domingo, 29 de agosto de 2010

O HOMEM A IMAGEM DE DEUS (Antropologia)


Estudando a Ciência que estuda o homem (ANTROPOLOGIA), resolvi postar algo sobre tal assunto. (O HOMEM), feito imagem e semelhança de Deus Gn. 1.26, em Rm. 3.23, vemos a perda desta semelhança por ter o homem pecado, mas no versículo 24, foi restaurado através da redenção que há em Cristo Jesus.
A imagem de Deus no homem é primeiro mencionado nas Escrituras em relação à criação do homem no sexto e último dia da criação. "Assim, Deus criou o homem à Sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea Ele os criou. Então Deus lhes abençoou..." Gn 1:27,28. Esta imagem não se refere a uma pintura ou estátua em que Deus seja retratado, mas sim à imagem interior de Deus que cada ser humano carrega dentro de si.
A imagem de Deus no homem é basicamente moral e espiritual: isto é indicado em Cl. 3:10, "E vos vestistes do novo homem, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou". Em conjunção podemos adicionar Ef. 4:24, "E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade”.
O Dr. Graham observa que: O homem se assemelha a Deus pelo fato de possuir natureza racional e religiosa ao mesmo tempo. A capacidade do homem a esse respeito é a origem de todo conhecimento cientifico. Ele interpreta a significação da natureza e descobre que ela traz os sinais da razão. O homem compreende a Deus por motivos dos sinais de inteligência no mundo ao redor de cada coisa existente. A razão do homem assim corresponde à razão de Deus.
Com a queda, o homem se afasta de sua essencialidade e passa a ser governado por seu ego periférico e separativo. Perde a centralidade original e cria um falso centro (egocentrismo), que passa a ser uma identidade falsa, enquanto sua verdadeira identidade espera pacientemente ser descoberta (reintegrada).
 “A Queda diminuiu a imagem de Deus, não somente em Adão e Eva, mas em todos os seus descendentes, a raça humana inteira. Nós retemos a imagem estruturalmente, no sentido de que permanecemos sendo seres humanos, mas não funcionalmente, porque somos agora escravos do pecado, incapazes de usar nossos poderes para refletir a santidade de Deus. A regeneração começa o processo de restauração da imagem moral de Deus em nossas vidas. Mas não até que sejamos completamente santificados e glorificados refletiremos a Deus perfeitamente em pensamento e ação, assim como fomos feitos para refletir e como o Filho encarnado de Deus em Sua humanidade realmente refletiu João 4:34; 5:30; 6:38; 8:29,46 (Nova Bíblia de Estudo Genebra, página 9)”.
Rinaldo Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro Visitante, seu comentário será apreciado e sua opinião respeitada, no entanto, este blog se reserva o direito de não publicá-la, caso a considere difamatória ou ofensiva.