sábado, 21 de janeiro de 2012

CINCO MOTIVOS PARA ESQUECER O PASSADO


Introdução: É claro que o passado pode servir de base para muitas coisas. Temos que saber de onde viemos, para saber onde estamos e para onde vamos. Devemos colocar cada coisa no seu devido lugar. A única coisa no mundo que não podemos recuperar é o tempo, o tempo não volta atrás. O passado tem deixado muitas pessoas feridas, mas o perdão é o único remédio para curar os ressentimentos e magoas do passado, podemos refletir sobre cinco grandes motivos para esquecer o passado:
1 – Aceitar o Perdão Sl. 103.3, 25.18,
·        Em Mt.18,23-35 esta bem claro nesta parábola, que os 10.000 talentos(126.000.000 gr.de prata) perdoados pelo rei, simboliza o preço que Jesus Cristo pagou por nossos pecados na cruz do calvário, onde quando uma pessoa aceita Jesus Cristo como seu Salvador, Cristo paga sua grande dívida de vida em pecado vivida até então 2Co. 5,17 resolvendo seu problema da eternidade, desde que ele busque viver em Santidade, segundo a Palavra de Deus.
·        Porém quando este servo que teve sua dívida perdoada de 126.000.000 gr.de prata não perdoa seu conservo que lhe deve 100 dinheiros (400gr.de prata), equivale a qualquer um de nós que recebemos o perdão de Deus quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador e não perdoamos de coração cada um a seu irmão.
·        Conforme Mt 18,34-35, nosso Pai celestial entrega a atormentadores ou verdugos, que são tipos de demônios, ou seja , aquele que não perdoa, dá legalidade para estes demônios agirem em suas vidas.
·        Conforme Hb12,15, não devemos deixar brotar raiz de amargura em nós, para que não nos contaminemos. A falta de perdão gera a raiz de amargura, que se torne em ódio, que se torna em fúria, se tornando um vasto campo para o diabo agir, fazendo que as pessoas se vinguem, irmãos fiquem sem se falar, casais se separem, pais e filhos se odeiem muitos se alegrem com a desgraça do outro. Consultórios médicos estão cheios de pessoas, inclusive conhecedoras do Evangelho, que poderiam ser libertas se simplesmente perdoassem. Muitos remédios tarja preta que pessoas tomam para controlar seus nervos, para ficarem como dopados, se simplesmente perdoar, a paz virá a seus corações e suas mentes, e fecharão esta brecha do diabo em suas vidas.
·        O Espírito Santo testifica com nosso espírito Rm8, 16, quando perdoamos. Porém o diabo se apodera da mente das pessoas que não perdoa
2 – Liberar Perdão Ef. 4.32
·        Tudo o que temos em nossas vidas é o presente, mas se esse presente esta magoado com o passado como teremos um futuro brilhante?
·        “Quando liberamos o perdão esquecemos todas as magoas proferidas por aquele aquém liberamos o perdão”.  
3 – Pensar nas coisas que são boas FP. 4.8
a)     Coisas verdadeiras – 2 Tm. 2.15 a palavra da verdade, 3.16,17, inspirada, proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; traz perfeição e instrução para toda boa obra. 
b)    Coisas honestas – 1 Tm. 3.8-11 honestidade em esperança de vida Tt. 2.2
c)     Coisas justas – Rm. 3.24-31 a justificação é garantida ao crente, na qual Deus legaliza o pecador arrependido e justo diante dele.
d)    Coisas puras – Rm. 12.1,2 “crente informado” e não “conformado” com o mundo, 2 co.7.1,2
e)     Coisas amáveis – 1 Co. 13.4-8, “o crente deve  se esforçar para crescer neste tipo de amor”.  Gl. 5.22,23
f)      Coisas de boa fama – Rm. 13. 1-10 "boa fama" significa uma coisa que tem uma boa reputação, admiravel, atraente que vale a pena pensar e falar. O crente deve meditar em pensamentos elevados e nobres, não na base dos pensamentos deste mundo corrupto, com significados duplos e sujos. Ef. 4.29,30.
4 – Pensar nas coisas que são de cima Cl. 3.2
·         poderemos deduzir o de cima como plano superior, portanto, feliz, importante para o espírito. Em contrapartida, as coisas que são de baixo são importantes para o homem carnal.
·        Indubitavelmente precisamos das coisas que são de cima, até para suportarmos as dificuldades daqui de baixo, e elas estão representadas, por sua vez, pela trave vertical da cruz do Cristo, e estão figuradas pelos anseios de espiritualidade, pela fé, pelas orações, pela procura de Deus.
5 – Ser Espiritual 1 Co. 2.14,15
·        O Apostolo Paulo ele exorta aos filipenses: “tende em vós o mesmo sentimento (ou a mesma mente) que houve também em Cristo Jesus Fp. 2.5, Isto é: a proporção que estudamos os ensinamentos e os exemplos de Jesus e submetemos a a mente conscientemente ao domínio de sua  autoridade Mt. 11.29, começamos a pensar como Ele. A mente de Cristo é gradativamente formada dentro de nós pelo o Espirito Santo, que é o Espirito de Cristo.

Conclusão: Que possamos dia a dia aceitar o perdão, liberarmos perdão, pensar nas coisas que são boas, pensar nas coisas que são de cima e ser espiritual, para que nenhuma magoa do passado venha nos impedir de recebermos as bênçãos de Deus.

 RINALDO SANTANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.