazermos o que Deus deseja. Não podemos determinar a duração dessa fase, mas temos certeza quanto à sua ocorrência.
A Condição do vaso Todo vaso, por melhor que seja, não poderá ser usado se estiver sujo. Não podemos ser usados pelo Senhor para os melhores propósitos se estivermos contaminados. Por isso, precisamos viver em santificação. Se pecarmos, devemos suplicar o perdão, lavando-nos no precioso sangue de Jesus. O vaso precisa estar limpo, por dentro e por fora Is.66.20. Os vasos da casa de Deus precisam estar purificados, santificados, idôneos e preparados para toda boa obra IITm.2.21.
O Conteúdo do vaso. Encontramos na bíblia muitas referências aos vasos e ao seu conteúdo. Alguns são mencionados contendo água (Num.19.17), outros com azeite (ISm.10.1), vinho (Joel 3.13), perfume (Lc.7.37), maná (Ex.16.33), vinagre (João 19.29), documentos (Jr.32.14) e coisas abomináveis (Is.65.4).
Qual é o nosso conteúdo? Estamos cheios de quê? Quantas vezes, alguém se aproxima de nós, talvez atraído por nossas características exteriores, esperando encontrar água e acha vinagre?
Estamos cheios de pecado? Cheios de amargura, malícia, inveja? Cheios de orgulho? Cheios de Mentira? Cheios de maldade? Cheios de traições? Cheios de ira?
Para que sejamos usados pelo Senhor para a sua glória, precisamos renunciar a todo o mal que porventura estejamos carregando em nossos corações. Dar lugar a Deus para que possamos ser cheios de unção divina, cheios da gloria de Deus, e viver em santidade através de sua palavra. “Santifica-os na verdade a tua palavra é a verdade Jo. 17.17
Paulo escreveu a Timóteo sobre a purificação do vaso IITm.2.14-26 ele se referia a algumas coisas que precisavam ser evitadas ou eliminadas:
1 - Contenda v.14; Em Filipenses 2.14, Paulo adverte: Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; V. 24, E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos aptos para ensinar, sofredor;
2 - Falatórios vãos v.16, Paulo recomendou a Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, evitando os falatórios inúteis e profanos e as oposições da falsamente chamada ciência;
3 - Injustiça v.19, O que semeia a injustiça colhera males, Pv. 22.8 Quem faz a injustiça receberá em troco a injustiça feita, Cl. 3.25, Toda injustiça é pecado 1 Jo. 1 Jo. 5.17;
4 - Desejos da mocidade v.22, Fazei morrer a vossa natureza terrena, desejo maligno Cl 3.5;
5 - Questões insanas v.23, E rejeita as questões tolas e desassisadas, sabendo que geram contendas; e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente.
 A Utilidade do vaso. Encontramos tantas referências bíblicas sobre os vasos. Não encontramos vasos com plantas ou flores para enfeitar algum ambiente. Os vasos existem para o serviço. Eles precisam conter alguma coisa útil.
O vaso não é apenas receptor, mas recipiente. Ele recebe, guarda, conserva e entrega no tempo certo. Devemos receber a palavra do Senhor em nossos corações. Pela ação do Espírito Santo, ela produzirá poder e unção que fluirá em nossas vidas.
Conclusão: Devemos ter cuidado do vaso. Depois de tão difícil processo de formação, o vaso não pode cair. Se isso acontecer, poderá quebrar-se. Ainda que possa ser refeito, muito tempo será perdido e sua utilidade ficará reduzida. Assim acontece com aqueles que fracassam na vida cristã, tornando-se motivo de escândalo. Quando a bíblia nos compara aos vasos de barro, ela nos exorta à humildade. O próprio termo "humildade" vem de "humus", palavra latina que significa "barro". Que cada um de nós veja a si mesmo de forma simples, sabendo que estamos nas mãos de Deus, dependentes da sua misericórdia. Coloque-se nas mãos do oleiro. Ele quer transformá-lo e usá-lo.
Rinaldo Santana

sábado, 22 de maio de 2010

AÇÕES DO DEPUTADO PASTOR ANTONIO DOS SANTOS EM MAIO DE 2010

Antônio dos Santos pede que Prefeitura de Aracaju alugue casas para desabrigados pela chuva

(03/05/2010);
Antônio dos Santos destaca passagem do 12º aniversário da Milenius FM
(12/05/2010);
Deputado Antônio dos Santos destaca o papel importante do assistente social
(13/05/2010);
Antônio dos Santos apela para reconstrução da ponte no povoado Golfo
(13/05/2010);
Antônio dos Santos convida deputados para encontro de bibliotecários
(19/05/2010);

Fonte: http://deputadoepastorantoniodossantos.blogspot.com

sábado, 15 de maio de 2010

Pr. Geziel Gomes - As sete excelências do ministério

O FUNDAMENTO E AS PERSEGUIÇÕES DE UMA IGREJA MISSIONARIA



Introdução: Uma Igreja verdadeiramente missionária ela tem por fundamento JESUS CRISTO. “Mt. 16.18 Sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. “A pedra é Cristo”
1.    Pedra Rejeitada Mt 21.42, foi posta como pedra angular.
2.    Pedra principal de esquina Ef. 2.20, Somos edificados sobre esta pedra
A palavra Igreja apareceu pela primeira vez no Novo Testamento, em Mt 16:18, e é tradução do termo grego ekklesia, que significa, literalmente: "assembléia dos que são chamados para fora". No contexto do Novo Testamento, significa os que foram chamados para deixarem o mundo e pertencerem a Deus, em Cristo Jesus Mt.16:16-18; Jo.15:19, 20; O Mundo aborrece e persegue, 17:14-16, 17;Peço que não tires do mundo, mas livra-os do mal, santifica-os na verdade,  
3.    A Igreja só pôde ser revelada quando - JESUS - o Verbo de Deus (Logos) - se fez carne e habitou entre nós, Jo 1.14, para só assim poder morrer, derramar seu sangue expiatório, redimir nossos pecados, ressuscitar gloriosamente e assentar-se à direita de Deus Pai para nossa justificação e intercessão. Jo.1:1,14; Rm 4.25; O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação; 1ª Pe.1:18,19; Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.
4.    A Igreja nunca deve servir como indicação de templo ou edificação, onde acontecem as reuniões dos cristãos, a igreja de Cristo somos nós 1Co. 6.19,20, Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
No ano 161 de nosso Senhor, Marco Aurélio assumiu o trono. Embora elogiável no estudo da filosofia e em sua atividade de governo, era um homem de natureza rígida e severa; foi duro e feroz contra os cristãos, e desencadeou a quarta perseguição.
As crueldades executadas nesta perseguição foram de tal calibre que muitos terríveis.
Germânico, jovem ainda, porém verdadeiro cristão, foi entregue às feras por causa de sua fé. Enfrentou tudo com coragem tão assombrosa, que muitos pagãos se converteram ao cristianismo.
Policarpo, o respeitado bispo de Esmirna, ocultou-se ao ouvir que o procuravam; foi, porém, descoberto por um menino. Depois de servir uma refeição aos guardas que o prenderam, pediu-lhes uma hora de oração, e foi atendido. Orou com tal fervor que os soldados, os quais o haviam detido, arrependeram-­se de havê-lo feito. Todavia, levaram-no ao procônsul; ele foi condenado e queimado na praça do mercado.
O procônsul pressionou-o: “Jura e te darei a liberdade. Blasfema contra Cristo”.
Policarpo respondeu-lhe: “Durante oitenta e seis anos o tenho servido, e nunca me fez mal algum. Como blasfemaria eu contra o meu Rei, que me tem salvado?”
Policarpo assegurou-lhes que se manteria imóvel na estaca; então, ao contrário do que se costumava fazer, foi apenas atado, e não cravado. Ao acenderem a fogueira, as chamas rodearam-lhe o corpo, como um arco, sem tocá-lo. Ordenaram então ao carrasco que o traspassasse com uma espada. Com isto, manou tão grande quantidade de sangue que o fogo apagou-se.
A informação também foi confirmada em um relatório inédito do Serviço de Inteligência Britânico, o MI6, apontando que cristãos em 60 países enfrentam uma perseguição orquestrada, em grande parte, pela rede terrorista Al-Qaeda.

Antes da queda do muro de Berlim e da abertura da Cortina de Ferro a perseguição era facilmente identificada, sendo dirigida e promovida principalmente pelo governo e pelas agências estatais.

No entanto, desde então foram muitas as mudanças geopolíticas e econômicas. O comunismo entrou em colapso, a ex-União Soviética foi desmembrada, o muro de Berlim caiu, a União Européia vem se consolidando e o mundo assiste a uma polarização perigosa entre os países do oriente e do ocidente.

Uma nova Guerra Santa vem sendo proclamada por organizações terroristas islâmicas contra todos os cristãos e as nações do Ocidente.

Mesmo em uma nação livre como o Brasil – onde ao longo de três décadas a Portas Abertas se especializou em recrutar intercessores e mantenedores financeiros para sustentar o trabalho das localidades onde a perseguição é clara e explícita – já é possível identificar tentativas de coibir a liberdade de pregação da Bíblia e a perseguição aos pregadores com ameaça de detenção.

O governo brasileiro já estuda a adoção de mecanismos para restringir as atividades de missões cristãs na Amazônia (leia mais). Além disso, dois projetos de lei que se propõem a evitar o preconceito contra homossexuais, também possuem regras para silenciar e censurar a pregação da Palavra de Deus.

“Nunca vimos uma ação tão explícita quanto essa no Brasil, sabemos que esse é um fenômeno importado de outros países tidos como ‘livres’, como a Inglaterra e a Alemanha, e como Igreja precisamos resistir a esse ataque do inimigo”, afirma Douglas Monaco, secretário-geral da Portas Abertas.

As faces mais sutis da perseguição religiosa nas nações livres são revestidas sob o manto da tolerância e da igualdade. Basta observar o que aconteceu no ano passado na maior nação protestante do mundo, os Estados Unidos. Os Gideões Internacionais foram proibidos pela Justiça de distribuir Bíblias a crianças em uma escola de Annapolis.

Alemanha, berço do protestantismo, é um exemplo claro de como a restrição à liberdade religiosa ganhou requintes de modernidade. No ano passado, o pastor luterano Johannes Lerle, de 55 anos, foi condenado a um ano de prisão por ter “incitado a oposição ao aborto durante uma pregação".

Na Espanha, foi incorporada ao currículo escolar uma disciplina de educação e aceitação a diferentes tipos de família e afetividades, incluindo as homossexuais – projeto que também está em estudo para ser implantado no Brasil.

Na Inglaterra, o bispo anglicano de Hereford, Anthony Priddis, foi processado por ter se recusado a empregar um homossexual declarado, depois que lei semelhante a esta que está para ser votada no Senado brasileiro foi aprovada. Na Suécia, o pastor Ake Green foi condenado a um mês de prisão por ter pregado um sermão contra o homossexualismo.

Tolerância agora exige negar que qualquer um tenha fé absoluta. “Em nome do relativismo moral e cultural, segundo o qual todo uso, comportamento e costume deve ser respeitado e qualquer opinião e palavra contrária é interpretada como fanatismo, vemos o direito de evangelizar sendo atacado”, explica Johan Companjen presidente da Open Doors International.

Olhar e agir em favor do fortalecimento da Igreja Perseguida de Cristo ao redor do mundo é tarefa de todo o cristão, especialmente entre aqueles onde estão se cumprindo as palavras bíblicas: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos (2 Tm 3.12)”.
5.    A Igreja de Cristo tem uma missão a cumprir aqui na terra, O IDE de Jesus Mc 16.15 Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
6.    Dar testemunho da verdade 1Tm. 3.15 Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
7.    Evangelizar o mundo Mt.28.18-20: "Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos".

Conclusão: "São Gregório, o milagreiro bispo de Cesaréia, em Pontus,cerca de 260 d.C., apontou quatro classes de penitentes, antes de sua plena restauração à comunhão: os ‘pranteadores’, ou ‘lamentadores’, ficam do lado de fora da igreja, suplicando aos fiéis que intercedam por eles; os ‘ouvintes’, são colocados no vestíbulo (uma passagem entre a porta e a nave); os ‘ajoelhados’, que se ajoelham na nave entre a congregação que permanece de pé; os ‘assistentes’, que participam normalmente do culto com os outros, com exceção de não poderem tomar comunhão" – John White e Ken Blue, RESTAURANDO O FERIDO, págs. 16,17).




sábado, 8 de maio de 2010

A NATUREZA DO PECADO


 A NATUREZA DO PECADO
1 ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
8 E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
9 E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
10 E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
11 E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
12 Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
13 E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
Ao descrever a natureza do pecado, ponderou Elisha Cole: “A única coisa assustadora é o pecados”. Sua natureza, pois, é altamente destruidora e danosa: lança o homem num charco e, quando da morte deste: no lago de fogo. Eis a natureza essencial do pecado segundo depreende-se do Genesis:
1º Medo e vergonha . “quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no Jardim pela a viração do, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher , por entre as arvores do jardim, Gn 3.8-10.
2º Culpa.
a.     O Homem culpa a Mulher, que Deus lhe deu
b.     A Mulher culpa a Serpente
3º Cegueira espiritual. Existe um provérbio popular que diz, que o pior cego é aquele que ver. O Apostolo Paulo se refere ao cego de entendimento 2º Co. 4.4. Conta-se que: Certa vez um homem andava correndo num carro novo que havia comprado. O carro era possante e rápido. Ele gostava de carros assim e se enchia de orgulho olhando a nuvem de poeira que subia por trás de seu carro enquanto corria nas estradas de barro do interior.
Um belo dia ele estava correndo numa estrada assim todo satisfeito com a nuvem de poeira e o vento batendo no seu rosto. De repente, ele avistou um carro se aproximando da outra direção. Ele percebeu que o carro estava correndo igual ao carro dele. Ao se aproximar mais ainda ele viu que este carro também era novo e da mesma marca que o carro dele.
Cheio de inveja ele pisou no acelerador e resolveu dar uma lição no outro motorista de como correr de carro em estrada de barro. Os dois carros estavam se aproximando uma curva perigosa na estrada. O motorista orgulhoso nem tirou o pé do acelerador, mas resolveu entrar na curva na velocidade máxima.
Assim que ele começou a entrar na curva ele percebeu que o outro carro, ao se aproximar dele estava deslizando no barro. Parecia que o motorista estava perdendo controle. E, o pior, ele viu que o motorista era uma mulher. Rapidamente ele girou o volante e evitou uma batida enquanto o outro carro passou, quase batendo. A mulher, do volante do outro carro gritou "Porco"! O motorista orgulhoso, enraivecido revidou "E você é uma vaca"!
Mas, logo na frente, ao completar a curva o motorista orgulhoso espatifou o grande porco que havia se deitado no meio da estrada e pelo qual aquela senhora havia desviado e tentado avisá-lo.



4º A Morte. Rm. 6.22,23. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.


Conclusão: Estamos vivendo em um Século, em que o pecado é algo relativo. O pensador cristão americano, Charles Colson, mostra detalhadamente em seu livro, E agora como viveremos?, que o relativismo alcançou um ponto tão critico que veio refugar a vida humana como se fosse  um artigo descartável.

Relativismo moral é mais facilmente compreendido quando comparado com absolutismo moral. Absolutismo afirma que moralidade depende de princípios universais (lei natural, consciência,…. A Regra de Ouro, em outras palavras). Absolutistas Cristãos acreditam que Deus é o recurso principal da nossa moralidade comum, e que essa moralidade é tão imutável quanto Ele. Relativismo moral afirma que moralidade não é baseada em qualquer padrão absoluto. Ao contrário, “verdades éticas” dependem da situação, cultura, sentimentos, etc. Relativismo moral está ficando cada vez mais popular nos dias de hoje.

Rinaldo Santana