terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ENTREVISTA COM O PASTOR ANTONIO GILBERTO


O movimento neo-pentecostal tem levado as pessoas ao entendimento de que a moda agora é ser pentecostal. O que o senhor diz?
O ponto principal está na palavra neo-pentecostal, que é um desvio da doutrina. Se alguém é desse movimento não queira me querer mal, mas o movimento neo-pentecostal ou neo-pentecostalismo, é desvio da doutrina da Bíblia.
A Assembleia de Deus vem entrando nesse campo e aceitando porque nossos queridos pastores – (pastor que eu digo não é ter o título, é o homem conduzir o rebanho. Então o irmão venha entender que eu não estou falando do pastor porque tem o título e a carteira de pastor, mas o homem que Deus colocou à frente do rebanho segundo o Novo Testamento) – não ministra a doutrina. Ensinar, não tem tempo. Eu não estou querendo dizer que o pastor faça isso sozinho, é claro que não faz. Uma igreja quando tem dez membros, quinze membros, o pastor consegue fazer muita coisa, mas quando tem cem, quinhentos, mil, dez mil, é claro que Deus dá para ele uma equipe imensa. Agora eu pergunto: “Quem são esses homens e mulheres que estão ajudando o pastor?” Então, o movimento neo-pentecostal é um desvio da doutrina da Bíblia.
Uma coisa que ajuda na resposta: por que eles se desviaram? – Falta de ensino doutrinário na igreja. É só pular, cantar, falar em buscar o batismo, falar em línguas, etc. E a doutrina bíblica que é a doutrina que equilibra? Então oremos para que eles voltem.
Nós estamos entrando pelo mesmo caminho, porque o movimento neo-pentecostal, do dia para a noite, enche os templos. Mas encher de quantidade, não é encher de qualidade! Deus quer o templo cheio! Mas, como é que um templo se enche pela quantidade? Através da conversão! E como é que um templo se enche através da qualidade? Pelo discipulado! Mas vejamos, nós não temos tempo para ministrar discipulado. O rebanho cresce e muita gente pensa que discipulado é ter um grupo de pessoas que se reúnem certos dias, mas discipulado, aquele que Jesus disse “ide e fazei discípulos”, é algo maravilhoso. Então nós temos milhões e milhões de abandonados, crianças abandonadas nas igrejas (criança que digo, é no sentido espiritual). Fala-se tanto, a prefeitura, Vila Velha, o Brasil, “menor abandonado, menor abandonado”, e na igreja menor abandonado é uma coisa horrível (menor abandonado que eu digo, é na fé). Os irmãos se recordam daquele brado do salmista Davi quando disse “ninguém cuidou da minha alma”. Aquilo dói na alma da gente. Como é que Davi escapou? “Ninguém cuidou da minha alma”. Então, do lado de cá nossa culpa é ministrar a doutrina, porque é difícil, é difícil. A doutrina todo mundo sabe que não é fácil. Não existe uma só doutrina organizada, catalogada como de A a Z, mesmo a mais simples, desdobrada, ou seja, é preciso à pessoa com graça, unção e sabedoria, coligir, reunir, orar, jejuar e horas e horas a sós com Deus. Então o resultado está aí, o movimento neo-pentecostal ganhando tempo em nosso meio, e nós da Assembleia de Deus (a Assembleia que eu digo é a igreja ortodoxa) acabamos sofrendo com isso.
Então essa a minha resposta pode ajudar o irmão depois a passar um filtro, mas, neo-pentecostal (nome bonito: neo-pentecostal) movimento pentecostal novo, nada, desvio! Eu inclusive tenho dado aulas lá a pedido deles, pelo menos lá no Rio de Janeiro, ministrando estudos algumas vezes, mas é difícil devido o tempo. São pessoas conhecidas. Mas nós estamos absorvendo, ou seja, no passado, vinte, cinquenta anos atrás, eram eles que vinham a nós pedir ajuda, batistas que eram batizados, presbiterianos que recebiam o batismo, hoje somos nós que vamos beber lá. Deus tenha misericórdia de nós. Os irmãos não pensem que eu estou dizendo que a Assembleia de Deus é a única igreja certa, a Assembleia de Deus não é uma igreja, é uma denominação. Igreja que eu estou falando é a igreja do Novo Testamento, lá de 1 Co 12.
Renovação e Inovação são palavras parecidas, mas com significados diferentes dentro da visão pentecostal. Qual a correta definiçãos dos termos, para esclarecimento da nova geração de obreiros, líderes e crentes em geral?
Eu confesso, não é correto dizer isso, “dentro da visão pentecostal”, eu sugiro que esse termo seja trocado. Não existe visão pentecostal, existe visão escriturística dentro da visão pentecostal. Irmão Gilberto, por quê? Porque a igreja do Deus vivo, a igreja dos primogênitos, é aquela de Atos capítulos de 1 a 28. Igreja do Senhor.
Por que chamam a gente de pentecostal? Devido o fato de Deus ter despertado a igreja lá pelo século XVIII e XIX, e começou aquele movimento entre os metodistas lá na Inglaterra, depois passou para a América, em 1850, 1870 e foi aumentando, em 1880 eles começaram a jejuar e sentir fome de mais poder e quando o século virou Jesus começou a batizar entre os metodistas. Era coisa nova, batizar, batizar, como é que vamos chamar? Chamaram primeiro de Movimento da Santidade (Holiness Movement) e etc. Até que em 1901 começou a formar um grupo e depois surgiram outros (Apóstolos da Fé). Mas isso é coisa local, em Atos dos Apóstolos é a Igreja como tal.
Prosseguindo, renovação e inovação são termos opostos. Renovação (renovação é claro, espiritual) é a pessoa ser libertada por Deus (Deus usa os instrumentos que Ele quer) e a pessoa buscar o cristianismo bíblico. E onde está esse cristianismo bíblico? No sentido público, de Atos 1 a 28. Graças a Deus pelo livro de Atos. E daí para frente lá se vai principalmente de Romanos até o livro de Judas. Então renovação é algo maravilhoso. Renovação é para quem envelheceu, caiu na rotina, o que é um perigo. Nossos irmãos batistas, presbiterianos, são uma benção de Deus, a gente os ama, mas o que aconteceu com eles, coitados? Rotina, eles caíram na rotina. Quem é que aguenta rotina? Feijão com arroz todo dia, arroz com feijão todo dia, rotina. Não, rotina não minha gente! Então, renovação, todo crente normal precisa viver uma vida renovada. Por que irmão Gilberto? Porque envelhece, espiritualmente falando. E como que acontece isso? O Espírito Santo tendo predominância. E inovação? A inovação, Deus nos guarde! Inovação são modismos descabidos, que surgem na pessoa, passam para a família, passam para a igreja. Por causa de que? Falta de conhecimento doutrinário ungido da parte de Deus. Porque a doutrina é viva, a doutrina tem poder vivo. Então a doutrina é a base fundamental da igreja. Naquela manhã que estivemos junto com os colegas lá no templo, eu li Atos 2.42, bem no princípio do livro de Atos: “e perseveravam na doutrina”. Muita gente pensa que doutrina é conversa fiada, quando o termo que está ali, o termo que o Espírito Santo usou (que às vezes é traduzido diferente) é conteúdo bíblico normativo, conteúdo bíblico normatizador. Pronto, eu estou de parabéns, é isso que eu preciso! Eu preciso, usando uma linguagem secular, de um estatuto, um regimento interno, usando uma linguagem figurada, como é uma empresa, um estado, um país, constituição. Então o que é doutrina? Doutrina é um ensino bíblico normatizador. Nem para a direita nem para a esquerda, sempre permaneciam perseverando na doutrina dos apóstolos. É uma pena que aquilo não continuou. Os irmãos se lembram de que a igreja de Corinto se desviou, inclusive deu problemas, problemas, problemas, e quando chega ao capítulo 15 o que Paulo diz? Muitos de vocês não são salvos. Está lá escrito, infelizmente muitos de vocês não são salvos. Mas não é novidade, porque o Senhor Jesus…, se lembra de João capítulo 2, quando Jesus disse: eu não confio em vocês, vocês estão crendo naquele milagre que aconteceu em Caná, mas não confio. O próprio Jesus não confiava neles, está escrito. E eram crentes. O próprio Jesus não confiava neles, é uma pena! Então, a doutrina é a chave. Agora, é claro, a doutrina não é feito um “b – a – bá”. Mas a doutrina é ungida, a doutrina é inspirada pelo Espírito Santo, tem poder.
Então, renovação, Deus envie sobre nós, busquemos a renovação. Agora inovação, Deus nos guarde. Sim, mas lá, do dia pra noite enche. Encher de quantidade não é encher de qualidade. Deus conta primeiro não é com quantidade. Quantidade é uma benção. Não sou contra! Quem é contra isso? Mas quantidade com qualidade!
Irmão Gilberto, como é que se enche uma igreja de quantidade correta? Conversão, conversão genuína. E como é que uma igreja enche de qualidade? Conversão com discipulado, ou seja, doutrina.
Um assunto polêmico, cujo debate já dura por décadas, é o ministério pastoral feminino. Hoje algumas Assembleias de Deus já reconhecem a ordenação de mulheres. Existe respaldo bíblico-doutrinário para isso?
Não, não e outra vez não! Não existe! Ordenação… Mulheres no Santo Ministério, tanto venham. Inclusive muitas vezes elas fazem o trabalho melhor do que os homens. Mas ordenar para o Santo Ministério, não tem base nas Escrituras. E como é que isso está acontecendo? É a igreja a culpada e a igreja vai prestar conta disso. A igreja que eu digo não é a igreja o prédio, os responsáveis vão prestar conta disso. Jesus nunca ordenou mulheres. O apóstolo Paulo que é um paradigma, não separou, nunca ordenou mulheres. Agora, mulheres trabalharem no Santo Ministério, tanto venham. Cantoras, professoras de escola dominical e etc. Mas irmão Gilberto, e diaconisa? Lá no livro de Romanos o apóstolo Paulo disse que aquela irmã era diaconisa na igreja de Cencréia. Onde está isso no original? Não existe! Sim, mas o comentário que eu li diz que era diaconisa. Conversa! No grego está na forma masculina, ou seja, Paulo deixou aquela mulher ali provisoriamente, ou então o trabalho era novinho e não tinha homem nenhum para exercer o diaconato, ele disse vem cá “fulana” (Febe), faz o trabalho aqui, a obra de Deus não pode parar por causa de problema humano. Está no masculino.
Uma vez um pastor presidente de uma grande e renomada convenção, nós estávamos juntos em Goiânia ministrando, e ele no hotel conversando comigo, disse: “estou agora na presidência, vou incentivar, irmão Gilberto, o diaconato das mulheres que está praticamente parado. O que o irmão diz?”
- Eu prefiro primeiro que o senhor que é o chefe, me dê alguma coisa.
Ele disse: “eu me baseio lá em Rm 16, Febe, aquela irmã que era um tesouro na igreja de Cencréia (inclusive quando os irmãos forem a Grécia visitem as ruínas de Cencréia. Eu fui lá visitar, só tem ruínas, e eu fiquei pensando onde é que ficaria aqui a casa dela, porque tudo indica que era uma mulher de muito dinheiro. Paulo disse: “ela me hospedou muitas vezes, e hospedou a muitos”), que era diaconisa, a Bíblia em português diz: que serve ao Senhor na igreja de Cencréia, outra versão que eu tenho diz que ela servia como diaconisa”. Eu me calei, e ele disse: “uma segunda passagem, irmão Gilberto, que eu tenho em mente é lá em Timóteo quando a Bíblia diz: e as mulheres…”
Eu disse: Pastor, a passagem de Romanos no original está no masculino, pode pegar qualquer manuscrito bíblico. Ou seja, ou o trabalho era novinho e não tinha homens habilitados, e o apóstolo Paulo um homem cheio do Espírito Santo, a obra de Deus não ia parar por causa de problema humano. Vem cá, Febe, exerce aqui enquanto não se prepara um homem, ou então não sei a razão, a Bíblia não explica, mas está no masculino.
“E lá em Timóteo?”
Pode pegar o termo original que a oração no grego pára, e quando diz as mulheres, são as esposas dos obreiros. Ele parou, e parou até hoje.
Voltando a pergunta, o que o irmão diz disso? É anti-bíblico. E o que fazer? Quem estiver fazendo vai prestar conta a Deus. Mas infelizmente não é só ordenação de mulheres, é muita coisa que a igreja decide por ela. Eu podia fazer menção aqui, não vou, não há necessidade. Para ninguém pensar que é só esse fato: São várias coisas que a igreja faz sem ter… Por exemplo, há igrejas que só separam (consagram) obreiros para o diaconato se forem casados, não estou criticando a igreja local, há igreja que só separa (consagra) casados, porque o escândalo está sendo grande de obreiros solteiros. Enfim, a igreja que tomou a decisão, não é a Bíblia.
Batismo em águas: tem igreja que a pessoa se entregou pra Jesus, foi perdoada ali mesmo, foi convertida, batiza na água. Tem igreja que diz: “Não, aqui pra ser batizado tem que fazer um cursinho”. Lá na minha igreja, por exemplo, tem um cursinho de três meses, onde está isso na Bíblia? Lugar nenhum. É a igreja que decide!
Realização de matrimônio, esse caso é mais um, só que este é grave.
Então, em resumo, não tem base na Escritura, nem no Antigo, nem no Novo Testamento. Deus quer a mulher no ministério, quanto mais, melhor, para muita tarefa. Mas ordenação para cuidar do rebanho Deus reservou para o homem. De modo que esse negócio está dando problema. E os que estão na Assembleia de Deus? Vão prestar conta a Deus! Vamos brigar com eles? Deixa pra lá, vão prestar conta a Deus! Esse é que é o problema, a Bíblia diz cada um de nós. Eu vou dar conta e os irmãos vão dar conta também. Se o Tribunal de Cristo fosse coletivo…, mas a Bíblia diz cada um. Então nós temos que pensar nisso.
Qual o posicionamento do pastor diante das mudanças dos crentes na conjuntura sociológica na pós-modernidade?
Em primeiro lugar, o que é pós-modernidade, no sentido bem popular? É o predomínio do humanismo, (não estou falando de humanitarismo, estou falando de humanismo). E o que é humanismo em filosofia? É o homem ser o centro e Deus jogado fora. É isso que o mundo, inclusive o Brasil vive. E como começou isso? Começou há décadas, logo depois da Segunda Guerra Mundial. Então não é o humanitarismo, porque este é uma coisa maravilhosa, eu estou falando de humanismo. E o que é humanismo, onde está na Bíblia? 2 Timóteo 3, está bem claro isso lá, como sinal da vinda de Cristo. O homem passa a ser o centro de tudo e Deus na periferia jogado fora. E pode ver, a sociedade chegou nesse ponto. Nem na igreja Católica, eles vão à missa só pra marcar ponto, nem sabem quem é o vigário, acabou. A igreja Católica hoje vive somente de forma.
Então qual o posicionamento do pastor diante das mudanças dos crentes na conjuntura sociológica na pós-modernidade? Pós-modernidade é um movimento filosófico de inspiração satânica que começou logo depois da Segunda Guerra Mundial, por volta do ano de 1947.
E qual é a filosofia? O homem é o centro de tudo. Pode-se ver, colégio, faculdade, fábrica e tudo. E Deus? Jogado fora, nem é mencionado.
E no passado? Não, no passado pelo menos em teoria, hoje nem em teoria. E o que é que diz a Bíblia lá nas epístolas? Moralmente o mundo irá de mal a pior. Tecnicamente não. Quem é que não sabe que tecnicamente o mundo está se tornando uma maravilha? São satélites, computadores, é uma benção. Mas moralmente, irmãos queridos, não vai mudar, vai piorar. Mas essa nova geração, e escola, e programas do governo, as associações? Não dá em nada, a Bíblia diz, irá de mal a pior. Em que sentido? Moralmente. Graças a Deus que a igreja está na terra pregando o Evangelho, só que a igreja tem que tomar cuidado pra se manter renovada, e isso custa um preço porque o humanismo, ou seja, o pós-modernismo tomou conta da sociedade e principalmente da juventude. Deus tenha misericórdia da juventude! O irmão Edenin Pontes Neto tem 22 anos, essa idade é difícil. Então um jovem como o irmão, na igreja, devemos levantar as mãos não sei quantas vezes para o céu e louvar a Deus.
Quando eu estive na Escandinávia, pouco tempo em viagem de pesquisa, mas ninguém sabia, os irmãos sabem que foi a Escandinávia que evangelizou a América do Sul, muita gente pensa que foi só o Brasil, na época eles mandaram missionários também para a Argentina, Peru, Chile, Colômbia, nós somos brasileiros destacamos o Brasil. Os irmãos sabem disso, que vieram da Escandinávia, da Suécia, da Finlândia, da Noruega. E vejam, claro que eu estou repartindo isso porque os irmãos são obreiros, se fossem novos convertidos eu não compartilharia isso. Na nossa despedida lá, o pastor da Igreja Filadélfia, pastor Scott, nome bem difícil dele, um pastor ainda bem jovem, disse:
- “irmão Antônio Gilberto, eu gostaria de saber como será sua volta”.
Eu disse: “eu tenho que pegar um vôo às 16 horas para Berlim e preciso estar liberado, enfim, até a hora do almoço”.
Ele disse: “Olha, eu vou convocar hoje à noite, domingo, o ministério pra uma despedida, com um café, uma palavra da parte do irmão”.
Eu falo um pouquinho de sueco, era pra falar melhor, mas a gente perde o controle. O sueco é muito parecido com o inglês, o finlandês é mais parecido ainda. Bom, veja só o que aconteceu: no momento certo eu estava numa sala muito bonita, aproximadamente uns 60 homens e mulheres, diáconos, etc. Eu compartilhei um texto bíblico, ele apresentou os obreiros que eram obreiros-chave, logo em seguida ele disse:
- “Meus irmãos, o irmão Gilberto ele precisa se organizar para viajar, agradeço os irmãos por terem vindo, tiramos foto, agora eu dispenso os irmãos, por favor, deixem o recinto calmamente”.
Ele chegou pra mim e disse:
- “Irmão Gilberto, eu preciso, eu e minha esposa que está aqui, ficar alguns minutos com o irmão antes do irmão ir para o hotel”.
Então os obreiros se despediram, nos abraçamos ali, tiramos fotos e foram embora. Logo que saíram, ele disse:
- “Vamos para o meu gabinete”.
E quando chegamos lá no gabinete ele disse:
- “Olha irmão Gilberto, fomos nós”. Ele disse isso com os olhos lacrimejando e com a voz embargada.
- “Irmão Gilberto, o irmão bem sabe que fomos nós que no século passado, a Escandinávia, principalmente a Suécia, que Deus abalou o país, batizou com o Espírito Santo levantou aquela igreja poderosa e uma das primeiras coisas foi mandar missionários, e missionários para o Brasil, Daniel Berg e Gunnar Vingren e dezenas de outros”.
Deus os abençoou que levantaram aquela obra no Brasil e depois vieram os missionários americanos, enfim. Aquilo me doeu. De fato nós estamos pecando.
Ele disse isso comovido:
- “A gente nota irmão Antônio Gilberto, ida e volta de obreiros do Brasil pra América, para o Canadá e nós aqui abandonados”. Então com lágrimas nos olhos ele disse: “Venham nos socorrer!”
Aquilo me doeu, eu não agüentei e chorei também. “Venham nos socorrer!” Mas, meu irmão em que sentido?
Ele disse: “Jejuem por nós, jejuem por nós, morram por nós num certo sentido”.
Está difícil a situação na Escandinávia. Agora o pós-modernismo está uma maravilha lá, entre aspas. Então, irmãos, significa que Jesus está voltando. Isso serve para gente botar as barbas de molho.
Há uma afirmação de que a igreja evangélica brasileira está cansada, o que ocasiona mudanças de paradigmas em relação aos modelos tradicionais, e leva muitos crentes ao abandono do convívio fraterno, substituindo-o por um modelo de vida cristã alternativa. Como o senhor avalia essa situação?
Falta de um avivamento espiritual de acordo com o livro de Atos. Vamos buscar um avivamento de acordo com John Edward? Não! Vamos buscar um avivamento de acordo com “Fulano de tal”? Não! Um avivamento segundo o Livro de Atos do Apóstolos!. Aonde? Capítulo 2, 8, 13 e 19, o livro de Atos. E aquele avivamento de John Edward? Aquilo foi para aquele tempo. Não vamos copiar modelo dos outros. Então a resposta aqui é uma só: um avivamento! Agora, um avivamento com base na doutrina, se não ele pode descambar para a direita. Os irmãos já notaram que sempre que a Bíblia previne sobre desvio, e não tem nenhum texto contrário, sempre que a Bíblia alerta sobre desvio, cuidado com o desvio para a direita e depois para a esquerda?
A Bíblia nunca diz primeiro para a esquerda. Nós fizemos um levantamento criterioso disso à luz do texto original e só tem 11 vezes na Bíblia. Só tem 11 vezes Deus dizendo: cuidado com o desvio para direita e depois para esquerda. Deus nunca diz primeiro esquerda. Não!
E o que é desvio para direita? Desvio para o lado certo, ou seja, exagero, fanatismo, torcer a verdade bíblica, pegar as escrituras e adulterar. Isso arrasa a igreja. Nós estamos tendo essa dificuldade. Essa igreja que eu fui ministrar lá no RJ, neo-pentecostalista, meu Deus! Desvio total. Eu estava ministrando, já do meio para o fim do estudo bíblico, quando um homem se levantou no auditório, começou a pular e profetizar. O pastor que me convidou disse: “irmão Gilberto, me dê licença”. Pegou o microfone e disse: “irmãos diáconos vão lá e mandem esse homem parar!” Os diáconos correram lá e o homem se revoltou, inclusive pegou uma cadeira, levantou e pulou com a cadeira. Aí uma irmã se levantou e disse: “é o espírito, é o espírito!” O pastor disse: “Mas não é o Espírito do Senhor!”.
Olha, levaram uns 5 minutos para ele acalmar. Arrancaram o homem e o levaram de quatro pés lá para o lado de fora. Avivamento… Levaram o homem de quatro pés, seguram nas duas mãos e nos dois pés. E a irmã? Disse o pastor: “Diaconisas venham depressa!”
As irmãs vieram, seguraram a saia dela, saia muito curtinha, e a levaram de quatro pés lá para não sei aonde.
Avivamento… Devido o que? Desvio para direita. O desvio para direita é pior que desvio para esquerda.
O que é desvio para esquerda? Desvio para pecar. Esquerda é o lado do erro. Deus nunca diz: Cuidado com o desvio para esquerda e depois direita. A Bíblia sempre diz… Se lembram de Josué? Josué, não te desvie nem para direita nem para esquerda. Então nós temos que ter cuidado com isso, avivamento é uma benção de Deus, mas um avivamento bíblico, se não pode desviar para direita.
O senhor afirmou, durante o seminário, que a família está fragilizada. Qual a conseqüência disso para a igreja e como revitalizar a família?
Os irmãos sabem o que é fragilizada? É uma coisa que se quebra com facilidade. Se não for dado um jeito nisso, ele se fragmenta. A família dentro da igreja – fora da igreja, Deus tenha misericórdia – está fragilizada. E qual é o passo seguinte se não houver uma providência Divina? Fragmentar a família. Sabe o que é fragmentar? Virar pedaços. E o qual é o terceiro passo? Ruína. Onde está isso na Bíblia? Lucas 17, quando Jesus alertou. E onde está mais sobre isso? 2 Timóteo 3, está bem claro isso. Lá no final diz: “proibindo o casamento”. Então a igreja vive este tempo, ou seja, em suma, busquemos a renovação, busquemos o avivamento.
Agora, doutrina é a chave: “permaneciam na doutrina dos apóstolos”. Então, os irmãos sabem que isso dói, porque a família é sagrada. Meu Deus, a família é a chave de tudo. De onde vem o governo? De onde vem o município? De onde vem o operário da fábrica? De onde vem o membro da igreja? De algo maravilhoso chamado família. E quais são os dois esteios da família? O marido e a mulher, a mulher e o marido, são os esteios.
O que o senhor diz da igreja brasileira em face da atual política governamental?
Voltar ao Livro de Atos dos Apóstolos! Como assim? O livro de Atos está repleto de políticos, mas fora da igreja. Nada de mandar na igreja. Lá está o nome de Cláudio, lá está o nome de Festo, lá está o nome de Herodes, o nome de Agripa. Todos eles eram grandes políticos, mas nada de se meter na igreja, ou seja, não deve haver intervenção, intromissão com político e político na igreja pra mandar. O livro de Atos está repleto de políticos, só que no seu lugar e a igreja no lugar dela. Hoje em muitos lugares estamos vendo a mistura. O livro de Atos é o nosso modelo. Lá está Cláudio, César, está Festo… Inclusive o caso de Festo! Por falar nisso, irmãos, é uma coisa terrível, porque ele veio com Berenice, quando veio para comparecer diante de Paulo. Ele veio com sua esposa Berenice. Os irmãos sabiam que Berenice era irmã carnal dele? Vejam como estava o mundo romano! Berenice era irmã carnal e ele vivia com ela e ela com ele como marido e mulher. É pavoroso! A Bíblia não diz isso porque a Bíblia não tem nada haver. Mas quando o irmão pesquisa nos anais, como eu pesquisei em Roma… Irmãos carnais, ele largou a mulher com quem ele tinha casado e se juntou com a própria irmã e apareceu perante Paulo. Terrível, terrível!
Voltando a pergunta… Políticos na igreja? Bem dito seja Deus. Nos cultos, como membro da igreja, tudo bem, agora se imiscuir, não, não, não!
Para ilustrar isso aqui, eu cheguei a mencionar que eu tive um convite, muito honroso de ministrar para os executivos da grande empresa de cimento, a Votorantim. Os irmãos sabem que a Votorantim é uma potência, aqui no Espírito Santo deve ter sucursal, escritório. A Votorantim é magnata, imaginem o privilégio! Eles mandaram um ofício para a Convenção Geral e caiu nas mãos do Pr. José Wellington, nosso presidente, para ele designar alguém para ministrar numa palestra religiosa de 50 minutos, na reunião nacional dos executivos, numa cidade do Rio de Janeiro chamada Friburgo, onde fica uma das grandes fábricas deles. O irmão Wellington ligou pra mim, eu disse: “irmão Wellington por que o senhor não vai?” Ele disse: “Eu não vou nada. Gilberto, você aceita?” Eu disse: Só se eu receber pormenores e o senhor orar por mim. Ele disse: “A gente ora!” Concluindo, eu aceitei e então o secretário da empresa entrou em contato comigo e disse: “A primeira coisa que pedimos, por obsequio, é o senhor enviar o seu currículo, é norma”. Está bem, eu não gosto de mandar para ninguém, mas eu envio. Eu enviei meu currículo. Ele disse: “Segunda coisa, desde agora o senhor está com motorista e carro a sua disposição, é seu. Se o senhor quiser vir de helicóptero, nós temos, pegamos o senhor, levamos em casa. Mas se o senhor quiser vir de avião, daqueles jatos de dois motores, aqui tem aeroporto, tem tudo. O senhor pode trazer sua família. E outra coisa, o senhor quer hotel de cinco, quatro ou três estrelas?” Eu disse que não faço questão de estrelas, contanto que seja bonzinho. Resultado: fomos lá para a reunião e quando completaram os 50 minutos, o mestre de cerimônia (o MC), me chamou a parte e disse: “O auditório está pedindo se o senhor pode prorrogar meia hora mais?” Eu fiquei surpreso. Ele disse: “O auditório está pedindo se o senhor pode prorrogar a palestra por mais meia hora?” Eu disse: Poder, eu posso. Mas eles não vão se cansar? Ele disse: “São eles que estão pedindo! Segundo, o auditório, os executivos estão perguntando se é o possível o senhor responder perguntas?” Eu disse que perguntas já é fórum, e o convite que eu tenho aqui é uma mensagem religiosa. Ele disse: “Está certo, deixe comigo que eu dou a resposta para eles”. Eu digo então, perguntas já é um fórum, eu não me nego se eu souber, mas misturar… Ele disse: “Está certo, o senhor é pastor, deixe comigo”.
Voltando… A que ponto quero chegar? Quando terminou tudo, foi servido um coquetel. O executivo chefe me chamou num canto e disse: “Isso aqui não é um pagamento, ao contrário, isso aqui é um honorário”. Foi uma benção de Deus, Yolanda pulou de alegria. Porque foi um bom dinheiro e eu estava com alguns problemas de aperto financeiro, inclusive um seminário que eu precisava participar na Alemanha e a coisa estava feia, porque a moeda de lá é o Euro e o Euro não é fácil, dói na gente, pois a gente pega um tanto de Real e quando cambia fica pouquinho… Eu agradeci. Aí ele já veio para o lado de fora, com a cúpula dos executivos e disse: “Senhores executivos, setor do Maranhão, setor gaúcho, etc. Senhores executivos, ouçam bem o que nós vamos dizer agora. O reverendo já está saindo, indo embora. Os senhores se lembram de que até agora quem fazia esse trabalho era padre. Todo ano vinha um monsenhor ou um bispo, só, reverendo, que eles só falavam aqui de política. Só vinham falar de política e filosofia. Chega! Política nós temos, filosofia nós temos. Aqui está o doutor ‘Fulano’ que é catedrático de ‘não sei do que’. Reverendo, não dá! Então nós resolvemos mudar agora e chamar um pastor”. Eu digo, como é que estão as coisas na face da terra? Incrédulo mudando. Eu digo, gente isso é uma lição para nós. A gente às vezes não quer mudar nada quando é hora de mudar. Ele disse: “Resolvemos mudar, porque todo ano é um bispo, um arcebispo, um monsenhor. Só reverendo, que ultimamente eles só vinham falando de Planalto, Brasília, ONU, política, etc. E nós queremos é alguma coisa para nossa alma!” Eu lá dentro de mim eu dei um glória a Jesus e ainda falei algumas línguas em segredo, eles viram os lábios se mexendo, mas eu segurando as línguas ali no espírito. E de fato, este ano o convite foi feito para a igreja presbiteriana e quem foi lá este ano foi o reverendo Estevão. Mas vejam como que está o mundo, o mundo pedindo socorro à igreja. Agora eu pergunto, nós temos o pão pra dar? Graças a Deus!
Que mensagem o senhor deixa para os crentes capixabas, diante da crise de identidade vivida nos últimos dias?
A última mensagem que deixo é que nós precisamos realizar retiros espirituais, realizar reuniões da porta para dentro das igrejas, só para o rebanho do Senhor, para essa finalidade de oração, de estudo da Palavra, de concentração com o fim de buscar de batismo com o Espírito Santo. Mas batismo genuíno! Pois muita gente não busca porque acha que não precisa, quando o batismo com o Espírito Santo, os irmãos sabem, que é uma dádiva tão preciosa que Jesus disse para ficar lá até receber. Mas também quem é batizado, renovar-se, renovar-se, renovar-se! É a nossa mensagem. É a mensagem de Atos. Renovação, renovação espiritual. E concluindo, eu deixaria também para o programa, em Romanos 15.29, onde Paulo disse: “eu vou a vocês, até Roma, só que eu vou pregar o evangelho completo”. Ou seja, que Jesus salva, que Jesus cura, que Jesus batiza, que Jesus renova, que Jesus vem outra vez. Ele disse, “eu vou a Roma sim, só eu vou levar o evangelho pleno”.
Que Deus nos conceda viver o evangelho pleno. Em Romanos 15.29 ele disse: “Eu vou a Roma levando o evangelho pleno”. O evangelho que não é pleno, ele é uma benção, ele abençoa. Mas o evangelho pleno, ele é maravilhoso.
Quem é o pastor Antônio Gilberto?
Eu sou membro da Igreja Assembleia de Deus no Brasil (em Cordovil/RJ). Pela graça de Deus, salvo por Jesus. Ele por sua graça, além de me salvar, me trouxe para o Santo Ministério e nele tem me usado. Mas toda honra, glória, louvor e mérito é dEle e só dEle. E por sua graça Ele também me deu uma esposa (Irmã Yolanda) paciente, compreensiva, que coloca o ombro debaixo da carga e geme sozinha. Eu chego muitas vezes, às vezes a noite eu venho de certos compromissos, lá está ela sentada ou ajoelhada ou em pé orando, orando, orando. Portanto 75, 80, 85 por cento do que eu faço para Deus, eu devo a Deus através dela. Mas eu sou um servo, os irmãos sabem que duas maravilhas na vida do crente, duas grandes maravilhas, é que o crente primeiramente é filho. Filho de Deus só tem um tipo, ou a pessoa é ou não é. Não existe neto, Deus não tem neto. Deus só tem filhos. E em segundo lugar, servo. Filho de Deus só existe um tipo. Mas tem muito tipo de servo, inclusive tem o servo mal e lá no livro de Isaías 42 tem servo cego. Meu Deus! Está lá escrito. Então Deus tem tido misericórdia e nos tem feito filho e servo.
Algumas outras coisas que são seculares, que qualquer pessoa tem. Algumas faculdades. Alguns idiomas. Mas isso é coisa normal que todo mundo pode fazer. Mas a grande maravilha é que eu sou filho, como os irmãos também são filhos. Não são netos, nem afilhados, filhos de Deus! E a maravilha? Ser servo!
Eu agradeço esse privilégio da entrevista e lhe peço o obsequio do irmão editar e, por favor, coloque isso em cinco minutos. (rs) – “As perguntas são muito bem feitas, muito abrangentes. Cada pergunta dessas merecia uma entrevista à parte”. Pr. Antônio Gilberto
Por Pr. Paulo Pontes / Seara News
Fonte: Gospel+

domingo, 2 de dezembro de 2012

O QUE OS JOVENS ESTÃO FAZENDO? Jz. 6.14,15


Introdução: Durante 7 anos consecutivos os Midianitas invadiram as terras dos Hebreus para roubar os gados e as colheitas, mas Gideão apesar de jovem estava malhando o trigo, você esta fazendo o que? O que os jovens da atualidade estão fazendo? Vejamos as qualidades de Gideão.
a)       Trabalhador: v. 11 Ele malhava trigo no campo para manter a família.
b)       Precavido: v. 11 – Ele escondia o produto da vista dos saqueadores.
c)       Humilde: v. 15 – O menor na casa de meu pai
d)       Prudente: v. 17 – Verificou tudo primeiro sobre o que viu e ouviu
e)       Sincero e temente: v. 18-24 – Antes de tudo ele quis adorar e ofertar ao Senhor...
Gideão era um jovem agricultor e estava trabalhando na colheita do trigo quando ele ouviu: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? Malhar o trigo era o processo de tirar o grão do trigo da casca. Agricultores como Gideão faziam isso de três maneiras: batiam na palha com um bastão, usavam os animais para pisarem o trigo ou passavam uma espécie de trenó sobre o cereal. Tudo isso era feito em campo aberto. Mas Gideão estava malhando o trigo no lagar. O lagar era um tanque de pedra, feito no chão, que era usado para pisar as uvas e fazer vinho. Mas porque Gideão estava debulhando trigo no lugar de fazer vinho? É que o lagar era como se fosse uma piscina funda, assim ele estava escondido das vistas dos midianitas. Pode-se ver que Gideão era inteligente, mas estava com muito medo de ver a sua colheita mais uma vez destruída. Por isso, ele foi malhar o trigo no lagar. Durante
O que os jovens estão fazendo? Esta é uma das frases que estão acompanhando cada geração que surge. Nos anos 70 os jovens estavam buscando sua “liberdade”, era a época de “paz e amor”. Esta paz e amor meramente humanos acabaram com o início da guerra do Vietnã e Estados Unidos. Nos anos 80 tivemos a geração Coca-Cola, busca da liberdade sexual, busca da independência dos pais. Época de inúmeros problemas sociais, drogas, prostituição e o surgimento da AIDS.
No século XX vemos uma sociedade deteriorada, onde seus valores morais foram perdidos e o homem encontra-se em seu vazio. É a geração digital, a geração do “faça você sozinho”.
A força verdadeira do servo do Senhor não vem de si mesmo, e sim de Deus. Ninguém é forte o bastante para resolver seu próprio problema sozinho, especialmente quando falamos sobre nosso problema principal: o pecado. Dependemos de Deus e de sua graça (Efésios 2:8-9). Paulo disse: "tudo posso naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13). Os homens valentes, hoje em dia, são aqueles que confiam no Senhor.
O QUE OS JOVENS ESTÃO FAZENDO?
1 – Estão amando o mundo: Não se lembram de Deus, mas somente de sua vida, de seus prazeres, riquezas. 1 Jo 2.15-17
2 – Estão de Abraços abertos: Estão vendo o trem da história passar; estão esperando pelos outros; não tem mais vontade e força para viver. Mt. 7.26; Tg. 4.17,            Portanto aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, nisso está pecando.
3 – Estão Servindo ao Deus Vivo: O Senhor chama e unge seus escolhidos: 1 Sm 16.13 Tomou Samuel o chifre do azeite, e o ungiu no meio dos seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apossou de Davi.
Os servos pedem mais unção, capacitação: 2Rs. 4.9, Is. 6.8 Eis-me aqui, envia-me a mim.
Os Jovens que estão servindo ao Deus vivem eles o Apostolo João escreveu para eles e disse: Vós Sois fortes.
1- São fortes – 1 Jo.2.14
2- São amantes da Palavra de Deus – 1 Jo.2.14
3- São vencedores do Maligno – 1 Jo.2.14
4- São vencedores do mundo – 1 Jo.2.15
5- São vencedores da carne – 1 Jo.2.16
6- Fazem a vontade de Deus – 1 Jo.2.17
7- São conscientes que estão na Última Hora – 1 Jo.2.18
8- São moderados – Tt.2.6
9- São submissos e revestidos de humildade – 1 Pd.5.5
10- São cheios de conhecimento e inteligência – Dn.1.17
11- São prudentes – Pv.1.4
12- São cheios do Espírito Santo e tem visão de Deus – At.2.17

Conclusão: Mesmo em tempo difícil, em meio a tantas turbulências e seduções, os jovens que servem a Deus faz a diferença. 1º Jo. 2.14 Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. 

RINALDO SANTANA 




terça-feira, 27 de novembro de 2012

TENTADO SOBRE A IGREJA NA NIGERIA


Duas bombas em ataques suicidas mataram pelo menos 11 pessoas neste domingo em uma igreja em quartel na Nigéria, onde a facção islâmica Boko Haram está promovendo uma campanha de violência, segundo os militares.
O porta-voz do exército, Bola Koleoso, disse que um ônibus entrou na Igreja Militar Protestante de St. Andrew, no quartel Jaji, no Estado de Kaduna, e explodiu cinco minutos após o culto ter começado.
Explosivos dentro de uma Toyota Camry foram detonados do lado de fora da igreja dez minutos depois, disse ele.
Os militares disseram que pelo menos 30 ficaram feridos.
Uma fonte militar que testemunhou o ataque disse que a segunda bomba foi a mais fatal, matando pessoas que foram ajudar os feridos pela primeira explosão. Testemunhas disseram que o quartel foi isolado e ambulâncias carregaram os feridos ao hospital.
"Houve dois atentados suicidas com dez minutos de intervalo, neste domingo, na escola protestante militar Saint Andrews, na cidade de Jaji", situada a 30 km de Kaduna (estado de mesmo nome), declarou à AFP um porta-voz do exército, general Bola Koleosho.
Não houve declaração de responsabilidade, mas a seita islâmica Boko Haram tem atacado frequentemente as forças de segurança e igrejas cristãs em sua luta para criar um Estado islâmico na Nigéria, onde a população de 160 milhões está equilibradamente dividida entre cristãos e muçulmanos.
O Boko Haram, cujo nome em idioma Haoussa significa 'a educação ocidental é um pecado' declarou o desejo de instaurar um Estado islâmico.
Um homem-bomba matou oito pessoas e feriu mais de 100 no mês passado em uma igreja em outra parte de Kaduna, que possui população de muçulmanos e cristãos, que normalmente sofrem com tensões sectárias.
As violências atribuídas à seita e sua repressão sanguinária pelas forças de ordem deixaram, segundo estimativas, mais de 3.000 mortos desde 2009.
A Nigéria, país mais populoso da África, com 160 milhões de habitantes, e primeiro produtor de petróleo do continente, está dividido entre o norte, majoritariamente muçulmano, e o sul, predominantemente cristão.

*Com informações das agências internacionais


Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/2012/11/duplo-atentado-suicida-destroi-igreja.html#ixzz2DPuNDPkd
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domingo, 11 de novembro de 2012

MISSIONARIOS BRASILEIROS PRESOS NO SENEGAL POR ACOLHER E EVANGELIZAR CRIANÇAS




Um missionário brasileiro no Senegal foi preso sob acusação de acolher e evangelizar crianças que frequentam escolas islâmicas no país.

A informação foi repassada à Redação do Gospel+ pelo pastor José Sanches, do projeto Fronteiras África. O pastor em questão é o líder do projeto Obadias, José Dilson, enviado como missionário à região de Mbur, no Senegal, pelaAgência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT).

José Dilson recebeu voz de prisão juntamente com uma das missionárias do projeto, Zenaide Moreira Novaes, e segundo a esposa do pastor, Marli, a acusação poderá fazer com que eles permaneçam presos por algum tempo.

De acordo com informações do site da APMT, ambos permanecem retidos e foram transferidos para a cidade de Thiés, vizinha ao local onde foram detidos, para prestarem novos depoimentos.

Em carta enviada pela esposa do pastor, ela revela que os missionários foram obrigados a assinarem documentos sem a possibilidade de ler o que estava escrito, e que o local onde estão detidos, não reúne condições mínimas de respeito aos direitos humanos. Confira abaixo a íntegra do relato:

"Queridos, finalmente na parte da tarde Jose Dilson e irmã Zeneide foram tranferidos para Thiés, para serem ouvidos pelo procurador. No documento de acusação consta que somos uma “Associação de Malfeitores para as crianças”. Foram obrigados a assinar este documento, sem terem possibilidade de ler o que estavam assinando. Quem nos conhece sabe o quanto temos nos empenhado para o bem de centenas de crianças no Senegal. Precisamos que continuem na brecha por nós. Vão ficar retidos mais uma noite, agora estão em uma cela como malfeitores, sem luz, sem água, sem uma cadeira para sentar, sem poder ter nenhum pertence pessoal consigo, numa cela imunda. Chorei muito ao ver esta situação, mas preciso ser forte. Por favor, orem para que possam nos permitir levar ao menos um colchão onde possam repousar esta noite. – Marli"

No vídeo abaixo, é possível ver explicações do pastor José Dilson a respeito do trabalho desenvolvido pelo projeto Obadias no Senegal:


Os missionários da APMT pedem oração para que a situação do pastor José Dias e da missionária Zeneide seja solucionada de forma rápida e da melhor maneira possíve


Fonte:  Gospel+

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ELEIÇÕES CGADB: DIVULGA LISTA DOS CANDIDATOS INSCRITOS.


As inscrições para a 41ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) começaram na última quinta-feira, 01/11.
A AGO será realizada entre os dias 8 a 12/04/2013, na cidade de Brasília (DF), e o período de inscrição para os membros da convenção será encerrado no dia 28/12/2012. O prazo para que novos convencionados fossem inscritos na CGADB foi encerrado no último dia 28/09.
O prazo para que ministros convencionados se candidatassem aos cargos da Mesa Diretora e do Conselho Fiscal da CGADB foi encerrado na última quarta-feira, 31/10. Os eleitos ocuparão os respectivos cargos pelos próximos quatro anos, de acordo com informações da CPAD News.
O regulamento da AGO permite a qualquer membro da CGADB solicitar a impugnação de candidatos no prazo de cinco dias após a publicação da lista geral de inscritos nos órgãos oficiais da convenção, que são o jornal Mensageiro da Paz e o site oficial cgadb.org.br.
Confira abaixo a lista completa dos candidatos inscritos:
Presidente:
1) Samuel Câmara
2) José Wellington Bezerra Da Costa
3) William Silva Iack
1º Vice-Presidente (Região Sul)
1) UBIRATAN BATISTA JOB
2) IVAL TEODORO DA SILVA
2º Vice-Presidente (Região Centro-Oeste):
1) SEBASTIÃO RODRIGUES DE SOUZA
2) SÓSTENES APOLOS DA SILVA
3º Vice-Presidente (Região Norte):
1) GILBERTO MARQUES DE SOUZA
2) LEONARDO SEVERO DA LUZ NETO
3) JONATAS CÂMARA
4º Vice-Presidente (Região Nordeste):
1) JOSÉ ANTONIO DOS SANTOS
2) PEDRO ALDI DAMASCENO
5º Vice-Presidente (Região Sudeste):
1) TEMOTEO RAMOS DE OLIVEIRA
2) ELYEO PEREIRA
1º Secretário (Região Sul):
1) PERCI FONTOURA
2) NILTON DOS SANTOS
2º Secretário (Região Centro-Oeste):
1) ANTONIO DIONIZIO DA SILVA
2) LUCAS ARAÚJO DE SOUZA
3º Secretário (Região Norte):
1) PEDRO ABREU DE LIMA
2) OTON MIRANDA DE ALENCAR
4º Secretário (Região Nordeste):
1) ROBERTO JOSÉ DOS SANTOS
5º Secretário (Região Sudeste):
1) ISAIAS LEMOS COIMBRA
2) NILSON ALVES FILHO
3) JONAS FRANCISCO DE PAULA
1º Tesoureiro (Região Sudeste):
1) JOSIAS DE ALMEIDA SILVA
2) IVAN PEREIRA BASTOS
3) REGINALDO CARDOSO DOS SANTOS
2º Tesoureiro (Região Sudeste):
1) NEHEMIAS GASPAR DE ARAÚJO
3) ALVARO ALEN SANCHES
Conselho Fiscal:
1ª Região (Região Sul):
1) JOSÉ POLINI
2) ISAIAS CARDOSO DOS SANTOS
3) JERÔNIMO DOS SANTOS
2ª Região (Centro-Oeste):
1) JUVANIR DE OLIVEIRA
2) RINALDO ALVES DOS SANTOS
3) GEOVANI NERES LEANDRO DA CRUZ
3ª Região (Norte):
1) JOEL HOLDER
2) ISAMAR PESSOA RAMALHO
4ª Região (Região Nordeste):
1) ISRAEL ALVES FERREIRA
2) JOSÉ FRANCISCO FERREIRA
3) ANTONIO JOSÉ DIAS RIBEIRO
5ª Região (Região Sudeste):
1) EDSON EUGÊNIO VICENTE
2) LUIZ CEZAR MARIANO SILVA
3) SAMUEL RODRIGUES
4) PAULO LOPES CORREA

Fonte: Gospel+

domingo, 4 de novembro de 2012

ONDE ESTÁ DEUS QUANDO CHEGA A DOR?


Introdução: quando lemos o evangelho de São João capitulo 20 versículo 28 encontramos alguém que se dirige a Jesus diretamente como Deus: “Senhor meu e Deus meu!” , foi o incrédulo TOMÉ, mergulhado na tristeza. Jesus apareceu a Tomé em seu no corpo transformado e apagou as duvidas dele. Porem, o que motivou aquela explosão de fé – “Senhor meu e Deus meu!” – foi a presença das “cicatrizes”. “vê as minhas mãos”, disse-lhes Jesus. Chega também a mão e põe – na no meu lado”. Num átimo de revelação. Tomé viu a maravilha do Deus Onipotente, o Senhor do universo, condescendendo para assumir nossa dor, para completar a união com a raça humana.
Nem mesmo Deus ficou isento da dor. Deus uniu-se a nós e participou plenamente de nossa condição humana, até mesmo de sua aflição. Nesse padrão, Tomé reconheceu a verdade mais fundamental do universo: que Deus é amor amar significa sentir aflingir-se. A dor manifesta a vida.
Os judeus, treinados nas profecias do Antigo Testamento, tinham um ditado “Onde está o Messias, ali não há miséria”. Depois de Jesus poderíamos mudar esse ditado e dizer: “Onde há miséria, ali está o Messias”. Bem-aventurados os pobres, disse Jesus, e aqueles que têm fome e sede, e aqueles que choram – esses somos nós, hoje! – e aqueles que sofrem perseguições, Jesus abraçou voluntariamente cada um dos estados que chamou de Bem-aventurados: ele conheceu a pobreza e sentiu fome e sede; ele chorou; ele foi cruelmente perseguido.
Onde está Deus quando chega a dor? Temos uma resposta porque Deus veio para terra e nos mostrou isso. O que devemos fazer apenas é seguir  Jesus de perto e observar como ele responde as tragédias de seu tempo.
a)     Desabamento da Torre de Siloé – ou cuidai que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não era eu vo-lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis. Lc. 13.4,5; Aqui o Senhor Jesus comenta uma tragédia: em Siloé, nas cercanias de Jerusalém, uma torre que caiu e matou 18 pessoas. Isso faz parte dos acontecimentos imprevisíveis, como os terremotos e ciclones, dos quais muitos dizem: “não nos falem do de um Deus que permite catástrofes que afetam tanto inocentes quantos culpados”.
b)     Viúva de Naim  que perdeu o se único filho - "E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade." Lucas 7:12 E a mãe do jovem morto, via a tragédia da sua vida se agravar ainda mais. Já havia perdido o marido e passado um sofrimento enorme. Como a mulher naquela época não podia ter emprego e salário restou ao filho prover o seu sustento.
 Deus é apenas uma alternativa ao desespero da dor sem cura neste mundo?..
Conclusão: Em momentos como esses Jesus nunca fazia sermões sobre os julgamentos de Deus ou a necessidade de aceitar a misteriosa providencia  divina. Em vez disso, ele respondia com compaixão – palavra latina que significa simplesmente “sofrer com” – e conforto e cura. Deus está ao lado de quem está sofrendo.

Fonte de pesquisa: PHILP YANCEY – PARA QUE SERVE DEUS 

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

VOCÊ EXISTE PARA GLORIA DE DEUS


Introdução: Quando Deus criou o homem, tinha como propósito que ele O glorificasse na terra para depois estar para sempre no céu. Uma das tarefas mais sublimes dos anjos é glorificar a Deus e clamavam: “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus dos exércitos; toda a terra está cheia de sua glória” Isaias 6:3. No Novo Testamento encontramos o resumo da vida de Jesus Cristo, em João 17:4 lemos “Eu te glorifiquei na terra”. Da mesma forma, nossa ocupação por toda eternidade, como remidos do Senhor, será a exaltação de nosso Senhor e redentor. “Ao que está assentado no trono e ao cordeiro sejam dados ações de graça e honra e glória e poder para todo o sempre” Apocalipse 5:13. Ao estudarmos o plano de redenção, aprendemos que a queda do homem trouxe desonra para Deus, mas Cristo veio para restaurar a glória do Pai. Agora regenerados, cada crente tem um objetivo na vida, tem uma tarefa a desempenhar: “Proclamar a glória daquele que das trevas nos chamou para a sua maravilhosa luz” I Pedro 2:9. Portanto, estamos no mundo para glorificar a Deus. É fácil conhecer um crente espiritual! Pois o crente carnal é aquele cujo centro de sua vida é o seu EGO; pensa apenas em seus próprios interesses, só se preocupa com suas vantagens, sua posição, seu engrandecimento pessoal; ao passo que, o crente espiritual, visa a glorificação do Senhor Jesus em sua vida; está sempre preocupado com a causa, com a Igreja, com o reino e pode afirmar como João Batista “É necessário que Ele cresça e que eu diminua”. Nossa preocupação, nosso cuidado de sempre deveria ser: Estou glorificando ao Senhor? E a Bíblia mostra algumas maneiras pelas quais podemos glorificar a Deus: A glorificação do nome de Deus interessa principalmente a ele. O principal compromisso de Deus é com a sua reputação, não a nossa. Tudo existe para promover a sua causa. Ninguém pode manchar ou difamar o nome de Deus. Deus foi e é glorificado.
Exemplo de homens na Bíblia que glorificaram a Deus durante a sua vida
·        Abraão Rm. 4.20 – foi fortalecido dando gloria
1.     Deus é glorificado na Criação do homem Gn. 1.26 conforme a nossa semelhança “referia-se a Trindade” V. 27 conforme a imagem de Deus, Deus o criou macho e fêmea.
2.     Deus é glorificado por aqueles que dele se aproximam Lv. 10.3 e serei glorificado diante de todo o povo
3.     Deus é glorificado pelos céus  Sl. 19
a.     Declaram a sua gloria v.1
b.     Anunciam as obras das suas mãos v.1
c.      Fazem declaração v.2
d.     Mostram sabedoria v.2
e.     Sua mensagem é universal vv. 3,4
f.       Dão vida a terra v.5,6
4. Deus é glorificado pelos Serafins Is. 6.2,3
5. Deus é glorificado por enfermidade Jo. 11.4
6. Deus é glorificado pela nossa conduta irrepreensível Mt. 5.16 “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está no céu”.
7. Deus é glorificado pelo o nosso sentimento de gratidão 1Ts. 5.18
Conclusão: Como crentes em Cristo, povo de Deus, atraídos e transformados pela graça divina, que o nosso propósito, o alvo de nossa vida, o nosso maior anseio, seja  realmente glorifica-lo! Glorifiquemo-lo através de uma conduta irrepreensível; pelo nosso sentimento de gratidão; mediante nossa fidelidade a Cristo; pelo reconhecimento do senhorio de Cristo em nossa vida e através de nosso trabalho na causa. Que tudo em nossa vida seja feito para a glória de Deus! Fp. 4.8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

 RINALDO SANTANA

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

TODO MILAGRE É FÁCIL PARA DEUS, MAS ALGUNS SÃO PRIORITÁRIOS.


A prioridade de Jesus é com certeza o coração do pobre homem que está escravizado pelo pecado. Liberta-lo é a sua prioridade.
Nós temos um Deus que é pai e temos um pai que é Deus. Pai, mas é todo poderoso, todo-poderoso, mas é pai.
Deus não odeia ou despreza nada do que criou. Ele odeia e persegue “por mil gerações”, isto é, até as ultimas consequências aquilo que ele mesmo não fez, não quis, o mal;
A cólera de Deus contra o pecado é, pois, cólera contra o inimigo que nos destrói.
Em Isaias 60.10: feri o teu mal, por ter compaixão de ti.
Qual o milagre que ele fará? O que for mais proveitosa, mais útil, o que eu precisar mais,
Ele cura a alma do homem, porque essa é a dimensão mais critica.
Há muita gente com dois pés e com o coração pesado, com o interior da alma preso por ignomínia.

Extraído do Púlpito 5 – Ricardo Gondim

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ESCÂNDALOS E POLEMICAS NO MEIO EVANGELICO


A desilusão com as igrejas, oriundas de polêmicas envolvendo líderes e doutrinas, tem levado muitos cristãos a se afastarem das atividades em suas denominações, e muitos até a romperem vínculos com o modelo atual de igreja.
Essa insatisfação foi tema de dois artigos publicados recentemente, e que trazem em seu texto, caminhos alternativos ao abandono às igrejas. Escritos pelo reverendo Hernandes Dias Lopes e pelo blogueiroAntognoni Misael, do Púlpito Cristão, os textos propõem uma reflexão sobre a necessidade de combater erros e heresias, sem deixar a igreja.
Lopes afirma que “há muitas pessoas decepcionadas com a igreja. Não com a igreja corpo de Cristo, noiva do Cordeiro, mas com a instituição eivada de líderes inescrupulosos que, tendo abandonado a sã doutrina, fazem do evangelho um produto, do púlpito um balcão, do templo uma praça de negócios e dos crentes consumidores”.
O reverendo presbiteriano ressalta ainda que existem fiéis desiludidos com a igreja devido à politicagem: “Pessoas decepcionas com a reprovável política eclesiástica, de gente que se diz fiel à sã doutrina, mas se esconde atrás das estruturas eclesiásticas, para satisfazer seus desejos mesquinhos”, observa, antes de convocar os inconformados à ação: “Devemos repudiar toda tentativa de macular a igreja de Deus. A igreja deve ser lugar de vida. A igreja é a coluna e baluarte da verdade. É a agência do reino de Deus na terra, a proclamar a gloriosa mensagem da reconciliação. Devemos combater o erro, mas amar a igreja e participar dela com entusiasmo”.
Já o blogueiro Antognoni Misael relata a existência de uma espécie de enfraquecimento entre aqueles que combatem os erros, e o surgimento de inconformados com tudo e todos: “Não sei se muitos cansaram de bater nos vendilhões da fé, nas denominações neopentecostais, nos ladrões de almas, mas noto que muitos ‘esquerdistas’ começam a procurar caroço de manga em banana e passam a atacar e banalizar algumas divergências muitas vezes irrelevantes que se apresentam no meio cristão que tanto tentam manter-se firme a Verdade”, observa, criticando a falta de parâmetro ao criticar erros e falhas.
Misael ressalta, porém, que embora existam divisões, ainda existem pessoas motivadas e buscando a comunhão: “Enquanto muitos se atacam e discutem questões como igreja, denominação, dízimo, fazendo de suas diferenças a honra de uma guerra santa, outros mesmo em divergências superam-nas e no amor de Cristo caminham lado a lado dialogando de forma moderada e com sabedoria”.
Fonte: Gospel+

terça-feira, 7 de agosto de 2012

O “LIGAR E DESLIGAR” DE DEMONIOS É BIBLICO?


O “LIGAR E DESLIGAR” DE DEMONIOS É BIBLICO?

Tem sido uma das expressões mais comuns no Cristianismo contemporâneo é “Está amarrado, satanás, em nome de Jesus”. No entanto, biblicamente, as expressões “amarrar (ou “ligar”) e “desligar” não tem nada a ver com demônios”.

Rinaldo Santana

sexta-feira, 8 de junho de 2012

CGADB ASSEMBLEIA DE DEUS: MANIFESTO PUBLICO CONTRA CASAMENTO GAY

CGADB - Assembleia de Deus: Manifesto público contra casamento gay


Maceió. 5ª AGE da CGADB: Pastores Carlos Roberto Silva e José Wellington Bezerra da Costa.
 Imagem: Tiago Bertulino

Do blog Point Rhema
7 de Junho de 2012 às 22h17
Exatamente às 16h de hoje, por sugestão do Pr. José Wellington Bezerra da Costa, Presidente da CGADB - Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil -, foi aprovado por unanimidade, a elaboração em caráter de URGÊNCIA, do posicionamento oficial das Assembleias de Deus no Brasil, contra a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, sugestão transformada em proposta pelo Pr. Sóstenes Cavalcanti da CEADER.
Tal posicionamento deverá ser encaminhado às principais autoridades da nação, congresso nacional, bem como deverá ser publicado em nosso veículo oficial de comunicação, o Mensageiro da Paz, e nos principais órgãos de imprensa da nação.
Aprovado por unanimidade!

Pr. Carlos Roberto Silva

segunda-feira, 30 de abril de 2012

MEDITANDO NA PALAVRA DE DEUS



Introdução: os termos para meditação nas línguas originais da Bíblia são encontrados quase que exclusivamente nos Salmos e o NT. Os principais verbos hebraicos são haga e siah. O primeiro tem uma variedade de significados, e é usado em passagens como Js. 1.8, Sl. 1.2; 63.6;77.12;143.5 Is. 33.18 no sentido de “meditar” (isto é, “de falar consigo mesmo”) ou “sussurrar”. O segundo termo aparece em passagens como Sl. 119..15,23,48,78,148 e 143.5 no sentido de meditar sobre as coisas divinas  e é usado o termo hebraico ceiah significa “conversar ou falar” Jó 12.8, Pv. 6.22 e “conversar consigo mesmo”, queixar-se. Nós como filhos de Deus temos uma necessidade grande de uma profunda meditação da sua palavra. Estamos vivendo os dias que o profeta Isaias falou: “Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão os povos, mas sobre ti aparece resplandecente o Senhor, e a sua gloria se vê sobre ti”. Is. 60. O profeta Daniel ressalta que “o povo que conhece a Deus ao seu Deus se tornara forte e ativo. Os entendidos entre o povo ensinarão a muitos” Dn. 11.32,33. Alguem definiu a meditação como “a faculdade que a alma tem de digerir”. Jr. 15.16. Vejamos: o objetivo da meditação na palavra de Deus.
1.     CONHECER A DEUS Os. 6.3
a)     Com pleno conhecimento de sua vontade Cl. 1.9,10
b)    Com amor 1Co. 8.3
c)     Com entendimento Dn.11.32,33
2.     AS CONDIÇÕES PARA A MEDITAÇÃO NA PALAVRA DE DEUS
a)     Amar aqueles amam a Deus Pv. 8.17
b)    Obedecer a Deus Jo. 14.21
c)     Seguir a Justiça Pv. 15.9
d)    Servir a Deus de maneira correta Rm. 14.17,18
·        Se servirmos a Deus sem alegria, isso não lhe agrada. Alias, essa era uma das queixas que ele tinha contra Israel . Dt. 28.47
·        Mas quando o adoramos de maneira correta, gozando de paz com Deus e com os homens, e com alegria de alma, o coração do Senhor se alegra Mt. 3.17; 17.5
e)     Contribuir de coração alegre 2Co. 9.7
f)      Orar com o coração reto Pv. 15.8
g)     Louva-lo de coração reto Sl. 69.30-32
h)    Ter um coração quebrantado e contrito Sl. 51.16,17
i)       Procurar agradar a Deus em tudo Cl. 1.9-11
Conclusão: Não basta apenas começar a meditar na palavra de Deus. É importante perseverar nessa pratica. É possível que você seja tentado um dia a não fazer a meditação, e faze-la em dobro no dia seguinte. As vezes isso dá certo mas, em outras, o amanha também poderá ser um dia cheio. Quando superamos a primeira tentação de assim agir, e tomarmos a firme resolução de conhecer a Deus.  

 Rinaldo Santana