No livro Confronto de poderes, uma das melhores obras sobre batalha espiritual, Opal Reddin, missionária com larga experiência na área de libertação, nos revela uma compreensão correta sobre a segurança do crente.
No capitulo intitulado põem os demônios possuir cristãos?, ela esboça vários princípios neotestamentarios que atestam a segurança do cristão. Resumirei alguns deles .
Primeiro , “O crente cidadão”. O Rei do Reino da luz é Cristo, enquanto o príncipe do reino das trevas é satanás.
Os que não aceitam o plano da salvação de Deus através de Cristo “pertencem” ao reino de satanás. Eles são “possessão” dele. Ora, a pergunta levantada neste artigo não diz respeito aos cidadãos do reino de satanás. A Bíblia deixa bem claro que as pessoas não salvas podem ser possuídas por demônios. Nossa atenção, portanto, estará voltada aos cidadão do Reino da Luz, isto é os que nasceram de novo e tornaram-se cristãos.
Mudemos agora a analogia de “cidadania” para “propriedade”. Quando um pecador aceita Cristo como seu salvador, ele é “possuído”, por assim dizer, por Cristo. Cristo habita nele. No mundo espiritual, não há co-propriedade ou ocupação conjunta. Tendo se tornado possessão de satanás. por isso que é impossível para para um crente nascido de novo ser possuído pelo demônio.
Segundo, O crente nascido de novo esta guardado. uma vez que o pecador se arrepende e se volta para Cristo , ele torna um crente nascido de novo. Ele deixa o reino das trevas e se torna um cidadão do Reino da Luz.
Cristo agora é seu Rei e está assentado no trono de seu coração. Se se submete completamente a Cristo, está seguro Rm 8.38-39.
É impossível o satanás possuir de novo o que Cristo já possui. Contanto que o crente permaneça file ao senhor. Se ele rejeita aquele que dele se “apossou”, isso é outra coisa. O crente foi salvo pela fé e é mantido pela fé, sua salvação estará garantida. Enquanto mantiver sua fé, satanás não pode reconquistá-lo, muito menos habitar nele. Satanás pode até fazê-lo tropeçar ou influenciar seu comportamento, mas não pode apossar-se dele.
Terceiro, O crente nascido de novo está “alistado” Ef 6.12 “É incrível ver soldados do exercito de Deus preocupados em expulsar demônios de seus compatriotas cristãos, em vez de estar entrincheirados e libertando prisioneiros que estão escravizados por satanás! Desde quando o cristão tem se tornado cativo para precisar ser liberto?” satanás perdeu seu poder sobre o crente. Ele pode nos tentar, nos oprimir, nos ferir. Mas se mantivermos nossa fé, ele não pode apossar-se de nós.
Um ponto de vista distorcido acerca da tricotomia do homem é invocado para se justificar a “demonização” do crente. Kenneth Hagin afirmava que o cristão não pode ter um demônio em seu espírito, mas sim em seu corpo ou na mente. “ O cristão pode ter um demônio? Decidamente, sim! Alguém pode ter um demônio sem estar possesso. As vezes, isso acontece na carne, no corpo”.
Embora o homem seja uma tricotomia – espírito, alma e corpo -, ele é uma unidade dessas três partes. Pulo Romeiro diz “ O homem é um ser integrado de corpo, alma e espírito. Tanto o corpo quanto a alma e o espírito devem ser conservados irrepreensíveis para a vinda do Senhor Jesus. Paulo acrescenta ainda no mesmo versículo: “ O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo” e isso inclui o corpo 1Ts 5.23. Como pode alguém ensinar que o demônio pode habitar no corpo do cristão quando a bíblia afirma exatamente o contrario? Paulo declarou que o corpo do cristão é o templo do Espírito Santo e que deus deve ser glorificado também através do nosso corpo 1 Co 6.19 – 20 e Fp 1.20. O corpo é tão importante que o Senhor vai ressuscita – lo um dia no futuro.
Um ultimo ponto diz respeito a terminologia usada. A tradução da palavra grega daimonizomai é: “possuídos por demônios”. Ela ocorre 13 vezes no texto grego Mt 4.24; 8.16; 8.28; 8.33; 9.32; 12.22; 15.22; Mc 1.32; 5.15; 5.16; 5.18; Lc 8.36; Jô 10.21 e em nenhum lugar do novo testamento é aplicado para um crente nascido de novo.
Fonte de pesquisa
REDDIN, Opal, Confronto de Poderes. Editora Vida, São Paulo, 1996
HAGIN, Kenneth. O nome de Jesus. Graça Editorial, Rio de Janeiro RJ
ROMEIRO, Paulo. Evangélicos em Crise. Editora Mundo Cristão, São Paulo ,SP
DICIONARIO BIBLICO WYCLIFFE - CPAD
No capitulo intitulado põem os demônios possuir cristãos?, ela esboça vários princípios neotestamentarios que atestam a segurança do cristão. Resumirei alguns deles .
Primeiro , “O crente cidadão”. O Rei do Reino da luz é Cristo, enquanto o príncipe do reino das trevas é satanás.
Os que não aceitam o plano da salvação de Deus através de Cristo “pertencem” ao reino de satanás. Eles são “possessão” dele. Ora, a pergunta levantada neste artigo não diz respeito aos cidadãos do reino de satanás. A Bíblia deixa bem claro que as pessoas não salvas podem ser possuídas por demônios. Nossa atenção, portanto, estará voltada aos cidadão do Reino da Luz, isto é os que nasceram de novo e tornaram-se cristãos.
Mudemos agora a analogia de “cidadania” para “propriedade”. Quando um pecador aceita Cristo como seu salvador, ele é “possuído”, por assim dizer, por Cristo. Cristo habita nele. No mundo espiritual, não há co-propriedade ou ocupação conjunta. Tendo se tornado possessão de satanás. por isso que é impossível para para um crente nascido de novo ser possuído pelo demônio.
Segundo, O crente nascido de novo esta guardado. uma vez que o pecador se arrepende e se volta para Cristo , ele torna um crente nascido de novo. Ele deixa o reino das trevas e se torna um cidadão do Reino da Luz.
Cristo agora é seu Rei e está assentado no trono de seu coração. Se se submete completamente a Cristo, está seguro Rm 8.38-39.
É impossível o satanás possuir de novo o que Cristo já possui. Contanto que o crente permaneça file ao senhor. Se ele rejeita aquele que dele se “apossou”, isso é outra coisa. O crente foi salvo pela fé e é mantido pela fé, sua salvação estará garantida. Enquanto mantiver sua fé, satanás não pode reconquistá-lo, muito menos habitar nele. Satanás pode até fazê-lo tropeçar ou influenciar seu comportamento, mas não pode apossar-se dele.
Terceiro, O crente nascido de novo está “alistado” Ef 6.12 “É incrível ver soldados do exercito de Deus preocupados em expulsar demônios de seus compatriotas cristãos, em vez de estar entrincheirados e libertando prisioneiros que estão escravizados por satanás! Desde quando o cristão tem se tornado cativo para precisar ser liberto?” satanás perdeu seu poder sobre o crente. Ele pode nos tentar, nos oprimir, nos ferir. Mas se mantivermos nossa fé, ele não pode apossar-se de nós.
Um ponto de vista distorcido acerca da tricotomia do homem é invocado para se justificar a “demonização” do crente. Kenneth Hagin afirmava que o cristão não pode ter um demônio em seu espírito, mas sim em seu corpo ou na mente. “ O cristão pode ter um demônio? Decidamente, sim! Alguém pode ter um demônio sem estar possesso. As vezes, isso acontece na carne, no corpo”.
Embora o homem seja uma tricotomia – espírito, alma e corpo -, ele é uma unidade dessas três partes. Pulo Romeiro diz “ O homem é um ser integrado de corpo, alma e espírito. Tanto o corpo quanto a alma e o espírito devem ser conservados irrepreensíveis para a vinda do Senhor Jesus. Paulo acrescenta ainda no mesmo versículo: “ O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo” e isso inclui o corpo 1Ts 5.23. Como pode alguém ensinar que o demônio pode habitar no corpo do cristão quando a bíblia afirma exatamente o contrario? Paulo declarou que o corpo do cristão é o templo do Espírito Santo e que deus deve ser glorificado também através do nosso corpo 1 Co 6.19 – 20 e Fp 1.20. O corpo é tão importante que o Senhor vai ressuscita – lo um dia no futuro.
Um ultimo ponto diz respeito a terminologia usada. A tradução da palavra grega daimonizomai é: “possuídos por demônios”. Ela ocorre 13 vezes no texto grego Mt 4.24; 8.16; 8.28; 8.33; 9.32; 12.22; 15.22; Mc 1.32; 5.15; 5.16; 5.18; Lc 8.36; Jô 10.21 e em nenhum lugar do novo testamento é aplicado para um crente nascido de novo.
Fonte de pesquisa
REDDIN, Opal, Confronto de Poderes. Editora Vida, São Paulo, 1996
HAGIN, Kenneth. O nome de Jesus. Graça Editorial, Rio de Janeiro RJ
ROMEIRO, Paulo. Evangélicos em Crise. Editora Mundo Cristão, São Paulo ,SP
DICIONARIO BIBLICO WYCLIFFE - CPAD