quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SETE VIRTUDES DE DAVI


A virtude, no mais alto grau, é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Ser bom, caritativo, laborioso, sóbrio, modesto, é qualidades do homem virtuoso.
Conforme dicionário Wycliffe Antigamente a palavra virtude as vezes siginificava “forçavaronil”, “valor” e “eficiência”. O adjetivo “virtuoso” (em hebraico hayil, “foça, habilidade”) foi usado para descrever Rute como uma mulher digna Rt. 3.11. no AT, essa palavra foi usada outras três vezes para mulheres Pv. 12.4; 31.10,29. “É importante relatar que uma só pessoa pode ter mais de uma virtude, quando lemos a historia do rei Davi o homem segundo o coração de Deus, podemos descobrir nele sete grandes virtudes”. Vejamos :
“Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem e trazei-mo. Então respondeu um dos jovens e disse: eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; e o Senhor é com ele.” I Sm 16:17-18.
1ª Virtude de Davi – Tocava bem A primeira Virtude que ele tinha era que ele sabia tocar harpa. Mas hoje não temos de tocar harpa ou qualquer outro instrumento para vencer o maligno, o significado espiritual disso é que devemos tomar posse da benção, determinar e fazer isso bem. Não devemos fazer a obra de Deus de qualquer maneira  Jr 48:10a.
2ª Virtude de Davi – Era valente As pessoas que são valentes são aquelas que são intrépidas, que não tem noção de medo. “Ah, meu irmão, cuidado que o diabo é muito forte, muito poderoso!” Essa é a maior mentira que já lhe pregaram. O Espírito Santo nos revela em Hb 2:14, que o império de Satanás foi aniquilado pela morte de Cristo na cruz do Calvário.
3ª Virtude de Davi – Era Uma pessoa animosa é aquela que está cheia de ânimo, de coragem. Para ela não existe tempo difícil. Para umas pessoas o copo esta sempre vazio, enquanto que para outras, esta quase cheio. Há gente que acha que nunca irá para frente, são pessimistas ao extremo. A pessoa que quer agradar a Deus tem que ser animosa. Ela não pode, em situação alguma, abaixar a cabeça e aceitar que o mal prevaleça em sua vida.
4ª Virtude de Davi – Era uma pessoa de guerra, o inimigo de nossas almas, satanás, ele é um grande astuto. Aprenda isso, quando o inimigo vier com aquela dor no peito, aquela dor de cabeça, você deve se levantar e dizer: Pai, eu vou usar o seu poder: “Poder de Deus, destrua esse mal”. Não o aceite em nome de Jesus.
5ª Virtude de Davi – Era Sisudo de palavra.  As pessoas pensam que sisudo é quem parece estar sempre chupando limão, mas ser sisudo em palavras significa ter juízo no falar. Existe gente que fala por quilômetro e ouve por centímetro, mas devemos ser o contrario, ouvir por quilômetro e falar por centímetro. Quando formos falar, só devemos dizer aquilo que o nosso Deus diz. Nunca deixe que o inimigo ouça você dizer: “não tem jeito, eu não vou conseguir, isso para mim é demais, tudo acabou”. Ele vai pegar a sua palavra e consumar a obra nefasta em sua vida .
6ª Virtude de Davi – Era gentil. A pessoa de gentil presença é uma pessoa sóbria 1Ts 5.8. A sobriedade se manifesta de duas maneiras: No caráter e na maneira de agir.
O CARATER é o conjunto de comportamentos adquiridos pela pessoa, durante sua vida. Por exemplo, uma pessoa que foi criada num ambiente violento, fatalmente terá um CARÁTER VIOLENTO; por sua vez, uma pessoa que é criada num ambiente imoral terá um caráter imoral, e assim por diante.
Davi teve seu caráter moldado em um ambiente de fé e temor a Deus, por isso reunia as condições necessárias para ser um homem “segundo o coração de Deus” 1Sm 13.14.
Na vida espiritual, ser de gentil presença é ser equilibrado, é aquela pessoa que não faz besteira seguindo o primeiro impulso, mas espera para ver se a situação veio mesmo de Deus. “Laço é para o homem dizer precipitadamente: é santo” Pv. 20:25a. A pessoa de gentil presença é aquela que, onde estiver, é simpática, sabe ouvir e, até quando é ofendida, não responde mal com mal. Ela dá um sorriso, uma palavra amiga e é sempre bem vista por todos.
7ª Virtude de Davi – O Senhor era com ele. Vamos agora nos aprofundar na última descrição dada a Davi (...o Senhor é com ele...).Mas primeiro analisaremos as escrituras em Juizes 6.
A nação de Israel sempre tinha altos e baixos, muito parecido com a vida de muitos cristãos de hoje em dias, uma hora canta, prega profetiza, tem visões e revelação, mas alguns minutos após estão murmurando, tristes chorando e lamentado a vida parece que esquece o melhor que Deus tem pra ele.
Conclusão: Deus nos deu a cada um de nós, talentos para que possamos negocia-los, para entregar ao nosso Senhor outro tanto além daquele nos confiou.  

7 comentários:

  1. Senhor Cria em mim um caráter igual ao teu!!

    ResponderExcluir
  2. Oi meu irmão que maravilha muito bom gostei muito do sua explanação concernente ao ser,sisudo em palavras que DEUS continue te abençoando sempre amém,ROBERTO CARLOS,e sirvo À DEUS na ASSEMBLEIA DE DEUS ministério do BELEM como DIÁCONO amém.

    ResponderExcluir
  3. Oi meu irmão que maravilha muito bom gostei muito do sua explanação concernente ao ser,sisudo em palavras que DEUS continue te abençoando sempre amém,ROBERTO CARLOS,e sirvo À DEUS na ASSEMBLEIA DE DEUS ministério do BELEM como DIÁCONO amém.

    ResponderExcluir
  4. Oi meu irmão que maravilha muito bom gostei muito do sua explanação concernente ao ser,sisudo em palavras que DEUS continue te abençoando sempre amém,ROBERTO CARLOS,e sirvo À DEUS na ASSEMBLEIA DE DEUS ministério do BELEM como DIÁCONO amém.

    ResponderExcluir

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.